|
Nascido em Lisboa em 1972, Pedro Amaral é um dos mais activos e promissores compositores portugueses da nova geração. Depois de estudar em Portugal deslocou-se para Paris em 1994 com o objectivo de estudar composição com Emmanuel Nunes, no Conservatório Superior de Paris. Diplomou-se quatro anos mais tarde. Durante o mesmo período desenvolveu estudos teóricos na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales, obtendo o grau de mestre com uma tese sobre Gruppen de Stockhausen (1998) e, em 2003, o de Doutor, com uma tese em torno da obra Momente e o problema da forma musical na música serial.
Estudou direcção de orquestra com Emílio Pomarico e com Peter Eötvös. Transmutations, para piano e electrónica em tempo real, foi composta durante a sua primeira estadia no IRCAM em 1998/1999. Depois de ter sido tocada durante a temporada musical de 1999 daquele Instituto, a obra foi escolhida para representar Portugal na Tribuna Internacional de Compositores (UNESCO), no contexto da qual foi difundida pelas estações de rádio de todo o mundo. No final de 2001 a mesma obra representou a secção portuguesa do ISCM no Festival World Music Days, no Japão. No mesmo ano, Porto Capital da Cultura encomendou a Pedro Amaral Organa, para conjunto instrumental e electrónica ao vivo ad libitum, obra que foi igualmente desenvolvida nos estúdios do IRCAM.
Em 2003, e por um período que se estende por 2003, Pedro Amaral manter-se-á pelo terceiro período no IRCAM na categoria de "Compositeur en recherche". Convidado por Peter Eötvös, ele foi compositor residente no Herrenhaus em Edenkoben, na Alemanha, entre Fevereiro e Julho de 2001. Foi galardoado pela Académie de France à Rome, pelas suas obras Anamorphoses (para Orquestra) e Organa (ensemble e electrónica em tempo real ad libitum, sendo o seu projecto de criação na Villa Medici, desde Maio de 2003, a composição de uma obra cénico-musical a partir de diversos fragmentos poéticos, analíticos e teatrais de Fernando Pessoa.
A música de Pedro Amaral tem sido tocada por orquestras e conjuntos instrumentais de renome quer sob a sua direcção quer sob a direcção de maestros como Mark Foster, Muhai Tang, Lucas Pfaff, Renato Rivolta, Johannes Kalitzke, Franck Ollu, Michael Zilm e outros; é regularmente apresentado em Festivais de Música Contemporânea em Portugal, Espanha, França, Alemanha e Japão.
LINKS EXTERNOS
Pedro Amaral
|
Instrumentos: Direcção |
|
Biografia
|
Nascido em Lisboa em 1972, Pedro Amaral é um dos mais activos e promissores compositores portugueses da nova geração. Depois de estudar em Portugal deslocou-se para Paris em 1994 com o objectivo de estudar composição com Emmanuel Nunes, no Conservatório Superior de Paris. Diplomou-se quatro anos mais tarde. Durante o mesmo período desenvolveu estudos teóricos na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales, obtendo o grau de mestre com uma tese sobre Gruppen de Stockhausen (1998) e, em 2003, o de Doutor, com uma tese em torno da obra Momente e o problema da forma musical na música serial.
Estudou direcção de orquestra com Emílio Pomarico e com Peter Eötvös. Transmutations, para piano e electrónica em tempo real, foi composta durante a sua primeira estadia no IRCAM em 1998/1999. Depois de ter sido tocada durante a temporada musical de 1999 daquele Instituto, a obra foi escolhida para representar Portugal na Tribuna Internacional de Compositores (UNESCO), no contexto da qual foi difundida pelas estações de rádio de todo o mundo. No final de 2001 a mesma obra representou a secção portuguesa do ISCM no Festival World Music Days, no Japão. No mesmo ano, Porto Capital da Cultura encomendou a Pedro Amaral Organa, para conjunto instrumental e electrónica ao vivo ad libitum, obra que foi igualmente desenvolvida nos estúdios do IRCAM.
Em 2003, e por um período que se estende por 2003, Pedro Amaral manter-se-á pelo terceiro período no IRCAM na categoria de "Compositeur en recherche". Convidado por Peter Eötvös, ele foi compositor residente no Herrenhaus em Edenkoben, na Alemanha, entre Fevereiro e Julho de 2001. Foi galardoado pela Académie de France à Rome, pelas suas obras Anamorphoses (para Orquestra) e Organa (ensemble e electrónica em tempo real ad libitum, sendo o seu projecto de criação na Villa Medici, desde Maio de 2003, a composição de uma obra cénico-musical a partir de diversos fragmentos poéticos, analíticos e teatrais de Fernando Pessoa.
A música de Pedro Amaral tem sido tocada por orquestras e conjuntos instrumentais de renome quer sob a sua direcção quer sob a direcção de maestros como Mark Foster, Muhai Tang, Lucas Pfaff, Renato Rivolta, Johannes Kalitzke, Franck Ollu, Michael Zilm e outros; é regularmente apresentado em Festivais de Música Contemporânea em Portugal, Espanha, França, Alemanha e Japão.
LINKS EXTERNOS
Pedro Amaral |
|
Repertório Português dos Séculos XX e XXI
|
Repertório Português dos Séculos XX e XXI |
Título |
Compositor |
Categoria musical |
Instrumentação sintética |
Data |
Duração |
Observações |
Aranea |
Almeida, Patrícia Sucena |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2006 |
9' 00" |
Observações |
Flauta, Clarinete, Violino, Viola, Violoncelo e Piano |
|
|
Spirales |
Amaral, Pedro |
Música de câmara (+ de 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1998 |
10' 00" |
Observações |
|
|
Os Jogadores de Xadrez |
Amaral, Pedro |
Coro (a cappella)/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
2000 |
12' 00" |
Observações |
|
|
Organa |
Amaral, Pedro |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2001 |
15' 00" |
Observações |
|
|
Densités |
Amaral, Pedro |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2005 |
23' 00" |
Observações |
Clarinete, Trompete, Piano, Violino e Violoncelo |
|
|
Paraphrase (Densités II) |
Amaral, Pedro |
Música de câmara (+ de 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2006 |
17' 00" |
Observações |
|
|
Fragmentos para a ópera de câmara O Sonho |
Amaral, Pedro |
Ópera |
Instrumentação sintética
|
2007 |
|
Observações |
|
|
Derrière Son Double |
Azguime, Miguel |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2001 |
19' 16" |
Observações |
Flauta, Clarinete, Violino, Viola, Violoncelo, Piano e Electrónica em Tempo Real |
|
|
Alentour Allant Même |
Azguime, Miguel |
Música de câmara (+ de 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2006 |
15' 30" |
Observações |
Ensemble Instrumental e Electrónica em Tempo Real |
|
|
Music for Two Pianos, Book I |
Bochmann, Christopher |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1998 |
10' 00" |
Observações |
|
|
Camões |
Carvalho, Sara |
Ópera |
Instrumentação sintética
|
2006 |
|
Observações |
|
|
Carta do Achamento |
Gabirro, Bruno |
Ópera |
Instrumentação sintética
|
2006 |
24' 30" |
Observações |
Soprano Ligeiro, Tenor, Barítono e Orquestra |
|
|
oito poemas breves de valter hugo mãe |
Lapa, Fernando C. |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2002 |
12' 00" |
Observações |
|
|
Gestos-Circus-Círculos |
Lima, Cândido |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2001 |
11' 00" |
Observações |
Ensemble Instrumental e Electrónica em Tempo Real |
|
|
Orfeu |
Lobo, Fernando M. |
Ópera |
Instrumentação sintética
|
2006 |
|
Observações |
|
|
A Floresta em Dodona |
Lopes, Ângela |
Ópera |
Instrumentação sintética
|
2006 |
15' 00" |
Observações |
|
|
Antígona |
Lopes Cardoso, Luís |
Ópera |
Instrumentação sintética
|
2006 |
13' 00" |
Observações |
|
|
Pyr |
Lopes, José Júlio |
Orquestra |
Instrumentação sintética
|
|
|
Observações |
|
|
Itinerario de Luz |
Macías, Enrique X. |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1995 |
19' 00" |
Observações |
Ensemble Instrumental e Electrónica em Tempo Real |
|
|
Fulgor |
Madureira, João |
Orquestra |
Instrumentação sintética
|
2004 |
13' 00" |
Observações |
|
|
Estudo para Jerusalém |
Mendonça, Vasco |
Ópera |
Instrumentação sintética
|
2006 |
13' 00" |
Observações |
|
|
Concerto Campestre |
Monteiro, Francisco |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2004 |
|
Observações |
|
|
Ruf |
Nunes, Emmanuel |
Orquestra |
Instrumentação sintética
|
1977 |
36' 00" |
Observações |
Orquestra e Electroacústica sobre Suporte |
|
|
Timshel |
Oliveira, João Pedro |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2007 |
15' 00" |
Observações |
Ensemble e electroacústica sobre suporte |
|
|
A morte de João Espergueiro e sua contestação aturada |
Patriarca, Eduardo Luís |
Ópera |
Instrumentação sintética
|
2006 |
15' 00" |
Observações |
|
|
Prólogos |
Pires, Filipe |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2004 |
11' 00" |
Observações |
Flauta, Clarinete, Violino, Violoncelo, Piano e Electroacústica sobre Suporte |
|
|
To a world free from beliefs |
Rocha, Pedro M. |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2007 |
20' 00" |
Observações |
Quinteto e sons pré-tratados |
|
|
El Vaso Reluciente |
Rosa, Clotilde |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2003 |
|
Observações |
Voz e Ensemble Instrumental |
|
|
Transparências |
Rosa, Clotilde |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2005 |
|
Observações |
|
|
Paralelus II |
Silva, Duarte Dinis |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2008 |
|
Observações |
5 Instrumentos e Electrónica |
|
|
O Gelo |
Soldado, Luís |
Ópera |
Instrumentação sintética
|
2006 |
13' 00" |
Observações |
|
|
|
|
Outro repertório
|
Outro repertório |
Obra |
Compositor |
Chemins IV |
Berio, Luciano |
Dérive I |
Boulez, Pierre |
Funf Sternzeichen |
Stockhausen, Karlheinz |
Hymnen mit Orchester |
Stockhausen, Karlheinz |
Le Marteau sans Maître |
Boulez, Pierre |
Mixtur 2003 |
Stockhausen, Karlheinz |
Pan |
Menezes, Flo |
Resonant Solitude |
Matsuo, Masataka |
Trans |
Stockhausen, Karlheinz |
Voi(rex) |
Leroux, Philippe |
zeroPoints |
Eötvös, Peter |
|
|
Prémios |
|
Apresentações públicas (selecção) |
|
Documentos
|
Documentos |
|
Tipo (+ sub-tipo) |
Título de capa/edição
Título
|
Autor documento |
Referente a |
Editora |
Data |
|
Programa Rádio
|
Na Outra Margem 03-12-2008
|
|
Sond'Ar-te Electric Ensemble
Pedro Amaral
|
|
2008
|
|
Programa Rádio
|
O Véu Diáfano - Emissão Especial: C. Bochmann - Corpo e Alma (I)
|
Pedro Amaral |
corpo e alma
Christopher Bochmann
|
|
2008
|
|
Programa Rádio
|
O Véu Diáfano - Emissão Especial: C. Bochmann - Corpo e Alma (II)
|
Pedro Amaral |
corpo e alma
Christopher Bochmann
|
|
2008
|
|
Programa Rádio
|
O Véu Diáfano - Nº 28 Três Requiem (III) - Cardoso, Bomtempo, L-Graça
|
Pedro Amaral |
requiem
Fernando Lopes-Graça
|
|
2008
|
|
Programa Rádio
|
Dualidades - Nº 15 Um compositor - Duas Obras (Azguime)
|
Pedro Amaral |
Miguel Azguime
|
|
2006
|
|
Programa Rádio
|
Boulez/Berio: 1925/2005 - Nº 05 Perspectivas 1: C. Bochmann
|
Pedro Amaral |
Christopher Bochmann
|
|
2005
|
|
Programa Rádio
|
Boulez/Berio: 1925/2005 - Nº 14 Perspectivas 3: C.Lima
|
Pedro Amaral |
Cândido Lima
|
|
2005
|
|
Programa Rádio
|
Boulez/Berio: 1925/2005 - Nº 20 Perspectivas 4: A.P. Vargas
|
Pedro Amaral |
António Pinho Vargas
|
|
2005
|
|
Registo áudio
Música |
Azevedo
Bartók
Orquestra Metropolitana de Lisboa
Nuno Inácio, flauta | Pedro Amaral, maestro
Bela Bartók · Concerto para Orquestra (1943; rev 1945)
|
|
Pedro Amaral
Orquestra Metropolitana de Lisboa
|
Metropolitana
|
2021
2021
|
|
Registo áudio
Música |
Azevedo
Bartók
Orquestra Metropolitana de Lisboa
Nuno Inácio, flauta | Pedro Amaral, maestro
Sérgio Azevedo · Giochi di Uccelli, Concerto para Flauta e Orchestra (2016)
|
|
giochi di uccelli
Sérgio Azevedo
Pedro Amaral
Orquestra Metropolitana de Lisboa
|
Metropolitana
|
2021
2021
|
|
Registo áudio
Música |
Chagas Rosa
Dvořák
Orquestra Metropolitana de Lisboa
Filipe Quaresma · violoncelo | Pedro Amaral · maestro
António Chagas Rosa · Circumnavigare
|
|
circumnavigare
António Chagas Rosa
Orquestra Metropolitana de Lisboa
Filipe Quaresma
Pedro Amaral
|
Metropolitana
|
2019
2019
|
|
Registo áudio
Música |
Chagas Rosa
Dvořák
Orquestra Metropolitana de Lisboa
Filipe Quaresma · violoncelo | Pedro Amaral · maestro
Antonín Dvorák · Sinfonia N.º 9, Op. 95, Do Novo Mundo
|
|
Orquestra Metropolitana de Lisboa
Pedro Amaral
|
Metropolitana
|
2019
2019
|
|
Registo áudio
Música |
Miguel Azguime - Chamber Music
Derrière Son Double
|
|
derriere son double
Miguel Azguime
Sond'Ar-te Electric Ensemble
Pedro Amaral
|
Miso Records
|
2014
2014
|
|
Registo áudio
Música |
Cândido Lima | Oceânides
Gestos-Circus-Círculos,
|
|
gestos-circus-circulos
Cândido Lima
Sond'Ar-te Electric Ensemble
Pedro Amaral
|
mpmp, movimento patrimonial pela música portuguesa
|
2016
2009
|
|
Registo áudio
Música |
Eduardo Luís Patriarca
A Morte de João Espergueiro e a sua Contestação Aturada
Ópera curta
Libreto: valter hugo mãe
Hélder Bento, Bruno Pereira
Orquestra Sinfónica Juvenil
Pedro Amaral
A morte de João Espergueiro e sua contestação aturada
|
|
a morte de joao espergueiro e sua contestacao aturada
Eduardo Luís Patriarca
Orquestra Sinfónica Juvenil
Pedro Amaral
|
Edição de autor
|
2006
2006
|
|
Registo áudio
Música |
Pedro Amaral
Works for Ensemble
London Sinfonietta, Pedro Amaral
...Textos, Paráfrases, Perspectivas...
|
|
...textos, parafrases, perspectivas...
Pedro Amaral
Pedro Amaral
|
Fundação Calouste Gulbenkian
|
2007
2006
|
|
Registo áudio
Música |
Pedro Amaral
Works for Ensemble
London Sinfonietta, Pedro Amaral
Organa
|
|
organa
Pedro Amaral
Pedro Amaral
|
Fundação Calouste Gulbenkian
|
2007
2006
|
|
Registo áudio
Música |
Pedro Amaral
Works for Ensemble
London Sinfonietta, Pedro Amaral
Paraphrase
|
|
paraphrase (densites ii)
Pedro Amaral
Pedro Amaral
|
Fundação Calouste Gulbenkian
|
2007
2006
|
|
Registo áudio
Música |
Pedro Amaral
Works for Ensemble
London Sinfonietta, Pedro Amaral
Spirales
|
|
spirales
Pedro Amaral
Pedro Amaral
|
Fundação Calouste Gulbenkian
|
2007
2006
|
|
Registo áudio
Música |
Maelstrõm
João Pedro Oliveira
Timshel
|
|
timshel
João Pedro Oliveira
Sond'Ar-te Electric Ensemble
Pedro Amaral
|
Phonedition
|
2010
|
|
Registo Vídeo
Entrevista MMP |
Entrevista a Pedro Amaral / Interview with Pedro Amaral
Entrevista a Pedro Amaral / Interview with Pedro Amaral
|
Perseu Mandillo Pedro Amaral |
Pedro Amaral
|
Centro de Informação da Música Portuguesa
|
2005
2003
|
|
Texto
Artigo |
Direcção de Salwa Castelo-Branco
Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX
Nunes, Emmanuel
|
Pedro Amaral |
Emmanuel Nunes
|
Circulo de Leitores
|
2010
2010
|
|
Texto
Artigo |
Relâmpago
Revista de Poesia
nº 19 10/2006
Poesia e Música
Os Jogadores de Xadrez
|
Pedro Amaral |
os jogadores de xadrez
Pedro Amaral
|
Fundação Luís Miguel Nava
|
2006
2006
|
|
Texto
Artigo |
Sérgio Azevedo
A Invenção dos Sons
Uma Panorâmica da Composição em Portugal Hoje
Emmanuel Nunes
|
Pedro Amaral Sérgio Azevedo |
Emmanuel Nunes
|
Caminho
|
1998
1998
|
|
Texto
Entrevista MMP |
Entrevista a Pedro Amaral / Interview with Pedro Amaral
Entrevista a Pedro Amaral
|
Luísa Prado e Castro Pedro Amaral |
Pedro Amaral
|
Centro de Informação da Música Portuguesa
|
2005
2003
|
|
Texto
Notas de Programa |
Emmanuel Nunes 2002 - Uma Restrospectiva
Transmutations (1999)
|
Pedro Amaral |
transmutations
Pedro Amaral
|
Centro Cultural de Belém
|
2002
2002
|
|
Texto
Tese |
Espace-Temps dans "Gruppen" de Karlheinz Stockhausen
|
Pedro Amaral |
tif ereth
Emmanuel Nunes
|
|
1998
|
|
|