|
|
|
|
|
Christopher Bochmann nasceu em Inglaterra em 1950. Viveu durante 9 anos na Turquia, onde começou a estudar violoncelo com o seu pai. De regresso a Inglaterra, ingressou no Coro da St. George's Chapel, Windsor Castle. Concluiu a sua formação superior na Universidade de Oxford, formação que complementou, na área da composição, com aulas particulares com Nadia Boulanger em Paris e com Richard Rodney Bennett em Londres, bem como com seminários dirigidos por Harrison Birtwistle e Peter Maxwell-Davies. O percurso de Bochmann conduziu-o através de numerosas escolas, já como professor, quer no Brasil quer em Portugal, onde finalmente se radicou em 1980. Presidiu à Direcção da Escola Superior de Música de Lisboa de 1995 a 2001, instituição onde permanece actualmente. No contexto do seu desempenho a nível pedagógico, interveio activamente no ensino da música em Portugal. A sua actividade inclui a publicação de diversos estudos e manuais de apoio a disciplinas do curso de composição, bem como trabalhos de recuperação e revisão de partituras destinadas a primeiras audições modernas. Christopher Bochmann desempenha o papel de Maestro Titular da Orquestra Sinfónica Juvenil, instituição que lidera artisticamente desde 1984.
“(…) Até mais ou menos 1982, ou 1983, a minha música tinha tendência para uma complexidade bastante grande, nomeadamente rítmica, mas não só – uma complexidade em muitos sentidos. Trabalhei imenso com formas aleatórias, com formas abertas... Depois, por variadas razões, a partir de 1982, 1983, comecei a trabalhar certas peças que são praticamente improvisações controladas. Portanto, um tipo de aleatorismo. Durante o resto daquela década (…), compus várias obras que procuram juntar as duas vertentes – a vertente bastante complexa (…) com uma outra música, muito livre (…). E depois, mais ou menos por volta de 1991, começo a sentir que já se torna muito mais complicado descobrir as duas vertentes – já estão de tal maneira integradas que as peças têm, digamos, uma técnica única..."
Christopher Bochmann (Julho de 2003)
|
Instrumentos: Direcção |
|
Biografia
|
Christopher Bochmann nasceu em Inglaterra em 1950, vivendo de 1952 a 1960 na Turquia. Estudou violoncelo com o seu pai e foi de 1960 a 1964 coralista na St. George's Chapel, Windsor Castle. Fez a sua formação superior na Universidade de Oxford, que complementou com aulas particulares com Nadia Boulanger em Paris e com Richard Rodney Bennett em Londres, tendo ainda frequentado seminários com Harrison Birtwistle e Peter Maxwell-Davies.
Passado o período da sua formação, Christopher Bochmann leccionou em várias escolas, entre as quais se contam a Escola Yehudi Menuhin, a Escola de Música de Brasília, o Instituto Gregoriano de Lisboa, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e a Escola Superior de Música de Lisboa, da qual foi Director de 1985 a 2001. No contexto do seu importante desempenho ao nível pedagógico, dirigiu o Curso Internacional de Composição de Verão em Brasília, e, a partir da sua chegada a Portugal, interveio de forma marcante no ensino da música leccionando a disciplina de Análise Musical, até então inexistente nos currícula dos Conservatórios e outras Escolas de Música. Nesse contexto, publicou diversos estudos e manuais de apoio a diversas disciplinas do curso de composição (Contraponto, Análise e Técnicas do Século XX).
Paralelamente, fez ainda trabalhos de pesquisa na recuperação e revisão de partituras dos séculos XVIII e XIX, por encomenda de várias Instituições.
Foi membro de júris de diversos concursos e prémios e participou em numerosos encontros e colóquios internacionais da Association Européenne de Conservatoires, sendo membro do seu Conselho de 1998 a 2001.
Christopher Bochmann dirigiu numerosos concertos de 1971 ao momento presente, destacando-se a sua actividade enquanto Maestro Titular da Orquestra Sinfónica Juvenil, de 1984 a 2001. Enquanto compositor detém numerosos prémios e distinções: Lili Boulanger Memorial Prize em 1968 e em 1976, John Osgood Memorial Prize em 1970, 1º Prémio do Concurso Fontainebleau, 1970, 1º Prémio do Stroud Festival International Competion em 1974, 2º Prémio do Concurso Internacional de Viena, 1977, Clements Memorial Prize 1978, 3º Prémio do Concurso Internacional Viotti 1980, 1º Prémio do Concurso Basco de Composição em 1988. O seu catálogo de obras espelha a relevância da sua actividade como compositor, contando com cerca de 300 obras registadas, muitas das quais gozando de diversas apresentações públicas. |
|
Repertório Português dos Séculos XX e XXI
|
Repertório Português dos Séculos XX e XXI |
Título |
Compositor |
Categoria musical |
Instrumentação sintética |
Data |
Duração |
Observações |
Fati Necessitas |
Almeida, Patrícia Sucena |
Música de câmara (+ de 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2005 |
8' 00" |
Observações |
|
|
Ecos Distorcidos |
Antunes, João |
|
Instrumentação sintética
|
|
|
Observações |
|
|
Sonatina para viola e piano |
Azevedo, Sérgio |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
|
|
Observações |
|
|
Songs for Simeon |
Bochmann, Christopher |
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
1992 |
50' 00" |
Observações |
Soprano, Barítono, Coro de Crianças, Coro de Câmara, Coro Misto e Orquestra |
|
|
Miserere Mei |
Bochmann, Christopher |
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
1994 |
12' 00" |
Observações |
5 Recitantes e Orquestra de Câmara |
|
|
Homenagem a Manuel de Falla [Ivo Cruz] |
Bochmann, Christopher |
Orquestra |
Instrumentação sintética
|
1996 |
|
Observações |
|
|
Leituras de Liberdade |
Bochmann, Christopher |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2003 |
15' 00" |
Observações |
Ensemble Vocal e Instrumental |
|
|
Cicero Dixit |
Bochmann, Christopher |
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
2006 |
35' 00" |
Observações |
Recitante, Contralto, Coro Duplo e Ensemble Instrumental |
|
|
Corpo e Alma |
Bochmann, Christopher |
Ópera |
Instrumentação sintética
|
2008 |
60' 00" |
Observações |
|
|
Dirge |
Bochmann, Christopher |
Solo |
Instrumentação sintética
|
2014 |
5' 00" |
Observações |
|
|
Sonata nº 1 |
Branco, Luís de Freitas |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1908 |
28' 30" |
Observações
|
|
transcrição para viola de arco |
|
Sonata para Violoncelo e Piano |
Branco, Luís de Freitas |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1913 |
23' 00" |
Observações
|
|
transcrição para viola de arco |
|
Sonata nº 2 |
Branco, Luís de Freitas |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1928 |
25' 00" |
Observações
|
|
transcrição para viola de arco |
|
Noemi |
Branco, Luís de Freitas |
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
1939 |
23' 00" |
Observações |
3 Vozes Solistas, Coro Misto, Órgão e Orquestra de Câmara |
|
|
Variações e Fuga Tríplice sobre um Tema Original |
Branco, Luís de Freitas |
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
1947 |
15' 00" |
Observações |
Órgão e Orquestra de Cordas |
|
|
Duas peças |
Carneyro, Cláudio |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
|
|
Observações |
|
|
Ciclo de Natal |
Carrapatoso, Eurico |
Coro (a cappella)/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
1991 |
15' 00" |
Observações |
|
|
Sonatina para Violeta e Piano |
Costa, Luiz |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
|
|
Observações |
|
|
A Chorona |
Durão, Manuel |
Ópera |
Instrumentação sintética
|
2008 |
12' 00" |
Observações |
Mezzo-soprano, tenor, baixo e orquestra |
|
|
Influorescências |
Farias, Djalma |
|
Instrumentação sintética
|
|
|
Observações |
|
|
Duas Fantasias |
Gomes, Pedro Faria |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2002 |
8' 00" |
Observações |
|
|
Espera |
Gomes, Pedro Faria |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2009 |
5' 30" |
Observações |
|
|
Ecos da Eternidade |
Lopes, José Mesquita |
Música de câmara (+ de 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1999 |
8' 00" |
Observações |
|
|
Ce Funeste Langage |
Madureira, João |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2005 |
9' 15" |
Observações |
|
|
Quinteto |
Monteiro, Francisco |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
|
|
Observações |
|
|
Outonais |
Moreira, Pedro |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2006 |
|
Observações |
|
|
in your most frail gesture are things which enclose me |
Oliveira, César de |
Orquestra |
Instrumentação sintética
|
2006 |
|
Observações |
|
|
O Abismo e o Silêncio |
Oliveira, João Pedro |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2001 |
22' 00" |
Observações |
soprano, violino, viola, violoncelo, harpa, piano e electrónica |
|
|
Para uma Voz Sem Acompanhamento |
Patriarca, Eduardo Luís |
Solo |
Instrumentação sintética
|
|
|
Observações |
|
|
Meta-Formoses ou Concerto para Clarinete Baixo |
Peixinho, Jorge |
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
1985 |
|
Observações |
Clarinete Baixo e Ensemble Instrumental |
|
|
Llanto por Mariana b |
Peixinho, Jorge |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1986 |
20' 00" |
Observações |
|
|
Sine Nomine |
Peixinho, Jorge |
Música de câmara (+ de 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1987 |
16' 00" |
Observações |
|
|
... A Silenciosa Rosa / Rio do Tempo... |
Peixinho, Jorge |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1994 |
12' 00" |
Observações |
Flauta, Violino, Viola, Violoncelo e Harpa |
|
|
Octólogos |
Pires, Filipe |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2001 |
11' 00" |
Observações |
|
|
5 Bagatelas |
Ribeiro, Hugo |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2005 |
9' 00" |
Observações |
|
|
As duas mulheres de Sigmund Freud |
Ribeiro, Hugo |
Ópera |
Instrumentação sintética
|
2008 |
12' 00" |
Observações |
2 Sopranos e 13 instrumentos |
|
|
Fantasia para Viola e Piano |
Rigaud Nogueira , Fernando |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
|
|
Observações |
|
|
El Vaso Reluciente |
Rosa, Clotilde |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2003 |
|
Observações |
Voz e Ensemble Instrumental |
|
|
Con-Sequências |
Rosa, Clotilde |
Música de câmara (+ de 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2006 |
|
Observações |
|
|
Resson[ânsias] |
Seara, Ana |
|
Instrumentação sintética
|
|
|
Observações |
|
|
Alfa |
Soldado, Luís |
Ópera |
Instrumentação sintética
|
2008 |
|
Observações |
Soprano, Tenor, Baixo e orquestra |
|
|
In Time of Daffodils |
Viana, César |
Solo |
Instrumentação sintética
|
|
|
Observações |
|
|
|
|
Outro repertório |
|
Prémios |
|
Apresentações públicas (selecção) |
|
Documentos
|
|
|
|