|
É professor profissionalizado em guitarra, com o Curso Superior da AAM, onde estudou com Paulo Valente Pereira. Participou em Cursos com A. Ponce, L. Brouwer, A. Carlevaro, R. Dyens, A. Diaz, D. Russel, J. L. Gonzalez, Hopkinson Smith, P. Nagy, E. Stenstadvold, Dirk de Hertogh e S. Löfvenius, entre outros. Estudou, também, particularmente com Christopher Lyall (1991). Licenciado em Composição pela ESML, estudou com Christopher Bochmann, Constança Capdeville, entre muitos outros. Participou em cursos com Emmanuel Nunes, Cândido Lima, L. Brouwer, K. Stockhausen, E. Cárter, R. Smith Brindle.
Em 2003 concluiu a Licenciatura em Composição, onde obteve 20 valores no Projecto Final do Curso Reflexões Sobre a Importância da Análise na Interpretação Musical. É Doutorado pela UA em Música-Performance-Guitarra, tendo sido aprovado por unanimidade, distinção e louvor do júri. O tema da tese é A Música Portuguesa Contemporânea para Guitarra de 1983 a 2008. Teve como orientadores os Professores Doutores P. Vaz de Carvalho e Christopher Bochmann, tendo sido bolseiro da FCT. É co-autor, et al. de El Gran Libro de la Interpretación Musical de F. Navarro Lara, editado pela Amazon en 2018. Desde finais de 2009 iniciou uma série de concertos / conferência sobre música contemporânea (especialmente a portuguesa) para guitarra dos séculos XX / XXI e cursos de escrita, interpretação, técnica e leitura à 1.ª Vista na Universidade de Évora (2009, 2010 e 2011), na Biblioteca Afonso Lopes Vieira em Leiria (OLCA) (2009), na UM (2010), na UA Performa 2011, na ESML (2011), no Festival Elogio da Guitarra na Guarda (2011) e na AAM de Lisboa, no Ciclo de concertos Musicália 2011.
Participado em vários concertos como intérprete do Concierto Andaluz de Joaquin Rodrigo com a Direção do Maestro Jean-Sébastien Béreau. Em 2017 participou num Curso de Direcção de Orquestra e de Banda orientado pelo Maestro Francisco Navarro Lara. Tem tocado a solo, com orquestra e em diversas formações camarísticas nos mais importantes festivais nacionais, sendo de destacar o Duo Mesquita-Amorim, os concertos integrando o Trio de Guitarras de Lisboa. Com este mesmo grupo, gravou em 1997 um CD com obras originais, do século XX (Numérica-1049), com excelentes indicações da crítica especializada como a Guitar Player, Les Cahiers de la Guitare, Royal Classics, A Capital, Arte Musical, etc. Gravou também algumas obras suas a solo (Balada e Duas Visões Breves) numa colectânea intitulada Cesário Verde na Música Portuguesa Contemporânea (Duplisom C241-1990) e em vídeo para o Bailado O que eu Quero Ser (Direcção de obras para orquestra de Guitarras e um dueto para saxofone e clarinete) (Média Movie-Produções Audiovisuais). Gravou para dois CDs dirigindo o Ensemble Concertante de Guitarras para o CD Orfeão no seu Melhor. Este Ensemble obteve três primeiros prémios no Concurso Jovens Talentos da EMOL.
Gravou para 3 CDs com o Ensemble de Guitarras do CMDD (Odivelas), para o CD Conservatório de Música D. Dinis 2010 a 2013. Foi membro, ainda do Musicus Ensemble (Guitarra, Flauta, Clarinete, Violino, Viola e Contrabaixo) e do Trio de Flauta, Viola e Guitarra, com o qual actuou em Portugal e Espanha. Em Outubro de 2004 participou como Concertino na 1.ª Orquestra de Guitarras constituída a nível nacional, dirigida por Christopher Bochmann. Desde 1999 tem sido conviado regularmente para dar vários tipos de Master Class. Premiado em vários concursos de composição e guitarra nacionais e internacionais. Entre eles destacam-se o 1.º prémio no Concurso de Composição Luso-Espanhol da JMP (1986), o 1.º prémio no I Concurso de Composição Hispano-Luso para guitarra Ciudad de Badajoz (2006) e ainda os prémios da ACAV - Aveiro (1987), Luís de Freitas Branco - Conselho Português da Música (1991), Joly Braga Santos – Câmara Municipal de Lisboa (1995) e Juventude Musical Portuguesa (nível superior – 1988).
As suas obras estão a ser maioritariamente editadas pela AVA Musical Editions e pelo Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa. Também tem obras editadas pela J. M. P. e pelo Ayuntamento de Badajoz / Pro Musica Badajoz (Espanha – Estudo Con Sequenza, estreado por Ricardo Gallén e gravado por Júlio Guerreiro). Efectuou diversas gravações para a RDP2 e RFM tanto a solo como em diversas formações de câmara e gravou também para a RTP1, 2, SIC e TVI. Em Agosto de 2017 foi entrevistado para a revista brasileira Violão +, nº 24 (16p.) sobre a sua obra, gravações e ensino (em especial de Orquestras de Guitarra). Leccionou Guitarra e Música de Câmara no ISEIT – Instituto Universitário de Almada, J. Piaget (2011-2016/17), onde foi coordenador da Licenciatura e do Mestrado em Ensino da Música, onde foi orientador de diversos alunos.
Frequentemente integra júris de mestrado e doutoramento, como arguente principal, orientador e Presidente, em universidades e outras escolas de ensino superior. Lecciona no Conservatório de Artes do Orfeão de Leiria e no Conservatório de Música D. Dinis de Odivelas.
Desde o dia 1 de setembro de 2023 começou a lecionar na UA (DeCA) como Professor Auxiliar Convidado as disciplinas de Guitarra,
Literatura e Técnica (Análise para Intérpretes e Leitura) I, II e III (Licenciatura) e Didática Específica (Mestrado).
Última actualização: 5 de Dezembro de 2019
|
Instrumentos: Direcção, Guitarra |
|
Biografia
|
É professor profissionalizado, com o Curso Superior de Guitarra da A. A.M onde estudou com Paulo Valente Pereira. Posteriormente estudou particularmente com Christopher Lyall (1991). Participou em vários cursos internacionais, entre eles o da Costa do Estoril com Alberto Ponce (1980 a 90) e Hopkinson Smith, o de Alcoy (Espanha) com José Luís Gonzalez (1986) e o de Sto Tirso e Trofa com Leo Brouwer, Abel Carlevaro, Roland Dyens, o de Almendralejo (Espanha) com Erik Stenstadvold (2010) e no FIGL e ISEIT com Stefan Löfvenius (2012 e 2015). Estudou ainda com Alírio Diaz e P. Nagy e Dirk de Hertogh. Estudou composição com C. Bochmann, C. Capdeville, E. Nunes, C. Lima, Leo Brouwer, J. Carlos Buonacorso, R. Perez e J. P. Oliveira, Amilcar Vasques Dias e Sérgio Azevedo, entre outros. Frequentou cursos com K. Stockhausen, E. Cárter, Reginald Smith Brindle e C. Henry Joubert.
Em 2003 concluiu a Licenciatura em Composição, onde obteve a classificação de 20 valores no Projecto Final do Curso Reflexões Sobre a Importância da Análise na Interpretação Musical. É Doutorado pela Universidade de Aveiro desde 2015, tendo sido aprovado por unanimidade, distinção e louvor do júri. O tema da tese é A Música Portuguesa Contemporânea para Guitarra de 1983 a 2008. Teve como orientadores o Professor Doutor Paulo Vaz de Carvalho e o Professor Doutor Christopher Consitt Bochmann, tendo sido bolseiro da FCT. Desde finais de 2009 iniciou uma série de concertos/conferência e cursos de escrita, interpretação, técnica e leitura à primeira vista na Universidade de Évora (2009, 2010 e 2011), na Biblioteca Afonso Lopes Vieira em Leiria (OLCA) (2009), na Universidade do Minho (Braga) (2010), na Universidade de Aveiro “Performa 2011”, na Escola Superior de Música de Lisboa (2011), no Festival “Elogio da Guitarra” na Guarda (2011) e na Academia de Amadores de Música de Lisboa, no Ciclo de concertos “Musicália 2011”.
Premiado em vários concursos de composição e guitarra nacionais e internacionais. Entre eles destacam-se o primeiro prémio no Concurso de Composição Luso-espanhol da JMP (1986), o primeiro prémio no I Concurso de Composição Hispano-Luso para guitarra "Ciudad de Badajoz" (2006) e ainda os prémios da ACAV - Aveiro (1987), Luís de Freitas Branco - Conselho Português da Música (1991), Joly Braga Santos – Câmara Municipal de Lisboa (1995) e Juventude Musical Portuguesa (nível superior - 1988). As suas obras estão a ser maioritariamente editadas pela Ava Musical Editions e pelo CIMP (on-line). Também tem obras editadas pela J. M. P., pelo Ayuntamento de Badajoz/ Pro Musica Badajoz (Espanha). Tem tocado a solo, com orquestra, e em diversas formações de música de câmara em Portugal e Espanha. Gravou CDs com o Trio de Guitarras de Lisboa, com o Ensemble de Guitarras do CMDD (Odivelas) e com a Orquestra Concertante de Guitarras do OLCA (C. A. do Orfeão de Leiria), entre outros meios áudiovisuais (DVDs, cassetes). Com este grupo obteve por três vezes o 1º prémio no concurso “Jovens Talentos da EMOL”.
Efectuou diversas gravações para a RDP2 e RFM tanto a solo como em diversas formações de câmara e gravou também para a RTP1, 2, SIC e TVI. Tem estreado obras de compositores portugueses e estrangeiros (dos portugueses incluem-se Pedro Figueiredo, Carlos Gomes, Hugo Ribeiro, Isabel Soveral, C. Bochmann e José Mesquita Lopes).
Em 1999 foi professor convidado para o I Curso de Guitarra do Conservatório Regional de Loures. Em 2004, participou, como Concertino na 1ª Orquestra de Guitarras constituída a nível nacional, dirigida por C. Bochmann, cujo programa incluiu Ecos da Eternidade, uma das suas peças para Ensembles de Guitarra. Em 2006 foi convidado para orientar/dirigir o I Estágio Nacional de Orquestras de Guitarra de Tomar. Em 2010 foi professor convidado para o 2º Curso "Aranda" de escrita idiomática instrumental (guitarra), na Universidade de Évora (juntamente com Dejan Ivanovic, Paulo Vaz de Carvalho e C. Bochmann).
Em 2011 foi o professor convidado para o III Curso do III Festival "Elogio da Guitarra" na Guarda. Em 2015 foi convidado para dar Master Class no Conservatório de Música de Sintra. Recentemente em 2016 foi convidado para ministrar Master Class no Conservatório de Óbidos.
Desde 2003 tem sido docente, concertista, conferencista, maestro e jurado no Estágio Internacional de Orquestra da Região de Leiria/Fátima, e desde 2008 é Diretor Artístico do Festival Internacional de Guitarra de Leiria. Tem feito parte de júris em alguns concursos nacionais como, JMP-Lisboa, Festival de Guitarra de Leiria, Concurso Nacional de Guitarra de Leiria e do Concurso Internacional do Festival Internacional de Guitarra de Leiria e no Concurso Hispano-Luso de Fafe. Ultimamente tem feito parte do júri de defesas de Mestrado em Ensino e em Performance em diversas universidades, tendo sido presentemente convidado a fazer parte de um júri de Doutoramento na UA. Tem sido orientador de diversos alunos de Mestrado em Ensino no ISEIT Almada.
Lecciona Guitarra e Música de Câmara no ISEIT – Instituto Universitário de Almada J. Piaget, onde é coordenador do Mestrado em Ensino da Música, no Conservatório de Artes do Orfeão de Leiria e no Conservatório de Música D. Dinis de Odivelas.
Desde 2013 é membro colaborador da Unidade de Investigação de Música e Musicologia (UniMeM) e desde 2015 do CESEM.
Desde o dia 1 de setembro de 2023 começou a lecionar na UA (DeCA) como Professor Auxiliar Convidado as disciplinas de Guitarra,
Literatura e Técnica (Análise para Intérpretes e Leitura) I, II e III (Licenciatura) e Didática Específica (Mestrado).
|
|
Repertório Português dos Séculos XX e XXI
|
Repertório Português dos Séculos XX e XXI |
Título |
Compositor |
Categoria musical |
Instrumentação sintética |
Data |
Duração |
Observações |
17 Peças para guitarra |
Bastos, Paulo |
Solo |
Instrumentação sintética
|
1997 |
13' 36" |
Observações |
|
|
Three Dances |
Bochmann, Christopher |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1968 |
5' 00" |
Observações |
|
|
Essay VII |
Bochmann, Christopher |
Solo |
Instrumentação sintética
|
1990 |
7' 00" |
Observações |
|
|
Fatum |
Figueiredo, Pedro Pinto |
Solo |
Instrumentação sintética
|
1991 |
3' 00" |
Observações |
|
|
Esboços para Guitarra |
Lima, Cândido |
Solo |
Instrumentação sintética
|
1969 |
5' 00" |
Observações |
|
|
Prelúdio e Baileto |
Lopes-Graça, Fernando |
Solo |
Instrumentação sintética
|
1968 |
4' 30" |
Observações |
|
|
Partita |
Lopes-Graça, Fernando |
Solo |
Instrumentação sintética
|
1971 |
18' 00" |
Observações |
|
|
Sonatina |
Lopes-Graça, Fernando |
Solo |
Instrumentação sintética
|
1974 |
6' 40" |
Observações |
|
|
Tre Capriccetti |
Lopes-Graça, Fernando |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1975 |
8' 00" |
Observações |
|
|
Três Pequenos Duos |
Lopes-Graça, Fernando |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1980 |
|
Observações |
|
|
Apontamentos I |
Lopes, José Mesquita |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1983 |
2' 00" |
Observações |
|
|
Apontamentos I |
Lopes, José Mesquita |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1983 |
2' 00" |
Observações |
|
|
Balada |
Lopes, José Mesquita |
Solo |
Instrumentação sintética
|
1983 |
2' 10" |
Observações |
|
|
Três Poemas de Mário Dionísio |
Lopes, José Mesquita |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1986 |
7' 10" |
Observações |
|
|
Duas Visões Breves para Guitarra |
Lopes, José Mesquita |
Solo |
Instrumentação sintética
|
1987 |
3' 00" |
Observações |
|
|
Estudo Numerus Nove |
Lopes, José Mesquita |
Solo |
Instrumentação sintética
|
1989 |
10' 00" |
Observações |
|
|
Glosa sobre um tema de Teresa |
Lopes, José Mesquita |
Solo |
Instrumentação sintética
|
1997 |
3' 00" |
Observações |
|
|
Prelúdio Abreviado |
Lopes, José Mesquita |
Solo |
Instrumentação sintética
|
1998 |
1' 30" |
Observações |
|
|
Sol y Ayre |
Lopes, José Mesquita |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1998 |
17' 00" |
Observações |
|
|
Concerto para guitarra e orquestra |
Lopes, José Mesquita |
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
2003 |
17' 00" |
Observações |
|
|
3 Canções de Natal |
Lopes, José Mesquita |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2004 |
6' 00" |
Observações |
|
|
6 Canções Regionais Portuguesas |
Lopes, José Mesquita |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2004 |
12' 00" |
Observações |
|
|
Glosa Desconcertante |
Lopes, José Mesquita |
Solo |
Instrumentação sintética
|
2004 |
5' 30" |
Observações |
|
|
Estudo con Sequenza |
Lopes, José Mesquita |
Solo |
Instrumentação sintética
|
2006 |
6' 30" |
Observações |
|
|
Perdendosi |
Melo, Virgílio |
Solo |
Instrumentação sintética
|
1996 |
|
Observações |
|
|
Disimulación |
Pires, Filipe |
Solo |
Instrumentação sintética
|
1996 |
2' 00" |
Observações |
|
|
À volta de SEA |
Ribeiro, Hugo |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2002 |
4' 30" |
Observações |
|
|
Página Esquecida |
Ribeiro, Hugo |
Solo |
Instrumentação sintética
|
2006 |
2' 00" |
Observações |
|
|
Improvisação I |
Rocha, Pedro M. |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1999 |
2' 00" |
Observações |
Guitarra e Flauta de Bisel (ou Flauta) |
|
|
Improvisação II |
Rocha, Pedro M. |
Solo |
Instrumentação sintética
|
2003 |
8' 00" |
Observações |
|
|
Oito Estudos para a Iniciação à Guitarra Clássica |
Silva, Lopes e |
Solo |
Instrumentação sintética
|
1972 |
|
Observações |
|
|
La Luna |
Vargas, António Pinho |
Solo |
Instrumentação sintética
|
1996 |
3' 00" |
Observações |
|
|
O Acontecido |
Zoudilkine, Evgueni |
Solo |
Instrumentação sintética
|
2007 |
|
Observações |
|
|
|
|
Outro repertório
|
Outro repertório |
Obra |
Compositor |
Canticum |
Brouwer, Leo |
La Espiral Eterna |
Brouwer, Leo |
Prelúdios Epigramáticos |
Brouwer, Leo |
Tarantos |
Brouwer, Leo |
White Ink |
López-Lópes, José Manuel |
|
|
Prémios
|
Prémios |
Designação do Prémio |
Prémio |
Data |
Entidade |
URL |
Localidade |
País |
Observações |
Concurso Nacional de Guitarra da JMP - Nível Superior |
Menção Honrosa |
1988 |
Juventude Musical Portuguesa |
URL
|
Lisboa |
Portugal |
Observações |
|
|
|
Apresentações públicas (selecção) |
|
Documentos
|
|
|