José Mesquita Lopes  
Entrevista
Bibliografia
Discografia
Áudio
Imagens
Vídeos
Multimédia
Programa Rádio
Programa Televisão
Outros
Dados de compositor
É professor profissionalizado em guitarra, com o Curso Superior da AAM, onde estudou com Paulo Valente Pereira. Participou em Cursos com A. Ponce, L. Brouwer, A. Carlevaro, R. Dyens, A. Diaz, D. Russel, J. L. Gonzalez, Hopkinson Smith, P. Nagy, E. Stenstadvold, Dirk de Hertogh e S. Löfvenius, entre outros. Estudou, também, particularmente com Christopher Lyall (1991). Licenciado em Composição pela ESML, estudou com Christopher Bochmann, Constança Capdeville, entre muitos outros. Participou em cursos com Emmanuel Nunes, Cândido Lima, L. Brouwer, K. Stockhausen, E. Cárter, R. Smith Brindle.

Em 2003 concluiu a Licenciatura em Composição, onde obteve 20 valores no Projecto Final do Curso Reflexões Sobre a Importância da Análise na Interpretação Musical. É Doutorado pela UA em Música-Performance-Guitarra, tendo sido aprovado por unanimidade, distinção e louvor do júri. O tema da tese é A Música Portuguesa Contemporânea para Guitarra de 1983 a 2008. Teve como orientadores os Professores Doutores P. Vaz de Carvalho e Christopher Bochmann, tendo sido bolseiro da FCT. É co-autor, et al. de El Gran Libro de la Interpretación Musical de F. Navarro Lara, editado pela Amazon en 2018. Desde finais de 2009 iniciou uma série de concertos / conferência sobre música contemporânea (especialmente a portuguesa) para guitarra dos séculos XX / XXI e cursos de escrita, interpretação, técnica e leitura à 1.ª Vista na Universidade de Évora (2009, 2010 e 2011), na Biblioteca Afonso Lopes Vieira em Leiria (OLCA) (2009), na UM (2010), na UA Performa 2011, na ESML (2011), no Festival Elogio da Guitarra na Guarda (2011) e na AAM de Lisboa, no Ciclo de concertos Musicália 2011.

Participado em vários concertos como intérprete do Concierto Andaluz de Joaquin Rodrigo com a Direção do Maestro Jean-Sébastien Béreau. Em 2017 participou num Curso de Direcção de Orquestra e de Banda orientado pelo Maestro Francisco Navarro Lara. Tem tocado a solo, com orquestra e em diversas formações camarísticas nos mais importantes festivais nacionais, sendo de destacar o Duo Mesquita-Amorim, os concertos integrando o Trio de Guitarras de Lisboa. Com este mesmo grupo, gravou em 1997 um CD com obras originais, do século XX (Numérica-1049), com excelentes indicações da crítica especializada como a Guitar Player, Les Cahiers de la Guitare, Royal Classics, A Capital, Arte Musical, etc. Gravou também algumas obras suas a solo (Balada e Duas Visões Breves) numa colectânea intitulada Cesário Verde na Música Portuguesa Contemporânea (Duplisom C241-1990) e em vídeo para o Bailado O que eu Quero Ser (Direcção de obras para orquestra de Guitarras e um dueto para saxofone e clarinete) (Média Movie-Produções Audiovisuais). Gravou para dois CDs dirigindo o Ensemble Concertante de Guitarras para o CD Orfeão no seu Melhor. Este Ensemble obteve três primeiros prémios no Concurso Jovens Talentos da EMOL.

Gravou para 3 CDs com o Ensemble de Guitarras do CMDD (Odivelas), para o CD Conservatório de Música D. Dinis 2010 a 2013. Foi membro, ainda do Musicus Ensemble (Guitarra, Flauta, Clarinete, Violino, Viola e Contrabaixo) e do Trio de Flauta, Viola e Guitarra, com o qual actuou em Portugal e Espanha. Em Outubro de 2004 participou como Concertino na 1.ª Orquestra de Guitarras constituída a nível nacional, dirigida por Christopher Bochmann. Desde 1999 tem sido conviado regularmente para dar vários tipos de Master Class. Premiado em vários concursos de composição e guitarra nacionais e internacionais. Entre eles destacam-se o 1.º prémio no Concurso de Composição Luso-Espanhol da JMP (1986), o 1.º prémio no I Concurso de Composição Hispano-Luso para guitarra Ciudad de Badajoz (2006) e ainda os prémios da ACAV - Aveiro (1987), Luís de Freitas Branco - Conselho Português da Música (1991), Joly Braga Santos – Câmara Municipal de Lisboa (1995) e Juventude Musical Portuguesa (nível superior – 1988).

As suas obras estão a ser maioritariamente editadas pela AVA Musical Editions e pelo Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa. Também tem obras editadas pela J. M. P. e pelo Ayuntamento de Badajoz / Pro Musica Badajoz (Espanha – Estudo Con Sequenza, estreado por Ricardo Gallén e gravado por Júlio Guerreiro). Efectuou diversas gravações para a RDP2 e RFM tanto a solo como em diversas formações de câmara e gravou também para a RTP1, 2, SIC e TVI. Em Agosto de 2017 foi entrevistado para a revista brasileira Violão +, nº 24 (16p.) sobre a sua obra, gravações e ensino (em especial de Orquestras de Guitarra). Leccionou Guitarra e Música de Câmara no ISEIT – Instituto Universitário de Almada, J. Piaget (2011-2016/17), onde foi coordenador da Licenciatura e do Mestrado em Ensino da Música, onde foi orientador de diversos alunos.

Frequentemente integra júris de mestrado e doutoramento, como arguente principal, orientador e Presidente, em universidades e outras escolas de ensino superior. Lecciona no Conservatório de Artes do Orfeão de Leiria e no Conservatório de Música D. Dinis de Odivelas.

Última actualização: 5 de Dezembro de 2019



Evolute Consultoria Informática