01 - Bouncing: ritmico ma un poco mesto - Alla Marcia - Waltz - Coda
02 - Nach Schubert: Metamorfoses sobre "Das Tod und das Madchen"
03 - Feroce - Prestissimo
Instrumentação Detalhada
Categoria Musical Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos)
Instrumentação Sintética Oboé, Violino, Viola e Violoncelo
Notas Sobre a Obra
O Quarteto de Oboé foi imediatamente composto depois do Quinteto de Oboé, escrito para o Andrew Swinnerton nesse mesmo ano. Quis fazer uma obra diferente em termos de carácter e reduzir um pouco o ensemble instrumental. Também a obra é mais pequena e foi inicialmente pensada como uma peça mais "ligeira" que o concentrado e tenso quinteto. Porém as contas saíram-me furadas, e o Quarteto de Oboé aparece-me agora como uma das minhas obras mais tensas e sombrias. Numa altura em que eu ouvia bastante obras como o quarteto de Schubert "A Morte e a Donzela" e o Quinteto em sol m KV 516 de Mozart, resolvi usar o tema de Schubert como tema de variações livres no 2º andamento. Também o modo menor em andamento rápido é uma característica destes dois compositores, e talvez seja isso que dá ao primeiro andamento esse tom ao mesmo tempo ligeiro e ansioso. Tanto o Quarteto de Oboé como o Quarteto de Clarinete foram compostos em simultâneo e, embora completamente diferentes em muitos aspectos, partilham um despojamento e uma fragmentação formal que associo a uma visão pessimista da humanidade e do papel do artista no mundo de hoje, visão que me tem assombrado cada vez mais nos últimos anos.
Sérgio Azevedo