Estudou Música Electroacústica e Composição com João Pedro Oliveira na Universidade de Aveiro e em 1997 finalizou a Licenciatura em Ensino de Música. Em 1998 obteve o Mestrado em Composição (Universidade de Edimburgo) e iniciou nesse mesmo ano o Doutoramento em Composição (City University of London), continuando posteriormente na Universidade de Southampton com Michael Finnissy. Finalizou o Doutoramento em 2004. Entre 2007-2013 desenvolveu um projecto (Pós-Doutoramento) baseado na interacção da música e outros media, criando um novo conceito que caracteriza as obras como multi-artísticas – Transversal Multi-Art.
Salientam-se no seu portefólio, as criações acústicas e interactivas disciplinares, nomeadamente Solitudo (1999) (The International Gaudeamus Music Week 2001, Amesterdão); Argumentum (2001) (Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura); Transfiguratio (2002) (Cours du Centre Acanthes 2002, Villeneuve-les-Avignon); Mens Sana in Corpore Sano (2003/05) (versão para orquestra, III Workshop para Jovens Compositores Gulbenkian, Lisboa, 2004); Monstrum Horrendum (2003/04) (versão para orquestra, II Workshop para Jovens Compositores Gulbenkian, Lisboa, 2003); Fatum Hominis (2005) (ISCM world Music Days/23rd Music Biennale Zagreb 2005; Ny Musikk 2005, Oslo); Silens Clamor (2004) (Académie de Chambre Contemporaine Jeunesse Moderne 2004, Chambéry; Musica 2007, Estrasburgo; Futuros 1.2, Lisboa, 2008); Dulce Delirium (2005) (Arditti Quartet, Centre Acanthes 2005, Metz; Atlantic Waves 2006, Londres; Festival Internacional de Aveiro, 2007); Fati Necessitas (2005) (GMCL, Matosinhos, 2006, IX Semana Cultural da Universidade de Coimbra, 2007); Aranea (2006) (Festival Música Viva 2006, Lisboa; XXVI Festival de Música de Leiria, 2008); Nocturna Itinera (2008) (44th International Summer Courses for New Music, Darmstadt, 2008; 2nd Blonay Workshop for Contemporary Quartet Music 2008; World Music Days 2015, Liubliana); In Occulto (2009) (Ciclos de Concertos Momentum, Aveiro, 2009; New Music Festival Transit 2009, Lovaina; Concert Series, City University, Londres, 2010); Sublime Volans (2010) (25.º aniversário da Miso Music Portugal, Instituto Franco-Português, Lisboa, 2010; Korea Foundation-Cultural Center Gallery, Seul, 2011; Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura; Festival Música Viva 2014, O’culto da Ajuda, Lisboa); Tempus Fugit (2010) (Concert Series 2015, McGill University, Montréal); Reditus ad vitam (2012) (Do Virtuosismo pianístico de Liszt à multi(n)disciplina do século XXI, Coimbra, 2013; Flame Festival, Florença, 2013; Escola Superior de Música de Lisboa, 2016); Instabile Tempus (2016) (Festival Música Viva 2016, Lisboa; Vacuum Corporis (2016) (Festival 20/21 Transit 2016, Lovaina); Desperatio (2018) (City University of London, Londres); Imaginis umbra est (2019) (Em Louvor da Água, Lisboa); Ludi Aeterni (2022) (O’culto da Ajuda, Lisboa, 2022; Teatro da Rainha, Caldas da Rainha, 2022).
Salientam-se também no seu portefólio, as criações fotográficas, nomeadamente: Continuum Simulacrum (2016) baseado no Capítulo No. 6 da obra The History of Photography in Sound de Michael Finnissy e a publicação da série Clausum (2017) (sete fotografias) em TEMPO, a Quarterly Review of New Music, Volume 71 – Issue 282 – October 2017 (Cambridge University Press).
Participou nas Academias de Verão do IRCAM (Paris), nos cursos Internacionais para a Nova Música (Darmstadt), nos Cursos do Centro Acanthes (Villeneuveles- Avignon e Metz), nos Workshops da Gulbenkian para Jovens Compositores (Lisboa); em vários seminários com compositores como Emmanuel Nunes, Jonathan Harvey, Luca Francesconi, Hilda Paredes, Gérard Grisey, Brian Ferneyhough, Mauricio Kagel, Pascal Dusapin, Luc Brewaeys; em workshops experimentais e concertos com Arditti Quartet, os pianistas Ian Pace, Filip Fak e Yutaka Oya, Orquestra Gulbenkian, Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, L’Ensemble Itinéraire, Sond’Ar-te Electric Ensemble, Remix Ensemble Casa da Música, OrchestrUtopica, Orchestre lyrique de Région Avignon-Provence,
Ensemble Studio New Music; e com os maestros Guillaume Bourgogne, Sylvio Gualda, Sarah Ioannides, Igor Dronov, Christopher Bochmann, Pedro Neves, Pedro Amaral, Petter Sundkvist e Pedro Carneiro.
Estudou Música Electroacústica e Composição com João Pedro Oliveira na Universidade de Aveiro e em 1997 finalizou a Licenciatura em Ensino de Música. Em 1998 obteve o Mestrado em Composição (Universidade de Edimburgo) e iniciou nesse mesmo ano o Doutoramento em Composição (City University of London), continuando posteriormente na Universidade de Southampton com Michael Finnissy. Finalizou o Doutoramento em 2004. Entre 2007-2013 desenvolveu um projecto (Pós-Doutoramento) baseado na interacção da música e outros media, criando um novo conceito que caracteriza as obras como multi-artísticas – Transversal Multi-Art.
Salientam-se no seu portefólio, as criações acústicas e interactivas disciplinares, nomeadamente Solitudo (1999) (The International Gaudeamus Music Week 2001, Amesterdão); Argumentum (2001) (Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura); Transfiguratio (2002) (Cours du Centre Acanthes 2002, Villeneuve-les-Avignon); Mens Sana in Corpore Sano (2003/05) (versão para orquestra, III Workshop para Jovens Compositores Gulbenkian, Lisboa, 2004); Monstrum Horrendum (2003/04) (versão para orquestra, II Workshop para Jovens Compositores Gulbenkian, Lisboa, 2003); Fatum Hominis (2005) (ISCM world Music Days/23rd Music Biennale Zagreb 2005; Ny Musikk 2005, Oslo); Silens Clamor (2004) (Académie de Chambre Contemporaine Jeunesse Moderne 2004, Chambéry; Musica 2007, Estrasburgo; Futuros 1.2, Lisboa, 2008); Dulce Delirium (2005) (Arditti Quartet, Centre Acanthes 2005, Metz; Atlantic Waves 2006, Londres; Festival Internacional de Aveiro, 2007); Fati Necessitas (2005) (GMCL, Matosinhos, 2006, IX Semana Cultural da Universidade de Coimbra, 2007); Aranea (2006) (Festival Música Viva 2006, Lisboa; XXVI Festival de Música de Leiria, 2008); Nocturna Itinera (2008) (44th International Summer Courses for New Music, Darmstadt, 2008; 2nd Blonay Workshop for Contemporary Quartet Music 2008; World Music Days 2015, Liubliana); In Occulto (2009) (Ciclos de Concertos Momentum, Aveiro, 2009; New Music Festival Transit 2009, Lovaina; Concert Series, City University, Londres, 2010); Sublime Volans (2010) (25.º aniversário da Miso Music Portugal, Instituto Franco-Português, Lisboa, 2010; Korea Foundation-Cultural Center Gallery, Seul, 2011; Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura; Festival Música Viva 2014, O’culto da Ajuda, Lisboa); Tempus Fugit (2010) (Concert Series 2015, McGill University, Montréal); Reditus ad vitam (2012) (Do Virtuosismo pianístico de Liszt à multi(n)disciplina do século XXI, Coimbra, 2013; Flame Festival, Florença, 2013; Escola Superior de Música de Lisboa, 2016); Instabile Tempus (2016) (Festival Música Viva 2016, Lisboa; Vacuum Corporis (2016) (Festival 20/21 Transit 2016, Lovaina); Desperatio (2018) (City University of London, Londres); Imaginis umbra est (2019) (Em Louvor da Água, Lisboa); Ludi Aeterni (2022) (O’culto da Ajuda, Lisboa, 2022; Teatro da Rainha, Caldas da Rainha, 2022).
Salientam-se também no seu portefólio, as criações fotográficas, nomeadamente: Continuum Simulacrum (2016) baseado no Capítulo No. 6 da obra The History of Photography in Sound de Michael Finnissy e a publicação da série Clausum (2017) (sete fotografias) em TEMPO, a Quarterly Review of New Music, Volume 71 – Issue 282 – October 2017 (Cambridge University Press).
Participou nas Academias de Verão do IRCAM (Paris), nos cursos Internacionais para a Nova Música (Darmstadt), nos Cursos do Centro Acanthes (Villeneuveles- Avignon e Metz), nos Workshops da Gulbenkian para Jovens Compositores (Lisboa); em vários seminários com compositores como Emmanuel Nunes, Jonathan Harvey, Luca Francesconi, Hilda Paredes, Gérard Grisey, Brian Ferneyhough, Mauricio Kagel, Pascal Dusapin, Luc Brewaeys; em workshops experimentais e concertos com Arditti Quartet, os pianistas Ian Pace, Filip Fak e Yutaka Oya, Orquestra Gulbenkian, Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, L’Ensemble Itinéraire, Sond’Ar-te Electric Ensemble, Remix Ensemble Casa da Música, OrchestrUtopica, Orchestre lyrique de Région Avignon-Provence,
Ensemble Studio New Music; e com os maestros Guillaume Bourgogne, Sylvio Gualda, Sarah Ioannides, Igor Dronov, Christopher Bochmann, Pedro Neves, Pedro Amaral, Petter Sundkvist e Pedro Carneiro.
Grupo de Música Contemporânea de Lisboa:
Susana Teixeira (meio-soprano), João Pereira Coutinho (flauta), Luís Gomes (clarinete), José Machado (violino), Ricardo Mateus (viola), Jorge Sá Machado (violoncelo), Stéphanie Manzo (harpa), Francisco Monteiro (piano), Fátima Pinto (percussão)
Christopher Bochmann (direcção)
Grupo de Música Contemporânea de Lisboa:
Susana Teixeira (mezzo-soprano), João Pereira Coutinho (flauta), Luís Gomes (clarinete), José Machado (violino), Ricardo Mateus (viola), Jorge Sá Machado (violoncelo), Francisco Monteiro (piano), Andreia Marques (harpa), Fátima Pinto (percussão)
Christopher Bochmann (direcção)
Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro - Auditório
Aveiro
Portugal
Observações
Outras Actividades
Caracterização da Actividade
Designação
Data (período)
Entidade
URL
Local
Localidade
País
Observações
Invisible Column
Intérprete/Instrumentista
Coralista
1997 - 1998
Coro da Universidade de Edimburgo
Universidade de Edimburgo
Edimburg
Reino Unido
Observações
Participou, como coralista, em vários Seminários e Workshops organizados pela Universidade
Participou, como coralista, em vários Seminários e Workshops organizados pela Universidade
Ligação a Instituições
Trabalho de campo
1998/Mar/22 - 1998/Mar/27
Faculdade de Música da Universidade de Edimburgo
Bósnia
Edimburgo
Reino Unido
Observações
Integrou um grupo de cinco alunos da Faculdade de Música da Universidade de Edimburgo, numa deslocação à Bósnia com o compositor Nigel Osborne, que se encontrava a realizar um projecto no “Pavarotti Music Centre in Mostar”, tendo colaborado com o trabalho que se estava a desenvolver no Centro e nas escolas locais, com contacto com material musical seleccionado para aquele efeito (canções de todo o mundo).
Integrou um grupo de cinco alunos da Faculdade de Música da Universidade de Edimburgo, numa deslocação à Bósnia com o compositor Nigel Osborne, que se encontrava a realizar um projecto no “Pavarotti Music Centre in Mostar”, tendo colaborado com o trabalho que se estava a desenvolver no Centro e nas escolas locais, com contacto com material musical seleccionado para aquele efeito (canções de todo o mundo).
Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa
2016
2016
Formação
1992 a 1997 - Estudou piano (5º grau do Conservatório), tendo posteriormente trabalhado durante 5 anos com o Prof. Miguel Henriques, docente da Escola Superior de Música de Lisboa.
Em 18 de Abril de 1995, participou no Seminário " Elementos da linguagem musical - a frase musical no tonalismo " orientado pelo Prof. Christopher Bochmann em Oliveira do Bairro.
Participou em estágios "ACADEMIE D'ETE , Interaction musique /technologie”, organizados por “l´Institut de recherche et de coordination acoustique /musique ( IRCAM ) - Paris”, de 26 de Junho a 1 de Julho de 1995, de 18 a 26 de Junho de 1998 e 13 a 22 de Junho de 2001
De 12 a 16 de Dezembro de 1995, participou como ouvinte no Seminário de Composição, orientado pelo prof. Emmanuel Nunes, promovido pelo Serviço de Música da Fundação Calouste Gulbenkian.
Licenciatura em Ensino da Música, pela Universidade de Aveiro, concluída em 24 de Julho de 1997, com a classificação final de 16 valores (especialização em composição).
Entre os dias 15 e 21 de Dezembro de 1997, participou no Festival de Música do Século XX da Universidade de Aveiro.
Em 1997-1998, obteve o Mestrado MMus (Master in Music) pela Faculdade de Música da Universidade de Edimburgo como bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia – Programa PRAXIS XXI/BM – Subprograma Ciência e Tecnologia do 2º Quadro Comunitário de Apoio.
Em 1998-1999, iniciou o programa de doutoramento M.Phil/PhD, em Composição, na City University de Londres, tendo-se transferido no ano 2000 para a Universidade de Southampton, onde continuou aqueles estudos sob a supervisão do Prof. Michael Finnissy, também como bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia – Programa PRAXIS XXI/BD – Programa de Bolsa de Investigação no âmbito do Programa Operacional Ciência, Tecnologia e Inovação. Entregou a tese em Outubro de 2003, realizando-se a defesa oral em 2004.
De 14 a 30 de Julho de 2000, participou no “40. Internationale Ferienkurse für Neue Musik – 2000” em Darmstadt.
De 11 a 25 de Julho de 2003, participou no “Cours du Centre Acanthes / Gilbert Amy – Klaus Huber – Toshio Hosokawa”.
A 15 e 16 de Dezembro de 2003, participou no Seminário de Composição orientado pelo Prof. Emmanuel Nunes, promovido pelo Serviço de Música da Fundação Calouste Gulbenkian.