Elsa Filipe nasceu em 1962 em Lisboa. Inicia os seus estudos musicais a título particular, tendo posteriormente completado o curso geral de órgão. Posteriormente, ingressa na Academia de Amadores de Música de Lisboa e tira o Curso Geral de Formação Musical, tendo aí recebido a sua primeira formação em Composição.
Prossegue os seus estudos a nível superior, tendo concluído em 2000 o Curso de Composição da Escola Superior de Música de Lisboa, onde trabalhou, entre outros, com Christopher Bochmann, António de Sousa Dias e António Pinho Vargas.
Presentemente, encontra-se em fase de preparação da sua tese em Música e Musicologia do século XX, da Universidade de Paris IV (Sorbonne), sob a orientação de M. Marc Battier, tendo como tema central da sua tese a interacção em tempo real do intérprete e da “máquina” e as suas implicações no processo compositivo e interpretativo.
Leccionou Análise e Técnicas de Composição, História da Música e Acústica na Escola de Música Choral Phydellius, em Torres Novas, e na Fundação Musical dos Amigos das Crianças, em Lisboa.
Entre 1998 e 2001, integrou a direcção da Academia de Amadores de Música.
Biografia
Elsa Filipe nasceu em Lisboa no ano de 1962. Iniciou os seus estudos musicais a nível particular, completando o curso geral de orgão electrónico. O desejo de aprofundar os seus conhecimentos musicais conduziram-na à Academia de Amadores de Música (AAM), onde completou o Curso Geral de Formação Musical.
É durante o seu percurso na AAM que inicia os seus estudos de composição que lhe forneceram a base teórica inicial para os trabalhos que já vinha desenvolvendo de modo intuitivo.
No ano 2000 conclui a Licenciatura em Composição na Escola Superior de Música de Lisboa, onde trabalhou com os professores Christopher Bochmann, António de Sousa Dias e António Pinho Vargas, entre outros.
No ano de 2005 conclui o seu Mémoire de DEA (Diplôme d’Etudes Approfondies) em Música e Musicologia do século XX, na Universidade de Paris IV (Sorbonne) sob a direcção de M. Marc Battier. A questão principal da sua investigação relaciona-se com a interacção em tempo real entre o intérprete e a “máquina” e a sua implicação na composição e na interpretação.
Presentemente encontra - se na mesma Universidade onde prepara uma Tese de Doutoramento, igualmente sob a direcção de M. Marc Battier. A sua Tese tem por objectivo aprofondar a investigação iniciada no Mémoire.
Compositores tais como Ligeti, Boulez, Berio, Jorge Peixinho e Emanuel Nunes foram algumas das suas influências iniciais. Deles extraiu ensinamentos a nível rítmico, harmónico e orquestral, como por exemplo a utilisação de texturas harmónicas ou o modo de espacialização instrumental. Alguns destes procedimentos foram complementados com os conhecimentos adquiridos nos seus estudos de música electroacústica. Desta última, Elsa Filipe explora também as possibilidades de novas sonoridades com o objectivo de complementar a “palette” sonora instrumental.
Presentemente o seu interesse relaciona-se com a música mista em tempo real, com as possibilidades de transformação do sinal sonoro e principalemente com a acção que o intérprete pode exercer sobre o processo. Interessa-se ainda com a utilisação de sensores gestuais de diversos tipos que permitem que a interacção em tempo real entre o intérprete e a “máquina” seja mais flexível.
Do ponto de vista profissional, exerceu actividade como docente em escolas tais como, Escola de Música Choral Phydellius, em Torres Novas e a Fundação Musical dos Amigos das Crianças, em Lisboa onde lecionou Análise e Técnicas de Composição, História da Música e Acústica.
Durante o período entre 1998 e 2001 integrou a direcção da Academia de Amadores de Música.
Algumas das suas obras são: Abentöne, Kartina, Universus, Ciclico Ritual e Duo imaginário.