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Armando Santiago nasceu em Lisboa a 18 de Junho de 1932 e naturalizou-se canadiano em 1972. Em 1954 ganhou o primeiro prémio de história da música e em 1960 o primeiro prémio de composição, ambos no Conservatório de Lisboa.
Compositor, maestro, professor e administrador, estudou canto, piano e violoncelo no Conservatório de Lisboa e direcção de orquestra com Hans Münch e Franco Ferrara. Em 1960 deslocou-se para Paris, onde estudou as técnicas da música concreta com Pierre Schaeffer, no Serviço de Pesquisa da ORTF. Bolseiro dos governos de Portugal e de Itália (1962-1964), trabalhou em Roma com Boris Porena e seguiu o curso de Goffredo Petrassi na Academia de Santa Cecília, obtendo o diploma de estudos superiores de composição. Antes de se fixar no Québec, desenvolveu uma intensa actividade musicológica no seio da Fundação Calouste Gulbenkian (1960-1968) e foi proposto, pelo governo português, para o estudo e organização do Serviço de Música da Biblioteca Nacional de Lisboa (1965-1968).
Na evolução da sua actividade de compositor, Armando Santiago exprimiu-se por intermédio de meios técnicos e estéticos diversos. A sua actividade de composição surge como uma forma de responder a uma necessidade pessoal, procurando o cumprimento do detalhe e da justeza de cada atitude. Sem perder de vista o ensino da História, para Armando Santiago, compor não é um acto isolado da problemática geral da criação artística. A partitura musical não é, assim, mais do que um ‘ajustamento’, por via de códigos específicos, e o compositor um artesão-filtro, sensível e ecléctico. As transformações da linguagem e dos símbolos, apanágio do diálogo, penetrarão então implicitamente, por osmose, na estrutura profunda da obra, e isto, à margem da adopção activa de soluções imediatas de última hora, do refúgio sistemático da trajectória da herança, ou do pudor dos valores do humano.
Entre 1982 e 1984, Armando Santiago dirigiu as orquestras Sinfónicas de Lisboa e Porto e na temporada de Verão de 1984 foi maestro convidado da Orquestra Sinfónica do Collegium Musicum Pommersfelden, na República Federal da Alemanha.
Paralelamente à sua carreira de compositor, Armando Santiago manifestou sempre um grande interesse pelo ensino. Depois da sua passagem por Roma, leccionou história da música e música de câmara na Academia de Santa Cecília, em Lisboa. Depois de se instalar no Québec, em 1968, começou a leccionar composição e dirigiu a classe de orquestra do Conservatório de Música de Trois-Rivières, instituição de que foi, mais tarde, director (1974-1978).
Em 1978, Armando Santiago foi nomeado director do Conservatório de Música do Québec, onde foi chamado, pela Direcção Geral dos Conservatórios de Música do Québec, a prosseguir as reformas dos programas de ensino, mandato que manteve até 1985, acumulando com as funções de Director da Orquestra Sinfónica do Conservatório e de titular de uma classe de composição.
Desde 1985 até à data da sua reforma (1997), Armando Santiago manteve as suas actividades pedagógicas no Conservatório de Música do Québec, como titular da classe de composição. Ensinou igualmente harmonia tonal avançada e música de câmara contemporânea.
Armando Santiago manteve uma actividade regular no seio da vida musical do Québec, nomeadamente a partir de 1978. No decurso da temporada de 1980-81, a Associação para a Música Contemporânea do Québec dedicou um concerto às suas obras, o qual foi transmitido pela Sociedade Radio Canada. De 1973 a 1985 foi maestro convidado da Orquestra de Câmara da Sociedade Radio Canada, no Québec.
Em Abril de 1977, o Conservatório de Música de Trois-Rivières quis sublinhar a passagem de Armando Santiago por esta escola. Depois desta data, a sala de concertos desta instituição é designada pelo nome ‘Sala Armando Santiago’.
Armando Santiago foi membro dos corpos sociais da CAPAC e do Conselho Canadiano da Música; é membro da SOCAN e da Liga Canadiana de Compositores.
(Biografia disponível no site do Serviço de Música da Fundação Calouste Gulbenkian)
Caderno n.º 22 · Armando Santiago | Cadernos da Criação Musical Portuguesa dos Séculos XX e XXI
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Biografia
Armando Santiago nasceu em Lisboa a 18 de Junho de 1932 e naturalizou-se canadiano em 1972. Em 1954 ganhou o primeiro prémio de história da música e em 1960 o primeiro prémio de composição, ambos no Conservatório de Lisboa.
Compositor, maestro, professor e administrador, estudou canto, piano e violoncelo no Conservatório de Lisboa e direcção de orquestra com Hans Münch e Franco Ferrara. Em 1960 deslocou-se para Paris, onde estudou as técnicas da música concreta com Pierre Schaeffer, no Serviço de Pesquisa da ORTF. Bolseiro dos governos de Portugal e de Itália (1962-1964), trabalhou em Roma com Boris Porena e seguiu o curso de Goffredo Petrassi na Academia de Santa Cecília, obtendo o diploma de estudos superiores de composição. Antes de se fixar no Québec, desenvolveu uma intensa actividade musicológica no seio da Fundação Calouste Gulbenkian (1960-1968) e foi proposto, pelo governo português, para o estudo e organização do Serviço de Música da Biblioteca Nacional de Lisboa (1965-1968).
Na evolução da sua actividade de compositor, Armando Santiago exprimiu-se por intermédio de meios técnicos e estéticos diversos. A sua actividade de composição surge como uma forma de responder a uma necessidade pessoal, procurando o cumprimento do detalhe e da justeza de cada atitude. Sem perder de vista o ensino da História, para Armando Santiago, compor não é um acto isolado da problemática geral da criação artística. A partitura musical não é, assim, mais do que um ‘ajustamento’, por via de códigos específicos, e o compositor um artesão-filtro, sensível e ecléctico. As transformações da linguagem e dos símbolos, apanágio do diálogo, penetrarão então implicitamente, por osmose, na estrutura profunda da obra, e isto, à margem da adopção activa de soluções imediatas de última hora, do refúgio sistemático da trajectória da herança, ou do pudor dos valores do humano.
Entre 1982 e 1984, Armando Santiago dirigiu as orquestras Sinfónicas de Lisboa e Porto e na temporada de Verão de 1984 foi maestro convidado da Orquestra Sinfónica do Collegium Musicum Pommersfelden, na República Federal da Alemanha.
Paralelamente à sua carreira de compositor, Armando Santiago manifestou sempre um grande interesse pelo ensino. Depois da sua passagem por Roma, leccionou história da música e música de câmara na Academia de Santa Cecília, em Lisboa. Depois de se instalar no Québec, em 1968, começou a leccionar composição e dirigiu a classe de orquestra do Conservatório de Música de Trois-Rivières, instituição de que foi, mais tarde, director (1974-1978).
Em 1978, Armando Santiago foi nomeado director do Conservatório de Música do Québec, onde foi chamado, pela Direcção Geral dos Conservatórios de Música do Québec, a prosseguir as reformas dos programas de ensino, mandato que manteve até 1985, acumulando com as funções de Director da Orquestra Sinfónica do Conservatório e de titular de uma classe de composição.
Desde 1985 até à data da sua reforma (1997), Armando Santiago manteve as suas actividades pedagógicas no Conservatório de Música do Québec, como titular da classe de composição. Ensinou igualmente harmonia tonal avançada e música de câmara contemporânea.
Armando Santiago manteve uma actividade regular no seio da vida musical do Québec, nomeadamente a partir de 1978. No decurso da temporada de 1980-81, a Associação para a Música Contemporânea do Québec dedicou um concerto às suas obras, o qual foi transmitido pela Sociedade Radio Canada. De 1973 a 1985 foi maestro convidado da Orquestra de Câmara da Sociedade Radio Canada, no Québec.
Em Abril de 1977, o Conservatório de Música de Trois-Rivières quis sublinhar a passagem de Armando Santiago por esta escola. Depois desta data, a sala de concertos desta instituição é designada pelo nome ‘Sala Armando Santiago’.
Armando Santiago foi membro dos corpos sociais da CAPAC e do Conselho Canadiano da Música; é membro da SOCAN e da Liga Canadiana de Compositores.
(Biografia disponível no site do Serviço de Música da Fundação Calouste Gulbenkian)
Encomendas
Prémios
Música para «Dom Roberto» |
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Menção Especial Festival de Cannes |
1963 |
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França |
Observações
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projecção cinematográfica
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projecção cinematográfica |
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Prémio de Composição |
1º Prémio |
1960 |
Conservatório Nacional de Música de Lisboa |
URL |
Lisboa |
Portugal |
Observações |
http://www.em-conservatorio-nacional.rcts.pt/
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Prémio de História da Música |
1º Prémio |
1954 |
Conservatório Nacional de Música de Lisboa |
URL |
Lisboa |
Portugal |
Observações |
http://www.em-conservatorio-nacional.rcts.pt/
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Circulação
Groupes IV |
Estreia |
2024/May/15 |
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Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho |
Braga |
Portugal |
Bernardo Cruz (percussão) |
Observações |
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Groupes III |
Estreia |
2020/Oct/07 |
Recital Antena 2 |
O'culto da Ajuda |
Lisboa |
Portugal |
Elsa Silva (piano) |
Observações |
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Neume I |
Execução |
2020 |
Recital Antena 2 |
O'culto da Ajuda |
Lisboa |
Portugal |
Quarteto de Codas de Matosinhos |
Observações
|
Gravação
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Neume II |
Estreia |
2020/Oct/07 |
Recital Antena 2 |
O'culto da Ajuda |
Lisboa |
Portugal |
Elsa Silva (piano); Vítor Vieira (violino); Marco Pereira (violoncelo) (Quarteto de Cordas de Matosinhos) |
Observações
|
Gravação
|
|
Quatuor à cordes |
Execução |
2020/Oct/07 |
Recital Antena 2 |
O'culto da Ajuda |
Lisboa |
Portugal |
Quarteto de Cordas de Matosinhos |
Observações
|
Gravação
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Neume III |
Estreia |
2018/Nov/27 |
|
O'culto da Ajuda |
Lisboa |
Portugal |
Jorge Alves (viola) |
Observações |
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Quatuor à cordes |
Execução |
2017/May/06 |
Reencontros de Música Contemporânea: ARMANDO SANTIAGO: Concerto e conversa com o compositor |
Salão Nobre do Teatro Aveirense |
Aveiro |
Portugal |
Quarteto Douro |
Observações |
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|
Groupes II |
Estreia |
2017/May/06 |
Reencontros de Música Contemporânea: ARMANDO SANTIAGO: Concerto e conversa com o compositor |
Salão Nobre do Teatro Aveirense |
Aveiro |
Portugal |
Elsa Silva, piano |
Observações |
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Sonata 68 |
Estreia |
2000/May/25 |
24ºs Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Lisboa |
Portugal |
Francisco Monteiro (piano), Sofia Lourenço (piano), Pedro Couto Soares (flauta), Pedro Carneiro (percussão)
Álvaro Salazar (direcção) |
Observações |
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Neumes |
Execução |
2000/May/25 |
24os Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Lisboa |
Portugal |
Oficina Musical:
Radu Ungureanu (violino)
David Lloyd (viola)
Jed Barahal (violoncelo) |
Observações |
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Quatuor à cordes |
Estreia |
1999 |
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Auditório do Conservatoire de Musique et Art Dramatique du Québec |
Québec |
Canadá |
Trio BES: Sergei Nikonov (violino), Frank Perron (viola), Pierre Laurin (violoncelo) + Catherine Dallaire (violino) [com direcção de Armando Santiago] |
Observações |
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Visions de la fin du siècle |
Estreia |
1999/Apr/11 |
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Grande Sala de Concertos António Thompson |
Trois-Rivières |
Canadá |
Orchestre symphonique de Trois-Rivières, Gilles Bellemare (direcção) |
Observações |
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Groupes I |
Estreia |
1998 |
|
Auditório de L’Institut Canadien |
Québec |
Canadá |
Ensemble de l’Association pour la musique actuelle de Québec, Carol Lemieux (direcção) |
Observações |
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Neume I |
Estreia |
1998 |
|
Auditório do Conservatoire de Musique et Art Dramatique du Québec |
Québec |
Canadá |
Trio BES: Sergei Nikonov (violino), Frank Perron (viola), Pierre Laurin (violncelo) |
Observações |
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|
...un mur impossible... |
Estreia |
1993 |
|
Grande Auditório do Musée de Québec |
Québec |
Canadá |
Coro Canticum Novum A Cappella, Pierre Grondines (direcção) |
Observações |
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Musique pour quatre |
Estreia |
1990 |
|
Auditório de L’Institut Canadien |
Québec |
Canadá |
Rémy Ménard (sax. soprano), Alain Bois (sax. alto), Jean François Guay (sax. tenor), Serge Noyon (sax. barítono) |
Observações
|
concerto promovido pela Association pour la Musique Actuelle de Québec
|
concerto promovido pela Association pour la Musique Actuelle de Québec |
|
Piece pour cor et metaux |
Estreia |
1983 |
|
Auditório de L’Institut Canadien |
Québec |
Canadá |
Guy Carmichael (trompa, direcção), Murielle Légaré, Pierre Lavalée et André Bellefeuille (percussão) |
Observações |
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Prismes |
Estreia |
1982 |
|
Auditório do Conservatoire de Musique et Art Dramatique du Québec |
Québec |
Canadá |
Choeur du Conservatoire de Musique de Québec, Charles Dumas (direcção) |
Observações
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versão 1970
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Undecassonia |
Estreia |
1980 |
|
Auditório de L’Institut Canadien |
Québec |
Canadá |
Ensemble de l’Association pour la Musique Actuelle de Québec (AMAC), Daniel Swift (direcção) |
Observações
|
versão 1975
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|
Heterogenia – Movimento per 32 solisti |
Estreia |
1974/Jun/04 |
|
Fundação Calouste Gulbenkian - Grande Auditório |
Lisboa |
Portugal |
Orquestra Gulbenkian, Michel Tabachnik (direcção) |
Observações |
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|
Trois Miniatures |
Estreia |
1973/Oct/05 |
|
Salão Henrique Oswald |
Rio de Janeiro |
Brasil |
José Carlos Castro (clarinete) |
Observações |
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|
Pièce pour percussioniste seul |
Estreia |
1973 |
|
Auditório do Centre Culturel |
Trois-Rivières |
Canadá |
Gilles Bellemare (percussão) |
Observações |
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Simetrias |
Estreia |
1971 |
|
Auditório do Conservatoire de Musique et Art Dramatique du Québec à Trois Rivières |
Trois Rivières (Québec) |
Canadá |
Ensemble de Musique Contemporaine du Conservatoire de Musique de Québec, Armando Santiago (direcção) |
Observações |
|
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Musica per Orchestra |
Estreia |
1964/Jun |
|
Auditório da Accademia Nazionale di Santa Cecilia |
Roma |
Itália |
Orquestra Sinfónica da Academia de Santa Cecília, Danielle Paris (direcção) |
Observações |
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|
Suite para Fagote e Piano |
Estreia |
1962/Jun/02 |
Transmissão por Música Portuguesa – programa da Secção de Música de Câmara da Emissora Nacional de Radiodifusão |
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Lisboa |
Portugal |
João Mateus (fagote), Regina Cascais (piano) |
Observações |
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Música para «Dom Roberto» |
Estreia |
1962/May/30 |
|
Cinema Império |
Lisboa |
Portugal |
Gravação por membros da Orquestra Sinfónica da Emissora Nacional, Armando Santiago (direcção) |
Observações
|
Estreia do filme
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Trio |
Estreia |
1961 |
Transmissão por Música Portuguesa – programa da Secção de Música de Câmara da Emissora Nacional de Radiodifusão |
|
Lisboa |
Portugal |
Antonino David (violino), Maria de Macedo (violoncelo), Katherina Heinz (piano) |
Observações |
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|
Sonata |
Estreia |
1960 |
Transmissão por Música Portuguesa – programa da Secção de Música de Câmara da Emissora Nacional de Radiodifusão |
|
Lisboa |
Portugal |
Ricardo Ramalho (flauta), Clotilde Rosa (harpa) |
Observações |
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|
Três Cantigas de D. Dinis |
Estreia |
1960 |
|
Sala de Concertos do Conservatório Nacional de Lisboa |
Lisboa |
Portugal |
Fernanda Mela (soprano), Eduardo Simões (piano) |
Observações |
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Outras Actividades
Conferências |
Conferência sobre Pierre Schaeffer e a Música Concreta |
1961 |
|
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|
|
Portugal |
Observações
|
|
Conferência dada com Gil Miranda
|
Conferência dada com Gil Miranda |
|
Ensino |
Professor de História da Música e de Música de Câmara |
~ 1964 |
Academia de Música de Santa Cecília |
URL |
Academia de Música de Santa Cecília |
Lisboa |
Portugal |
Observações |
http://www.amsc.com.pt/
|
|
|
Ensino |
Professor de Teoria, Composição e Direcção |
1968 |
|
|
Conservatório de Trois-Rivières |
Trois-Rivières |
Canadá |
Observações |
|
|
|
Ensino |
Professor de Composição, Harmonia Tonal Avançada e Música de Câmara Contemporânea |
1978 - 1997 |
|
|
Conservatório do Quebec |
|
Canadá |
Observações |
|
|
|
Intérprete/Instrumentista |
Director |
1978 |
Orquestra Sinfónica do Conservatório do Quebec |
|
Conservatório do Quebec |
|
Canadá |
Observações |
|
|
|
Intérprete/Instrumentista |
Maestro Convidado |
1984 |
Orquestra Sinfónica do Collegium Musicum Pommersfelden |
|
Collegium Musicum Pommersfelden |
Pommersfelden |
Alemanha |
Observações |
|
|
|
Intérprete/Instrumentista |
Maestro Convidado |
1973 - 1985 |
Orquestra de Câmara da Sociedade Radio Canada |
|
|
|
Canadá |
Observações |
|
|
|
Intérprete/Instrumentista |
Director |
1982 - 1984 |
Orquestra Sinfónica de Lisboa |
|
|
Lisboa |
Portugal |
Observações |
|
|
|
Intérprete/Instrumentista |
Director |
1982 - 1984 |
Orquestra Sinfónica do Porto |
|
|
Porto |
Portugal |
Observações |
|
|
|
Ligação a Instituições |
Membro dos Corpos Sociais |
|
CAPAC |
|
|
|
Canadá |
Observações |
|
|
|
Ligação a Instituições |
Membro dos Corpos Sociais |
|
Conselho Canadiano da Música |
|
Conselho Canadiano da Música |
|
Canadá |
Observações |
|
|
|
Ligação a Instituições |
Membro |
|
Liga Canadiana de Compositores |
URL |
Liga Canadiana de Compositores |
Toronto |
Canadá |
Observações |
http://www.clc-lcc.ca/
|
|
|
Ligação a Instituições |
Membro |
|
SOCAN |
URL |
|
Toronto |
Canadá |
Observações |
http://www.socan.com/
|
|
|
Ligação a Instituições |
Director |
1978 - 1985 |
|
|
Conservatório do Quebec |
|
Canadá |
Observações |
|
|
|
Ligação a Instituições |
Director |
1974 - 1978 |
|
|
Conservatório de Trois-Rivières |
Trois-Rivières |
Canadá |
Observações |
|
|
|
Ligação a Instituições |
Colaborador no Estudo e Organização |
1965 - 1968 |
Biblioteca Nacional |
URL |
Biblioteca Nacional - Serviço de Música |
Lisboa |
Portugal |
Observações |
http://www.bn.pt/
|
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Ligação a Instituições |
Colaborador |
1960 - 1968 |
Fundação Calouste Gulbenkian |
|
Fundação Calouste Gulbenkian |
Lisboa |
Portugal |
Observações |
|
|
|
Bolsas, Residências e Financiamentos
Bolsa de Estudos |
1962 - 1964 |
|
|
|
Portugal |
Observações
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Trabalhou em Roma (Itália), com Boris Porena, e seguiu o curso de Goffredo Petrassi na Academia de Santa Cecília, obtendo o diploma de estudos superiores de composição.
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Trabalhou em Roma (Itália), com Boris Porena, e seguiu o curso de Goffredo Petrassi na Academia de Santa Cecília, obtendo o diploma de estudos superiores de composição. |
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Documentos
Formação
Identificação
Nome Artístico: Armando Santiago
Nascimento: 1932/Jun/18, Lisboa
Nacionalidade: Canadiana
Sexo: Masculino
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