LOPES Filipe (1981)  
Foto
Obras
Entrevista
Bibliografia
Partituras
Discografia
Áudio
Imagens
Vídeos
Multimédia
Programa Rádio
Programa Televisão
Outros
Dados de intérprete
Filipe Lopes nasceu em 1981, no Porto.

Em 2003 licenciou-se em Educação Musical na Escola Superior de Educação do Porto. Em 2007 completou o bacharelato em Composição na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (ESMAE), criando laços fortes com a música electrónica e novas tecnologias.

Em 2006 vence o prémio “melhor áudio experimental” no Festival Black&White e em 2007 foi compositor residente na Miso Music Portugal (LEC).

Em 2009 finaliza o mestrado no Instituto de Sonologia, em Haia, onde desenvolveu Õdaiko, um software de geração de partituras em tempo-real.

Leccionou música electrónica na ESMAE entre 2009 e 2011, onde também fundou o ensemble 343. De Setembro de 2010 a Agosto de 2012 foi curador do projecto Digitópia, na Casa da Música onde já desenvolvia actividade regular desde 2007 como colaborador, criador de workshops, concertos e software na área da educação musical.

Tem desenvolvido trabalho na área da composição de música electrónica e instalações multimédia, quer no âmbito do cinema, teatro ou video-instalação. Em 2012, foi um dos vencedores do prémio Cri.D.A. organizado por Guimarães- Capital Europeia da Cultura, e em 2013 vence o prémio europeu ECPNM para obras de música electrónica em tempo-real, com uma peça onde usa o software desenvolvido por si “Do Desenho e do Som”.

Em 2016, sob a orientação de Carlos Guedes e Bruce Pennycook, doutorou-se na Faculdade de Engenharia do Porto, em Média-Digitais, defendendo a sua dissertação: "Compor Música com o Espaço." Actualmente é docente na Universidade de Aveiro e na Escola Superior de Educação do Porto. É também investigador integrado no INET-Md e coordenador do LabJázzica - serviço educativo da Orquestra de Jazz de Matosinhos

LINKS EXTERNOS
Site oficial de Filipe Lopes: filipelopes.net
Evolute Consultoria Informática