|
Obras
|
Entrevista |
Bibliografia |
Partituras |
Discografia
|
Áudio
|
Imagens
|
Vídeos |
Multimédia |
Programa Rádio |
Programa Televisão |
Outros |
Dados de intérprete |
|
Cláudio de Pina. Artista sonoro e compositor. Organista titular do órgão histórico da Paroquial da Ajuda. Investigador no Grupo de Investigação de Música Contemporânea (CESEM). Detém um Diploma de Estudos Avançados em Artes Musicais (FCSH/ESML) na área de música contemporânea para órgão. Mestre em Artes Musicais, com distinção no quadro de Honra, Melhor Mestre 2018/19 (FCSH). Actualmente é candidato a Doutoramento e investigador FCT na área de música electroacústica e órgão. Estudou no IGL, Hot Jazz Clube e Eng. Física na FCUL. Estudou também com; Adrian Moore, Åke Parmerud, Annette Vande Gorne, César Viana, Eurico Carrapatoso, Gilles Gobeil, Hans Tutschku, Jaime Reis, Vincent Debut e Trevor Wishart.
A sua produção artística e científica foca-se em; análise musical, composição, música electroacústica, acústica, síntese sonora, órgão, interpretação e paisagem sonora.
O seu trabalho académico e artístico já foi premiado, editado e publicado internacionalmente em eventos como; Arte no Tempo, Aveiro Síntese, Binaural Nodar, Festival DME, Muslab, Festival Zeppelin, MA/IN, Perpectivas Sonoras e L’Espace du Son. As suas obras acusmáticas foram editadas nas colectâneas MA/IN 2019 e Métamorphoses 2020. Publicou em 2020, Asteroeidēs, música para órgão e electrónica e Palimpsestus, música acusmática. Lançou em 2022 seu álbum de estreia, Avant-garde Organ, edição crítica de obras vanguardistas em órgão histórico Português, com o apoio da Fundação GDA e publicado por 9 Musas.
LINKS EXTERNOS
Site Oficial de Cláudio de Pina
Researchgate
Academia
Última actualização: 5 de Julho de 2022
|
Biografia
Cláudio Miguel de Pina, nascido a 2 de Agosto de 1977 em Lisboa. Começou seus estudos musicais com sete anos de idade na Banda Filarmónica da Armada, onde estudou formação musical, órgão, trompete e guitarra. Com doze anos fez parte do Coro de Santa Maria de Belém, onde participou em várias recitas no Teatro Nacional de São Carlos. Continuou seus estudos no curso de Órgão de Tubos no Instituto Gregoriano de Lisboa tendo como professores; João Vaz, Ana Paula Mendes, Armando Possante, César Viana e Maria Helena Pires de Matos. Paralelamente, ingressa em Engenharia Física na Faculdade de Ciências de Lisboa. Seu interesse por composição começou a tomar mais importância, aprofundando os seus estudos em diversos workshops e masterclasses de composição, assim como aulas privadas com Eurico Carrapatoso. Nos anos seguintes dedicou-se ao Piano na área do Jazz, na Escola de Jazz Luís Villas-Boas, Hot Club, onde estudou com Felipe Melo e composição com Pedro Madaleno. Seu gosto pelo Jazz culmina na direcção de um quarteto de Jazz com órgão Hammond. Desenvolve iniciativas na área da Música Antiga, nomeadamente masterclasses com Adam Woolf e Win Becu e concertos na Paroquial onde é titular do órgão histórico de António Xavier Machado e Cerveira há já 25 anos. Seu interesse por música contemporânea e composição continua na área da Música Electroacústica; neste contexto estudou espacialização com Miguel Azguime e Annette Vande Gorne. Estudou também com Adrian Moore, Jaime Reis, Åke Parmerud, Gilles Gobeil e Trevor Wishart. Estudou Acústica com Vincent Debut. Concretizou a tese em Artes Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, sob orientação de Isabel Pires, onde explorou técnicas de composição contemporâneas para órgão de tubos e electroacústica. Como compositor já obteve várias distinções e selecções nacionalmente e internacionalmente.
LINKS EXTERNOS
Site Oficial de Cláudio de Pina
Researchgate
Academia
Encomendas
Dia do grande ruído |
2019 |
Arte no Tempo |
URL |
Aveiro |
Portugal |
Observações |
https://artenotempo.pt
|
|
|
2 Pallas |
2017 |
EMSCAN – electroacoustic music sound courses alumni network |
URL |
Lisboa |
Portugal |
Observações |
http://www.emscan-network.com/p/21-pecas-do-seculo-xxi.html
|
|
|
Prémios
Temptations |
Concours de Composition Acousmatique Métamorphoses 2020 |
Finalista |
2020 |
Musiques & Recherches |
URL |
|
Bélgica |
Observações |
http://www.musiques-recherches.be/fr/edition/editionmetamorphose
|
|
|
Boriska Kolokola · Бориска Колоколa |
MA/IN |
Finalista e selecção oficial |
2019 |
MA/IN Festival 2019 |
URL |
Matera |
Itália |
Observações
|
https://www.mainfest.it/main2019/
|
Acousmatix Mixtape 2019
|
|
Circulação
Tiento de falsas: homenaje a Ligeti |
Estreia |
2023/Dec/10 |
ECOS DO FUTURO: Paulatinamente... |
Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Ajuda |
Lisboa |
Portugal |
Cláudio Pina (órgão) |
Observações |
|
|
Quasi-Lontano (Omaggio a Ligeti) |
Estreia |
2023/May/04 |
Encontro de Música Contemporânea da NOVA 2023 |
Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Ajuda |
Lisboa |
Portugal |
Cláudio de Pina (órgão) |
Observações |
|
|
Temptations |
Estreia |
2022/Jun/01 |
Perspectivas Sonoras 2022 · CMMAS (curadoria do Festival DME) |
on-line |
|
México |
|
Observações |
|
|
Dia do grande ruído |
Estreia |
2021/May/29 |
Reencontros de Música Contemporânea 2021 |
GrETUA |
Aveiro |
Portugal |
Eduardo Dinis Santos (oboé), Nádia Carvalho (informática musical) |
Observações |
|
|
Svart Hål |
Estreia |
2019/Nov/17 |
Mein Vater Erzählt Mir Jeden Sonntag Unsere Neun Planeten |
Altofest Matera La Basilicata 2019 Festival |
Matera |
Itália |
|
Observações |
|
|
Boriska Kolokola · Бориска Колоколa |
Estreia |
2019/Sep/14 |
MA/IN 2019 MAtera INtermedia Festival |
Palazzo del Casale |
Matera |
Itália |
|
Observações |
|
|
Ceci n’est pas une… |
Estreia |
2019/Mar/08 |
Reencontros de Música Contemporânea |
|
Aveiro |
Portugal |
|
Observações |
|
|
10 Hygiea |
Estreia |
2018/Dec/16 |
24 hour radio performance of works inspired by the Universe |
CoseCosmiche |
Milão |
Itália |
|
Observações |
|
|
Vox Humana |
Estreia |
2018/Oct/20 |
|
IKLECTIK |
Londres |
Reino Unido |
|
Observações |
|
|
Sirius A and B |
Estreia |
2018/Jun/16 |
New Music: Touchpoints, Di nuova Maestria |
Lisboa Incomum |
Lisboa |
Portugal |
Yuri Matsuzaki · flauta |
Observações |
|
|
Book of Eternal Brass |
Estreia |
2017/Nov/04 |
MUSLAB |
Catedral San Juan Baptista |
Buenos Aires |
Argentina |
|
Observações |
|
|
Waiting for Capdeville |
Estreia |
2017/Oct/19 |
Projecto Constança . Isto não é um Happening... |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas . Universidade NOVA |
Lisboa |
Portugal |
Grupo Musico-Teatral de Isto não é um Happening... |
Observações |
|
|
4 Vesta |
Estreia |
2017/Jun/20 |
Ar condicionado ESBAL |
Faculdade de Belas Artes · Universidade de Lisboa |
Lisboa |
Portugal |
|
Observações |
|
|
1 Ceres |
Estreia |
2017/Apr/22 |
CanSat 2017 |
Aero Club Santa Cruz |
Torres Vedras |
Portugal |
|
Observações |
|
|
VISEOnarium |
Ante-Estreia |
2016/Dec/02 |
Binaural · Viseu rural 2.0 |
|
Viseu |
Portugal |
|
Observações |
|
|
Infernal Suite |
Estreia |
2014/Sep/26 |
|
Auditório Carlos Paredes |
Lisboa |
Portugal |
|
Observações |
|
|
TRIPO |
Estreia |
2013/Nov/09 |
KIBLIX / Mfru - Mednarodni festival računalniških umetnosti |
|
Maribor |
Eslovénia |
|
Observações |
|
|
Outras Actividades
Bolsas, Residências e Financiamentos
Documentos
Formação
Identificação
Nome Artístico: Cláudio de Pina
Nascimento: 1977/Aug/02
Sexo: Masculino
|