|
“A variação e a multiplicidade idioletal de um intérprete como Luís Miguel Leite, torna insuscetível qualquer classificação estilística e tipológica unívoca, pois os seus recitais de guitarra são como uma poética-heterofónica...”
Vítor Rua, 2019 Luís Miguel Leite (1993) é um guitarrista, performer e docente licenciado pela Universidade do Minho na classe do Prof. Doutor Ricardo Barceló e Mestre em Ensino de Música pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho. Relativamente à discografia conta já com: “Música Contemporânea Portuguesa para Guitarra” (2020) e “Post Hoc Ergo Propter Hoc” (2021), álbuns partilhados a solo e em música de câmara com o guitarrista José Teixeira, “Guitarra Clássica” (2019) a solo, participou no trabalho discográfico “Dream Sandwich” (2020) do compositor Yuri Umemoto (Japão) e no álbum “Pleiades” (2015) juntamente com a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins (OPGB). O seu trabalho tem vindo a marcar e marcou presença na programação da Antena 2, Rádio Vizela (programa Filarmonia), FafeTV, TCF (Canal Açoriano), RTP Madeira e outros media. Foi laureado e distinguido em dezenas de concursos de guitarra clássica nacionais e internacionais, de entre os quais se destacam o concurso do Festival Internacional de Guitarra Clássica Luigi Mozzani (Vibo Valentia – Itália) em 2011, o Concurso de Guitarra Juan Crisóstomo Arriaga (Bilbao – Espanha) em 2014, o Concurso Luso-Espanhol (Fafe - Portugal) nos anos 2007, 2008, 2009 e 2013, o Concurso Nacional de Guitarra (Ourém e Fátima - Portugal) em 2012, o Concurso Regional de Vila Verde em 2013 e o Concurso Gilberta Paiva em 2014, estes dois últimos na vertente de música de câmara. Foi nomeado ao prémio Ardinas d’Ouro (prémio Notícias de Fafe) pelo seu trabalho videográfico. Além da sua atividade artística desempenha funções de docência. É autor editado pela AvA Musical Editions. Última actualização: 8 de Fevereiro de 2022 Música Contemporânea Portuguesa para Guitarra |
---
"A variação e a multiplicidade idioletal de um intérprete como Luís Miguel Leite, torna insusceptível qualquer classificação estilística e tipológica unívoca, pois os seus recitais de guitarra são como uma poética-heterofónica. São um fluxo descontínuo e desconstrutivo, com diferenciadas frentes idioletais e idiomáticas. O idioleto, ou seja, o discurso singular e privado de Luís Miguel Leite, tem uma função erudita / contemporânea, onde impõe o seu selo a toda a sintomatologia, exibe um código, privado e independente, de um só Intérprete, emerge da significação catártica da sua experiência artística cujo interesse primordial reside na divulgação da Música Contemporânea Portuguesa para o seu instrumento: a Guitarra!”---
Última actualização: 19 de Outubro de 2020
Título | Compositor | Categoria musical | Instrumentação sintética | Data | Duração | Observações | InvisibleRow 1 | InvisibleRow 2 |
Arachne Vortex | Barruma, Cláudio | Solo | Instrumentação sintética | 6' 00" | Observações | guitarra | ||
|
||||||||
Lego | Cutileiro, Tiago | Solo | Instrumentação sintética | 1996 | 4' 00" | Observações | Guitarra | |
|
||||||||
diálogos...e...dos dias de Luz | Ferreira-Lopes, Paulo | Solo | Instrumentação sintética | 1990 | Observações | Guitarra | ||
|
||||||||
Duas Canções Populares Transmontanas | Lapa, Fernando C. | Solo | Instrumentação sintética | 2003 | 4' 00" | Observações | Guitarra | Mais um peneireiro |
|
||||||||
|
||||||||
Suite Doiro | Lapa, Fernando C. | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 2010 | Observações | 2 Guitarras | ||
|
||||||||
Miniaturas | Lima, Cândido | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 1980 | Observações | Violino e Guitarra | ||
|
||||||||
Cadernos de Invenções - Clarinete & Guitarra I | Lima, Cândido | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 2011 | Observações | Clarinete e Guitarra | ||
|
||||||||
Cadernos de Invenções - Clarinete & Guitarra III | Lima, Cândido | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 2011 | Observações | Clarinete e Guitarra | ||
|
||||||||
Cadernos de Invenções - Guitarra I | Lima, Cândido | Solo | Instrumentação sintética | 2011 | Observações | Guitarra | peça n.º 4 e n.º 8 | |
|
||||||||
|
||||||||
Cadernos de Invenções - Guitarra I | Lima, Cândido | Solo | Instrumentação sintética | 2011 | Observações | Guitarra | ||
|
||||||||
Cadernos de Invenções - Melodias A | Lima, Cândido | Solo | Instrumentação sintética | 2011 | Observações | Todos os instrumentos, incluindo voz | ||
|
||||||||
Cadernos de Invenções - Oboé & Guitarra I | Lima, Cândido | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 2011 | Observações | Oboé e Guitarra | ||
|
||||||||
Micro Images for guitar | Reis, Hugo Vasco | Solo | Instrumentação sintética | 2017 | 2' 00" | Observações | guitarra | |
|
||||||||
Magistri Mei: Bach | Reis, Jaime | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 2020 | 7' 40" | Observações | duas guitarras e electrónica ou uma guitarra e electroacústica sobre suporte |
III. Ex Fluvio IV. Sterne -> (estreia por Luís Miguel Leite e José Teixeira · 23 julho 2021 Teatro Cinema de Fafe) (Os outros andamentos, I e II são encomendas e até à data da última apresentação da obra ainda não tinham sido estreados) |
|
||||||||
|
||||||||
Ode | Rosa, Clotilde | Solo | Instrumentação sintética | 1982 | 8' 00" | Observações | Guitarra (Crótalos) | |
|
||||||||
Cinzas de Sísifo | Rosa, Clotilde | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 1986 | 10' 00" | Observações | Soprano e Guitarra | |
|
||||||||
Shrdlu | Rua, Vítor | Solo | Instrumentação sintética | 1995 | Observações | Guitarra | ||
|
||||||||
Stress | Rua, Vítor | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 1995 | Observações | 3 Guitarras | ||
|
||||||||
Trayas | Rua, Vítor | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 1995 | Observações | 3 Guitarras | ||
|
||||||||
Dromofonia | Rua, Vítor | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 2000 | Observações | Guitarra e Violino | ||
|
||||||||
As Palavras | Rua, Vítor | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 2001 | Observações | Soprano e Guitarra | ||
|
||||||||
Post Hoc Ergo Propter Hoc | Rua, Vítor | Performance | Instrumentação sintética | 2020 | 45' 00" | Observações | suporte digital, vídeo, duas guitarras eléctricas e performance | |
|
||||||||
Ludic I | Schvetz, Daniel | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 2001 | 2' 15" | Observações | Guitarra e Piano | |
|
||||||||
Ludic XIII | Schvetz, Daniel | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 2005 | 10' 00" | Observações | Guitarra Portuguesa e Guitarra | |
|
||||||||
La Luna | Vargas, António Pinho | Solo | Instrumentação sintética | 1996 | 3' 00" | Observações | Guitarra | |
|
||||||||
Obra | Compositor |
Fátima | Castro, Victor |
Micro-Estudos | Barceló, Ricardo |
Designação do Prémio | Prémio | Data | Entidade | URL | Localidade | País | Observações | ||
Festival Internacional de Guitarra Clássica Luigi Mozzani | 2.º Prémio | 2011 | Vibo Valentia | Itália | Observações | ||||