|
Entrevista |
Bibliografia |
Discografia
|
Áudio
|
Imagens |
Vídeos |
Multimédia |
Programa Rádio |
Programa Televisão |
Outros |
Dados de compositor |
|
Jorge Salgado Correia, flautista, tem realizado regularmente recitais a solo em diversos festivais de Música Contemporânea em Portugal e no estrangeiro, tendo estreado várias obras que lhe foram dedicadas. Doutorado pela Universidade de Sheffield na área de Interpretação Musical (Performance Studies) é professor auxiliar no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Paralelamente, tem também realizado inúmeros concertos de Música de Câmara com os grupos que integra habitualmente - Khora Ensemble, Quarteto de Sopros, e duos com guitarra, harpa, piano, pianoforte e percussão - e ainda, pontualmente, com outro tipo de formações, quer em Portugal quer no estrangeiro.
|
Instrumentos: Flauta transversal |
|
Biografia
|
Jorge Salgado Correia completou a sua formação musical em Portugal no Conservatório de Música do Porto e licenciou-se em Filosofia pela Universidade do Porto em 1985. Nos anos seguintes foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian para estudar na Holanda, obtendo o Diploma de Solista, em 1990, no Conservatório da Escola Superior de Belas Artes Constantijn Huygens, sob a orientação de Jorge Caryevschi.
Foi ainda bolseiro da Secretaria de Estado da Cultura na Escola Superior de Belas Artes de Amesterdão onde se especializou em Música Contemporânea para Flauta, Flautim e Flauta Alto, sob a orientação do Prof. Jos Zwaanenburg, em 1992. Paralelamente, estudou e participou em seminários sobre Estética e Filosofia da Música nas Faculdades de Musicologia e de Filosofia da Universidade de Amesterdão.
Integrado nos "Ensembles de Música do sec.XX" da Escola Superior de Belas Artes de Amesterdão entre 1990/92, gravou para a Televisão (KRO) e para os Estúdios NCRV e CNM da Rádio Holandesa. Participou em várias gravações, nomeadamente nas edições da Numérica no CD “Compositores Portugueses”, no CD “Concertos d’água” do Khora Ensemble. Gravou recentemente um CD com obras de compositores portugueses contemporâneos que resultaram de uma encomenda do IPAE feita ao Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, e que contou também com a participação do flautista István Matuz e da pianista Helena Marinho.
Tem realizado inúmeros concertos de Música de Câmara com os grupos que integra habitualmente (Khora Ensemble, Quarteto de Sopros, Trio de Flauta, Viola e Harpa, e Duos com guitarra, com Harpa, com piano e com percussão) e, pontualmente, com outro tipo de formações, quer em Portugal quer no estrangeiro. Em 2001, num projecto conjunto do Festival de Música da Universidade de Aveiro e da Orquestra das Beiras, realizou uma tournée com Patrick Gallois executando concertos para duo de solistas e orquestra. Tem também realizado regularmente recitais a solo em diversos Festivais de Música Contemporânea em Portugal, Espanha, Inglaterra, Holanda, França, Brasil e Hungria, tendo estreado várias obras que lhe foram dedicadas. É Professor no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, tendo concluído doutoramento na área de Interpretação Musical (Performance Practice), na Universidade de Sheffield, em Inglaterra, em Janeiro de 2003, com o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. |
|
Repertório Português dos Séculos XX e XXI
|
Repertório Português dos Séculos XX e XXI |
Título |
Compositor |
Categoria musical |
Instrumentação sintética |
Data |
Duração |
Observações |
Umbra |
Almeida, Patrícia Sucena |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1999 |
|
Observações |
|
|
Dois Poemas de Miguel Torga |
Carrapatoso, Eurico |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2006 |
5' 00" |
Observações |
voz média, flauta e guitarra |
|
|
Shards |
Carvalho, Sara |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1999 |
11' 00" |
Observações |
|
|
Solos III |
Carvalho, Sara |
Solo |
Instrumentação sintética
|
1999 |
11' 00" |
Observações |
Flauta (Flautim, Flauta Alto, Flauta Baixo e Recitante) |
|
|
Raiz |
Dias, Amílcar Vasques |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1977 |
13' 00" |
Observações |
Piano, Flauta e Electroacústica sobre Suporte |
|
|
Glicínia |
Dias, Amílcar Vasques |
Solo |
Instrumentação sintética
|
1997 |
4' 00" |
Observações |
|
|
Não Mais Sob a Árvore de Bô |
Dias, Amílcar Vasques |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1997 |
5' 00" |
Observações |
|
|
Óis d'Água |
Dias, Amílcar Vasques |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1997 |
8' 00" |
Observações |
|
|
Rosmaninho |
Dias, Amílcar Vasques |
Solo |
Instrumentação sintética
|
1997 |
4' 00" |
Observações |
|
|
Tojo |
Dias, Amílcar Vasques |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1997 |
6' 00" |
Observações |
|
|
Elaphe Scalaris |
Dias, Amílcar Vasques |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2000 |
6' 00" |
Observações |
Flauta, Violino, Piano e Electroacústica sobre Suporte |
|
|
Chaoi Rex |
Lourenço, Gonçalo |
Solo |
Instrumentação sintética
|
2001 |
7' 28" |
Observações |
|
|
Nó |
Melo, Virgílio |
Solo |
Instrumentação sintética
|
1985 |
|
Observações |
|
|
Circuitus |
Melo, Virgílio |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
|
|
Observações |
Flauta Alto, Flauta Baixo e Electrónica em Tempo Real |
|
|
A Escada Estreita |
Oliveira, João Pedro |
Solo |
Instrumentação sintética
|
1999 |
9' 00" |
Observações |
|
|
Percursos III |
Pereira, Olga |
Solo |
Instrumentação sintética
|
|
|
Observações |
Flauta Alto e Electroacústica sobre Suporte |
|
|
Figurações I |
Pires, Filipe |
Solo |
Instrumentação sintética
|
1968 |
4' 00" |
Observações |
|
|
¿Por qué No Me Tuteas? |
Prendas, Jorge |
Solo |
Instrumentação sintética
|
2003 |
|
Observações |
Flautas e Electroacústica sobre suporte |
|
|
Altro |
Rosa, António Chagas |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2000 |
12' 00" |
Observações |
|
|
Mémoires d'Automne - Tableau II |
Soveral, Isabel |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2000 |
7' 00" |
Observações |
|
|
Mémoires d'Automne - Tableau III A |
Soveral, Isabel |
Solo |
Instrumentação sintética
|
2003 |
8' 14" |
Observações |
Flauta Baixo e Electroacústica sobre Suporte |
|
|
|
|
Outro repertório |
|
Prémios
|
Prémios |
Designação do Prémio |
Prémio |
Data |
Entidade |
URL |
Localidade |
País |
Observações |
Concurso Nacional de Braga |
2º Prémio |
1984 |
Escola de Música Calouste Gulbenkian (Braga) |
|
Braga |
Portugal |
Observações |
|
Concurso Nacional de Braga |
2º Prémio |
1983 |
Escola de Música Calouste Gulbenkian (Braga) |
|
Braga |
Portugal |
Observações |
|
|
|
Apresentações públicas (selecção) |
|
Documentos
|
|
|