|
Foi em 1962 que a Fundação Calouste Gulbenkian decidiu estabelecer um agrupamento orquestral permanente, no início constituído apenas por doze elementos (Cordas e Baixo Contínuo), sob o nome de Orquestra de Câmara Gulbenkian. Esta formação inicial foi sendo progressivamente alargada, contando hoje a Orquestra Gulbenkian (designação adoptada desde 1971) com um efectivo de sessenta e seis instrumentistas, que pode ser pontualmente expandido de acordo com as exigências dos programas executados.
Esta constituição, pouco habitual nos nossos dias e situando-se entre a formação de câmara e a sinfónica, permite à Orquestra Gulbenkian a abordagem interpretativa de um amplo repertório que abrange todo o período Clássico, uma parte significativa da literatura orquestral do século XIX e muita da música do século XX. Obras pertencentes ao repertório corrente das grandes formações sinfónicas tradicionais, nomeadamente a produção orquestral de Haydn, Mozart, Beethoven, Schubert, Mendelssohn ou Schumann, podem assim ser dadas pela Orquestra Gulbenkian em versões mais próximas dos efectivos orquestrais para que foram originalmente concebidas, no que respeita ao equilíbrio da respectiva arquitectura sonora interior.
Os programas realizados pela Orquestra Gulbenkian obedecem, por princípio, a uma preocupação de incluir, no âmbito dos diversos períodos abrangidos pelo seu repertório, composições raramente ouvidas ou mesmo completamente desconhecidas do público em geral. Nesta perspectiva, a Orquestra apresentou já um grande número de primeiras audições absolutas de obras contemporâneas, muitas das quais encomendadas pela própria Fundação Calouste Gulbenkian, quer a grandes nomes da criação musical do nosso tempo, como Berio, Penderecki, Xenakis ou Halffter, entre outros, quer aos mais representativos compositores portugueses da actualidade. Tem vindo, assim, a exercer junto do grande público uma acção cultural de carácter formativo da maior importância.
Em cada temporada, a Orquestra Gulbenkian realiza no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, uma série regular de concertos, em cujo âmbito tem tido ocasião de colaborar com alguns dos maiores nomes do mundo da música (maestros e solistas), tendo por diversas vezes sido igualmente chamada a intervir em espectáculos de ópera. Por outro lado, percorre todos os anos em digressão um elevado número de localidades de Portugal, cumprindo desta forma uma significativa função descentralizadora.
No plano internacional, por sua vez, a Orquestra tem vindo a ampliar gradualmente a sua actividade, tendo até agora efectuado digressões na Europa, Ásia, África e Américas. No passado mais recente, de referir o convite que a Orquestra Gulbenkian recebeu para participar no Ciclo «Orquestas del Mundo», em Madrid, em que apresentou, com Evgeny Kissin como solista, a integral dos concertos para piano de Beethoven. Este programa foi também ouvido em Munique (Philharmonie im Gasteig) e Berlim (Philharmonie), onde a Orquestra o apresentou em Fevereiro de 2005. Em Dezembro de 2006, apresentou-se em Amesterdão, Paris e Madrid, numa digressão com a pianista Hélène Grimaud, e já em 2007, desta vez com os pianistas Arcadi Volodos e Lise de La Salle, realizou uma digressão à Alemanha e Hungria, tocando em cidades como Berlim, Munique, Hamburgo e Budapeste, entre outras. Neste mesmo ano, a Orquestra Gulbenkian regressou à Alemanha, para se apresentar com Lang Lang em cinco cidades diferentes.
A Orquestra Gulbenkian gravou já dezenas de discos, associando o seu nome às editoras discográficas Philips, Deutsche Grammophon, Hyperion, Teldec, Erato, Adès, Nimbus e Lyrinx, entre outras, e de onde ressalta o destaque dado à música portuguesa. Esta sua actividade foi distinguida desde muito cedo com diversos prémios internacionais de grande prestígio, designadamente o Grand Prix National du Disque da Académie du Disque Français (1967), o Grand Prix da Académie Nationale du Disque Lyrique (1969, 1975), o Grand Prix International du Disque da Académie Charles Cros (1972, 1974, 1980), o Laser d'Or da Académie du Disque Français (1988), o Prix Berlioz da Académie National du Disque Lyrique (1989), o Classique d'Or da Radiotelevisão do Luxemburgo (1990) e o Orphée d'Or (1991).
Entre os últimos projectos discográficos destaca-se o trabalho para a Deutsche Grammophon com o violoncelista Jian Wang (Concertos para Violoncelo e Orquestra de Haydn), em que a Orquestra Gulbenkian foi dirigida pelo maestro Muhai Tang (1999), o registo com obras de Vianna da Motta para a Hyperion, com o pianista Artur Pizarro e o maestro Martyn Brabbins (2000) e a colaboração com a guitarrista Sharon Isbin na gravação de dois concertos para guitarra e orquestra dos compositores Christopher Rouse e Tan Dun, de novo sob a direcção de Muhai Tang (2001), para a Teldec. Relativamente a este último registo, de sublinhar a atribuição, em 2002, de dois importantes prémios internacionais, um Grammy, na categoria de “Melhor Composição Contemporânea” (Concerto de Gaudí, de Rouse), e o Echo Klassik, na categoria de “Melhor Gravação”.
Já em 2004 foram editados pela Oehm os dois concertos para viola de Franz Anton Hoffmeister que a Orquestra Gulbenkian havia registado em colaboração com o violetista Ashan Pillai e sob a direcção do maestro Christopher Hogwood.
No presente ano, foi editada pela Naïf a gravação dos primeiros concertos de Liszt, Chostakovitch e Prokofiev que a Orquestra Gulbenkian, sob a direcção do maestro Lawrence Foster, realizou com Lise de La Salle em 2006.
Desde a temporada de 2002-2003, Lawrence Foster é o responsável pela direcção artística do agrupamento, acumulando as funções de Maestro Titular. Claudio Scimone, que ocupou este último cargo entre 1979 e 1986, foi nomeado em 1987 Maestro Honorário.
Julho de 2007
|
Nome | Instrumentos | Sub-categoria Instrumento / Voz | Observações | Invisible Row |
Alejandro Erlich-Oliva | Contrabaixo | 1º Solista | Observações | |
Alexandra Mendes | Violino | Segundo Violino (1º Solista) | Observações | |
Alla Javoronkova | Violino | Primeiro Violino | Observações | |
Ana Manzanilla | Violino | Primeiro Violino | Observações | |
André Cameron | Viola de arco | Observações | ||
Andrew Swinnerton | Oboé | 1º Solista | Observações | |
António Anjos | Violino | Segundo Violino (1º Solista) | Observações | |
António Miranda | Violino | Primeiro Violino | Observações | |
António Veiga Lopes | Violino | Primeiro Violino | Observações | |
Arlindo Santos | Fagote | 1º Solista | Observações | |
Barbara Friedhoff | Viola de arco | 1º Solista | Observações | |
Bin Chao | Violino | Primeiro Violino (2º Concertino Auxiliar) | Observações | |
Carlos Voss | Percussão | 1º Solista | Observações | |
Cecília Branco | Violino | Segundo Violino (2º Solista) | Observações | |
Christopher Hooley | Viola de arco | Observações | ||
Clélia Vital | Violoncelo | 1º Solista | Observações | |
Daniel Rowland | Violino | Primeiro Violino (Concertino Principal) | Observações | |
Darcy Edmunson-Andrade | Trompa | 2º Solista | Observações | |
David Burt | Trompete | 2º Solista | Observações | |
David Wahnon | Violino | Primeiro Violino | Observações | |
Denise Ribera | Flauta transversal | 2º Solista | Observações | |
Elena Paniouchkina | Violino | Segundo Violino | Observações | |
Elena Riabova | Violino | Primeiro Violino | Observações | |
Eric Murphy | Trompa | 2º Solista | Observações | |
Esther Georgie | Clarinete | 1º Solista | Observações | |
Floriana Oliveira | Violino | Segundo Violino | Observações | |
Gareguine Arouthounian | Violino | Primeiro Violino (2º Concertino Auxiliar) | Observações | |
Iouri Axenov | Contrabaixo | 1º Solista | Observações | |
Isabel Pimentel | Viola de arco | 2º Solista | Observações | |
Istvan Balazs | Violino | Primeiro Violino | Observações | |
Jonathan Luxton | Trompa | 1º Solista | Observações | |
Jorge Lé | Violino | Segundo Violino | Observações | |
Jorge Teixeira | Violino | Segundo Violino | Observações | |
José Coronado | Fagote | 2º Solista | Observações | |
José Maria Mosqueda | Clarinete | 2º Solista | Observações | |
Kenneth Best | Trompa | 1º Solista | Observações | |
Khatchatour Amirkhanian | Viola de arco | 1º Solista | Observações | |
Leonor Braga Santos | Viola de arco | Observações | ||
Leonor Moreira | Violino | Segundo Violino | Observações | |
Levon Mouradin | Violoncelo | Observações | ||
Maia Kouznetsova | Viola de arco | Observações | ||
Manuel Rêgo | Contrabaixo | 2º Solista | Observações | |
Maria Castro Balbi | Violino | Segundo Violino | Observações | |
Maria José Falcão | Violoncelo | 1º Solista | Observações | |
Marine Triolet | Contrabaixo | Observações | ||
Mark Ramirez | Contrabaixo | Observações | ||
Mary Sue Prather | Violoncelo | Observações | ||
Patrick Eisinger | Viola de arco | Observações | ||
Pedro Pacheco | Violino | Primeiro Violino | Observações | |
Pedro Ribeiro | Oboé | 2º Solista | Observações | |
Sophie Perrier | Flauta transversal | 1º Solista | Observações | |
Stephanie Abson | Violino | Segundo Violino | Observações | |
Stephan Shreiber | Violino | Segundo Violino | Observações | |
Stephen Mason | Trompete | 1º Solista | Observações | |
Tera Shimizu | Violino | Segundo Violino | Observações | |
Teresa Portugal Núncio | Violoncelo | 2º Solista | Observações | |
Varoujan Bartikian | Violoncelo | Observações | ||
Vasco Brôco | Violino | Primeiro Violino | Observações | |
Vasco Broco | Violino | Primeiro Violino | Observações | |
Título | Compositor | Categoria musical | Instrumentação sintética | Data | Duração | Invisible Row |
Fragment | a [ka'mi], | Música de câmara (+ de 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 2004 | 10' 00" | ensemble |
|
||||||
Glosa (In Memoriam) | a [ka'mi], | Orquestra | Instrumentação sintética | 2006 | 17' 00" | orquestra |
|
||||||
Peça para Eça | a [ka'mi], | Orquestra | Instrumentação sintética | 2007 | 12' 00" | orquestra |
|
||||||
Mens Sana in Corpore Sano | Almeida, Patrícia Sucena | Música de câmara (+ de 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 2003 | 6' 00" | Ensemble Instrumental |
|
||||||
Monstrum Horrendum | Almeida, Patrícia Sucena | Orquestra | Instrumentação sintética | 2003 | 7' 30" | Pequena Orquestra |
|
||||||
Pequeno Concerto para Clarinete e Paisagem | Alvim, Diogo | Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 2007 | 9' 00" | Clarinete em Sib e orquestra |
|
||||||
Réflexes III | Amaral, Pedro | Orquestra | Instrumentação sintética | 1999 | 12' 00" | Orquestra |
|
||||||
Sphinx | Antunes, João | Orquestra | Instrumentação sintética | 2006 | 14' 00" | Orquestra |
|
||||||
Concerto para Dois Pianos | Azevedo, Sérgio | Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 2003 | 23' 00" | 2 Pianos e Orquestra |
|
||||||
Paraísos Artificiais | Branco, Luís de Freitas | Orquestra | Instrumentação sintética | 1910 | 12' 00" | Orquestra |
|
||||||
Concerto para Violino e Orquestra | Branco, Luís de Freitas | Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1916 | 32' 30" | Violino e Orquestra |
|
||||||
Canto do Mar | Branco, Luís de Freitas | Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1918 | 5' 00" | Voz e Orquestra |
|
||||||
Suite Alentejana nº 1 | Branco, Luís de Freitas | Orquestra | Instrumentação sintética | 1919 | 17' 00" | Orquestra |
|
||||||
Variações e Fuga Tríplice sobre um Tema Original | Branco, Luís de Freitas | Orquestra | Instrumentação sintética | 1947 | Orquestra de cordas | |
|
||||||
O Senhor de Leste | Brandão, Paulo | Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1980 | Soprano, Orquestra e Electroacústica sobre Suporte | |
|
||||||
Clepsidra | Caires, Carlos | Orquestra | Instrumentação sintética | 1998 | Orquestra de Cordas | |
|
||||||
Estudo para Orquestra I | Campos, Jorge | Orquestra | Instrumentação sintética | 2004 | 4' 00" | Orquestra |
|
||||||
Que Mon Chant Ne Soit Plus d'Oiseau | Capdeville, Constança | Orquestra | Instrumentação sintética | 1991 | Orquestra de Câmara | |
|
||||||
Opus G | Coutinho, Luís | Instrumentação sintética | 15' 00" | Instrumentação desconhecida | ||
|
||||||
Concerto para Flauta e Orquestra | Delgado, Alexandre | Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1988 | 22' 00" | Flauta e Orquestra |
|
||||||
Concerto para Viola e Orquestra | Delgado, Alexandre | Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 2000 | 15' 00" | Viola e Orquestra |
|
||||||
Suite Concertante | Fernandes, Armando José | Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1967 | 20' 00" | Cravo e Orquestra de Câmara |
|
||||||
Epítome | Fernandes, João | Orquestra | Instrumentação sintética | 2007 | 6' 30" | Orquestra |
|
||||||
Divertimento para Orquestra | Frazão, Emanuel | Orquestra | Instrumentação sintética | 2001 | Orquestra | |
|
||||||
Três Esboços Geométricos em Forma de Miniatura | Gabirro, Bruno | Orquestra | Instrumentação sintética | 2003 | 4' 30" | Orquestra |
|
||||||
Ponto-Linha-Plano-Volume | Gabirro, Bruno | Orquestra | Instrumentação sintética | 2004 | 6' 15" | Orquestra |
|
||||||
Immenso | Gabirro, Bruno | Orquestra | Instrumentação sintética | 2005 | 15' 15" | Orquestra |
|
||||||
Sinfonia | Gabirro, Bruno | Orquestra | Instrumentação sintética | 2007 | 4' 00" | Orquestra |
|
||||||
vai faltar sempre um dia | Gabirro, Bruno | Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 2008 | 17' 00" | Violino e orquestra |
|
||||||
Sattva-Rajjah | Gentil, Teresa Ferreira | Orquestra | Instrumentação sintética | 2005 | 12' 00" | Orquestra |
|
||||||
Contraste | Henriques, Nuno Miguel | Orquestra | Instrumentação sintética | 2001 | Orquestra | |
|
||||||
Elementos | Henriques, Nuno Miguel | Música de câmara (+ de 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 2002 | 14' 00" | 12 instrumentos |
|
||||||
Um sonho em que nada vejo... | Henriques, Nuno Miguel | Orquestra | Instrumentação sintética | 2006 | 13' 00" | Orquestra |
|
||||||
A-MÈR-ES | Lima, Cândido | Orquestra | Instrumentação sintética | 1979 | 19' 17" | Orquestra e Electroacústica sobre Suporte |
|
||||||
Homena | Lima, Cândido | Orquestra | Instrumentação sintética | 1989 | 8' 00" | Orquestra |
|
||||||
... do Mar da Póvoa - MANTA | Lima, Cândido | Orquestra | Instrumentação sintética | 2004 | Orquestra | |
|
||||||
Sequência | Lopes, Ângela | Orquestra | Instrumentação sintética | 2001 | 7' 00" | Orquestra |
|
||||||
Heptâmetro | Lopes Cardoso, Luís | Orquestra | Instrumentação sintética | 2005 | 9' 00" | Orquestra |
|
||||||
Concerto da Camera col Violoncello Obbligato | Lopes-Graça, Fernando | Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1966 | Violoncelo e Orquestra | |
|
||||||
Sinfonieta (Hommage à Haydn) | Lopes-Graça, Fernando | Orquestra | Instrumentação sintética | 1980 | Orquestra de Câmara | |
|
||||||
Tentativas | Lourenço, Gonçalo | Orquestra | Instrumentação sintética | 2002 | 3' 15" | Orquesta |
|
||||||
Néctar | Lourenço, Gonçalo | Orquestra | Instrumentação sintética | 2003 | 7' 00" | Orquestra de Clarinetes |
|
||||||
Miríade | Madureira, João | Orquestra | Instrumentação sintética | 1999 | 8' 00" | Orquestra de Câmara |
|
||||||
Concerto para Piano e Orquestra | Martins, Maria de Lourdes | Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1990 | Piano e Orquestra | |
|
||||||
O Lobo, o Capuchinho e a Avó | Medeiros, Rogério | Orquestra | Instrumentação sintética | 2006 | 10' 00" | Pequena Orquestra |
|
||||||
Pictures of Green | Mendonça, Sílvia | Orquestra | Instrumentação sintética | 2007 | 5' 00" | Orquestra de câmara |
|
||||||
Per Argumentationem | Mendonça, Vasco | Orquestra | Instrumentação sintética | 2004 | 8' 00" | Orquestra |
|
||||||
Omens II | Nunes, Emmanuel | Música de câmara (+ de 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 1975 | 23' 00" | Ensemble Instrumental |
|
||||||
Ruf | Nunes, Emmanuel | Orquestra | Instrumentação sintética | 1977 | 36' 00" | Orquestra e Electroacústica sobre Suporte |
|
||||||
Duktus | Nunes, Emmanuel | Música de câmara (+ de 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 1987 | 30' 00" | 21 Instrumentos |
|
||||||
Quodlibet | Nunes, Emmanuel | Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1991 | 56' 00" | 28 Instrumentos, Sexteto de Percussão e Orquestra |
|
||||||
Machina Mundi | Nunes, Emmanuel | Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1992 | 63' 00" | Flauta, Clarinete, Tuba, Percussão, Coro Misto, Orquestra e Electroacústica sobre Suporte |
|
||||||
Musivus | Nunes, Emmanuel | Orquestra | Instrumentação sintética | 1998 | 40' 00" | Orquestra |
|
||||||
Tissures | Nunes, Emmanuel | Música de câmara (+ de 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 2002 | 25' 00" | Ensemble Instrumental |
|
||||||
Tangente | Oliveira, César de | Orquestra | Instrumentação sintética | 2004 | 3' 00" | Orquestra |
|
||||||
Pneuma Hagion | Oliveira, João Pedro | Instrumentação sintética | 1986 | Orquestra | ||
|
||||||
Threads II | Oliveira, João Pedro | Música de câmara (+ de 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 1987 | 13' 00" | Ensemble Instrumental |
|
||||||
Patmos | Oliveira, João Pedro | Ópera | Instrumentação sintética | 1990 | 45' 00" | solistas vocais, coro, orquestra e electrónica sobre suporte |
|
||||||
Visão | Oliveira, João Pedro | Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1992 | 25' 00" | soprano, orquestra e electrónica |
|
||||||
Abyssus ascendens ad aeternum splendorem | Oliveira, João Pedro | Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 2005 | 18' 00" | piano, orquestra e electrónica |
|
||||||
Concerto para Saxofone e Orquestra | Peixinho, Jorge | Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1961 | 10' 00" | Saxofone Alto e Orquestra |
|
||||||
Retrato de Helena | Peixinho, Jorge | Orquestra | Instrumentação sintética | 1982 | Orquestra | |
|
||||||
Concerto de Outono | Peixinho, Jorge | Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1983 | 28' 00" | Oboé e Orquestra |
|
||||||
Alis | Peixinho, Jorge | Música de câmara (+ de 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 1990 | 10' 00" | Ensemble Instrumental |
|
||||||
Azimute | Penha, Rui | Música de câmara (+ de 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 2003 | 8' 00" | Ensemble Instrumental |
|
||||||
Sublimatio | Penha, Rui | Orquestra | Instrumentação sintética | 2004 | 10' 00" | Orquestra |
|
||||||
Epos | Pires, Filipe | Orquestra | Instrumentação sintética | 1991 | 25' 00" | Orquestra |
|
||||||
Peça com título gráfico III | Quinteiro, João | Orquestra | Instrumentação sintética | 2007 | 20' 00" | orquestra |
|
||||||
Octeto II | Rafael, João | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 1986 | 18' 00" | Ensemble Instrumental |
|
||||||
Síntese 1.2 | Reis, Jaime | Música de câmara (+ de 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 2003 | 7' 00" | Ensemble de 14 Instrumentos |
|
||||||
Improvisação sobre Três Poemas de Al Berto | Reis, Jaime | Orquestra | Instrumentação sintética | 2004 | 4' 00" | Orquestra de Cordas |
|
||||||
Mensagem-Homenagem | Ribeiro, Hugo | Orquestra | Instrumentação sintética | 2003 | 6' 30" | Orquestra |
|
||||||
Impromptu | Ribeiro, Hugo | Música de câmara (+ de 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 2005 | 9' 00" | 13 Instrumentos |
|
||||||
In Memoriam | Ribeiro, Hugo | Orquestra | Instrumentação sintética | 2006 | 11' 30" | Orquestra |
|
||||||
Tres Gacelas | Rosa, António Chagas | Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1989 | 15' 00" | Mezzo-soprano e Orquestra de Câmara |
|
||||||
Antinous | Rosa, António Chagas | Orquestra | Instrumentação sintética | 1992 | 17' 00" | Orquestra Sinfónica e Quarteto de Cordas Obligato |
|
||||||
3 Consolations | Rosa, António Chagas | Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1998 | 22' 00" | Flauta de Bisel e Orquestra de Câmara |
|
||||||
6 Peças, op. 19 (de Arnold Schönberg) | Salazar, Álvaro | Orquestra | Instrumentação sintética | 1974 | 6' 00" | orquestra |
|
||||||
Glosa e Fanfarra sobre uma Fantasia de António Carreira | Salazar, Álvaro | Orquestra | Instrumentação sintética | 1975 | 25' 00" | orquestra |
|
||||||
Sinfonia nº 3 | Santos, Joly Braga | Orquestra | Instrumentação sintética | 1949 | 37' 00" | Orquestra |
|
||||||
Sinfonia nº 4 | Santos, Joly Braga | Orquestra | Instrumentação sintética | 1950 | 50' 00" | Orquestra |
|
||||||
Três Esboços Sinfónicos | Santos, Joly Braga | Orquestra | Instrumentação sintética | 1962 | 11' 00" | Orquestra |
|
||||||
Sinfonia nº 5 | Santos, Joly Braga | Orquestra | Instrumentação sintética | 1966 | 31' 00" | Orquestra |
|
||||||
Concerto para Violoncelo e Orquestra | Santos, Joly Braga | Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1987 | 22' 57" | Violoncelo e Orquestra |
|
||||||
Cristallisations sans être | Soeiro, Bruno | Orquestra | Instrumentação sintética | 2004 | 6' 00" | Orquestra |
|
||||||
Somewhere becoming silence | Soeiro, Bruno | Orquestra | Instrumentação sintética | 2005 | 5' 00" | Orquestra |
|
||||||
Kreis | Soeiro, Bruno | Música de câmara (+ de 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 3' 00" | Três percussões e seis violoncelos | |
|
||||||
Drave | Soldado, Luís | Orquestra | Instrumentação sintética | 2003 | 9' 00" | Orquestra |
|
||||||
Anelo | Soldado, Luís | Orquestra | Instrumentação sintética | 2004 | 3' 00" | Orquestra |
|
||||||
Paradeisoi | Soveral, Isabel | Orquestra | Instrumentação sintética | 2007 | 14' 00" | Orquestra |
|
||||||
Geometral | Vargas, António Pinho | Orquestra | Instrumentação sintética | 1988 | 20' 00" | Orquestra |
|
||||||
Explicit Drama | Vargas, António Pinho | Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1992 | Trio de Jazz e Orquestra | |
|
||||||
A Impaciência de Mahler | Vargas, António Pinho | Orquestra | Instrumentação sintética | 1999 | 20' 00" | Orquestra |
|
||||||
Judas | Vargas, António Pinho | Coro e Orquestra/Ensemble | Instrumentação sintética | 2002 | 30' 00" | Coro e Orquestra |
|
||||||
...von fremden ländler... | Vargas, António Pinho | Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 2004 | 20' 00" | Piano e Orquestra |
|
Obra | Compositor |
44.52 N - 92.30 W | Samarotto, Bob |
Achorripsis | Xenakis, Iannis |
Adagio | Pablo, Luis de |
Aroura | Xenakis, Iannis |
Atrées | Xenakis, Iannis |
Calling Across Time | Harvey, Jonathan |
Concerto a Quatro para Quarteto de Saxofones e Orquestra | Halffter, Cristóbal |
Concerto de Câmara para Piano e Conjunto Instrumental | Pablo, Luis de |
Concerto em Fá menor para Tuba e Orquestra | Williams, Ralph Vaughan |
Concerto n.º 2 para Piano e Orquestra | Pablo, Luis de |
Concerto para Pequena Orquestra, Op. 34 | Roussel, Albert |
Concerto para Percussão e Orquestra | Dao, Nguyen Thien |
Concerto para Viola e Orquestra | Gubaidulina, Sofia |
Concerto para Violino e Orquestra n.º 3 | Schnittke, Alfred |
Corale | Berio, Luciano |
Cosmos | Martins, Vasco |
Distant Light | Kanach, Sharon |
Drei Lieder | Stockhausen, Karlheinz |
Déserts | Varèse, Edgard |
Désintegrations | Murail, Tristan |
Erebouni, Op. 26 | Tjeknavorian, Loris |
Fragmento | Ligeti, György |
Hamletiana | Slavicki, Milan |
Improvisations I e II sur Mallarmé | Boulez, Pierre |
Intégrales | Varèse, Edgard |
Le Cercle du Vent | Reverdy, Michèle |
Le Pacte des Onze | Tabachnik, Michel |
Mavra | Stravinsky, Igor |
Melodien | Ligeti, György |
Metastasis | Xenakis, Iannis |
Modulations | Grisey, Gérard |
O Festim da Aranha, Op. 17 | Roussel, Albert |
Offrandes | Varèse, Edgard |
Phonus | Hurel, Philippe |
Poèmes pour Mi | Messiaen, Olivier |
Prélude à la Légende | Tabachnik, Michel |
Renga / Music for Four | Cage, John |
Requies | Berio, Luciano |
Signature One: A Mendelssohn Fantasy | Lambrecht, Homer |
Sinfonia de Câmara nº 1, op. 9 | Schoenberg, Arnold |
Sinfonia para pequena orquestra | Webern, Anton |
Sinfonietta para Cordas | Arutiunian, Alexander |
Suite Lírica | Berg, Alban |
Thallein | Xenakis, Iannis |
The Perilous Night | Cage, John |
Tre Laudi | Dallapiccolla, Luigi |
Triplo Concerto | Marco, Tomás |
Trois Petites Liturgies de la Présence Divine | Messiaen, Olivier |
Três Peças para Orquestra de Câmara | Schoenberg, Arnold |
Variações para orquestra | Webern, Anton |
Variazione Canoniche sulla Serie dell'Op. 14 di Schönberg | Nono, Luigi |