|
Entrevista |
Bibliografia |
Discografia
|
Áudio
|
Imagens |
Vídeos |
Multimédia |
Programa Rádio |
Programa Televisão |
Outros |
Dados de compositor |
|
Fundada no Porto em Maio de 1978, a "Oficina Musical" iniciou no mês seguinte a sua actividade, orientada para o estudo e divulgação da música do século XX. Até hoje levou a cabo mais de duas centenas de espectáculos, nos quais colaboraram, além dos elementos dos seus conjuntos instrumentais, jovens artistas em início de carreira (o apoio a estes últimos é uma das directrizes da "Oficina Musical") e agrupamentos e solistas do mais elevado nível, tais como o Estúdio Electrónico da Escola Superior de Música de Colónia, o Quarteto Takacs-Nagy, os pianistas Marie-Françoise Bucquet, Claude Helffer e Sequeira Costa, o violoncelista Siegfried Palm, o flautista Pierre-Yves Artaud, o trombonista Vinko Globokar e a teclista Annette Sachs. Entre numerosas obras incluídas nos seus programas, contam-se mais de setenta apresentações em primeira audição em Portugal, de autores tão significativos como Leos Janacék, Arnold Schoenberg, Goffredo Petrassi, Pierre Schaeffer, John Cage, Hanns Eisler, Ramón Barce, Claudio Prieto, Tomás Marco, Cristóbal Halffter, Luis de Pablo, Edward Boguslawski, George Crumb, Luc Ferrari, Luciano Berio, Paolo Castaldi, Heitor Villa-Lobos, Cláudio Santoro, Paul Méfano, Salvatore Sciarrino, Toru Takemitsu e Roqué Alsina. Em cumprimento do que se afirmava em nota inserida no programa inaugural, a "Oficina Musical" não tem limitado a sua acção à cidade do Porto, realizando ao longo das últimas temporadas e de acordo com um plano de descentralização, concertos em diversos pontos do país (Póvoa do Varzim, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Braga, Paços de Brandão, Matosinhos, Carvalhos, Espinho, Coimbra). Nos últimos anos, organizou concursos de Composição abertos a todos os compositores portugueses, sem limite de idade. Em 1982, foram lançadas as primeiras partituras editadas pela "Oficina Musical", iniciando-se assim um projecto editorial que prevê a publicação periódica de discos, trabalhos musicológicos e partituras de autores portugueses. A "Oficina Musical" participou nos Festivais de Vigo de 1980 e 1981, no "1º Ciclo de Música Contemporânea", organizado pela Disputación Provincial de Pentevedra (1982), nos ''Quatro Dias da Cultura Portuguesa em Sevilha'' (1982), no "Festival da Costa do Estoril" (1984, 1985 e 1987), na maior parte das edições dos Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea, nos Dias de Música Contemporânea de Vigo (1985), nos XIV, XV, XVI e XVII Festivais de Espinho, no VIII Festival da Costa Verde, no 34º Festival de Granada, nas ''Crónicas de Juventude'' (Pamplona, 1985), na "1ª Semana de Música Ibérica" em Ávila (1986), nas "1ªs Jornadas de Música Contemporânea Portuguesa", organizadas pela Fundação Calouste Gulbenkian em Madrid (1987), no III Festival de Música Contemporânea de Bogotá (1983) e em Festivais de Música Contemporânea na Alemanha (1995 e 1996) obtendo, em todas essas ocasiões, êxitos relevantes. Pelos serviços prestados à cultura do nosso País, a "Oficina Musical" foi agraciada com a Medalha de Mérito (Prata) pela Câmara Municipal do Porto, com a Medalha de Mérito Cultural da Secretaria de Estado da Cultura e com o Prémio do Dia do Autor da SPA (1993).
|
|
Biografia
|
Fundada no Porto em Maio de 1978, a "Oficina Musical" iniciou no mês seguinte a sua actividade, orientada para o estudo e divulgação da música do século XX. Até hoje levou a cabo mais de duas centenas de espectáculos, nos quais colaboraram, além dos elementos dos seus conjuntos instrumentais, jovens artistas em início de carreira (o apoio a estes últimos é uma das directrizes da "Oficina Musical") e agrupamentos e solistas do mais elevado nível, tais como o Estúdio Electrónico da Escola Superior de Música de Colónia, o Quarteto Takacs-Nagy, os pianistas Marie-Françoise Bucquet, Claude Helffer e Sequeira Costa, o violoncelista Siegfried Palm, o flautista Pierre-Yves Artaud, o trombonista Vinko Globokar e a teclista Annette Sachs. Entre numerosas obras incluídas nos seus programas, contam-se mais de setenta apresentações em primeira audição em Portugal, de autores tão significativos como Leos Janacék, Arnold Schoenberg, Goffredo Petrassi, Pierre Schaeffer, John Cage, Hanns Eisler, Ramón Barce, Claudio Prieto, Tomás Marco, Cristóbal Halffter, Luis de Pablo, Edward Boguslawski, George Crumb, Luc Ferrari, Luciano Berio, Paolo Castaldi, Heitor Villa-Lobos, Cláudio Santoro, Paul Méfano, Salvatore Sciarrino, Toru Takemitsu e Roqué Alsina. Em cumprimento do que se afirmava em nota inserida no programa inaugural, a "Oficina Musical" não tem limitado a sua acção à cidade do Porto, realizando ao longo das últimas temporadas e de acordo com um plano de descentralização, concertos em diversos pontos do país (Póvoa do Varzim, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Braga, Paços de Brandão, Matosinhos, Carvalhos, Espinho, Coimbra). Nos últimos anos, organizou concursos de Composição abertos a todos os compositores portugueses, sem limite de idade. Em 1982, foram lançadas as primeiras partituras editadas pela "Oficina Musical", iniciando-se assim um projecto editorial que prevê a publicação periódica de discos, trabalhos musicológicos e partituras de autores portugueses. A "Oficina Musical" participou nos Festivais de Vigo de 1980 e 1981, no "1º Ciclo de Música Contemporânea", organizado pela Disputación Provincial de Pentevedra (1982), nos ''Quatro Dias da Cultura Portuguesa em Sevilha'' (1982), no "Festival da Costa do Estoril" (1984, 1985 e 1987), na maior parte das edições dos Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea, nos Dias de Música Contemporânea de Vigo (1985), nos XIV, XV, XVI e XVII Festivais de Espinho, no VIII Festival da Costa Verde, no 34º Festival de Granada, nas ''Crónicas de Juventude'' (Pamplona, 1985), na "1ª Semana de Música Ibérica" em Ávila (1986), nas "1ªs Jornadas de Música Contemporânea Portuguesa", organizadas pela Fundação Calouste Gulbenkian em Madrid (1987), no III Festival de Música Contemporânea de Bogotá (1983) e em Festivais de Música Contemporânea na Alemanha (1995 e 1996) obtendo, em todas essas ocasiões, êxitos relevantes. Pelos serviços prestados à cultura do nosso País, a "Oficina Musical" foi agraciada com a Medalha de Mérito (Prata) pela Câmara Municipal do Porto, com a Medalha de Mérito Cultural da Secretaria de Estado da Cultura e com o Prémio do Dia do Autor da SPA (1993). |
|
Membros |
|
Repertório Português dos Séculos XX e XXI
|
Repertório Português dos Séculos XX e XXI |
Título |
Compositor |
Categoria musical |
Instrumentação sintética |
Data |
Duração |
Dialogue I |
Bochmann, Christopher |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1978 |
10' 00" |
|
Und Webern sprach... |
Capdeville, Constança |
Música de câmara (+ de 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1985 |
6' 00" |
|
Avena Ruda |
Carneyro, Cláudio |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1937 |
12' 00" |
|
Antagonia |
Delgado, Alexandre |
Solo |
Instrumentação sintética
|
1990 |
8' 00" |
|
Quarteto de Cordas |
Delgado, Alexandre |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1999 |
11' 24" |
|
Insulares II |
Frazão, Emanuel |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2000 |
|
Octeto para Sopros, Cordas e Percussão |
|
Autómatos da Areia |
Lima, Cândido |
Música Electroacústica sobre suporte |
Instrumentação sintética
|
1978 |
12' 00" |
Electroacústica sobre Suporte |
|
Canto de Amor e de Morte |
Lopes-Graça, Fernando |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1961 |
|
Quarteto de Cordas e Piano |
|
Três Inflorescências |
Lopes-Graça, Fernando |
Solo |
Instrumentação sintética
|
1973 |
11' 50" |
|
Quarteto de Arcos nº 2 |
Lopes-Graça, Fernando |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1982 |
|
|
Souvenir nº 1 |
Macías, Enrique X. |
Música de câmara (+ de 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1982 |
6' 30" |
|
A Glimpse of the Holy Darkness |
Melo, Virgílio |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1995 |
|
Flauta, Clarinete e Violoncelo |
|
Ritual II |
Monteiro, Francisco |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2008 |
|
|
Rouwach |
Oliveira, João Pedro |
Música de câmara (+ de 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1990 |
|
Ensemble de 12 Instrumentos |
|
Images de la Mémoire |
Oliveira, João Pedro |
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
1992 |
22' 00" |
soprano e sexteto de cordas |
|
Canto da Sibila |
Peixinho, Jorge |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1976 |
|
Clarinete, Piano e Percussão |
|
Lov II |
Peixinho, Jorge |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1983 |
12' 00" |
Flauta, Percussão, Piano, Violoncelo e Electroacústica sobre Suporte |
|
Ouçam a Soma dos Sons que Soam... |
Peixinho, Jorge |
Música de câmara (+ de 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1986 |
18' 00" |
|
Deux Pièces Meublées |
Peixinho, Jorge |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1988 |
7' 00" |
|
Reflexos |
Pinto, Luís Machado |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1989 |
|
|
Monólogos |
Pires, Filipe |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1983 |
10' 00" |
|
Palimpsestos II |
Salazar, Álvaro |
Solo |
Instrumentação sintética
|
1974 |
10' 00" |
|
Intermezzo I |
Salazar, Álvaro |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1983 |
10' 00" |
ensemble instrumental de estrutura variável |
|
Intermezzo II/A |
Salazar, Álvaro |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1989 |
11' 30" |
|
Intermezzo II/B |
Salazar, Álvaro |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1989 |
|
|
Intermezzo III |
Salazar, Álvaro |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1992 |
12' 00" |
flauta, cravo e quarteto de cordas |
|
Intermezzo IV/B |
Salazar, Álvaro |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1993 |
10' 00" |
|
Tropos Segundo |
Salazar, Álvaro |
Música de câmara (+ de 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1996 |
12' 00" |
|
Intrada I/A |
Salazar, Álvaro |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1998 |
5' 00" |
|
Acalanto para Implumes |
Salazar, Álvaro |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2006 |
8' 30" |
|
Puzzle |
Salazar, Álvaro |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2008 |
|
|
Sonata 68 |
Santiago, Armando |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1968 |
20' 00" |
2 Pianos, Flauta e Percussão |
|
Neumes |
Santiago, Armando |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
|
|
|
Círculos |
Vargas, António Pinho |
Música de câmara (+ de 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1986 |
|
|
Estudo/Figura |
Vargas, António Pinho |
Música de câmara (+ de 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1990 |
12' 00" |
|
Poetica dell'Estinzione (secondo Mikhail Sergueievitch) |
Vargas, António Pinho |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1992 |
6' 00" |
Flauta e Quarteto de Cordas |
|
|
|
Outro repertório
|
Outro repertório |
Obra |
Compositor |
Albor |
Marco, Tomás |
Almagesto |
Marco, Tomás |
Arambol |
Prieto, Claudio |
Auffrag |
Alsina, Carlos-Roqué |
Aus dem Nachlass |
Kagel, Mauricio |
Concerto de Lizara VIII |
Barce, Ramón |
Cânon à Memória de Stravinsky |
Schnittke, Alfred |
Dez Peças para Trio de Cordas |
Szymanski, Pawel |
Diagramas Cíclicos |
Santoro, Claúdio |
Duo |
Barce, Ramón |
I Met Heine on the Rue Fürstenberg |
Feldman, Morton |
Impressões para Conjunto de Câmara |
Ratiu, Adrian |
Joc |
Benguerel, Xavier |
Landscape |
Takemitsu, Toru |
Lo Spazio Inverso |
Sciarrino, Salvatore |
Mouvement Calme |
Méfano, Paul |
Movimento III |
Beck, Jochen |
Música Fúnebre |
Barce, Ramón |
Ouverture pour Orfeo |
Andriessen, Louis |
Quarteto nº 4 |
Barce, Ramón |
Quarteto para Cordas |
Boguslawski, Edward |
Rubato |
Tiensuu, Jukka |
Sequenza IX-a |
Berio, Luciano |
Sonata da Camera |
Petrassi, Goffredo |
Tautologos III |
Ferrari, Luc |
The Other Shape |
Lorrain, Denis |
Trivium |
Cano, Francisco |
Verses |
Birtwistle, Harrison |
Vierzehn Arten den Regen zu beschreiben |
Eisler, Hanns |
|
|
Prémios |
|
Apresentações públicas (selecção) |
|
Documentos
|
|
|