|
|
|
|
Drumming – Grupo de Percussão |
|
|
|
Entrevista |
Bibliografia |
Discografia
|
Áudio
|
Imagens |
Vídeos |
Multimédia |
Programa Rádio |
Programa Televisão |
Outros |
Dados de compositor |
|
O grupo de percussão Drumming surgiu em 1999, como resultado do primeiro curso de percussão de nível superior aberto em Portugal, em 1994, pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE) do Porto.
Com o apoio do Instituto Politécnico e da Escola Profissional de Música de Espinho e sob a direcção de Miguel Bernat - percussionista e pedagogo de prestígio internacional – o grupo, formado por alunos e professores do curso, apresentou-se com regularidade nas salas portuenses e noutros pontos do país, no CCB, na Corunha, em Valência e em Paris (a convite do Ensemble Ictus).
Respondendo à procura cultural neste domínio musical, Drumming é consequência também da crescente evolução da percussão erudita em Portugal e na própria cultura ocidental, representando, com a divulgação das grandes obras contemporâneas, um ganho progressivo de público para esta especialidade de grande inovação sonora e espectacularidade.
A estabilização, em termos profissionais e autónomos do projecto Drumming, foi um passo essencial para a continuação do trabalho de divulgação do mais significativo repertório existente para percussão, entrando na fase de desenvolvimento do seu próprio repertório, com compositores portugueses e internacionais.
A organização de seminários e conferências, bem como de um programa pedagógico próprio, integram o trabalho de pesquisa do grupo, orientado numa perspectiva ecléctica que se estende às áreas do teatro musical, da música étnica, da coreografia, da música electrónica e da interacção com outras artes. A vertente de atelier experimentalista e de fusão com outros géneros musicais e artísticos, realiza-se sob a designação de Drumming & Company – Porque não há limites para a partilha deste ritmo vital.
LINKS EXTERNOS
Site oficial · Drumming – Grupo de Percussão
Drumming – Grupo de Percussão no Facebook
|
|
Biografia
|
O grupo de percussão Drumming surgiu em 1999, como resultado do primeiro curso de percussão de nível superior aberto em Portugal, em 1994, pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE) do Porto.
Com o apoio do Instituto Politécnico e da Escola Profissional de Música de Espinho e sob a direcção de Miguel Bernat - percussionista e pedagogo de prestígio internacional – o grupo, formado por alunos e professores do curso, apresentou-se com regularidade nas salas portuenses e noutros pontos do país, no CCB, na Corunha, em Valência e em Paris (a convite do Ensemble Ictus).
Respondendo à procura cultural neste domínio musical, Drumming é consequência também da crescente evolução da percussão erudita em Portugal e na própria cultura ocidental, representando, com a divulgação das grandes obras contemporâneas, um ganho progressivo de público para esta especialidade de grande inovação sonora e espectacularidade.
A estabilização, em termos profissionais e autónomos do projecto Drumming, foi um passo essencial para a continuação do trabalho de divulgação do mais significativo repertório existente para percussão, entrando na fase de desenvolvimento do seu próprio repertório, com compositores portugueses e internacionais.
A organização de seminários e conferências, bem como de um programa pedagógico próprio, integram o trabalho de pesquisa do grupo, orientado numa perspectiva ecléctica que se estende às áreas do teatro musical, da música étnica, da coreografia, da música electrónica e da interacção com outras artes. A vertente de atelier experimentalista e de fusão com outros géneros musicais e artísticos, realiza-se sob a designação de Drumming & Company – Porque não há limites para a partilha deste ritmo vital.
LINKS EXTERNOS
Site oficial · Drumming – Grupo de Percussão
Drumming – Grupo de Percussão no Facebook |
|
Membros |
|
Repertório Português dos Séculos XX e XXI
|
Repertório Português dos Séculos XX e XXI |
Título |
Compositor |
Categoria musical |
Instrumentação sintética |
Data |
Duração |
poP cisuM |
Amaral, Pedro |
|
Instrumentação sintética
|
|
|
|
Sincro |
Côrte-Real, Nuno |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2004 |
8' 00" |
|
Z |
Côrte-Real, Nuno |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2007 |
5' 00" |
Barítono, Steel drums e percussão |
|
Say Beautiful |
Lapa, Fernando C. |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2002 |
10' 00" |
|
Maio Maduro Maio |
Mendonça, Vasco |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2007 |
4' 00" |
|
Clivages I |
Nunes, Emmanuel |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1987 |
20' 00" |
|
Lâminas Líquidas |
Oliveira, João Pedro |
Solo |
Instrumentação sintética
|
2002 |
12' 00" |
|
Vermalung III -Batman |
Pena, Luís Antunes |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2007 |
|
Quarteto de Percussão e electrónica |
|
Deep Water Music |
Rosa, António Chagas |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2002 |
8' 00" |
|
Free pink noise |
Rua, Vítor |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
|
|
|
Estudos e Interlúdios |
Vargas, António Pinho |
Música de câmara (+ de 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2000 |
25' 00" |
|
Step by Step, Wolfs! |
Vargas, António Pinho |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2002 |
6' 00" |
|
|
|
Outro repertório |
|
Prémios |
|
Apresentações públicas (selecção) |
|
Documentos
|
|
|
|
|
|
|