|
Entrevista |
Bibliografia |
Discografia
|
Áudio
|
Imagens |
Vídeos |
Multimédia |
Programa Rádio |
Programa Televisão |
Outros |
Dados de compositor |
|
Cesário Costa (n. 1970) tem vindo a distinguir-se em Portugal como um dos mais activos maestros da sua geração. A nova música é uma das suas prioridades, privilegiando um trabalho de grande proximidade com os compositores.
Realizou os seus estudos musicais em Paris, onde concluiu o Curso Superior de Piano, e na Alemanha, onde completou com a nota máxima a Licenciatura e o Mestrado em Direcção de Orquestra na Escola Superior de Música de Würzburg, na classe do Prof. Hans-Rainer Foerster.
Em 1997 foi o vencedor do III Concurso Internacional Fundação Oriente para Jovens Chefes de Orquestra. Nesse mesmo ano foi bolseiro do Festival de Música de Bayreuth.
Como maestro convidado, dirigiu a Orquestra Sinfónica Portuguesa, a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra Sinfónica de Nuremberga, a Orquestra Nacional do Porto, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, o Remix Orquestra, o Ensemble für Neue Musik (Würzburg), a Arhus Sinfonietta (Dinamarca), a Orquestra Filarmónica da Macedónia, a Filarmonia Sudecka (Polónia), a Orquestra do Algarve, a Orquestra do Norte, a Filarmonia das Beiras, o Grupo de Música Contemporânea da UniRio (Brasil), o ESART Ensemble, entre outras orquestras.
Participou em inúmeros Festivais de Música, de que se destacam o Festival de Música Atlantic Waves (Londres), Aberdeen (Escócia), Arhus (Dinamarca), Neerpelt (Bélgica), Dresden (Alemanha), Murcia (Espanha), Estoril, Póvoa do Varzim, Espinho, Mafra, Coimbra.
O seu já vasto repertório estende-se do barroco ao contemporâneo, incluindo mais de quarenta obras em estreia absoluta.
Colaborou com a Casa da Música (Porto) nas óperas Lo Speziale de Joseph Haydn, A Raposinha Matreira de Janacek, Brundibar de Hans Krasa e Der Jasager de Kurt Weil.
Dirigiu, entre outras obras, Pierrot Lunaire de Schönberg, a ópera Il Trionfo d’Amore de Francisco António de Almeida, a versão portuguesa da ópera Hänsel und Gretel de Humperdinck no Teatro da Trindade, a Sinfonia À Pátria de Vianna da Mota no Teatro Nacional de S. Carlos, e, com a OrchestrUtopica, três óperas em estreia absoluta na Culturgest. Em 2004 dirigiu a obra For Samuel Beckett de Morton Feldman no Teatro Nacional de S. Carlos.
Neste momento prepara um doutoramento na Universidade Nova de Lisboa, sobre o Maestro Pedro de Freitas Branco.
Actualmente é Maestro Titular da OrchestrUtopica e da Orquestra Clássica de Espinho. É também director artístico dos Concertos Promenade do Coliseu do Porto e professor na Universidade Católica Portuguesa
|
Instrumentos: Direcção |
|
Biografia
|
Cesário Costa (n. 1970) tem vindo a distinguir-se em Portugal como um dos mais activos maestros da sua geração. A nova música é uma das suas prioridades, privilegiando um trabalho de grande proximidade com os compositores.
Realizou os seus estudos musicais em Paris, onde concluiu o Curso Superior de Piano, e na Alemanha, onde completou com a nota máxima a Licenciatura e o Mestrado em Direcção de Orquestra na Escola Superior de Música de Würzburg, na classe do Prof. Hans-Rainer Foerster.
Em 1997 foi o vencedor do III Concurso Internacional Fundação Oriente para Jovens Chefes de Orquestra. Nesse mesmo ano foi bolseiro do Festival de Música de Bayreuth.
Como maestro convidado, dirigiu a Orquestra Sinfónica Portuguesa, a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra Sinfónica de Nuremberga, a Orquestra Nacional do Porto, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, o Remix Orquestra, o Ensemble für Neue Musik (Würzburg), a Arhus Sinfonietta (Dinamarca), a Orquestra Filarmónica da Macedónia, a Filarmonia Sudecka (Polónia), a Orquestra do Algarve, a Orquestra do Norte, a Filarmonia das Beiras, o Grupo de Música Contemporânea da UniRio (Brasil), o ESART Ensemble, entre outras orquestras.
Participou em inúmeros Festivais de Música, de que se destacam o Festival de Música Atlantic Waves (Londres), Aberdeen (Escócia), Arhus (Dinamarca), Neerpelt (Bélgica), Dresden (Alemanha), Murcia (Espanha), Estoril, Póvoa do Varzim, Espinho, Mafra, Coimbra.
O seu já vasto repertório estende-se do barroco ao contemporâneo, incluindo mais de quarenta obras em estreia absoluta.
Colaborou com a Casa da Música (Porto) nas óperas Lo Speziale de Joseph Haydn, A Raposinha Matreira de Janacek, Brundibar de Hans Krasa e Der Jasager de Kurt Weil.
Dirigiu, entre outras obras, Pierrot Lunaire de Schönberg, a ópera Il Trionfo d’Amore de Francisco António de Almeida, a versão portuguesa da ópera Hänsel und Gretel de Humperdinck no Teatro da Trindade, a Sinfonia À Pátria de Vianna da Mota no Teatro Nacional de S. Carlos, e, com a OrchestrUtopica, três óperas em estreia absoluta na Culturgest. Em 2004 dirigiu a obra For Samuel Beckett de Morton Feldman no Teatro Nacional de S. Carlos.
Neste momento prepara um doutoramento na Universidade Nova de Lisboa, sobre o Maestro Pedro de Freitas Branco.
Actualmente é Maestro Titular da OrchestrUtopica e da Orquestra Clássica de Espinho. É também director artístico dos Concertos Promenade do Coliseu do Porto e professor na Universidade Católica Portuguesa |
|
Repertório Português dos Séculos XX e XXI
|
Repertório Português dos Séculos XX e XXI |
Título |
Compositor |
Categoria musical |
Instrumentação sintética |
Data |
Duração |
Observações |
Organa |
Amaral, Pedro |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2001 |
15' 00" |
Observações |
|
|
Three American Portraits |
Azevedo, Sérgio |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2002 |
14' 00" |
Observações |
Flauta, Clarinete em Lá, Cor de Basset, Piano, Violino, Viola e Violoncelo |
|
|
Sinfonietta Semplice |
Azevedo, Sérgio |
Orquestra |
Instrumentação sintética
|
2004 |
14' 00" |
Observações |
|
|
Manfred |
Branco, Luís de Freitas |
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
1906 |
62' 30" |
Observações |
Solistas, Coro e Orquestra |
|
|
Duas Melodias |
Branco, Luís de Freitas |
Orquestra |
Instrumentação sintética
|
1909 |
10' 00" |
Observações |
|
|
Tentações de S. Frei Gil |
Branco, Luís de Freitas |
Orquestra |
Instrumentação sintética
|
1912 |
17' 00" |
Observações |
|
|
Suite Alentejana nº 1 |
Branco, Luís de Freitas |
Orquestra |
Instrumentação sintética
|
1919 |
17' 00" |
Observações |
|
|
Suite Alentejana nº 2 |
Branco, Luís de Freitas |
Orquestra |
Instrumentação sintética
|
1927 |
17' 00" |
Observações |
|
|
1640 |
Branco, Luís de Freitas |
Orquestra |
Instrumentação sintética
|
1939 |
14' 00" |
Observações |
|
|
Al niente... |
Caires, Carlos |
Música de câmara (+ de 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1993 |
13' 20" |
Observações |
|
|
Memos |
Caires, Carlos |
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
2005 |
|
Observações |
Piano, 2 Percussões e Ensemble Instrumental |
|
|
Dez Vocalizos para Leonor e Arcos |
Carrapatoso, Eurico |
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
1996 |
22' 36" |
Observações |
Soprano (ou Violino) e Orquestra de Cordas |
|
|
Aver-o-Mar |
Carrapatoso, Eurico |
Orquestra |
Instrumentação sintética
|
1999 |
17' 00" |
Observações |
|
|
Modos de Expressão Ilimitada II |
Carrapatoso, Eurico |
Orquestra |
Instrumentação sintética
|
1999 |
18' 00" |
Observações |
|
|
Música Praxitélica para Dois Deuses do Olimpo |
Carrapatoso, Eurico |
Orquestra |
Instrumentação sintética
|
2004 |
9' 00" |
Observações |
|
|
Díptico |
Carrapatoso, Eurico |
Orquestra |
Instrumentação sintética
|
2007 |
12' 00" |
Observações |
|
|
Stabat Mater |
Carrapatoso, Eurico |
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
2008 |
|
Observações |
Barítono, coro e ensemble |
|
|
Hänsel und Gretel |
Côrte-Real, Nuno |
Ópera |
Instrumentação sintética
|
2002 |
100' 05" |
Observações |
|
|
Lua, Canção de uma Morte |
Côrte-Real, Nuno |
Teatro Musical |
Instrumentação sintética
|
2003 |
21' 41" |
Observações |
Soprano, Clarinete Baixo e Orquestra de Câmara |
|
|
Rock |
Côrte-Real, Nuno |
Orquestra |
Instrumentação sintética
|
2003 |
8' 15" |
Observações |
|
|
Abertura Secondo Novecento |
Côrte-Real, Nuno |
Orquestra |
Instrumentação sintética
|
2005 |
4' 15" |
Observações |
|
|
A Montanha |
Côrte-Real, Nuno |
Ópera |
Instrumentação sintética
|
2007 |
38' 00" |
Observações |
Vozes Solistas e Orquestra de Câmara |
|
|
Cantata Verbum Caro |
Côrte-Real, Nuno |
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
2007 |
23' 00" |
Observações |
Baixo, Coro e Orquestra sinfónica |
|
|
Elegia |
Côrte-Real, Nuno |
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
2008 |
|
Observações |
Piano e Orquestra de Cãmara |
|
|
O Violino Cigano |
Gomes, Pedro Faria |
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
2006 |
25' 00" |
Observações |
|
|
Como se faz cor-de-laranja |
Gomes, Pedro Faria |
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
2007 |
25' 00" |
Observações |
Narrador e dezassete instrumentos |
|
|
Elementos |
Henriques, Nuno Miguel |
Música de câmara (+ de 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2002 |
14' 00" |
Observações |
|
|
Ostinato |
Lapa, Fernando C. |
Orquestra |
Instrumentação sintética
|
1984 |
5' 00" |
Observações |
|
|
Plural IV |
Lapa, Fernando C. |
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
1985 |
5' 00" |
Observações |
Soprano e Orquestra de Cordas |
|
|
O Céu, a Terra, o Vento Sossegado |
Lapa, Fernando C. |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1998 |
5' 00" |
Observações |
|
|
Imagens a Preto e Branco |
Lapa, Fernando C. |
Orquestra |
Instrumentação sintética
|
2001 |
12' 00" |
Observações |
|
|
Três Miniaturas |
Lopes Cardoso, Luís |
Música de câmara (+ de 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2004 |
5' 00" |
Observações |
|
|
Concerto nº 2 para Piano e Orquestra |
Lopes-Graça, Fernando |
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
1942 |
|
Observações |
|
|
Scherzo Heróico |
Lopes-Graça, Fernando |
Orquestra |
Instrumentação sintética
|
1949 |
6' 00" |
Observações |
|
|
Concertino para Piano, Cordas, Metais e Percussão |
Lopes-Graça, Fernando |
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
1954 |
15' 00" |
Observações |
|
|
Cinco Velhos Romances Portugueses |
Lopes-Graça, Fernando |
Orquestra |
Instrumentação sintética
|
1955 |
11' 35" |
Observações |
|
|
Concertino para Violeta e Orquestra |
Lopes-Graça, Fernando |
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
1962 |
13' 00" |
Observações |
|
|
Gabriela, Cravo e Canela |
Lopes-Graça, Fernando |
Orquestra |
Instrumentação sintética
|
1963 |
7' 00" |
Observações |
|
|
Fantasia |
Lopes-Graça, Fernando |
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
1974 |
|
Observações |
|
|
Sinfonieta (Hommage à Haydn) |
Lopes-Graça, Fernando |
Orquestra |
Instrumentação sintética
|
1980 |
|
Observações |
|
|
Metanoite |
Madureira, João |
Ópera |
Instrumentação sintética
|
2007 |
50' 00" |
Observações |
|
|
Suite Celestine |
Maló, Nuno |
Orquestra |
Instrumentação sintética
|
|
|
Observações |
|
|
Stream Toccata |
Marcelino, Emanuel |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2008 |
8' 00" |
Observações |
|
|
Caminho ao Céu |
Marecos, Carlos |
Música de câmara (+ de 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2003 |
21' 00" |
Observações |
2 Sopranos e Ensemble Instrumental |
|
|
Ligamos os Motores, Damos aos Remos |
Marecos, Carlos |
Música de câmara (+ de 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2003 |
11' 00" |
Observações |
|
|
Inês |
Marecos, Carlos |
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
2007 |
16' 45" |
Observações |
|
|
Linnunlaulu |
Moody, Ivan |
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
2003 |
12' 00" |
Observações |
Piano e Orquestra de câmara |
|
|
The Morning Star |
Moody, Ivan |
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
2003 |
12' 00" |
Observações |
Contrabaixo e Orquestra de Cordas |
|
|
Ouçam a Soma dos Sons que Soam... |
Peixinho, Jorge |
Música de câmara (+ de 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1986 |
18' 00" |
Observações |
|
|
Divertimento I |
Santos, Joly Braga |
Orquestra |
Instrumentação sintética
|
1960 |
24' 00" |
Observações |
|
|
Cantares Gallegos |
Santos, Joly Braga |
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
1983 |
|
Observações |
|
|
Staccato Brilhante |
Santos, Joly Braga |
Orquestra |
Instrumentação sintética
|
1988 |
|
Observações |
|
|
Antípoda |
Tinoco, Luís |
Música de câmara (+ de 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2000 |
8' 00" |
Observações |
|
|
Zapping |
Tinoco, Luís |
Orquestra |
Instrumentação sintética
|
2004 |
|
Observações |
|
|
Contos Fantásticos |
Tinoco, Luís |
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
2006 |
|
Observações |
|
|
Evil Machines |
Tinoco, Luís |
Teatro Musical |
Instrumentação sintética
|
2007 |
75' 00" |
Observações |
|
|
Search Songs |
Tinoco, Luís |
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
2007 |
|
Observações |
|
|
... from the depth of distance |
Tinoco, Luís |
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
2008 |
15' 30" |
Observações |
|
|
Duas Peças |
Vargas, António Pinho |
Orquestra |
Instrumentação sintética
|
1994 |
15' 00" |
Observações |
|
|
Nocturno/Diurno |
Vargas, António Pinho |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1994 |
8' 00" |
Observações |
|
|
Outro Fim |
Vargas, António Pinho |
Ópera |
Instrumentação sintética
|
2008 |
75' 00" |
Observações |
Soprano, 2 Meio-sopranos, Tenor, Barítono e Orquestra |
|
|
|
|
Outro repertório |
|
Prémios |
|
Apresentações públicas (selecção) |
|
Documentos
|
|
|