|
Entrevista |
Bibliografia |
Discografia
|
Áudio
|
Imagens
|
Vídeos |
Multimédia |
Programa Rádio |
Programa Televisão |
Outros |
Dados de compositor |
|
Nasceu em Beja em 1959.
Completou o Curso Superior de Canto do Conservatório Nacional e licenciou-se em Canto pela Escola Superior de Música de Lisboa. Estudou em Salzburg e Luzern com Elisabeth Grümmer e H. Diez. Trabalhou ainda com Gino Becchi, C. Thiolass, Regine Resnick e Marimi del Pozo.
Como solista tem actuado em inúmeros concertos de “Lied”, ópera e oratória, quer no nosso país, quer no estrangeiro. Destacam-se, nomeadamente, trabalhos para a Fundação Gulbenkian, RTP, RDP, Europália-91 (em Bruxelas), espectáculos no âmbito de Lisboa 94 — Capital da Cultura e a participação nos Festivais de Música dos Capuchos, Leiria, Estoril, Algarve, Póvoa de Varzim, Figueira da Foz e no Festival Internacional de Macau.
Em 1988 obteve o 1º prémio de Canto no Concurso da Juventude Musical Portuguesa e no Concurso Olga Violante; no mesmo ano, em Barcelona foi finalista no Concurso Francisco Viñas. Em 1990 foi laureada nos Concursos Internacionais de Oviedo e Luisa Todi.
Em Abril de ’98 integrou o elenco que fez a estreia mundial da ópera “Os Dias Levantados” de A. Pinho Vargas.
Foi escolhida para desempenhar um dos papéis principais da ópera “Corvo Branco” de Philip Glass, levada à cena na Expo ’98 e no Teatro Real de Madrid e, em Julho de 2001, no New York State Theatre (Lincoln Center - Nova Iorque).
Foi colaboradora do programa o "Despertar dos Músicos", "Acordar a Dois", "Amanhecer" e "Noite de Ópera" da Antena 2. Como autora foi responsável pelo programa "Cantabile" e actualmente pelo "EmCanto".
Na sua actividade docente, orientou a classe de Canto na Juventude Musical Portuguesa e na Escola de Música de Linda-a-Velha. Em 1994 orientou um Curso de Canto na Escola de Música de Santarém. Exerce, presentemente, funções de professora de Canto da Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa.
|
Instrumentos: Voz |
Subcategoria Instrumento / Voz: Soprano |
|
Biografia
|
Nasceu em Beja em 1959.
Completou o Curso Superior de Canto do Conservatório Nacional e licenciou-se em Canto pela Escola Superior de Música de Lisboa. Estudou em Salzburg e Luzern com Elisabeth Grümmer e H. Diez. Trabalhou ainda com Gino Becchi, C. Thiolass, Regine Resnick e Marimi del Pozo.
Como solista tem actuado em inúmeros concertos de “Lied”, ópera e oratória, quer no nosso país, quer no estrangeiro. Destacam-se, nomeadamente, trabalhos para a Fundação Gulbenkian, RTP, RDP, Europália-91 (em Bruxelas), espectáculos no âmbito de Lisboa 94 — Capital da Cultura e a participação nos Festivais de Música dos Capuchos, Leiria, Estoril, Algarve, Póvoa de Varzim, Figueira da Foz e no Festival Internacional de Macau. Dos muitos concertos e recitais destacam-se obras como “O Livro dos Jardins Suspensos” de Schönberg, “Les Noces” de Stravinsky, “Les Illuminations” de Britten, a Cantata op.29 de Webern, obras de Chagas Rosa, os “Carmina Burana” de Orff e as Operetas “Monsieur Choufleuri…” e “Bataclan” de Offenbach.
Em 1988 obteve o 1º prémio de Canto no Concurso da Juventude Musical Portuguesa e no Concurso Olga Violante; no mesmo ano, em Barcelona foi finalista no Concurso Francisco Viñas. Em 1990 foi laureada nos Concursos Internacionais de Oviedo e Luisa Todi.
Gravou para CD uma colectânea de canções de Natal para canto e guitarra e um programa de peças musicais relacionadas com o Palácio da Ajuda. Em 1996 foi a soprano-solista das gravações para CD da obra “Matutino dei Morti” de J. D. Bomtempo. Em 1999, integrou o elenco que gravou para CD a ópera de M. Portugal “Le Donne Cambiate”, no papel de “Condessa Ernesta”. Em 2006 lançou, em conjunto com o guitarrista Carlos Gutkin, o cd de música Íbero-Americana "Melodia Sentimental".
No Festival de Macau de 1992 interpretou, com grande sucesso, o papel de “Rosina” em “O Barbeiro de Sevilha” de Rossini. A sua carreira tem tido um destaque especial no âmbito da ópera e música cénica podendo ser referidos os papéis de : “Oscar” (“O Baile de Máscaras”), “Marie” (“A Filha do Regimento”), “Ninette” (“O Amor das Três Laranjas”), “Musetta” (“La Bohéme”), “Adele” (“O Morcego”), “Clorinda” (“La Cenerentola”), “Condessa Ernesta” (“As Damas Trocadas”), “Hanna” (“A Viúva Alegre”), “Najade” (“Ariadne auf Naxos”), “Cunegonde“ (“Candide”), “Vespetta” (“Pimpinone”), “Eurydice” (“Orfeu nos Infernos”), “Roussignol” (na ópera homónima de Stravinsky), “The English Cat” (Henze), “Albert Herring” (Britten), entre muitos outros.
Em Abril de ’98 integrou o elenco que fez a estreia mundial da ópera “Os Dias Levantados” de A. Pinho Vargas.
Foi escolhida para desempenhar um dos papéis principais da ópera “Corvo Branco” de Philip Glass, levada à cena na Expo ’98 e no Teatro Real de Madrid e, em Julho de 2001, no New York State Theatre (Lincoln Center - Nova Iorque).
Futuros compromissos incluem a gravação de um CD e diversos concertos e recitais.
Foi colaboradora do programa o "Despertar dos Músicos", "Acordar a Dois", "Amanhecer" e "Noite de Ópera" da Antena 2. Como autora foi responsável pelo programa "Cantabile" e actualmente pelo "EmCanto".
Na sua actividade docente, orientou a classe de Canto na Juventude Musical Portuguesa e na Escola de Música de Linda-a-Velha. Em 1994 orientou um Curso de Canto na Escola de Música de Santarém. Exerce, presentemente, funções de professora de Canto da Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa. |
|
Repertório Português dos Séculos XX e XXI
|
Repertório Português dos Séculos XX e XXI |
Título |
Compositor |
Categoria musical |
Instrumentação sintética |
Data |
Duração |
Observações |
Minuete |
Branco, Luís de Freitas |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1915 |
2' 30" |
Observações |
|
|
O Motivo da Planície |
Branco, Luís de Freitas |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1915 |
4' 00" |
Observações |
|
|
Canto do Mar |
Branco, Luís de Freitas |
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
1918 |
5' 00" |
Observações |
|
|
Três Sonetos de Antero |
Branco, Luís de Freitas |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1941 |
11' 00" |
Observações |
|
|
Canto Rouco |
Brandão, Paulo |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1984 |
|
Observações |
|
|
Noite Transfigurada |
Brandão, Paulo |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1987 |
|
Observações |
|
|
Dez Vocalizos para Leonor e Arcos |
Carrapatoso, Eurico |
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
1996 |
22' 36" |
Observações |
Soprano (ou Violino) e Orquestra de Cordas |
|
|
Mesdames de la Halle (As Madamas do Bolhão) |
Carrapatoso, Eurico |
Ópera |
Instrumentação sintética
|
2002 |
60' 00" |
Observações |
Vozes e Ensemble Instrumental |
|
|
Plural IV |
Lapa, Fernando C. |
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
1985 |
5' 00" |
Observações |
Soprano e Orquestra de Cordas |
|
|
Primeira Anteriana |
Lopes-Graça, Fernando |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1928 |
|
Observações |
|
|
Segunda Anteriana |
Lopes-Graça, Fernando |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1969 |
|
Observações |
|
|
Requiem |
Lopes-Graça, Fernando |
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
1979 |
45' 00" |
Observações |
4 Vozes Solistas, Coro Misto e Orquestra |
|
|
Três Momentos para Ana Hatherly |
Madureira, João |
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
2003 |
17' 47" |
Observações |
2 Sopranos, Recitante e Orquestra de Câmara |
|
|
À Flor das Águas Verdes |
Peixinho, Jorge |
Coro (a cappella)/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
1982 |
12' 00" |
Observações |
|
|
Songs of the Beginning |
Rosa, António Chagas |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1992 |
9' 00" |
Observações |
|
|
Cânticos para a Remissão da Fome |
Rosa, António Chagas |
Ópera |
Instrumentação sintética
|
1994 |
60' 00" |
Observações |
|
|
Sept Épigrammes de Platon |
Rosa, António Chagas |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1997 |
6' 00" |
Observações |
|
|
Quatro Canções sobre Poemas de Fernando Pessoa |
Santos, Joly Braga |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1943 |
|
Observações |
|
|
Evil Machines |
Tinoco, Luís |
Teatro Musical |
Instrumentação sintética
|
2007 |
75' 00" |
Observações |
|
|
Os Dias Levantados |
Vargas, António Pinho |
Ópera |
Instrumentação sintética
|
1998 |
105' 00" |
Observações |
2 Sopranos, Alto, Contratenor, Tenor, 2 Barítonos, Baixo, Coro de Câmara, Coro Misto e Orquestra |
|
|
|
|
Outro repertório
|
Outro repertório |
Obra |
Compositor |
3 Gedichten für Doris |
Stockhausen, Karlheinz |
Ariadne auf Naxos |
Strauss, Richard |
Corvo Branco |
Glass, Philip |
Das Buch der hängenden Gärten |
Schoenberg, Arnold |
Gloria |
Poulenc, Francis |
Kantate op. 29 |
Webern, Anton |
Les Noces |
Stravinsky, Igor |
Roussignol |
Stravinsky, Igor |
|
|
Prémios
|
Prémios |
Designação do Prémio |
Prémio |
Data |
Entidade |
URL |
Localidade |
País |
Observações |
Concurso Internacional de Oviedo |
1º Prémio |
1990 |
Câmara de Oviedo |
URL
|
Oviedo |
Espanha |
Observações |
|
Concurso Internacional Luísa Todi |
1º Prémio |
1990 |
Câmara Municipal de Setúbal |
URL
|
Setúbal |
Portugal |
Observações |
|
Concurso Olga Violante |
1º Prémio |
1988 |
|
|
|
Portugal |
Observações |
|
Concurso da Juventude Musical Portuguesa |
1º Prémio |
1988 |
Juventude Musical Portuguesa |
URL
|
Lisboa |
Portugal |
Observações |
|
|
|
Apresentações públicas (selecção) |
|
Documentos
|
|
|