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Pianista norueguesa, radicada em Portugal, Anne Kaasa é caracterizada pela revista musical francesa Le Monde de la Musique como “uma pianista que se destaca no abundante mundo de solistas pela profundidade das suas interpretações, pela fluidez do seu discurso musical e pela delicadeza do seu toucher”.
A sua actividade de solista levou-a a tocar em salas como Wigmore Hall (Londres), Grande Auditório da Fundação Gulbenkian (Lisboa), Grande Auditório de CCB (Lisboa), Auditorio Nacional (Madrid), Ateneu Romano (Bucareste), Palácio Sheremetev (S. Petersburgo), Salle Moliére (Lyon), Gamle Logen (Oslo) e Troldhaugen (Bergen).
Apresentou-se como solista com orquestras entre as quais a Orquestra Gulbenkian, Orquestra de la Comunidad de Madrid, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Nacional do Porto, Orquestra de Timisoara, Filarmónica de Baden-Baden, Orquestra de Câmara de Florença e Orquestra de Granada, Orquestra de Craiowa e Sinfonieta de Lisboa em colaboração com maestros como José Ramón Encinar, Laurent Petitgirard, Yu Feng, Marc Tardue, Manuel Ivo Cruz, Georgi Costin, Flávio Chamis, Johannes Willig, Cesário Costa, Vasco Pearce Azevedo e Ernst Schelle.
É licenciada da Escola Superior de Música de Lisboa. Concluiu, em 2009, o Mestrado em Performance na Universidade de Aveiro. Neste âmbito realizou um trabalho de pesquisa que resultou na dissertação "Uma aproximação à estética da obra para piano de Clotilde Rosa". É professora de piano no Conservatório Nacional de Lisboa.
O repertório de Anne Kaasa estende-se de Bach aos Contemporâneos. Trabalhou com muitos compositores actuais e estreou várias obras dos mesmos, entre os quais: António Pinho Vargas, Philippe Fénelon, Clotilde Rosa, Sérgio Azevedo, Amilcar Vasques Dias, Daniel Schwetz, Pedro Faria Gomes, António Victorino D’Almeida e Kjell Mørk Karlsen. Com a Orquestra Gulbenkian e o Maestro José Ramon Encinar fez, em 2002, a estreia absoluta do Concerto nº 2 para piano e orquestra do compositor francês Philippe Fénelon, que lhe foi dedicado. Em 2004 fez a estreia de “...von fremden ländler...” para piano solo e orquestra de António Pinho Vargas, com a Orquestra Gulbenkian e o Maestro Yu Feng.
Colaborou em música de câmara com, entre muitos outros, o violoncelista Truls Mørk e os violinistas Arve Tellefsen e Ragnhild Hemsing.
Anne Kaasa gravou para rádios nacionais em França, Espanha, Eslovénia, Italia, Moldávia, Noruega e Portugal. Gravou a integral das sonatas de Grieg para violino e piano com o violinista Aníbal Lima para EMI Classics. As suas gravações a solo de obras de Grieg e Ravel para as editoras, Grave e Saphir foram muito elogiadas pela crítica musical (como Le Monde de la Musique em Paris, La Stampa, em Roma e Aftenposten em Oslo). Em 2011 foi lançado um CD seu para a editora Saphir em Paris, com obras para piano solo de Debussy. Esta gravação recebeu também excelentes críticas na imprensa musical francesa e na Radio France, inclusive a distinção de 5 Diapasons na revista prestigiada Diapason.
PÁGINA OFICIAL
Anne Kaasa
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Instrumentos: Piano |
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Biografia
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Pianista norueguesa, radicada em Portugal, Anne Kaasa é caracterizada pela revista musical francesa Le Monde de la Musique como “uma pianista que se destaca no abundante mundo de solistas pela profundidade das suas interpretações, pela fluidez do seu discurso musical e pela delicadeza do seu toucher”.
A sua actividade de solista levou-a a tocar em salas como Wigmore Hall (Londres), Grande Auditório da Fundação Gulbenkian (Lisboa), Grande Auditório de CCB (Lisboa), Auditorio Nacional (Madrid), Ateneu Romano (Bucareste), Palácio Sheremetev (S. Petersburgo), Salle Moliére (Lyon), Gamle Logen (Oslo) e Troldhaugen (Bergen).
Apresentou-se como solista com orquestras entre as quais a Orquestra Gulbenkian, Orquestra de la Comunidad de Madrid, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Nacional do Porto, Orquestra de Timisoara, Filarmónica de Baden-Baden, Orquestra de Câmara de Florença e Orquestra de Granada, Orquestra de Craiowa e Sinfonieta de Lisboa em colaboração com maestros como José Ramón Encinar, Laurent Petitgirard, Yu Feng, Marc Tardue, Manuel Ivo Cruz, Georgi Costin, Flávio Chamis, Johannes Willig, Cesário Costa, Vasco Pearce Azevedo e Ernst Schelle.
É licenciada da Escola Superior de Música de Lisboa. Concluiu, em 2009, o Mestrado em Performance na Universidade de Aveiro. Neste âmbito realizou um trabalho de pesquisa que resultou na dissertação "Uma aproximação à estética da obra para piano de Clotilde Rosa". É professora de piano no Conservatório Nacional de Lisboa.
O repertório de Anne Kaasa estende-se de Bach aos Contemporâneos. Trabalhou com muitos compositores actuais e estreou várias obras dos mesmos, entre os quais: António Pinho Vargas, Philippe Fénelon, Clotilde Rosa, Sérgio Azevedo, Amilcar Vasques Dias, Daniel Schwetz, Pedro Faria Gomes, António Victorino D’Almeida e Kjell Mørk Karlsen. Com a Orquestra Gulbenkian e o Maestro José Ramon Encinar fez, em 2002, a estreia absoluta do Concerto nº 2 para piano e orquestra do compositor francês Philippe Fénelon, que lhe foi dedicado. Em 2004 fez a estreia de “...von fremden ländler...” para piano solo e orquestra de António Pinho Vargas, com a Orquestra Gulbenkian e o Maestro Yu Feng.
Colaborou em música de câmara com, entre muitos outros, o violoncelista Truls Mørk e os violinistas Arve Tellefsen e Ragnhild Hemsing.
Anne Kaasa gravou para rádios nacionais em França, Espanha, Eslovénia, Italia, Moldávia, Noruega e Portugal. Gravou a integral das sonatas de Grieg para violino e piano com o violinista Aníbal Lima para EMI Classics. As suas gravações a solo de obras de Grieg e Ravel para as editoras, Grave e Saphir foram muito elogiadas pela crítica musical (como Le Monde de la Musique em Paris, La Stampa, em Roma e Aftenposten em Oslo). Em 2011 foi lançado um CD seu para a editora Saphir em Paris, com obras para piano solo de Debussy. Esta gravação recebeu também excelentes críticas na imprensa musical francesa e na Radio France, inclusive a distinção de 5 Diapasons na revista prestigiada Diapason.
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Anne Kaasa |
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Repertório Português dos Séculos XX e XXI
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Repertório Português dos Séculos XX e XXI |
Título |
Compositor |
Categoria musical |
Instrumentação sintética |
Data |
Duração |
Observações |
Diálogo |
Almeida, António Victorino d' |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
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1996 |
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Observações |
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24 Bagatelas |
Azevedo, Sérgio |
Solo |
Instrumentação sintética
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2005 |
20' 00" |
Observações
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"Passacaglia Ungherese"
"Gamelan"
"Cloches"
"The flying Ligetman" |
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Eine Träum nach Wolfgang |
Azevedo, Sérgio |
Solo |
Instrumentação sintética
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2006 |
7' 00" |
Observações |
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Bamboleio |
Delgado, Alexandre |
Solo |
Instrumentação sintética
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2000 |
8' 00" |
Observações |
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Cardos |
Dias, Amílcar Vasques |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
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1996 |
8' 00" |
Observações |
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Sonatina |
Fernandes, Armando José |
Solo |
Instrumentação sintética
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1941 |
7' 20" |
Observações |
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Sonata a 3 |
Fernandes, Armando José |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
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1980 |
20' 00" |
Observações |
Violino, Violoncelo e Piano |
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Sete Prelúdios |
Fragoso, António de Lima |
Solo |
Instrumentação sintética
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1915 |
10' 17" |
Observações
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Nocturno em Si bemol menor |
Fragoso, António de Lima |
Solo |
Instrumentação sintética
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1917 |
4' 18" |
Observações |
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Variações - Fantasia |
Gomes, Pedro Faria |
Solo |
Instrumentação sintética
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2003 |
5' 00" |
Observações |
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Quatro Peças |
Gomes, Pedro Faria |
Solo |
Instrumentação sintética
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2005 |
8' 00" |
Observações |
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Vinte e Quatro Prelúdios |
Lopes-Graça, Fernando |
Solo |
Instrumentação sintética
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1955 |
54' 25" |
Observações
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Cantos de Mágoa e Desalento |
Lopes-Graça, Fernando |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
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1987 |
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Observações |
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Khárama |
Moody, Ivan |
Solo |
Instrumentação sintética
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2001 |
9' 00" |
Observações |
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O Fabricar da Música e do Silêncio |
Rosa, Clotilde |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
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1987 |
12' 00" |
Observações |
Barítono, Flauta, Violoncelo e Piano |
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... Amor Que Mal Existe |
Rosa, Clotilde |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
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1992 |
7' 00" |
Observações |
Voz, Clarinete em Sib e Piano |
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Glosas Próprias |
Rosa, Clotilde |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
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1998 |
9' 00" |
Observações |
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Model for John |
Rosa, Clotilde |
Solo |
Instrumentação sintética
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2000 |
8' 00" |
Observações |
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Estudo |
Rosa, Clotilde |
Solo |
Instrumentação sintética
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2003 |
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Observações |
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Sonata per Pianoforte |
Rosa, Clotilde |
Solo |
Instrumentação sintética
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2003 |
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Observações |
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Agitato |
Rosa, Clotilde |
Solo |
Instrumentação sintética
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2007 |
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Observações |
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Duas Cadências |
Schvetz, Daniel |
Solo |
Instrumentação sintética
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2001 |
5' 30" |
Observações |
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Concertino para Piano e Orquestra de Cordas |
Schvetz, Daniel |
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
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2003 |
12' 00" |
Observações |
Piano e Orquestra de Cordas |
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Tangartok |
Schvetz, Daniel |
Solo |
Instrumentação sintética
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2003 |
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Observações |
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...von fremden ländler... |
Vargas, António Pinho |
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
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2004 |
20' 00" |
Observações |
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Outro repertório |
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Prémios |
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Apresentações públicas (selecção) |
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Documentos
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