|
Natural de Lisboa, obteve em 2001, sob a orientação de Piñero Nagy a Licenciatura em Guitarra da Escola Superior de Música de Lisboa onde integrou também a classe de música de câmara de Olga Prats, terminando ambas as disciplinas com elevada classificação.
De 2002 a 2004, como bolseiro do Centro Nacional de Cultura realizou o curso de Pós-Graduação em Interpretação Musical da Escuela Luthier de Artes Musicales , em Barcelona, onde estudou com Ricardo Gallén.
Participou em masterclasses com diversos professores entre os quais António Jorge Gonçalves, David Russell, Joaquín Clerch e Alberto Ponce.
Toca frequentemente integrado em grupos de câmara destacando o duo com o soprano Elsa Cortez, bem como a solo, tendo maior relevo os recitais dos festivais: Internacional de Música da Costa do Estoril, VI Festival Internacional de Guitarra de Aveiro e no Festival Internacional de Guitarra de Barcelona no 1º concerto dedicado à nova geração de intérpretes .
Em 1999 obteve o 1ºPrémio (Ex aequo) no I Concurso Internacional de Guitarra de Sernancelhe.
Em 2000 foi premiado com o 1º Prémio (Ex aequo) e com o Prémio Cultura “Carla Minen” no XXIX Concorso Internazionale di Chitarra “Fernando Sor”, Roma.
Em 2001 e 2002, participou em duo com a flautista Lídia Serejo em vários recitais comentados pelo compositor e Maestro António Vitorino d’Almeida destacando um concerto inteiramente dedicado à sua obra de música de câmara no Musikverein de Viena de Áustria e a gravação das suas obras para ensemble.
Em 2003 realizou com os solistas da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras vários concertos com repertório para guitarra e quarteto de cordas.
Realizou como solista com a Orquestra Filarmonia das Beiras dirigida pelo Maestro Vasco Pearce de Azevedo concertos integrados na programação cultural da cidade de Aveiro e nas Semanas de Música do Estoril. Integrado na Orchestrutópica foi dirigido pelos Maestros Odaline de la Martinez , Cesário Costa e Jean-Sebastien Béreau.
Em 2005 foi galardoado com o 2º Prémio no I Encuentro de Guitarra “Norba Caesarina” em Cáceres, Espanha.
A convite do Maestro Alberto Lysy integrou o grupo de Solistas da Camerata Lysy Gstaad tendo realizado concertos no Festival Açoreano MúsicAntlântica, XXX Festival Internacional de Música da Costa do Estoril e na Internacional Menuhin Academy for Young Soloists em Blonay, Suíça. Integrando o Remix Ensemble (Casa da Música) em várias ocasiões, trabalhou directamente com compositores como James Dillon, Helmut Lachenmann e Jonathan Harvey tendo sido dirigido por Peter Rundel.e Rolf Gupta. Ainda em 2007 interpretou a 7ª Sinfonia de Mahler integrado na Orquestra do Teatro Mariinsky de S.Petersburgo sob direcção de Valery Gergiev. Realizou várias gravações para a Antena 2 e RTP Internacional.
Lecciona na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa .
|
Instrumentos: Guitarra |
|
Biografia
|
Natural de Lisboa, obteve em 2001, sob a orientação de Piñero Nagy a Licenciatura em Guitarra da Escola Superior de Música de Lisboa onde integrou também a classe de música de câmara de Olga Prats, terminando ambas as disciplinas com elevada classificação.
De 2002 a 2004, como bolseiro do Centro Nacional de Cultura realizou o curso de Pós-Graduação em Interpretação Musical da Escuela Luthier de Artes Musicales , em Barcelona, onde estudou com Ricardo Gallén.
Participou em masterclasses com diversos professores entre os quais António Jorge Gonçalves, David Russell, Joaquín Clerch e Alberto Ponce.
Toca frequentemente integrado em grupos de câmara destacando o duo com o soprano Elsa Cortez, bem como a solo, tendo maior relevo os recitais dos festivais: Internacional de Música da Costa do Estoril, VI Festival Internacional de Guitarra de Aveiro e no Festival Internacional de Guitarra de Barcelona no 1º concerto dedicado à nova geração de intérpretes .
Em 1999 obteve o 1ºPrémio (Ex aequo) no I Concurso Internacional de Guitarra de Sernancelhe.
Em 2000 foi premiado com o 1º Prémio (Ex aequo) e com o Prémio Cultura “Carla Minen” no XXIX Concorso Internazionale di Chitarra “Fernando Sor”, Roma.
Em 2001 e 2002, participou em duo com a flautista Lídia Serejo em vários recitais comentados pelo compositor e Maestro António Vitorino d’Almeida destacando um concerto inteiramente dedicado à sua obra de música de câmara no Musikverein de Viena de Áustria e a gravação das suas obras para ensemble.
Em 2003 realizou com os solistas da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras vários concertos com repertório para guitarra e quarteto de cordas.
Realizou como solista com a Orquestra Filarmonia das Beiras dirigida pelo Maestro Vasco Pearce de Azevedo concertos integrados na programação cultural da cidade de Aveiro e nas Semanas de Música do Estoril. Integrado na Orchestrutópica foi dirigido pelos Maestros Odaline de la Martinez , Cesário Costa e Jean-Sebastien Béreau.
Em 2005 foi galardoado com o 2º Prémio no I Encuentro de Guitarra “Norba Caesarina” em Cáceres, Espanha.
A convite do Maestro Alberto Lysy integrou o grupo de Solistas da Camerata Lysy Gstaad tendo realizado concertos no Festival Açoreano MúsicAntlântica, XXX Festival Internacional de Música da Costa do Estoril e na Internacional Menuhin Academy for Young Soloists em Blonay, Suíça. Integrando o Remix Ensemble (Casa da Música) em várias ocasiões, trabalhou directamente com compositores como James Dillon, Helmut Lachenmann e Jonathan Harvey tendo sido dirigido por Peter Rundel.e Rolf Gupta. Ainda em 2007 interpretou a 7ª Sinfonia de Mahler integrado na Orquestra do Teatro Mariinsky de S.Petersburgo sob direcção de Valery Gergiev. Realizou várias gravações para a Antena 2 e RTP Internacional.
Lecciona na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa . |
|
Repertório Português dos Séculos XX e XXI
|
Repertório Português dos Séculos XX e XXI |
Título |
Compositor |
Categoria musical |
Instrumentação sintética |
Data |
Duração |
Observações |
Música Antiga |
Almeida, António Victorino d' |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1973 |
18' 08" |
Observações |
Piano, Flauta, Oboé, Violino, Guitarra e 2 Percussões |
|
|
Fantasia para Guitarra |
Almeida, António Victorino d' |
Solo |
Instrumentação sintética
|
1985 |
4' 00" |
Observações |
|
|
Fragmento II |
Almeida, António Victorino d' |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1986 |
12' 14" |
Observações |
Piano, Violoncelo, Guitarra e Flauta |
|
|
D. João e a Máscara |
Almeida, António Victorino d' |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1988 |
11' 47" |
Observações |
|
|
The Woman in the Moon |
Almeida, António Victorino d' |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1998 |
15' 02" |
Observações |
Quarteto de Cordas e Ensemble Instrumental |
|
|
Solo, para guitarra |
Camargo Júnior, Eli |
Solo |
Instrumentação sintética
|
2005 |
4' 00" |
Observações |
|
|
A Jimi Hendrix |
Carrapatoso, Eurico |
Solo |
Instrumentação sintética
|
2001 |
5' 00" |
Observações |
|
|
Spirit |
Ferreira-Lopes, Paulo |
Solo |
Instrumentação sintética
|
1989 |
|
Observações |
|
|
Seis Canções Trovadorescas |
Freitas, Frederico de |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
|
|
Observações |
|
|
Itinerários |
Lapa, Fernando C. |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1999 |
7' 00" |
Observações |
|
|
Mársias e Apolo |
Lobo, Fernando M. |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2003 |
|
Observações |
|
|
Apontamentos sobre as Folias |
Lobo, Fernando M. |
Solo |
Instrumentação sintética
|
2006 |
5' 00" |
Observações |
|
|
Variações para um tempo antigo |
Lobo, Fernando M. |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
|
|
Observações |
|
|
Sonatina |
Lopes-Graça, Fernando |
Solo |
Instrumentação sintética
|
1974 |
6' 40" |
Observações |
|
|
Tre Capriccetti |
Lopes-Graça, Fernando |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1975 |
8' 00" |
Observações |
|
|
Cinco Romances Tradicionais Portugueses |
Lopes-Graça, Fernando |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1979 |
|
Observações |
|
|
Melodias Rústicas Portuguesas |
Lopes-Graça, Fernando |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1979 |
|
Observações |
|
|
Quatro Peças para Guitarra |
Lopes-Graça, Fernando |
Solo |
Instrumentação sintética
|
1979 |
11' 30" |
Observações |
|
|
Três Pequenos Duos |
Lopes-Graça, Fernando |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1980 |
|
Observações |
|
|
Estudo con Sequenza |
Lopes, José Mesquita |
Solo |
Instrumentação sintética
|
2006 |
6' 30" |
Observações |
|
|
|
|
Outro repertório
|
Outro repertório |
Obra |
Compositor |
All in Twilight |
Takemitsu, Toru |
Choreiques |
Miroglio, Francis |
Shard |
Carter, Elliott |
Toccata y Lamento |
Sierra, Roberto |
|
|
Prémios
|
Prémios |
Designação do Prémio |
Prémio |
Data |
Entidade |
URL |
Localidade |
País |
Observações |
I Encuentro de Guitarra “ Norba Caesarina” |
2º Prémio |
2005 |
Universidade da Extremadura |
URL
|
Cáceres |
Espanha |
Observações |
|
XXIX Concurso Internacional de Guitarra "Fernando Sor" |
1 º Prémio ex-aequo |
2000 |
Reale Accademia di Spagna |
URL
|
Roma |
Itália |
Observações |
|
XXIX Concurso Internacional de Guitarra "Fernando Sor" |
Prémio Cultura “Carla Minen” ex-aequo |
2000 |
Reale Accademia di Spagna |
URL
|
Roma |
Itália |
Observações |
|
I Concurso Internacional de Guitarra de Sernancelhe |
1º Prémio ex-aequo |
1999 |
Câmara Municipal de Sernancelhe |
URL
|
Sernancelhe |
Portugal |
Observações |
|
Concurso de Nível Médio do III Festival de Guitarra de Zarautz |
1º Prémio |
1994 |
AIREAN Associação de Guitarra do País Basco |
URL
|
Zarautz |
Espanha |
Observações |
|
|
|
Apresentações públicas (selecção) |
|
Documentos
|
|
|