|
Entrevista |
Bibliografia |
Discografia |
Áudio |
Imagens |
Vídeos |
Multimédia |
Programa Rádio |
Programa Televisão |
Outros |
Dados de compositor |
|
Pedro Bittencourt é saxofonista dedicado à música contemporânea.
Doutorando em Estéticas, Ciências e Tecnologias das Artes/Música CICM (Centre Informatique de Création Musicale) na Universidade Paris 8, França, sob orientação de Horacio Vaggione e Makis Solomos. Sua tese tem o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Portugal) e se entitula: “O saxofone como mediador na articulação de composições mistas”. Foi por duas vezes artista residente no Institut für Musik und Akustik do ZKM (Zentrum für Kunst und Medientechnologie) Karlsruhe/Allemagne (projeto SAX+: outubro 2006 - março 2007 ; projeto Ondas segundo Poetas: fevereiro-abril 2008). Estudos de saxofone e de música de câmara contemporânea na classe de Marie-Bernadette Charrier, Conservatoire National de Région de Bordeaux/França (Diplôme d’Etudes Musicales e Perfectionnement 2001-2004). Paralelamente às suas atividades profissionais como saxofonista e professor de música, recebeu o título de Master of Arts com uma leitura inédita sobre o "Oresteia" de Iannis Xenakis (DEA Arts et Sociétés Actuelles/Musique-Université Bordeaux III, 2005, direção Marie-Bernadette Dufourcet e Makis Solomos). Graduado em Comunicação/Radialismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/Brasil no ano 2000. Segundo Grau no Colégio São Bento, Rio de Janeiro.
Principais áreas de interesse: performance, ensino musical, pesquisa sobre interação eletrônica com saxofones, música de câmara.
|
Instrumentos: Saxofone |
|
Biografia
|
Pedro Bittencourt é saxofonista dedicado à música contemporânea.
Doutorando em Estéticas, Ciências e Tecnologias das Artes/Música CICM (Centre Informatique de Création Musicale) na Universidade Paris 8, França, sob orientação de Horacio Vaggione e Makis Solomos. Sua tese tem o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Portugal) e se entitula: “O saxofone como mediador na articulação de composições mistas”. Foi por duas vezes artista residente no Institut für Musik und Akustik do ZKM (Zentrum für Kunst und Medientechnologie) Karlsruhe/Allemagne (projeto SAX+: outubro 2006 - março 2007 ; projeto Ondas segundo Poetas: fevereiro-abril 2008). Estudos de saxofone e de música de câmara contemporânea na classe de Marie-Bernadette Charrier, Conservatoire National de Région de Bordeaux/França (Diplôme d’Etudes Musicales e Perfectionnement 2001-2004). Paralelamente às suas atividades profissionais como saxofonista e professor de música, recebeu o título de Master of Arts com uma leitura inédita sobre o "Oresteia" de Iannis Xenakis (DEA Arts et Sociétés Actuelles/Musique-Université Bordeaux III, 2005, direção Marie-Bernadette Dufourcet e Makis Solomos). Graduado em Comunicação/Radialismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/Brasil no ano 2000. Segundo Grau no Colégio São Bento, Rio de Janeiro.
Principais áreas de interesse: performance, ensino musical, pesquisa sobre interação eletrônica com saxofones, música de câmara. |
|
Repertório Português dos Séculos XX e XXI
|
Repertório Português dos Séculos XX e XXI |
Título |
Compositor |
Categoria musical |
Instrumentação sintética |
Data |
Duração |
Observações |
Three Short Pieces from The Darkness Book |
Ferreira-Lopes, Paulo |
Solo |
Instrumentação sintética
|
2007 |
8' 00" |
Observações |
Saxofone e Electrónica em Tempo Real |
|
|
eu hei-de voltar |
Ferreira-Lopes, Paulo |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2008 |
12' 00" |
Observações |
Recitante, Mezzo-soprano, Flauta, Clarinete, Saxofone, Percussão, Violoncelo, Electrónica em Tempo Real e Vídeo |
|
|
Litania |
Oliveira, João Pedro |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2003 |
11' 00" |
Observações |
saxofone, guitarra e electrónica |
|
|
Quando eu morrer |
Torres, Rita |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2007 |
10' 30" |
Observações |
Mezzo-soprano, saxofone alto e piano |
|
|
|
|
Outro repertório |
|
Prémios |
|
Apresentações públicas (selecção) |
|
Documentos |
|