Inês Simões é Mestre em Artes, Estudos Vocais Avançados, pela Wales International Academy of Voice, onde estudou com Dennis O’Neill, e em Canto pela Guildhall School of Music and Drama, onde ganhou o Tracey Chadwell Memorial Prize, participou no curso Opera Works da English National Opera, e coordenou o projecto Mini Operas. É licenciada pela Academia Nacional Superior de Orquestra.
Participou em masterclasses com cantores, pianistas e maestros de renome internacional, como Kiri Te Kanawa, Richard Bonynge ou Graham Johnson. Ganhou o 3º lugar do Prémio Jovens Músicos 2010 e o 2º lugar no Prémio José Alegria em 2008.
Em ópera, trabalhou com os maestros João Paulo Santos e Paul McCreesh, os encenadores Figueira Cid e Fernanda Lapa, e ao lado de cantores como Michael Chance e Gilles Ragon. Apresentou-se em várias cidades do país e europeias, no âmbito do projecto europeu ENOA, assim como em vários festivais em Londres, nos papéis de Xivi e Nhandeci (Onheama de João Guilherme Ripper), Giulia (La Scala di Seta de Rossini), Isla (The Fisherman’s Brides de Lucie Treacher, Rita (Rita de Donizetti), Clarice (Il Mondo della Luna de Haydn), Contessa (Le Nozze di Figaro de Mozart), Bubikopf (Der Kaiser von Atlantis de Ullmann), Susanna (Il Segreto di Susanna de Wolf-Ferrari), Bastienne (Bastien und Bastienne de Mozart) entre outros.
Inês apresenta-se regularmente em recital e é uma grande entusiasta de música contemporânea, tendo cantado para o Oxford Lieder Festival, Song in the City Concert Series, Barbican Hall, Barbican Pit, Sadler’s Wells, London Coliseum, British Museum, Millennium Centre, BBC Radio 3 In Tune e Antena 2.
Em 2015 lançou o seu primeiro Cd - Alma Ibérica - pela Editora Discográfica Sonus Music. Esta colaboração com o pianista Daniel Godinho recebeu o Apoio à Edição Fonográfica de Intérprete 2013 pela Fundação Gestão dos Direitos dos Artistas e visa a divulgação do repertório ibérico de canção lírica.
Em oratória estreou-se no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian em Solomon de Handel, interpretando na temporada seguinte o Messias. Participou ainda em obras de Marcos de Portugal, Rossini, Schubert, Rutter e Orff.
Inês Simões voltou ao Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian para um concerto sob a direcção de Magnus Lindberg, com novas obras compostas para a sua voz, o que a levou a estrear a ópera Play de Jamie Man, com direcção de Hannu Lintu, para a mesma instituição.
Inês Simões é Mestre em Artes, Estudos Vocais Avançados, pela Wales International Academy of Voice, onde estudou com Dennis O’Neill, e em Canto pela Guildhall School of Music and Drama, onde ganhou o Tracey Chadwell Memorial Prize, participou no curso Opera Works da English National Opera, e coordenou o projecto Mini Operas. É licenciada pela Academia Nacional Superior de Orquestra.
Participou em masterclasses com cantores, pianistas e maestros de renome internacional, como Kiri Te Kanawa, Richard Bonynge ou Graham Johnson. Ganhou o 3º lugar do Prémio Jovens Músicos 2010 e o 2º lugar no Prémio José Alegria em 2008.
Em ópera, trabalhou com os maestros João Paulo Santos e Paul McCreesh, os encenadores Figueira Cid e Fernanda Lapa, e ao lado de cantores como Michael Chance e Gilles Ragon. Apresentou-se em várias cidades do país e europeias, no âmbito do projecto europeu ENOA, assim como em vários festivais em Londres, nos papéis de Xivi e Nhandeci (Onheama de João Guilherme Ripper), Giulia (La Scala di Seta de Rossini), Isla (The Fisherman’s Brides de Lucie Treacher, Rita (Rita de Donizetti), Clarice (Il Mondo della Luna de Haydn), Contessa (Le Nozze di Figaro de Mozart), Bubikopf (Der Kaiser von Atlantis de Ullmann), Susanna (Il Segreto di Susanna de Wolf-Ferrari), Bastienne (Bastien und Bastienne de Mozart) entre outros.
Inês apresenta-se regularmente em recital e é uma grande entusiasta de música contemporânea, tendo cantado para o Oxford Lieder Festival, Song in the City Concert Series, Barbican Hall, Barbican Pit, Sadler’s Wells, London Coliseum, British Museum, Millennium Centre, BBC Radio 3 In Tune e Antena 2.
Em 2015 lançou o seu primeiro Cd - Alma Ibérica - pela Editora Discográfica Sonus Music. Esta colaboração com o pianista Daniel Godinho recebeu o Apoio à Edição Fonográfica de Intérprete 2013 pela Fundação Gestão dos Direitos dos Artistas e visa a divulgação do repertório ibérico de canção lírica.
Em oratória estreou-se no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian em Solomon de Handel, interpretando na temporada seguinte o Messias. Participou ainda em obras de Marcos de Portugal, Rossini, Schubert, Rutter e Orff.
Inês Simões voltou ao Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian para um concerto sob a direcção de Magnus Lindberg, com novas obras compostas para a sua voz, o que a levou a estrear a ópera Play de Jamie Man, com direcção de Hannu Lintu, para a mesma instituição.
(Desde que os cravos e rosas, Eu queria, tu querias, Inda que o lume se apague, Não morreu nem acabou, Quero cantar ser alegre, Quem me dera ser a hera, Se quereis rosa ser rosa)
canção de câmara
Ariettes oubliées / Beau soir / Quatre chansons de jeunesse / Trois chansons de Bilitis / Trois Poèmes
Debussy, Claude
A Spanish Liederbooklet
Weir, Judith
Bachiana Brasileira N. 5
Villa-Lobos, Heitor
Being Beauteous
Henze, Hans Werner
Canciones portuguesas
Halffter, Ernesto
Cantar dos Búzios / Canção do poeta do século XVIII / Vira
Villa-Lobos, Heitor
Cantiga Muy formosa es la doncella / Pastorcito Santo / Romancillo Por Mayo
Rodrigo, Joaquín
Canções típicas brasileiras
Villa-Lobos, Heitor
Carissima Amica
Busing, Otfried
Carmina Burana
Orff, Carl
Catalogue de Fleurs
Milhaud, Darius
Cinq mélodies grecques / Deux mélodies hébraïques / Trois poèmes de Mallarmé
Ravel, Maurice
Cuatro Madrigales Amatorios
Rodrigo, Joaquín
Der Kaiser von Atlantis / Bubikopf
Ullmann, Viktor
Der Sommer
Ligeti, György
Der Tag ist vergangen
Webern, Anton
Drei Liebeslieder / Drei Ophelia Lieder op. 67 / Allerseelen / Breit über mein Haupt / Das Rosenband / Die Nacht / Kling! / Wiegenlied / Winterweihe / Zueignung
Strauss, Richard
Façade - Old Sir Faulk
Walton, William
First Meeting / Sturmlied / Wenn je ein Schönes mir
Ullmann, Viktor
Folksong arrangements
Britten, Benjamin
Four Japanese Lyrics
Josephs, Wilfred
Gloria
Poulenc, Francis
Hermit Songs
Barber, Samuel
Herzog Blaubarts Burg / Judith
Bartók, Béla
How should I your truelove know?
McDowall, Cecilia
I hate Music
Bernstein, Leonard
Il segreto di Susanna / Susanna
Wolf-Ferrari, Ermanno
King Harald’s Saga
Weir, Judith
La Courte Paille / Les Chemins de l’amour
Poulenc, Francis
La Diva de l’Empire
Satie, Erik
La donna ideale / Ballo
Berio, Luciano
Lead me away
Ivanova, Vera
Leilão de jardim
Mahle, Ernst
Leino Songs
Saariaho, Kaija
Les illuminations
Britten, Benjamin
Lockung / Spricht nicht immmer von den Raub
Schoenberg, Arnold
L'alouette
Delage, Maurice
Modinhas e canções
Villa-Lobos, Heitor
O Mistério de São Brás / Gisela *
Salgado, Luís
Onheama / Nhandêci, Xivi
Ripper, João Guilherme
On this island
Britten, Benjamin
Ophelia’s Song
Maconchy, Elizabeth
Play / The Child *
Man, Jamie
Poema en forma de canciones
Turina, Joaquin
Purcell realizations
Britten, Benjamin
Quatre poèmes hindous
Delage, Maurice
Requiem
Rutter, John
Requiem Podrugu: N. 3
Kurtag, Gyorgy
Récitations: 3, 9, 11, 13, 14
Aperghis, Georges
Sechs deutsche Lieder
Spohr, Louis
Shéhérazade
Ravel, Maurice
Sieben Frühe Lieder / Wozzeck Suite
Berg, Alban
Siete Canciones españolas
Falla, Manuel de
Solo for Voice 49 / Experience n. 2 for solo voice
Cage, John
Songs from Fortunes
Mendez, Mathew
Szene/Duo
Freisitzer, Roland
Take, o take
Warlock, Peter
The Fisherman's Brides / Isla *
Treacher, Lucie
The Rake's Progress / Anne Truelove
Stravinsky, Igor
The Wandering Scholar / Alison
Holst, Gustav
Three Folk Songs
McCabe, John
Three Songs of Innocence
Cooke, Arnold
Three Vocalises
Williams, Ralph Vaughan
Tres Poemas Op. 81ã
Turina, Joaquin
Trois chants de Nöel
Martin, Frank
Trois Poésies de la lyrique japonaise
Stravinsky, Igor
Two Nursery Rhymes
Bliss, Arthur
Ô Lacrimosa
Kreneck, Ernst
Viens! Une flute invisible
Caplet, André
White Lies *
Man, Jamie
Prémios
Apresentações públicas (selecção)
Próximas actuações
- Gretel na ópera Hansel und Gretel de Humperdinck, Temporada Darcos, dezembro 2016
- Recital Alma Ibérica em Paris, Casa de Portugal, janeiro 2017
- Gisela na ópera O Mistéro de São Brás, Orquestra do Sul, junho 2017
Ópera
- Nhandêci e Xivi, Ohneama –Ripper, Festival Terras Sem Sombra em colaboração com o Teatro Nacional de São Carlos, Serpa, maio 2016
- The Child, Play - Jamie Man, direção Hantu Lintu, Fundação Calouste Gulbenkian, março 2016
- Giulia, La Scala di Seta –Rossini, Berwick Festival Opera, Reino Unido, agosto 2015
- Rita, Rita –Donizetti, Produção Contemporaneus, Tounée em Portugal, 2014/2015
- Léna, La Princesse Jaune – Saint-Saens e Alisson, The Wandering Scholar - Holst, direção João Paulo Santos, encenação Fernanda Lapa, Centro Cultural Olga Cadaval, Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre e Teatro Académico Gil Vicente em Coimbra, setembro/outubro 2013
- Contessa, Le Nozze di Figaro - Mozart, Fundação Calouste Gulbenkian Workshop ENOA, direção McCreesh, Lisboa, junho 2013 e cover, British Youth Opera, Peacock Theatre, Londres, Septembro 2011
- Clarice, Il Mondo della Luna – Haydn, com Michael Chance e Gilles Ragon, direção Jean-Bernard Pommier, encenação Tito Celestino da Costa, Gulbenkian Planetário - Portugal, Septembro 2012
- Léna, La Princesse Jaune – Saint-Saens, direção João Paulo Santos, encenação Fernanda Lapa, Associação Contemporaneus, Estremoz, setembro 2012
- Alisson, The Wandering Scholar - Holst, direção João Paulo Santos, encenação Fernanda Lapa, Associação Contemporaneus, Estremoz, setembro 2012
- Bubikopf, Der Kaiser von Atlantis - Ullmann, direção Julian Black, encenação Max Hoehn, Arcola Theatre – Grimeborn Festival, Londres, Agosto de 2012 e de 2011
- Euridice, Followers – Julian Philips, encenação Olivia Fuchs, Barbican Theatre Pit, fevereiro 2011
- Susana, Il Segreto di Susana – Wolf-Ferrari, direção Kodo Yamagishi Convento dos Capuchos -Festival de Verão de Almada, julho 2008
- Aminta, Il Re Pastore - Mozart, direção Jean-Marc Burfin, encenação Paulo Matos, produção escolar ANSO, Portugal, maio 2006
- Bastienne, Bastien und Bastienne - Mozart, direção Max Rabinovich, encenação Laureano Carreira, Évora, dezembro 2004
Oratória
- Messias – Handel, direção Paulo Lourenço, Fundação Calouste Gulbenkian, novembro 2015
- Solomon’s Queen, Solomon – Handel, direção Paul McCreesh, Fundação Calouste Gulbenkian, março 2014
- Missa Grande – Marcos de Portugal, direção Susan Waters, St. Olave’s Church em Londres, março 2012
- Carmina Burana - Orff, direção Giovanni Segato, IIº Festival Estivo Il Giglgio è Lirica, Itália, agosto 2011
- Petite Messe Solennelle - Rossini, direção Richard Jenkinson, Kent – Reino Unido, julho 2010
- Mass N.5 D.678 - Schubert, Convento dos Capuchos, junho 2009
- Requiem - Rutter, Associação Contemporaneus, direção Vera Batista, Lagos, Redondo e Portalegre, Inverno 2008/9
Concertos
Inês apresenta-se regularmente em recital e é uma grande entusiasta de música contemporânea, tendo cantado para o Oxford Lieder Festival, Song in the City Concert Series, Barbican Hall, Barbican Pit, Sadler’s Wells, London Coliseum, British Museum, Millennium Centre, BBC Radio 3 In Tune e Antena 2.
Destaca-se um concerto no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian sob a direção de Magnus Lindberg, com novas obras compostas para a sua voz.
Discografia
Em 2015 lançou o seu primeiro Cd - Alma Ibérica - pela Editora Discográfica Sonus Music. Esta colaboração com o pianista Daniel Godinho recebeu o Apoio à Edição Fonográfica de Intérprete 2013 pela Fundação Gestão dos Direitos dos Artistas e visa a divulgação do repertório ibérico de canção lírica.