|
Entrevista |
Bibliografia |
Discografia
|
Áudio
|
Imagens
|
Vídeos |
Multimédia |
Programa Rádio |
Programa Televisão |
Outros |
Dados de compositor |
|
Marta Menezes é uma das pianistas portuguesas mais destacadas da sua geração. Os seus recitais exploram o diálogo entre tradição e originalidade, através de propostas que realçam a nuance, a subtileza e a sensibilidade musical características da sua interpretação. O repertório cuidadosamente escolhido, que evidencia uma afinidade com Beethoven, vai do barroco à actualidade, e integra com frequência obras de compositores menos conhecidos, muitos deles portugueses.
Das suas colaborações recentes destacam-se os concertos com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Nacional de Espanha, Orquesta de València, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Sinfonietta de Lisboa e Orquestra Sem Fronteiras. Trabalhou com maestros como Pedro Neves, Nuno Coelho, Jaime Martín, Karel Mark Chichon, Pedro Amaral, Jan Wierzba, Rui Pinheiro e Martim Sousa Tavares. Em recital, tem-se apresentado em auditórios e festivais por todo o mundo, como o National Centre for the Performing Arts (Pequim), St. Martin-in-the-Fields (Londres), Festiwal Urodzinowy Fryderyka Chopina (Varsóvia), Auditório o Palau de les Arts (Valência) e Centro Cultural de Belém (Lisboa).
Marta tem um papel activo na divulgação da música portuguesa, através da programação deste repertório nos seus concertos e da encomenda e estreia de obras de compositores contemporâneos.
Fez a licenciatura e mestrado em piano na Escola Superior de Música de Lisboa com Miguel Henriques, tendo também trabalhado com Jorge Moyano. Terminou o seu Mestrado com classificação máxima. Prosseguiu os seus estudos em Londres, no Royal College of Music, com Andrew Ball e Dmitri Alexeev, e, mais tarde, nos Estados Unidos, com Arnaldo Cohen. É doutorada pela Universidade de Indiana – Jacobs School of Music.
Ao longo do seu percurso ganhou vários prémios e distinções, dos quais se destacam o 1º lugar no Concurso Beethoven no Royal College of Music e no Concurso Internacional de Piano de Nice, a Medalha de Prata de Valor e Distinção pelo seu percurso enquanto pianista, atribuída pelo Instituto Politécnico de Lisboa, e a Medalha de Prata nos Global Music Awards (Estados Unidos) pelo seu CD com obras de Beethoven e Lopes-Graça.
Marta Menezes reside actualmente em Madrid.
LINKS EXTERNOS
Site Oficial de Marta Menezes
Última actualização: 4 de abril de 2024
|
Instrumentos: Piano |
|
Biografia
|
Marta Menezes é uma das pianistas portuguesas mais destacadas da sua geração. Os seus recitais exploram o diálogo entre tradição e originalidade, através de propostas que realçam a nuance, a subtileza e a sensibilidade musical características da sua interpretação. O repertório cuidadosamente escolhido, que evidencia uma afinidade com Beethoven, vai do barroco à actualidade, e integra com frequência obras de compositores menos conhecidos, muitos deles portugueses.
Das suas colaborações recentes destacam-se os concertos com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Nacional de Espanha, Orquesta de València, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Sinfonietta de Lisboa e Orquestra Sem Fronteiras. Trabalhou com maestros como Pedro Neves, Nuno Coelho, Jaime Martín, Karel Mark Chichon, Pedro Amaral, Jan Wierzba, Rui Pinheiro e Martim Sousa Tavares. Em recital, tem-se apresentado em auditórios e festivais por todo o mundo, como o National Centre for the Performing Arts (Pequim), St. Martin-in-the-Fields (Londres), Festiwal Urodzinowy Fryderyka Chopina (Varsóvia), Auditório o Palau de les Arts (Valência) e Centro Cultural de Belém (Lisboa).
Marta tem um papel activo na divulgação da música portuguesa, através da programação deste repertório nos seus concertos e da encomenda e estreia de obras de compositores contemporâneos.
Fez a licenciatura e mestrado em piano na Escola Superior de Música de Lisboa com Miguel Henriques, tendo também trabalhado com Jorge Moyano. Terminou o seu Mestrado com classificação máxima. Prosseguiu os seus estudos em Londres, no Royal College of Music, com Andrew Ball e Dmitri Alexeev, e, mais tarde, nos Estados Unidos, com Arnaldo Cohen. É doutorada pela Universidade de Indiana – Jacobs School of Music.
Ao longo do seu percurso ganhou vários prémios e distinções, dos quais se destacam o 1º lugar no Concurso Beethoven no Royal College of Music e no Concurso Internacional de Piano de Nice, a Medalha de Prata de Valor e Distinção pelo seu percurso enquanto pianista, atribuída pelo Instituto Politécnico de Lisboa, e a Medalha de Prata nos Global Music Awards (Estados Unidos) pelo seu CD com obras de Beethoven e Lopes-Graça.
Marta Menezes reside actualmente em Madrid.
LINKS EXTERNOS
Site Oficial de Marta Menezes
Última actualização: 4 de abril de 2024 |
|
Repertório Português dos Séculos XX e XXI
|
Repertório Português dos Séculos XX e XXI |
Título |
Compositor |
Categoria musical |
Instrumentação sintética |
Data |
Duração |
Observações |
Balada para uma criança que vai nascer |
Almeida, António Victorino d' |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
|
8' 00" |
Observações |
|
|
Pequenas Peças para Piano |
Alvim, Diogo |
Solo |
Instrumentação sintética
|
2007 |
8' 00" |
Observações |
|
|
Cinco Miniaturas em Trio |
Azevedo, Sérgio |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2004 |
8' 00" |
Observações |
|
|
Duas Borboletas para Olga |
Azevedo, Sérgio |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2007 |
4' 00" |
Observações |
|
|
Sonatina para dois pianos |
Azevedo, Sérgio |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2013 |
|
Observações |
|
|
Sonatina para piano a quatro mãos |
Azevedo, Sérgio |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
|
10' 25" |
Observações |
|
|
adsum |
Bastos, Paulo |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2004 |
4' 40" |
Observações |
|
|
Marcha de Lord Wellington |
Bomtempo, João Domingos |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1812 |
|
Observações |
|
|
Fado Burnay |
Burnay , Eduardo |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
|
|
Observações |
|
|
Do outro lado do espelho |
Cabrita, Tiago |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2012 |
|
Observações |
|
|
Blinding Beethoven |
Cabrita, Tiago |
Solo |
Instrumentação sintética
|
2020 |
5' 20" |
Observações
|
|
Obra escrita no âmbito do projecto 5 Encores para Beethoven, como encore ao Concerto para Piano e Orquestra n.º 2. |
|
Sete Melodias em Forma de Bruma |
Carrapatoso, Eurico |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1998 |
20' 00" |
Observações
|
|
No repertório da pianista: 5.º Andamento – Ó Meu Bem |
|
Quatro últimas estações |
Carrapatoso, Eurico |
Solo |
Instrumentação sintética
|
2014 |
15' 00" |
Observações
|
|
|
Mar Portuguez |
Costa, Rui Soares da |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2003 |
|
Observações |
|
|
Miniaturas para quatro mãos |
Costa, Rui Soares da |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
|
|
Observações |
|
|
O Infante |
Costa, Rui Soares da |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
|
|
Observações |
|
|
Estudo para Piano ao estilo de Cordes à vide (Ligeti) |
da Rocha, Nuno |
Solo |
Instrumentação sintética
|
2010 |
2' 30" |
Observações |
|
|
Coda |
da Rocha, Nuno |
Solo |
Instrumentação sintética
|
2020 |
5' 00" |
Observações |
|
|
Três Poemas |
Derriça, Tiago |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2017 |
8' 20" |
Observações |
|
|
Poslúdio |
Derriça, Tiago |
Solo |
Instrumentação sintética
|
2020 |
4' 40" |
Observações
|
|
Obra escrita no âmbito do projecto 5 Encores para Beethoven, como encore ao Concerto para Piano e Orquestra n.º 5. |
|
Concerto de Piano |
Fernandes, Armando José |
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
1951 |
27' 44" |
Observações |
Piano e Orquestra de Cordas |
|
|
Sonata em Ré menor de Carlos Seixas |
Fernandes, Armando José |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1966 |
3' 50" |
Observações |
|
|
Toadas da Minha Aldeia |
Fragoso, António de Lima |
Coro (a cappella)/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
1912 |
|
Observações
|
Coro a 1 ou 2 vozes e piano |
|
No repertório da pianista: 3.º Andamento – Cantares |
|
Petite Suite |
Fragoso, António de Lima |
Solo |
Instrumentação sintética
|
1915 |
11' 23" |
Observações
|
|
No repertório da pianista: 1.º Andamento |
|
Sete Prelúdios |
Fragoso, António de Lima |
Solo |
Instrumentação sintética
|
1915 |
10' 17" |
Observações |
|
|
Canção e Dança Portuguesas |
Fragoso, António de Lima |
Solo |
Instrumentação sintética
|
1916 |
3' 00" |
Observações |
|
|
Canções do Sol Poente |
Fragoso, António de Lima |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1917 |
|
Observações
|
|
No repertório da pianista: 1.ª Canção – Canção da Fiandeira |
|
Nocturno em Ré bemol Maior |
Fragoso, António de Lima |
Solo |
Instrumentação sintética
|
1917 |
5' 47" |
Observações |
|
|
128 bits |
Gato, Gonçalo |
Solo |
Instrumentação sintética
|
2020 |
|
Observações |
|
|
Au clair de lune |
Lacerda, Francisco de |
Solo |
Instrumentação sintética
|
|
|
Observações |
|
|
Canção triste |
Lacerda, Francisco de |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
|
3' 00" |
Observações |
|
|
Trovas |
Lacerda, Francisco de |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
|
|
Observações
|
|
No repertório da pianista: Pelos caminhos da vida; Quero cantar, ser alegre; A alegria dos meus olhos |
|
Sonata nº 3 |
Lopes-Graça, Fernando |
Solo |
Instrumentação sintética
|
1952 |
|
Observações |
|
|
Paris, 1937 |
Lopes-Graça, Fernando |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1968 |
8' 00" |
Observações |
|
|
Mornas Caboverdianas |
Lopes-Graça, Fernando |
Solo |
Instrumentação sintética
|
1978 |
|
Observações
|
|
No repertório da pianista: duas "Mornas" na versão para dois pianos, numa transcrição de Carlos Filipe Cruz, encomendada e estreada pelo Duo Pianíssimo |
|
Melodias Rústicas Portuguesas |
Lopes-Graça, Fernando |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1979 |
14' 00" |
Observações |
|
|
Balada sobre duas melodias portuguesas |
Motta, Vianna da |
Solo |
Instrumentação sintética
|
1905 |
10' 36" |
Observações |
|
|
Cantar dos Búzios |
Motta, Vianna da |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1929 |
1' 00" |
Observações |
|
|
Meditação |
Motta, Vianna da |
Solo |
Instrumentação sintética
|
1933 |
|
Observações |
|
|
A Luz |
Motta, Vianna da |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1935 |
3' 35" |
Observações |
|
|
A Estrela |
Motta, Vianna da |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
|
|
Observações |
|
|
Fantasiestück |
Motta, Vianna da |
Solo |
Instrumentação sintética
|
|
7' 20" |
Observações |
|
|
Olhos Negros |
Motta, Vianna da |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
|
2' 10" |
Observações |
|
|
Souvenirs |
Motta, Vianna da |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
|
19' 15" |
Observações |
|
|
Sonata para Piano |
Santos, Artur |
Solo |
Instrumentação sintética
|
1937 |
|
Observações |
|
|
Sonata em Ré menor |
Seixas, Carlos |
Solo |
Instrumentação sintética
|
|
1' 37" |
Observações |
|
|
Sonata IX em Mi Maior |
Seixas, Carlos |
Solo |
Instrumentação sintética
|
|
|
Observações |
|
|
Sonata n.º 37 em Mi Menor |
Seixas, Carlos |
Solo |
Instrumentação sintética
|
|
3' 40" |
Observações |
|
|
What's the hurry? |
Soldado, Luís |
Solo |
Instrumentação sintética
|
2020 |
3' 30" |
Observações |
|
|
Três Estudos para Dois Pianos |
Vargas, António Pinho |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2001 |
15' 00" |
Observações
|
|
No repertório da pianista: Estudo n.º 3 |
|
Três Redondilhas |
Vasconcellos, Jorge Croner de |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1927 |
8' 12" |
Observações
|
|
No repertório da pianista: 3.º Andamento – Na Fonte está Leonor |
|
|
|
Outro repertório |
|
Prémios |
|
Apresentações públicas (selecção)
|
2023, 30 de novembro (concerto com Pau Codina)
LOCAL: Pharos Arts Foundation, Nicósia, Chipre
PROGRAMA: Luís de Freitas Branco (Sonata para Violoncelo e Piano)
2023, 5 de março (concerto com a Orquestra Metropolitana de Lisboa)
LOCAL: Centro Cultural de Belém, Lisboa
PROGRAMA: Tiago Derriça (Concerto para Piano e Orquestra *)
2021, 12 de Junho (concerto com a Camerata Atlântica)
LOCAL: Teatro de Vila Real
PROGRAMA: Armando José Fernandes (Concerto para piano e cordas)
(2020, 2021, várias datas)
PROGRAMA: 5 Encores para Beethoven com obras de Nuno da Rocha *, Tiago Cabrita *, Luís Soldado *, Gonçalo Gato * e Tiago Derriça *
Outras obras:
· Sérgio Azevedo: Sonatina para dois pianos * · Sonatina para para piano a quatro mãos *
· António Fragoso: Sete Prelúdios · Nocturno em Ré bemol Maior · Canção e dança portuguesas
· Fernando Lopes-Graça: Sonata n.º 3, op. 72 · Paris · Melodias Rúsicas Portuguesas · Concertino para Piano, Cordas, Metais e Percussão
· José Vianna da Motta: Balada sobre duas melodias portuguesas, op. 16 · Meditação · Fantasiestücke, op. 2 · Cantiga d'amor · Adeus, minha terra
· Artur Santos: Sonata para Piano
* estreias absolutas |
|
Documentos
|
|
|