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O Quarteto Contratempus foi fundado na ESMAE do Porto e transpôs as barreiras acadêmicas para assim poder fazer chegar a um público mais alargado esta arte sublime que é a música.
Tem uma formação pouco comum, sendo composto por soprano, clarinete, violoncelo e piano, representando assim a voz, os sopros, as cordas e a grande orquestra, apresentando a possibilidade de um amplo jogo de cores disponibilizado pelos timbres contrastantes dos instrumentos e tornando esta formação especial. Até agora o Contratempus tem-se dedicado à interpretação de música contemporânea, com a estreia de obras de compositores e compositoras portuguesas.
O Contratempus apresentou-se em várias salas de espectáculos em Portugal, Brasil e Espanha destacando-se o Teatro Helena Sá e Costa no Porto, Faculdade de História e Hostal dos Reis Católicos em Santiago de Compostela, Verbum e Marco em Vigo, no encerramento do festival Xeracion 2000+9 e Via Stellae2010. Em 2011 foram convidados pelo compositor Fernando C. Lapa a apresentar a sua obra Destinos (dedicada a este quarteto) numa homenagem ao compositor em Braga no Museu D. Diogo de Sousa.
Em 2013 foram convidados a estrear no Brasil obras de compositores portugueses no âmbito das comemorações do ano de Portugal no Brasil. Apresentaram-se no Rio de Janeiro em representação Portugal na música clássica com estreia da obra O escuro silêncio da chuva de Daniel Moreira e Viagem interior de Sérgio Azevedo.
Em 2014 iniciam um novo projecto de ópera cómica de câmara. Este projecto tem a particularidade de ter os instrumentistas em palco como actores a par dos cantores. O quarteto tem-se afirmado pela inovação que vem trazer ao mundo artístico, com a criação de espectáculo de ópera (nomeadamente em pequena escala e com recorrente recurso à experimentação das novas tecnologias).
Estrearam, em 2015, a ópera cómica A querela dos grilos de Fátima Fonte, e em 2016, no Teatro Municipal do Campo Alegre – Porto, a ópera cómica Os dilemas dietéticos de uma matrioska do meio de Nuno Côrte-Real, todas com libretos e música original e escrita propositadamente para esta formação. Estas óperas estiveram em circulação pelo país contando com mais de 15 apresentações. Devido ao êxito que tem tido, o espectáculo Os dilemas dietéticos de uma matrioska do meio ainda se encontrará em circulação em 2020.
Em 2017 o Contratempus apresentou a ópera cómica As sete mulheres de Jeremias Epicentro de Jorge Prendas, com estreia em Setembro no Teatro Municipal do Porto – Campo Alegre. É na obra As Sete Mulheres de Jeremias Epicentro que a componente multimédia das óperas do Quarteto ganha um papel mais central, assumindo-se como um elemento crucial das suas criações. No caso, a tecnologia multimédia interactiva vestível utilizada (criada em contexto laboratorial na FEUP) permite aos intérpretes manipular o som e a imagem em tempo real.
No seguimento deste espectáculo, em 2018, o Quarteto foi distinguido com o 3.º Prémio Nacional de Indústrias Criativas (promovido pelo Grupo Super Bock / Serralves) e com o Prémio BfK (promovido pela ANI – Agência Nacional de Inovação). Neste mesmo ano (em que celebra o seu 10.º aniversário) estreia Variações a partir de um Coração de Fernando C. Lapa, uma obra que recria e traz para a contemporaneidade algum do repertório mais emblemático do Cancioneiro Popular Português.
Em 2019, estrearam a mais recente criação do grupo, a ópera Simplex de Telmo Marques, uma co-produção com o Teatro Municipal do Porto que se prepara agora para iniciar a sua digressão nacional, contando já com cerca de 10 apresentações programadas.
LINKS EXTERNOS
Quarteto Contratempus
Última actualização: 19 de Novembro de 2019
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Biografia
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O Quarteto Contratempus foi fundado na ESMAE do Porto e transpôs as barreiras acadêmicas para assim poder fazer chegar a um público mais alargado esta arte sublime que é a música.
Tem uma formação pouco comum, sendo composto por soprano, clarinete, violoncelo e piano, representando assim a voz, os sopros, as cordas e a grande orquestra, apresentando a possibilidade de um amplo jogo de cores disponibilizado pelos timbres contrastantes dos instrumentos e tornando esta formação especial. Até agora o Contratempus tem-se dedicado à interpretação de música contemporânea, com a estreia de obras de compositores e compositoras portuguesas.
O Contratempus apresentou-se em várias salas de espectáculos em Portugal, Brasil e Espanha destacando-se o Teatro Helena Sá e Costa no Porto, Faculdade de História e Hostal dos Reis Católicos em Santiago de Compostela, Verbum e Marco em Vigo, no encerramento do festival Xeracion 2000+9 e Via Stellae2010. Em 2011 foram convidados pelo compositor Fernando C. Lapa a apresentar a sua obra Destinos (dedicada a este quarteto) numa homenagem ao compositor em Braga no Museu D. Diogo de Sousa.
Em 2013 foram convidados a estrear no Brasil obras de compositores portugueses no âmbito das comemorações do ano de Portugal no Brasil. Apresentaram-se no Rio de Janeiro em representação Portugal na música clássica com estreia da obra O escuro silêncio da chuva de Daniel Moreira e Viagem interior de Sérgio Azevedo.
Em 2014 iniciam um novo projecto de ópera cómica de câmara. Este projecto tem a particularidade de ter os instrumentistas em palco como actores a par dos cantores. O quarteto tem-se afirmado pela inovação que vem trazer ao mundo artístico, com a criação de espectáculo de ópera (nomeadamente em pequena escala e com recorrente recurso à experimentação das novas tecnologias).
Estrearam, em 2015, a ópera cómica A querela dos grilos de Fátima Fonte, e em 2016, no Teatro Municipal do Campo Alegre – Porto, a ópera cómica Os dilemas dietéticos de uma matrioska do meio de Nuno Côrte-Real, todas com libretos e música original e escrita propositadamente para esta formação. Estas óperas estiveram em circulação pelo país contando com mais de 15 apresentações. Devido ao êxito que tem tido, o espectáculo Os dilemas dietéticos de uma matrioska do meio ainda se encontrará em circulação em 2020.
Em 2017 o Contratempus estreou a ópera cómica As sete mulheres de Jeremias Epicentro de Jorge Prendas com estreia em Setembro no Teatro Municipal do Porto – Campo Alegre. É na obra As Sete Mulheres de Jeremias Epicentro que a componente multimédia das óperas do Quarteto ganha um papel mais central, assumindo-se como um elemento crucial das suas criações. No caso, a tecnologia multimédia interactiva vestível utilizada (criada em contexto laboratorial na FEUP) permite aos intérpretes manipular o som e a imagem em tempo real.
No seguimento deste espectáculo, em 2018, o Quarteto foi distinguido com o 3.º Prémio Nacional de Indústrias Criativas (promovido pelo Grupo Super Bock / Serralves) e com o Prémio BfK (promovido pela ANI – Agência Nacional de Inovação). Neste mesmo ano (em que celebra o seu 10.º aniversário) estreia Variações a partir de um Coraçãode Fernando C. Lapa, uma obra que recria e traz para a contemporaneidade algum do repertório mais emblemático do Cancioneiro Popular Português.
Em 2019, estrearam a mais recente criação do grupo, a ópera Simplex de Telmo Marques, uma co-produção com o Teatro Municipal do Porto que se prepara agora para iniciar a sua digressão nacional, contando já com cerca de 10 apresentações programadas.
LINKS EXTERNOS
Quarteto Contratempus
Última actualização: 19 de Novembro de 2019 |
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Membros
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Membros |
Nome |
Instrumentos |
Sub-categoria Instrumento / Voz |
Observações |
Brenda Vidal Hermida |
Piano |
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Observações |
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Crispim Luz |
Clarinete |
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Observações |
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Susana Lima |
Violoncelo |
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Observações |
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Teresa Nunes |
Voz |
soprano |
Observações |
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Repertório Português dos Séculos XX e XXI
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Repertório Português dos Séculos XX e XXI |
Título |
Compositor |
Categoria musical |
Instrumentação sintética |
Data |
Duração |
Viagem Interior |
Azevedo, Sérgio |
Ópera |
Instrumentação sintética
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2013 |
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soprano, clarinete, violoncelo e piano |
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Os dilemas dietéticos de uma matrioska do meio |
Côrte-Real, Nuno |
Ópera |
Instrumentação sintética
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2016 |
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soprano, barítono, clarinete, violoncelo, piano |
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A Querela dos Grilos |
Fonte, Fátima |
Ópera |
Instrumentação sintética
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2015 |
50' 00" |
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Semana Profana |
Lapa, Fernando C. |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
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1999 |
25' 00" |
Soprano, Clarinete, Piano e Violoncelo |
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Destinos |
Lapa, Fernando C. |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2010 |
|
soprano, clarinete, violoncelo, piano |
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Variações a partir de um coração |
Lapa, Fernando C. |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
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2018 |
50' 00" |
soprano, clarinete, violoncelo e piano |
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Simplex |
Marques, Telmo |
Ópera |
Instrumentação sintética
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2019 |
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O Escuro Silêncio da Chuva |
Moreira, Daniel |
Música de câmara (+ de 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
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2008 |
14' 00" |
Voz Feminina e 9 instrumentistas |
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Cinco Poemas da Água |
Moreira, Daniel |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
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2014 |
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mezzo-soprano, clarinete, piano e violoncelo |
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Ninguém & Todo-o-Mundo |
Moreira, Daniel |
Ópera |
Instrumentação sintética
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2018 |
75' 00" |
tenor, soprano, coro misto, ensemble instrumental e electrónica |
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As Sete Mulheres de Jeremias Epicentro |
Prendas, Jorge |
Ópera |
Instrumentação sintética
|
2017 |
80' 00" |
soprano, mezzo-soprano, clarinete, violoncelo e piano |
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Outro repertório
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Outro repertório |
Obra |
Compositor |
Cuatro Canciones |
Lauridsen, Morten |
Seven Romances op.107 |
Shostakovitch, Dmitri |
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Prémios |
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Apresentações públicas (selecção)
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· A Semana Profana (1999) de Fernando C. Lapa · estreada em 2009 na Faculdade de Xeografia e História, Santiago de Compostela · outras apresentações: Auditório Municipal de Esposende, Teatro do Campo Alegre, Teatro Ivone Silva, Auditório do Conservatório de Coimbra, Auditório Municipal do Cartaxo, Teatro Municipal de Lamego, Teatro Municipal de Viana, Teatro Diogo Bernardes – Ponte de Lima, Auditório Municipal de Lousada, Conservatório Superior de Vigo (2015) ·
· Destinos (2010) de Fernando C. Lapa · estreada em 2010 · outras apresentações: MARCO Museo de Arte Contemporánea de Vigo, Clube Literário do Porto (2011) ·
· O Escuro Silêncio da Chuva (2013) de Daniel Moreira ·
estreada em 2013 no Brasil
, Salão Leopoldo Miguez, UFRJ – Rio de Janeiro ·
· Viagem interior (2013) de Sérgio Azevedo · estreia em 2013, Salão Leopoldo Miguez, UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil ·
· A Querela dos Grilos (2014) · ópera buffa de Fátima Fonte · estreada em 2015 no Auditório Municipal de Esposende
· outras apresentações em: Teatro do Campo Alegre, Teatro Ivone Silva, Auditório do Conservatório de Coimbra, Centro Cultural do Cartaxo, Teatro Municipal de Lamego, Teatro Municipal Sá de Miranda – Viana, Teatro Municipal Diogo Bernardes – Ponte de Lima, Noite Branca – Braga, Auditório Municipal de Lousada, Conservatório Superior de Vigo, Teatro da Vilarinha ·
· Os dilemas dietéticos de uma matrioska do meio (2016) · ópera de Nuno Côrte-Real · estreada em 2016 no Teatro Municipal do Campo Alegre, Porto · outras apresentações: Teatro Municipal do Porto, Teatro José Lúcio da Silva (Leiria), Auditório Municipal de Esposende, Sala Cecília Meireles - Rio de Janeiro, Noite branca (Braga), Largo 1 de Maio (Viseu), Teatro Diogo Bernardes – Ponte de Lima, Teatro Viana do Castelo, Teatro Municipal Constantino Nery – Matosinhos, Teatro das Figuras – Faro (2016); Teatro Municipal de Vila Real, Teatro Municipal da Guarda (2017); Casa das Artes de Felgueiras (2018) ·
· As sete mulheres de Jeremias Epicentro (2017) · ópera de Jorge Prendas · estreada em 2017 no Teatro Municipal do Campo Alegre, Porto · outras apresentações: Teatro Municipal do Porto, Auditório Municipal de Esposende (2017); Casa das Artes – Felgueiras, Teatro Viriato – Viseu, Auditório Louis Lobio – Gondomar, Espanha (2018); Teatro Municipal de Vila Real, Teatro Sá de Miranda - Viana do Castelo (2019) ·
· Variações a partir de um coração (2018) de Fernando C. Lapa · estreada em 2018 na Casa das Artes, Porto · outras apresentações: Reitoria da UP, Teatro Bernardim Ribeiro – Estremoz (2018); Teatro Viana do Castelo, Fundação à Lord – Lordelo, Esposende (2019) ·
· Ninguém & Todo-o-Mundo (2018) · ópera de Daniel Moreira · estreada em 2018 no Teatro Helena Sá e Costa – Porto · outras apresentações: Teatro da Trindade – Lisboa (2019) ·
· Simplex (2019) · ópera multimédia de Telmo Marques · estreia: 15 e 16 de Junho de 2019 no Teatro Municipal do Campo Alegre, Porto · |
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Documentos
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