|
Entrevista |
Bibliografia |
Discografia
|
Áudio
|
Imagens |
Vídeos |
Multimédia |
Programa Rádio |
Programa Televisão |
Outros |
Dados de compositor |
|
Pianista da nova geração, nascida no Porto, alia a sua intensa actividade concertística a solo e na Música de Câmara, à docência de piano, na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto. Esta vivência plurifacetada tem-lhe permitido um aprofundamento na arte da performance pianística, através da investigação da complexa coexistência de vários factores, da tradição e da renovação.
Tem executado recitais, em projectos artísticos, a solo e em parceria, no domínio da Literatura, nomeadamente no vídeo Eça de Queiroz: Realidade e Ficção (Ed. Instituto Camões, 2000), onde assegurou a participação musical (Carlos Seixas, J. S. Bach, F. Chopin, F. Schubert); igualmente com os escritores Mário Cláudio, 30 Anos de Trabalho Literário, Letras em Trânsito-Porto 2001 - Vasco Graça Moura, 35 Anos de Trabalho Literário e com o actor António Durães O piano na obra poética de Jorge de Sena, em diversas salas de concerto, como o Museu Gulbenkian, Europarque, Teatro Rivoli, Fund. Eng.º António de Almeida, Salão Árabe do Palácio da Bolsa e no Centre Culturel Calouste Gulbenkian, em Paris. Foi solista com a Orquestra Nacional do Porto, sob a direcção do maestro José Luís Rodilla, e com a Orquestra do Norte, sob a direcção do maestro Ferreira Lobo.
Diplomada pelo Conservatório de Música do Porto, é igualmente licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Ingleses e Alemães) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Obteve na Hochschule der Künste Berlin (Escola Superior das Artes de Berlim), o Diploma Superior Artístico de Solista de Piano (Künstlerische Abschluβprüfung Klavier), tendo sido nesta academia bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, durante 4 anos (1987-1991).
Foi discípula da grande pianista Helena Costa, em Portugal, durante 10 anos, e, na Alemanha, dos pianistas Georg Sava e Laszlo Simon.
Além de vários prémios, de gravações para a RTP e RDP, recebeu a orientação de grandes mestres, em diversos países da Europa, como Sequeira Costa, Carlos Cebro, Alicia de Larrocha, Gyorgy Sebok e também de Vitaly Margulis, cuja direcção pedagógica muito a influenciou e com quem mantem contactos frequentes.
Gravou em 1999 o CD “COMPOSITORES PORTUGUESES CONTEMPORÂNEOS- piano solo” (Editora Numérica), com obras de Vianna da Motta, Luiz Costa, Berta Alves de Souza, Maria Teresa Macedo, F. Lopes-Graça, Filipe Pires, Álvaro Salazar e Carlos Azevedo. Em 2003 editou igualmente a solo "D. BOMTEMPO & CARLOS SEIXAS Estudos e Toccatas" (Editora Numérica).
Obteve o grau de Mestre reconhecido pela Universidade Nova de Lisboa em 1997. Actualmente efectua estudos de Doutoramento na Universidade de Évora, sob a orientação de Rui Vieira Nery e Ulrich Mahlert (Universität der Künste Berlin).
|
Instrumentos: Piano |
|
Biografia
|
Pianista da nova geração, nascida no Porto, alia a sua intensa actividade concertística a solo e na Música de Câmara, à docência de piano, na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto. Esta vivência plurifacetada tem-lhe permitido um aprofundamento na arte da performance pianística, através da investigação da complexa coexistência de vários factores, da tradição e da renovação.
Tem executado recitais, em projectos artísticos, a solo e em parceria, no domínio da Literatura, nomeadamente no vídeo Eça de Queiroz: Realidade e Ficção (Ed. Instituto Camões, 2000), onde assegurou a participação musical (Carlos Seixas, J. S. Bach, F. Chopin, F. Schubert); igualmente com os escritores Mário Cláudio, 30 Anos de Trabalho Literário, Letras em Trânsito-Porto 2001 - Vasco Graça Moura, 35 Anos de Trabalho Literário e com o actor António Durães O piano na obra poética de Jorge de Sena, em diversas salas de concerto, como o Museu Gulbenkian, Europarque, Teatro Rivoli, Fund. Eng.º António de Almeida, Salão Árabe do Palácio da Bolsa e no Centre Culturel Calouste Gulbenkian, em Paris. Foi solista com a Orquestra Nacional do Porto, sob a direcção do maestro José Luís Rodilla, e com a Orquestra do Norte, sob a direcção do maestro Ferreira Lobo.
Diplomada pelo Conservatório de Música do Porto, é igualmente licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Ingleses e Alemães) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Obteve na Hochschule der Künste Berlin (Escola Superior das Artes de Berlim), o Diploma Superior Artístico de Solista de Piano (Künstlerische Abschluβprüfung Klavier), tendo sido nesta academia bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, durante 4 anos (1987-1991).
Foi discípula da grande pianista Helena Costa, em Portugal, durante 10 anos, e, na Alemanha, dos pianistas Georg Sava e Laszlo Simon.
Além de vários prémios, de gravações para a RTP e RDP, recebeu a orientação de grandes mestres, em diversos países da Europa, como Sequeira Costa, Carlos Cebro, Alicia de Larrocha, Gyorgy Sebok e também de Vitaly Margulis, cuja direcção pedagógica muito a influenciou e com quem mantem contactos frequentes.
Gravou em 1999 o CD “COMPOSITORES PORTUGUESES CONTEMPORÂNEOS- piano solo” (Editora Numérica), com obras de Vianna da Motta, Luiz Costa, Berta Alves de Souza, Maria Teresa Macedo, F. Lopes-Graça, Filipe Pires, Álvaro Salazar e Carlos Azevedo. Em 2003 editou igualmente a solo "D. BOMTEMPO & CARLOS SEIXAS Estudos e Toccatas" (Editora Numérica).
Obteve o grau de Mestre reconhecido pela Universidade Nova de Lisboa em 1997. Actualmente efectua estudos de Doutoramento na Universidade de Évora, sob a orientação de Rui Vieira Nery e Ulrich Mahlert (Universität der Künste Berlin). |
|
Repertório Português dos Séculos XX e XXI
|
Repertório Português dos Séculos XX e XXI |
Título |
Compositor |
Categoria musical |
Instrumentação sintética |
Data |
Duração |
Observações |
Avena Ruda |
Carneyro, Cláudio |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1937 |
12' 00" |
Observações |
|
|
Dança Popular |
Fragoso, António de Lima |
Solo |
Instrumentação sintética
|
1916 |
2' 36" |
Observações |
|
|
Círculos |
Gabirro, Bruno |
Solo |
Instrumentação sintética
|
2003 |
4' 45" |
Observações |
|
|
Dual |
Lopes, Ângela |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2004 |
6' 30" |
Observações |
|
|
In Tempore |
Oliveira, João Pedro |
Solo |
Instrumentação sintética
|
2000 |
11' 00" |
Observações |
|
|
Intermezzo IV/A |
Salazar, Álvaro |
Solo |
Instrumentação sintética
|
1993 |
5' 00" |
Observações |
|
|
Siete Apuntes para un Meccano |
Salazar, Álvaro |
Solo |
Instrumentação sintética
|
1995 |
|
Observações |
|
|
Mazurka |
Silva, Óscar da |
Solo |
Instrumentação sintética
|
|
|
Observações |
|
|
Valsa |
Silva, Óscar da |
Solo |
Instrumentação sintética
|
|
|
Observações |
|
|
Dança |
Torres, Hernâni |
Solo |
Instrumentação sintética
|
|
|
Observações |
|
|
|
|
Outro repertório |
|
Prémios |
|
Apresentações públicas (selecção) |
|
Documentos
|
|
|