|
Entrevista |
Bibliografia |
Discografia
|
Áudio
|
Imagens
|
Vídeos |
Multimédia |
Programa Rádio |
Programa Televisão |
Outros |
Dados de compositor |
|
Iniciou os seus estudos musicais em 1988 na Academia de Amadores de Música. Em 2000 concluiu a Licenciatura em Canto com vinte valores na Escola Superior de Música de Lisboa, com a professora Joana Silva.
Trabalhou ainda com Sven Kristersson e João Lourenço. Participou e assistiu a masterclasses de Christianne Eda-Pierre, Jill Feldman e Gundula Janowitz.
Participou como solista sob a direcção de Andrew Swenerton, Roberto Perez, Christopher Bochmann, Jorge Lé, Humberto Castanheira, Nicolai Lalov e Cesário Costa.
Dedica especial interesse à divulgação do repertório do séc. XX e contemporâneo, realizando regularmente recitais com os pianistas Helder Entrudo e Francisco Sassetti, com o guitarrista Fernando Guiomar, e com o Trio formado pelo pianista Luís Machado Pinto e o clarinetista Manuel Jerónimo, com obras de Bartok, Britten, Weill, Schoenberg, Messiaen, e também de compositores portugueses contemporâneos.
Tem desenvolvido trabalho noutras áreas artísticas como o teatro e a dança contemporânea, na gravação de bandas sonoras, na preparação vocal de actores, e na participação como cantora.
Interpretou e produziu em conjunto com o compositor Carlos Marecos e o encenador Paulo Lages as óperas La Serva Padrona / A Criada Patroa, uma versão moderna do intermezzo musicalle de Giovanni Battista Pergolesi, a ópera O Fim, de António Patrício, estreada em Março de 2004, ambos espectáculos subsidiados pelo Ministério da Cultura / IPAE, e também a peça Caminho ao Céu, inserida no 10º aniversário da Culturgest, em Outubro de 2003, na rubrica “A música que há-de vir”.
Actualmente lecciona as disciplinas de Canto e Técnica Vocal, no Conservatório de Música D. Dinis e na Academia de Amadores de Música.
|
Instrumentos: Voz |
|
Biografia
|
Iniciou os estudos musicais na Academia de Amadores de Música em 1988 com a profª Albertina Xavier.
Licenciatura em Canto concluída em Julho de 2000 na Escola Superior de Música de Lisboa com a professora Joana Silva, com a máxima classificação.
Curso de Pedagogia Musical de Jos Wuytack, concluído em 1991.
Em Outubro de 1994 participou no Workshop de Música Contemporânea realizado pela Culturgest, Caixa Geral de Depósitos, interpretando obras de João Madureira, Carlos Marecos e Hugo Maia.
Trabalhou com o professor Sven Kristersson reportório escandinavo entre Fevereiro e Abril de 1996 e estudou particularmente com João Lourenço. Participou e assistiu às masterclass de Interpretação de Mélodie de Christianne Eda-Pierre, aos cursos de Música Antiga de Almada orientados por Jill Feldman; no curso de Didática do Canto com Elizabeth Bentson-Opitz e de Interpretação de lied e ópera com Gundula Janovitz.
Em Dezembro de 1994 participou como solista na Cantata BWV64 de J. S. Bach, com o Ensemble de Cordas Bach e o Coro Bach, sob a direcção de Andrew Swinerton.
Co-fundou a formação de câmara "Jardins Suspensos" que tem como objectivo principal executar peças de compositores portugueses vivos, tendo já apresentado as obras “1º e 2º Ciclo de Canções Populares Portuguesas” “Sobre Memórias de Adriano” de Carlos Marecos e “Septeto” de Hugo Maia, em vários locais nomeadamente na Escola Superior de Música de Lisboa, Academia de Amadores de Música, Sociedade Portuguesa de Geografia, Salão Nobre da Aula Magna, Gulbenkian e Expo 98.
Em Junho de 1996 foi solista, sob a direcção do maestro Christopher Bochmann, na “Messe Basse” de Gabriel Fauré, com orquestra e coro da ESML.
Entre 1996-2000 foi artista convidada no Ensemble JER (Plásticos de Lisboa) nas peças de teatro musical "Volkswagner" na“Missa do Homem Armado” de Dufay e Josquin Des prés, apresentadas por todo o país, CCB, Maria Matos e na EXPO de Hannover – Alemanha.
Em Outubro de 1998, participou no concerto “Os Sete Pecados Capitais” numa homenagem a Bertold Brecht organizada pela Culturgest, realizando dois concertos na Caixa Geral de Depósitos-Culturgest e no Rivoli-Culturporto.
Entre 1998 e 2000 colaborou com a Orquestra Sinfónica Juvenil sob a Direcção de Christopher Bochmann, como soprano solista nas obras “Missa de Nelson” de Haydn e “Missa em Dóm” de Mozart.
Em 2002 interpretou a obra “Cantiga da Monda” do compositor Carlos Marecos com a Orquestra de Cascais sob a direcção de Nicolai Lalov.
Em 2003 co-fundou o ensemble Quarteto Portátil que se estreou no 1º Festival de Música Contemporânea de Condeixa-a-nova.
Em outubro de 2003 interpretou a peça Caminho ao Céu de Carlos Marecos e Encenação de Paulo Lages inserido no evento "A música que há-de vir" na Culturgest, com a Orquestra Utópica.
Em 1996 formou um duo com o pianista Helder Entrudo que se dedica apenas ao reportório do séc. XX e contemporâneo tendo já apresentado obras de Schönberg, Messiaen, Britten, Berio, Bartok Poulenc e Carlos Marecos. Participaram nos 4ºs Encontros de Música de Câmara de Almada, realizados no Teatro Municipal em Maio de 1996, e em Abril de 1997 na rubrica “Jovens Compositores – Jovens Intérpretes” no Acarte, Teatro Maria Matos em 2001 entre outros.
Em 2002 realizou um recital sobre música de cabaret, nomeadamente Britten e Kurt Weill com o pianista Francisco Sassetti.
No âmbito da disciplina de Interpretação Cénica da ESML participou na peça “L’Enfant et les Sortilèges” de Ravel onde fez o papel da Taça Chinesa e do Esquilo, na ópera “Il Matrimonio Segreto” o papel de Carolina e na ópera “O Corvo Branco” de Philip Glass interpretando o papel da Rainha com encenação de João Grosso.
Em Julho de 2002 fez o papel de Serpina na ópera “La serva Padrona” versão moderna apresentada no palácio da Ajuda com encenação de Paulo Lages. Rainha na ópera “O Fim” com música de Carlos Marecos e encenação de Paulo Lages apresentada em Abril de 2004 no Centro Cultural de Cascais.
Foi membro do octeto vocal “Edmea Tetua” entre 1993-95, cujo reportório se estende por diversas áreas da música como o jazz, música popular e erúdita.
Em Setembro de 1996 participou nos Encontros Acarte na cantata cénica “O Vulcão” com texto de Luisa Costa Gomes e música de Luis Bragança Gil, no coro Os Meteoritos.
Em Novembro participou no Congresso ELIA 96 (European League of Instituts of the Arts), realizado no Teatro São Luis e na Fundação Calouste Gulbenkian com música de C. Marecos e coreografia de Rui Pinto.
Gravação para a banda sonora de Carlos Marecos para duas danças contemporâneas “Sobreiros” e “Alma I” coreografadas por Madalena Victorino.
Em 1997 interpretou a peça " Escritório" para voz solo de C. Marecos na Culturgest coreografada por Madalena Victorino.
Participou na gravação da banda sonora da peça “Uma mão cheia de nada” para o teatro “O Bando” em Novembro de 1995.
Fez a preparação vocal dos actores do teatro O Bando para a peça “Visões” estreada em Abril de 1997 com encenação de Raul Atalaia.
Fez parte da equipa técnica na preparação vocal dos actores do projecto “Peregrinação”, evento regular da EXPO 98 com encenação de João Brites.
Professora de Iniciação Musical no Jardim Infantil “Piu Piu” na Amadora de 1993 a 1995.
Leccionou de Setembro de 1996 a Dezembro de 2000, na Academia de Música Eborense as disciplinas de Canto, Educação Vocal, Técnica Vocal e Formação Musical.
Entre 1997-98 leccionou Técnica Vocal no Curso de Formação de actores do Centro Dramático de Évora – CENDREV.
Em 2001, leccionou Técnica Vocal inserida no curso de verão de Direcção Coral em Odivelas.
Em Janeiro de 2004 leccionou o Seminário de Técnica Vocal ao Coro Leal da Câmara.
Em Maio corrente encontra-se a co-dirigir com o encenador Jorge Estreia um atelier de ópera no Teatro da Malaposta.
Lecciona desde 1998 no Conservatório D. Dinis em Odivelas as disciplinas de Técnica Vocal, Educação Vocal e Formação Musical.
Lecciona desde 2000 na Academia de Amadores de Música a disciplina de Canto. |
|
Repertório Português dos Séculos XX e XXI
|
Repertório Português dos Séculos XX e XXI |
Título |
Compositor |
Categoria musical |
Instrumentação sintética |
Data |
Duração |
Observações |
Cinco Melodias em Forma de Montemel |
Carrapatoso, Eurico |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1996 |
14' 00" |
Observações |
|
|
O milagre precisou de auxílio... |
Marecos, Carlos |
Música de câmara (+ de 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1994 |
8' 30" |
Observações |
2 Sopranos, Recitante, Ensemble Instrumental e Electrónica sobre Suporte |
|
|
Sete Canções Populares Portuguesas |
Marecos, Carlos |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1995 |
20' 47" |
Observações |
Voz e Ensemble Instrumental |
|
|
Sete Canções e Quatro Danças Populares Portuguesas |
Marecos, Carlos |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1996 |
33' 55" |
Observações |
Soprano e Ensemble Instrumental |
|
|
...sobre Memórias de Adriano |
Marecos, Carlos |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1996 |
15' 00" |
Observações |
Soprano, Ensemble Instrumental e Electroacústica sobre Suporte |
|
|
Escritório |
Marecos, Carlos |
Solo |
Instrumentação sintética
|
1997 |
20' 00" |
Observações |
|
|
A Preguiça |
Marecos, Carlos |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1998 |
18' 00" |
Observações |
Soprano, Piano, Violoncelo e Percussão |
|
|
Canção de Embalar |
Marecos, Carlos |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1999 |
2' 55" |
Observações |
Soprano e Mezzo-Soprano (com ou sem Piano) |
|
|
Canções Populares Portuguesas |
Marecos, Carlos |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1999 |
11' 30" |
Observações |
|
|
Canções Populares Religiosas - Portugal |
Marecos, Carlos |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2001 |
23' 30" |
Observações |
Soprano e Ensemble Instrumental |
|
|
Música Popular do Mundo |
Marecos, Carlos |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2001 |
13' 15" |
Observações |
Soprano e conjunto de câmara |
|
|
Paródia às Modinhas Luso-Brasileiras |
Marecos, Carlos |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2001 |
14' 45" |
Observações |
Soprano, Clarinete e Piano |
|
|
La Serva Padrona/A Criada Patroa |
Marecos, Carlos |
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
2002 |
90' 00" |
Observações |
Soprano, Barítono e Ensemble Instrumental |
|
|
Prelúdio e Canção de Idanha |
Marecos, Carlos |
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
2002 |
5' 55" |
Observações |
Soprano e orquestra de cordas |
|
|
Três Canções de Embalar |
Marecos, Carlos |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2002 |
7' 45" |
Observações |
Soprano e Ensemble Instrumental |
|
|
Caminho ao Céu |
Marecos, Carlos |
Música de câmara (+ de 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
2003 |
21' 00" |
Observações |
2 Sopranos e Ensemble Instrumental |
|
|
O Fim |
Marecos, Carlos |
Ópera |
Instrumentação sintética
|
2003 |
64' 00" |
Observações |
Soprano, Actor, 3 Recitantes Masculinos e Ensemble Instrumental |
|
|
As duas mulheres de Sigmund Freud |
Ribeiro, Hugo |
Ópera |
Instrumentação sintética
|
2008 |
12' 00" |
Observações |
2 Sopranos e 13 instrumentos |
|
|
Glória |
Rocha, José Eduardo |
Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) |
Instrumentação sintética
|
1994 |
10' 00" |
Observações |
2 Sopranos, Tenor, Percussão e Instrumentos de Plástico |
|
|
Missas do Homem Armado |
Rocha, José Eduardo |
Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal |
Instrumentação sintética
|
1999 |
30' 00" |
Observações |
Vozes e Instrumentos de Plásico |
|
|
Volkswagner |
Rocha, José Eduardo |
Teatro Musical |
Instrumentação sintética
|
2000 |
45' 00" |
Observações |
Para um grupo de actores, cantores, instrumentistas e um Ensemble especial de instrumentos de plástico. |
|
|
Alfa |
Soldado, Luís |
Ópera |
Instrumentação sintética
|
2008 |
|
Observações |
Soprano, Tenor, Baixo e orquestra |
|
|
|
|
Outro repertório
|
Outro repertório |
Obra |
Compositor |
Canções Alemãs, Op. 103 |
Spohr, Ludwig |
O Pastor nos Rochedos |
Schubert, Franz |
Sonata para Clarinete e Piano |
Bernstein, Leonard |
Três Melodias de 1916 |
Satie, Erik |
|
|
Prémios |
|
Apresentações públicas (selecção) |
|
Documentos
|
|
|