Compositor e investigador doutorando na FCSH/ Kunstuniversität Graz/ Fondazionne Archivio Luigi Nono e membro do Concrète [Lab] Ensemble, João Quinteiro está Em Foco no MIC.PT em março.
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Local de Composição/Estúdio Electronic Music Studio A da Universidade de Stony Brook (Nova York)
Instrumentação Detalhada
Categoria Musical Música Electroacústica sobre suporte
Instrumentação Sintética acusmática, estéreo
Estreia
Data 1987
Local Universidade de Stony Brook
Localidade Nova York
País Estados Unidos da América
Notas Sobre a Obra
Psalmus (1986) e Canticum (1987) foram ambas compostas no Electronic Music Studio A em Stony Brook. Ambas utilizam exclusivamente técnica de composição electroacústica analógica. Psalmus, uma peça de carácter laudatório utiliza sonoridades vocais longas, baseadas em sons de vogais não articuladas. A sobreposição destes sons permite a construção de texturas bastante complexas, num crescendo de intensidade e sucessão de momentos climáticos consecutivos. Outra preocupação sentida durante a composição desta obra, foi a de enquadrar os vários tipos de relação existentes entre os sons vocais e os sons electrónicos. Há momentos em que ambos se distanciam entre si, tornando-se entidades sonoras separadas. Noutras ocasiões, a sua integração na textura sonora torna-os impossíveis de distinguir, cada um tornando-se parte do outro.
Canticum utiliza igualmente sons vocais falados, baseados em fragmentos do Salmo 34, recitado em latim. Nesta obra, é o virtuosísmo técnico, e a alternancia súbita de texturas diferentes, que permite o diálogo tensão-relaxamento, e que no final da peça pretende de certa forma nunca chegar a uma resolução.