Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos)
com electroacústica sobre suporte
Instrumentação Sintética
2003
9' 00"
Ensemble Instrumental e Electroacústica sobre Suporte
Ensemble Instrumental e Electroacústica sobre Suporte
Título do documento Ressonâncias-Memórias
Data de Composição· 2003
Instrumentação Detalhada
Categoria Musical Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos)
com electroacústica sobre suporte
Instrumentação Sintética Ensemble Instrumental e Electroacústica sobre Suporte
Estreia
Data 2003/Nov/15
Intérpretes
OrchestrUtopica
Entidade/Evento Festival Olhares de Outono
Local Universidade Católica Portuguesa
Localidade Porto
País Portugal
Notas Sobre a Obra
Ressonâncias-Memórias parte de dois princípios interdependentes que têm estado na base das minhas preocupações :
O primeiro, é tomar a obra como um interface para uma colecção de objectos musicais - uma base de dados por assim dizer -, não recorrendo necessariamente a intenções de desenvolvimento ou outros tipos semelhantes de retórica musical. Assim, e na continuidade de outras obras minhas, Ressonâncias-Memórias toma como material de base outros materiais previamente gerados, alguns dos quais surgidos noutras obras, outros em obras por escrever, assumindo-se como um índice ou directório de um universo musical em permanente actualização.
O segundo princípio situa-se nas premissas de construção-remissão, e expressa-se pela presentificação de situações não necessariamente narrativas. Ao recorrer a uma construção do tipo da que encontramos, por exemplo, num filme como Mulholland Drive (David Lynch), esse segundo princípio acrescenta ao aspecto onírico o peso da memória como condicionador espácio-temporal para a construção de um presente, numa alusão a Memento, de Christopher Nolan.
Uma técnica de escrita baseada num misto de filtragem e palimpsesto, assim como o uso de elementos heterogéneos num mesmo meio (algo entre a iluminura e o multimedia), formam as bases de escrita de Ressonâncias-Memórias. O uso reiterado de separadores de situações sugerindo uma coexistência multi-espacial, ou transição brusca entre lugares, e a iteração sonora, procuram induzir uma dinâmica e uma tensão constante, e, ao mesmo tempo, aludir à noção de ressonância como um elemento activo na nossa formulação do real - uma "frente de onda" da(s) memória(s).
António de Sousa Dias
Novembro de 2003