se não conseguir visualizar esta newsletter clique aqui - if you can't see this newsletter click here

 
CONSTANÇA CAPDEVILLE "EM FOCO" NO MIC.PT DURANTE O MÊS DE MARÇO
Constança Capdeville deixou-nos há 20 anos! Em Março a secção “Em Foco” do mic.pt é assim dedicada a uma das personalidades mais importantes na música portuguesa do século XX: Constança Capdeville falecida em Fevereiro de 1992, com apenas 55 anos. Compositora, pianista, percussionista, e uma “grande impulsionadora” no meio musical português, influenciou tanto os compositores como os intérpretes da nova música, a quem transmitia as suas ideias do teatro musical, ou melhor teatro-música como gostava de dizer. Ao longo da sua vida Constança Capdeville fundou vários grupos, nomeadamente Convivium Musicum e ColecViva. A sua actividade de compositora foi sempre acompanhada pela de intérprete de piano e percussão e, nessa qualidade, colaborou com os Menestréis de Lisboa e com o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, para o qual escreveu algumas das suas composições. Notabilizou-se também no ensino de composição. A sua abordagem muito própria na actividade pedagógica marcou os seus discípulos, alguns hoje compositores reconhecidos – António de Sousa Dias, Eurico Carrapatoso, Sérgio Azevedo, Tomás Henriques, Virgílio Melo, entre outros. Em Março visitem o site do mic.pt e redescubram a obra e personalidade de Constança Capdeville.

 
Koellreutter, Emanuel Dimas de Melo Pimenta
Hans Joachim Koellreutter nasceu em 1915 na Floresta Negra, Alemanha. Viveu com Picasso, tocou com Darius Milhaud, estudou com Paul Hindemith, Kurt Thomas, Hermann Scherchen e Marcel Moyse. Escapou dos nazistas e viveu no Brasil, na Índia e no Japão. Falava nove línguas e foi um especialista não apenas na música ocidental como também na indiana e na japonesa. Ravi Shankar, Octávio Paz, Tohru Takemitsu, John Cage e Luigi Dallapicolla entre muitos outros o reconheceram como um dos mais importantes mestres de música do século XX.

Crowdknowspear, Emanuel Dimas de Melo Pimenta
crowdknowspear é um longo poema visual composto por Emanuel Dimas de Melo Pimenta em 2000, sobre Leaves of Grass de Walt Whitman. O poema trabalha sobre uma diferente estrutura lógica. Emanuel Pimenta, um especialista em realidade virtual e tecnologias do ciberespaço, é um membro activo da New York Academy of Sciences e pesquisou sobre neurociência e a Teoria do Pensamento durante mais de 30 anos como base para o seu projecto.

Logical Traps, Emanuel Dimas de Melo Pimenta
Logical Traps é um conceito criado pelo arquitecto, urbanista, compositor e fotógrafo Emanuel Dimas de Melo Pimenta. Durante mais de trinta anos da sua carreira desenhou em vários países, junto com personalidades como John Cage, Merce Cunningham, Dove Bradshaw, René Berger e William Anastasi, entre outros.


Sofia Sousa Rocha, Inês Morre
Nova ópera de Sofia Sousa Rocha, para o projecto de mini-óperas da Arquipélago - Associação de Compositores de Portugal. Foi estreada no dia 2 de Março no Teatro Nacional de São Carlos, com a direcção de João Paulo Santos.
>> ver obra

Luís Soldado, Fado Olissiponense
Nova ópera de Luís Soldado, para o projecto de mini-óperas da Arquipélago - Associação de Compositores de Portugal. Foi estreada no dia 2 de Março no Teatro Nacional de São Carlos, com a direcção de João Paulo Santos.
>> ver obra

Edward Luiz Ayres d'Abreu, Manucure
Nova ópera de Edward Luiz Ayres d'Abreu, para o projecto de mini-óperas da Arquipélago - Associação de Compositores de Portugal. Foi estreada no dia 2 de Março no Teatro Nacional de São Carlos, com a direcção de João Paulo Santos.

Tiago Cabrita, A Vida Inteira
Nova ópera de Tiago Cabrita, para o projecto de mini-óperas da Arquipélago - Associação de Compositores de Portugal. Foi estreada no dia 2 de Março no Teatro Nacional de São Carlos, com a direcção de João Paulo Santos.
>> ver obra

Vasco Pearce de Azevedo, Deixai-me Dormir
Nova obra Vasco Pearce de Azevedo, foi estreada no dia 27 de Fevereiro pelo Coro Ricercare e Sinfonietta de Lisboa, com a direcção do compositor, na Igreja de Santa Maria em Loures.
>> ver obra

João Francisco Nascimento, Aos Mártires da Pátria
Obra de 2011 de João Franscisco Nascimento, foi estreada no dia 27 de Fevereiro pelo Coro Ricercare e Sinfonietta de Lisboa, com a direcção de Vasco Pearce de Azevedo, na Igreja de Santa Maria em Loures.

Carlos Garcia, Missa Breve
Obra de 2011 de Carlos Garcia, foi estreada no dia 27 de Fevereiro pelo Coro Ricercare e Sinfonietta de Lisboa, com a direcção de Vasco Pearce de Azevedo, na Igreja de Santa Maria em Loures.

Lea Brooklyn, Despir-me da Pele
Nova obra de Lea Brooklyn, foi estreada no dia 27 de Fevereiro pelo Coro Ricercare e Sinfonietta de Lisboa, com a direcção de Vasco Pearce de Azevedo, na Igreja de Santa Maria em Loures.

Daniel Schvetz, Milhoverdeando
Nova obra para violino solo de Daniel Schvetz, foi estreada no dia 24 de Fevereiro por Liviu Scipcaru na Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves.
>> ver obra

Ian Mikirtoumov, Kairos
Nova obra para violino solo de Ian Mikirtoumov, foi estreada no dia 24 de Fevereiro por Liviu Scipcaru na Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves.

César Viana, La Scripcaria
Nova obra para violino solo de César Viana, foi estreada no dia 24 de Fevereiro por Liviu Scipcaru na Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves.
>> ver obra

Sérgio Azevedo, O Veado Florido
Nova obra para orquestra de Sérgio Azevedo, sobre um conto de António Torrado. A obra foi estreada no dia 10 de Fevereiro no Cinema-Teatro Joaquim d'Almeida, no Montijo, pela Orquestra Metropolitana de Lisboa dirigida por Pedro Neves.
>> ver obra

Carlos Caires, All-in-one expanded
Nova obra para orquestra e electrónica de Carlos Caires, foi estreada na Casa da Música pela Orquestra Sinfónica do Porto sob a direcção de Christoph König.
>> ver obra

Telmo Marques, Contrafacção Folclórica
Nova obra para quarteto de cordas de Telmo Marques foi estreada no dia 8 de Fevereiro do Cine-Teatro Constantino Nery, em Matosinhos, pelo Quarteto de Cordas de Matosinhos.
>> ver obra

Manuel Durão, Präludium und Fuge für 11 Instrumentalisten
Nova obra para ensemble de Manuel Durão, foi estreada no dia 5 de Fevereiro na Hochschule für Musik und Theater Leipzig (Alemanha), por estudantes da mesma escola, com a direcção do compositor.
>> ver obra

Clotilde Rosa, Canto Solar
>> ver partitura

Clotilde Rosa, Cinzas de Sísifo
>> ver partitura

Clotilde Rosa, Divertimento a Quatro
>> ver partitura

Clotilde Rosa, Hommage
>> ver partitura

NOVO COMPOSITOR MIC.PT
>> Daniel Moreira


Arte Eletroacústica, é um programa realizado e produzido pela Miso Music Portugal e pelo Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa para a Antena 2, em articulação com o grupo Ars Acustica da União Europeia de Radiodifusão. Realizado e apresentado por Miguel Azguime, Arte Eletroacústica, contará também com a colaboração regular de outros autores e é coordenado por Jakub Szczypa.
Os dois últimos programas já estão disponíveis online:
>> 4 de Fevereiro - Obras Portuguesas para Quarteto de Cordas e Electrónica (Pedro Amaral e Miguel Azguime)
>> 18 de Fevereiro - Obras Portuguesas para Quarteto de Cordas e Electrónica (Pedro Rebelo) e Obras para ensemble e electrónica (Pedro Rocha e Luís Tinoco)

A programação do mês de Março será a seguinte:
>> 3 de Março de 2012 - Obras para Ensemble e Electrónica (Cândido Lima, José Luís Ferreira e Enrique X. Macías)
>> 17 de Março de 2012 - Ciclo Monográfico - João Pedro Oliveira
>> 31 de Março de 2012 - Ciclo Monográfico - António Ferreira