se não conseguir visualizar esta newsletter clique aqui- if you can't see this newsletter click here
pedimos desculpa por envios múltiplos - apologies for cross-posting
ângela da ponte em foco no mic.pt no mês de fevereiro
Este mês no Em Foco publicamos o Questionário / Entrevista a Ângela da Ponte, jovem compositora editada pelo MIC.PT, que este ano celebra o seu 30.º aniversário.
Licenciada em Composição pela ESMAE do Porto, é professora assistente na Universidade de Birmingham onde está a fazer um doutoramento sob a orientação de Jonty Harrison e Michael Zev Gordon. Os seus projectos recentes incluem a colaboração com o tubista Sérgio Carolino; composição de Espremendo a Laranja para o projecto 3'30'' Percussive Sung Songs com Nuno Aroso e Rita Redshoes; assim como o projecto 21 KHz do qual é cofundadora, com Dimitris Andrikopoulos. Este projecto define-se "num interesse comum dos dois compositores / performers em explorar e experimentar o potencial expressivo de sons concretos e a sua manipulação com vários media".
Ângela da Ponte parte de uma ideia metafórica ou simbólica para a composição de uma peça, baseando-se numa "narrativa escrita antes de elaborar o mundo sonoro". Diz-nos também a compositora numa das respostas do Questionário: "…num momento em que a arte tem cada vez menos apoio financeiro, é quando surge com mais força, seja em forma de protesto ou de educação (…). Portanto, vai haver sempre um estímulo para que a arte seja praticada em muitos campos. (…) A meu ver, penso que é e será sempre uma necessidade humana…"

Em Fevereiro visitem a secção Em Foco do MIC.PT com o Questionário / Entrevista a Ângela da Ponte, uma das jovens compositoras editadas pelo MIC.PT.
actividades dos compositores editados pelo mic.pt
Estreia de constellations de
DANIEL MARTINHO
No dia 2 de Fevereiro na Casa da Música decorreu a estreia da nova obra de Daniel Martinho, Constellations (2013-14), uma encomenda da Banda Sinfónica Portuguesa, que foi interpretada por Daniel Dias e Rúben Tomé, Gonçalo Dias, Sérgio Carolino e a Banda Sinfónica Portuguesa dirigida por Francisco Ferreira.
ler mais
ESTREIA DE
A VIDA É NOSSA
DE
GONÇALO GATO
A peça A Vida é Nossa de Gonçalo Gato, para orquestra de sopros, foi seleccionada no âmbito do II Concurso Nacional de Composição da Banda Sinfónica Portuguesa, tendo sido estreada a 2 de Fevereiro, às 12h00, na Sala Suggia da Casa da Música, pelo tubista Sérgio Carolino e pela Banda Sinfónica Portuguesa dirigida por Francisco Ferreira.
ler mais
ESTREIA DE
FROM THE ASHES DE
GONÇALO LOURENÇO
No dia 18 de Fevereiro na Auer Hall (Indiana, Estados Unidos) será estreada a nova obra para Orquestra, Coro, Narrador e Solistas de Gonçalo Lourenço, From the Ashes. A peça será interpretada por Martha Mingle, Krista Wilhemson, Travis Bloom, Nathaniel Olson, coro UChorale e IU Conductors Orchestra sob a direção do próprio compositor.
ler mais
ESTREIAS PELO
PERFORMA ENSEMBLE
No âmbito do projecto FADO(s) o Performa Ensemble vai apresentar em Fevereiro várias novas peças de compositores portugueses entre os quais Rui Penha, João Pedro Oliveira, Ângela Lopes e Sara Carvalho, todos eles editados pelo MIC.PT. Os concertos do Performa Ensemble vão decorrer no Eventos Caffe de Viana do Castelo, no Conservatório Regional de Gaia e na Escola de Música do Orfeão de Leiria.

ler mais
REENTERING DE ANTÓNIO PINHO VARGAS NO ALGARVE
A obra Reentering de António Pinho Vargas, composta em 2004, será interpretada em concerto pela Orquestra Clássica do Sul sob a direcção de Cesário Costa, a 14 de Fevereiro no Cine-Teatro Louletano. Este evento está integrado no âmbito da cooperação do compositor com a Orquestra, no contexto da qual em Março António Pinho Vargas vai orientar o Atelier para Jovens Compositores promovido pela OCS.

ler mais
TEATRO MUSICAL DE JOÃO MADUREIRA E PEDRO REBELO NO ALGARVE
Nos dias 5 e 6 de Fevereiro serão interpretadas em Portimão e Lagoa as obras Toc, Toc, Toc, de João Madureira e Quando Eu Nasci de Pedro Rebelo, com histórias de Hélia Correia e Isabel Minhós Martins, respectivamente. Durante estes concertos comentados destinados ao público infanto-juvenil, Pedro Neves vai dirigir o Sond'Ar-te Electric Ensemble, com as narradoras Ágata Mandillo e Rosinda Costa.
ler mais
ESPECTÁCULO A PARTIR DE CONSTANÇA CAPDEVILLE
A 13 e 14 de Fevereiro no Centro Cultural de Belém será apresentado o espectáculo Modo Portátil, cujo ponto de partida é a articulação de elementos transversais a várias expressões artísticas, no espírito da compositora Constança Capdeville. Além de explorar a riqueza e a complexidade da sua metodologia, este espectáculo é também uma homenagem ao seu pensamento artístico e à sua arte. O evento conta com a participação  de vários actores e bailarinos e músicos entre os quais António de Sousa Dias, Jonas Runa e José Luís Ferreira.
ler mais
BRUNO GABIRRO
EM RESIDÊNCIA
NA CASA DE VELÁZQUEZ
O compositor Bruno Gabirro está neste momento a realizar uma residência de criação artística na Casa de Velázquez em Madrid, que lhe foi atribuída pela Secretaria Geral Ibero-americana. No âmbito desta residência, entre Janeiro e Julho de 2014, Bruno Gabirro está a desenvolver um projecto de investigação e composição, Para uma verdadeira integração do espaço como parâmetro sonoro musical.
Cândido lima
em destaque na
revista glosas
O 10.º número da revista Glosas, lançado no fim de Janeiro pela mpmp, é dedicado a Cândido Lima, com artigos e entrevistas de Duarte Pereira Martins, Maria João Fernandes, Sérgio Azevedo, José Grossinho e Jakub Szczypa, Mário Cláudio, assim como dois textos da autoria do próprio compositor - A propósito de Xenakis e Cantos das Fragas.
TERRAINS VAGUES DE
LUÍS ANTUNES PENA
Em Dezembro do ano passado a editora alemã WERGO lançou o CD monográfico de Luís Antunes Pena, terrains vagues, com 5 peças suas compostas desde 2000. Esta nova edição conta com as interpretações de Nuno Aroso (Percussão), Drumming - Grupo de Percussão dirigido por Miquel Bernat, Edicson Ruiz (Contrabaixo), Dominik Susteck (Orgão) e Francesco Dillon (Violoncelo).
NOVAS PARTITURAS DE
JONAS RUNA E CÂNDIDO LIMA
O Catálogo de Partituras do MIC.PT tem a partir do mês de Fevereiro quatro novas partituras de Jonas Runa, novo compositor editado pelo MIC.PT.
No âmbito da série de Partituras Didácticas editámos também este mês mais 20 Cadernos de Invenções de Cândido Lima, parte de uma vasta e única colecção de 85 Cadernos para diversos instrumentos destinados aos jovens músicos.
novidades mic.pt
nova newsletter mic.pt
A partir deste mês o Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa disponibiliza a sua newsletter mensal com um novo layout que pretende dar especial ênfase à atividade dos 48 compositores portugueses presentemente editados pelo MIC.PT; com notícias sobre as suas estreias, a circulação das suas obras, encomendas, residências, e muito mais. A newsletter tem como foco promover os compositores e as suas obras dando-lhes a maior visibilidade possível, assim como divulgar a atualidade musical nacional e informar sobre o trabalho em constante desenvolvimento no CIIMP. Todos os meses a newsletter bilingue é enviada para mais de 15 mil destinatários em Portugal e no estrangeiro, ligando a música portuguesa ao mundo!
JONAS RUNA
NOVO COMPOSITOR MIC.Pt
O portal MIC.PT tem a partir de agora duas novas entradas de Compositor e Intérprete de Jonas Runa, novo Compositor MIC.PT com partituras editadas pelo Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa. Juntamente com Jorge Lima Barreto criou em 2007 o duo Zul Zelub, proposta experimentalista inspirada na teoria da energia musical irrealizada. Desenvolve o seu trabalho nos domínios da composição / improvisação e musicologia, colaborando em projectos pluridisciplinares com Clara Andermatt e Joana Vasconcelos. Visitem, desde já, as páginas de Compositor e Intérprete de Jonas Runa, novo compositor editado pelo MIC.PT.
PIOTR ROEMER
EM RESIDÊNCIA NO LEC
O jovem compositor polaco Piotr Roemer, também teórico, violinista e escritor, está em residência no Laboratório Electroacústico de Criação da Miso Music Portugal entre 21 de Janeiro e 19 de Fevereiro, no âmbito da qual está a trabalhar numa nova peça electroacústica utilizando as condições técnicas oferecidas pelo Miso Studio. A residência de Piotr Roemer no LEC é co-financiada pelo projecto europeu MINSTREL e co-organizada pelo Polish Music Information Centre.
ler mais
 
música hoje na antena 2
1 de Fevereiro - Nova Geração de Compositores Portugueses: Sofia Sousa Rocha, Daniel Martinho, Ângela da Ponte e Hugo Ribeiro.

15 de Fevereiro - Nova Geração de Compositores Portugueses: Filipe Lopes, Rui Penha, Nuno Peixoto de Pinho e Duarte Dinis Silva.

Antena 2, à 1h00 da madrugada

Os dois programas de Fevereiro de Música Hoje são dedicados à música de vários compositores portugueses da nova geração, nascidos na década de 80 do século XX, cujas partituras são editadas e distribuídas online pelo Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa em www.mic.pt.
partituras mic.pt
Presentemente o Catálogo de Partituras do MIC.PT, disponível online para consulta, inclui 788 obras de 48 compositores portugueses, entre as quais se encontram a partir deste mês, novas partituras de Cândido Lima e Jonas Runa. A Edição Digital de Partituras é um serviço gratuito prestado aos compositores portugueses pelo MIC.PT com o objectivo de promover e distribuir a nível mundial as suas partituras e obras, com destaque para a música dos séculos XX e XXI. Contactem a equipa do MIC.PT para conhecer as regras da Edição Digital de Partituras (mic@mic.pt) e consultem o nosso Catálogo para ver a lista completa das Partituras Editadas pelo MIC.PT
quintas abertas
6 de Fevereiro - 21h30
Miso Music Portugal
Em conversa com Piotr Roemer (compositor residente no LEC): música de Piotr Roemer e Krzysztof Knittel.
Venha participar neste espaço único de encontro, num ambiente descontraído, onde nos reunimos para ouvir música e conversar sobre liberdade, criatividade, inovação, resistência e arte.
novos cd NO mic.pt
luís antunes pena, Terrains Vagues
obras: Im Rauschen Rot), Eyjafjallajokull, Vermalung I – Western Music, …winterlich ruhende Erde…, e Música para 30 Metais; de Luís antunes Pena.

Edição: Wergo
novos livros NO mic.pt
revista glosas
revista Glosas n.º10
dedicada a Cândido Lima

com artigo de Jakub Szczypa e José Grossinho sobre a edição dos Cadernos de Invenções de Cândido Lima no MIC.PT

Edição: Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa
estreias recentes
nuno côrte-real
Todo o teatro é o meu quintal

18 de Janeiro,Teatro-cine, Torres Vedras

Orquestra Metropolitana de Lisboa
Luís Rodrigues, barítono
Giulio Plotino, violino
Helder Marques, piano
Nuno Côrte-Real, direcção
anne victorino d'almeida
Requiem 2012 (ao Bernardo Sassetti)

26 de Janeiro,Igreja Matriz, Loures

Coro Ricercare
Sinfonietta de Lisboa
Vasco Pearce de Azevedo, direcção
tiago cabrita
Uma vez que já tudo se perdeu

26 de Janeiro,Igreja Matriz, Loures

Coro Ricercare
Sinfonietta de Lisboa
Vasco Pearce de Azevedo, direcção
carlos garcia
Stabat Mater

26 de Janeiro,Igreja Matriz, Loures

Coro Ricercare
Sinfonietta de Lisboa
Vasco Pearce de Azevedo, direcção
eurico carrapatoso
L´ homme desarmé

29 de Janeiro, Cine Teatro Constantino Nery, Matosinhos

Quarteto de Cordas de Matosinhos
Agenda Catálogo de Partituras MIC.PT Espaço Crítica para a Nova Música PT MIC.PT EN IAMIC Facebook Desactivar Subscrição