se não conseguir visualizar esta newsletter clique aqui- if you can't see this newsletter click here
pedimos desculpa por envios múltiplos - apologies for cross-posting
jovens compositores da década de 80 em foco no mic.pt no mês de março
Na sequência das emissões do mês passado do programa de rádio Música Hoje, apresentamos em Março na secção Em Foco nove jovens compositores portugueses, Sofia Sousa Rocha (1986), Daniel Martinho (1985), Ângela da Ponte (1984), Hugo Ribeiro (1983), Filipe Lopes (1981), Rui Penha (1981), Jonas Runa (1981), Nuno Peixoto de Pinho (1980) e Duarte Dinis Silva (1980); nascidos na década de 80 do século XX e com partituras editadas pelo Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa.

Pondo lado a lado estes jovens criadores com percursos emergentes no panorama musical nacional, traçamos alguns caminhos para o futuro da música portuguesa e provocamos a reflexão no que diz respeito às implicações estéticas da nova música, assim como ao envolvimento sociopolítico no apoio à criação. Multiplicidade, liberdade criativa, novas tecnologias, fenómeno sonoro, intertextualidade, … estas são algumas das expressões que associamos à música actual e de que encontramos na criação de jovens compositores portugueses exemplos originais, embora muitas vezes não devidamente reflectidos ao nível do jornalismo, crítica musical, estudos académicos e apoio institucional e económico.

Quem são, como trabalham e que percursos seguem alguns dos jovens compositores portugueses? Quais as correntes estéticas que podemos distinguir no seu trabalho? Em Março visitem a secção Em Foco do MIC.PT dedicada a jovens compositores portugueses, nascidos na década de 80 do século XX e com partituras editadas pelo MIC.PT.
actividades dos compositores editados pelo mic.pt
ESTREIAS PELO SOND'AR-TE ELECTRIC ENSEMBLE
No dia 7 de Março no Centro Cultural de Cascais, o Sond'Ar-te Electric Ensemble dirigido por Laurent Cuniot vai estrear duas obras de compositores editados pelo MIC.PT - de Ângela Lopes a peça Gárgulas d'Arga; e de António de Sousa Dias, Variações sobre Glosa. No âmbito do mesmo concerto o Ensemble vai apresentar ainda a peça De Part et d'Autre de Miguel Azguime. Adicionalmente, no dia 6 de Março, os Solistas do Sond'Ar-te Electric Ensemble vão dar um concerto, cujo programa incluirá peças de Jorge Peixinho, João Pedro Oliveira e Miguel Azguime. Os dois concertos são organizados no âmbito do 3º Fórum Internacional para Jovens Compositores do Sond'Ar-te Electric Ensemble.
ESTREIAS PELO PERFORMA ENSEMBLE
No âmbito do projecto FADO(s) o Performa Ensemble vai apresentar em Março várias novas obras de compositores portugueses editados pelo MIC.PT em estreia absoluta: Canto das Fragas de Cândido Lima e Tu és o céu preto que me encaminha de Carlos Marecos; assim como obras de Sara Carvalho, Ângela Lopes, João Pedro Oliveira e Rui Penha. Os concertos do Performa Ensemble terão lugar no Auditório da Academia de Música de Espinho (6 de Março), no Centro Cultural de Lagos (8 de Março), no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (25 de Março) e no Conservatório Superior de Música de Vigo no âmbito do Festival de Música Contemporânea EXPLURART (31 de Março).
estreia de
ff (frozen fred) de
joão pedro oliveira
No dia 19 de Março, no Auditório da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil) será estreada a nova obra para piano de João Pedro Oliveira, ff (Frozen Fred). A peça será interpretada por Duarte Pereira Martins num concerto que servirá de apresentação do CD Mosaic, integrado numa digressão ao Brasil do Ensemble MPMP. Neste concerto serão ainda apresentadas outras obras de João Pedro Oliveira (Intersections e Mosaic), Jorge Peixinho (Cinco pequenas peças) e Clotilde Rosa (Waving), entre outros.
estreia de
wind trio
de
clotilde rosa
A obra Wind Trio de Clotilde Rosa, compositora editada pelo MIC.PT, vai ser estreada no próximo dia 26 de Março às 19h00 no ISEG em Lisboa. O concerto com transmissão em directo na Antena 2, será interpretado pelo Entre Madeiras Trio, composto por Miriam Cardoso na flauta, Filipe Branco no oboé e João Nunes no saxofone. Além da nova obra de Clotilde Rosa o programa do evento vai incluir várias peças de compositores portugueses e internacionais, entre os quais Elegy II Expanded de Christopher Bochmann, outro compositor editado pelo MIC.PT.
constellations de daniel martinho na china

A obra Constellations de Daniel Martinho irá integrar a programação dos concertos da Banda Sinfónica Portuguesa durante a sua digressão na China. Daniel Dias, Rúben Tomé (Trombones), Gonçalo Dias (Trombone Baixo), Sérgio Carolino (Tuba) e a Banda Sinfónica Portuguesa dirigida pelo maestro Francisco Ferreira irão apresentar a obra nos concertos em Hangzhou (2 de Março), Jiangyin (3 de Março), Shaoxing (5 de Março) e Ningbo (6 de Março). Esta obra foi encomendada pela BSP no âmbito do II Concurso Nacional de Composição da Banda Sinfónica Portuguesa.
3º FÓRUM INTERNACIONAL PARA JOVENS COMPOSITORES
Durante o 3º Fórum Internacional para Jovens Compositores do Sond'Ar-te Electric Ensemble, os compositores António de Sousa Dias e Miguel Azguime, ambos editados pelo MIC.PT, irão dar aulas e workshops dedicados à Composição e Novas Tecnologias ligadas à música. O Fórum, que decorrerá entre os dias 2 e 7 de Março no Centro Cultural de Cascais, tem como objectivo incentivar a criação e circulação da nova música, sendo um espaço privilegiado de pedagogia, de intercâmbio de estéticas, ideias e conhecimento no âmbito de vários aspectos da criação musical actual.
NOVAS PARTITURAS NO MIC.PT
Este mês de Março o MIC.PT publica várias novas partituras dos compositores portugueses: Nuno Figueiredo (novo compositor editado pelo MIC.PT), Bruno Gabirro, Pedro Rebelo e Jonas Runa. No âmbito da série de Partituras Didácticas editamos também mais 15 Cadernos de Invenções de Cândido Lima, parte de uma vasta e única colecção de 85 Cadernos para diversos instrumentos, constituídos por composições breves e abstractas e destinados às novas gerações de instrumentistas no âmbito dos programas curriculares do ensino musical.
Presentemente o Catálogo de Partituras do MIC.PT, disponível online para consulta, inclui 811 obras de 49 compositores portugueses.
FOTOGRAFIA & SOM INICIATIVA DE PATRÍCIA SUCENA DE ALMEIDA
A compositora e fotógrafa Patrícia Sucena de Almeida, cujas partituras são editadas pelo MIC.PT é coordenadora da iniciativa, Instalação Fotografia & Som, organizada pelo Teatro Académico Gil Vicente e pelo Curso de Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da UC/FLUC. No âmbito desta iniciativa, no dia 8 de Março na Casa das Cadeiras em Coimbra, vai decorrer um seminário aberto ao público, seguido por Laboratórios de Fotografia, Som e Criação.
1º CONCURSO INTERNACIONAL DE COMPOSIÇÃO GMCL / JORGE PEIXINHO
Três compositores editados pelo MIC.PT, Clotilde Rosa, Christopher Bochmann e João Madureira, integram o júri do 1º Concurso Internacional de Composição GMCL / Jorge Peixinho. O Concurso é organizado pelo Grupo de Música Contemporânea de Lisboa com o objectivo de incentivar a criação musical e divulgar o trabalho de jovens compositores, contribuindo para o incremento do repertório contemporâneo de música de câmara. Os resultado serão anunciados após o dia 15 de Março.
novos cd de
vitor rua
apresentados em março
No mês de Março serão lançados no Porto e em Paris dois novos CD com obras do compositor Vítor Rua. O CD Works II, editado pela Asoka Records e composto integralmente por obras de câmara de Vitor Rua, será apresentado no dia 27 de Março na loja da Matéria Prima no Porto, onde estará à venda, assim como através do Facebook. Outra obra de Vítor Rua, Bruit Rose Libre para saxofone alto e percussão está incluída no novo CD Mega Sax de Daniel Kientzy, editado pela Nova Musica, e que será lançado no dia 29 de Março em Paris.
novidades mic.pt
nuno figueiredo - novo compositor mic.pt
O portal MIC.PT tem a partir de agora uma nova entrada de Compositor de Nuno Figueiredo, novo Compositor MIC.PT com partituras editadas pelo Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa.
Nascido em 1982, Nuno Figueiredo obteve o Prémio de Melhor Música Electrónica Portuguesa no 10º Concurso de Composição Electroacústica Música Viva 2009 promovido pela Miso Music Portugal, com a obra The Electronic Sounds of the Birds, e venceu o 5º Concurso Internacional de Composição da Povoa do Varzim (2010), com um concerto para clarinete e orquestra Ocaso. As suas obras tem sido tocadas em Portugal, Eslováquia, França, Mónaco e no Brasil. Actualmente Nuno Figueiredo está a finalizar o mestrado em Composição na Universidade de Aveiro sob a orientação do professor Vasco Negreiros.
Visitem, desde já, a página de Nuno Figueiredo, novo compositor editado pelo MIC.PT.
actualidade
MÚSICA PORTUGUESA EM VIAGEM
Entre os dias 13 e 31 de Março a música de vários compositores portugueses será apresentada durante a digressão no Brasil, Música Portuguesa em Viagem, organizada pelo mpmp. Num total de doze concertos e cinco conferências esta iniciativa visitará seis capitais de estado brasileiras. A programação inclui a apresentação do CD Mosaic, com peças de João Pedro Oliveira e diversos concertos de música de câmara, onde se incluem obras de mais de vinte compositores portugueses – desde o barroco com Carlos Seixas, passando pelos clássicos como João Domingos Bomtempo e abrangendo vários períodos da música portuguesa do século XX, com Vianna da Motta, Luís de Freitas Branco, Fernando Lopes-Graça ou Jorge Peixinho. A soprano Ana Paula Russo, convidada especial desta digressão, será acompanhada na viagem pelos pianistas Duarte Pereira Martins e Philippe Marques e pelo quarteto d’arcos do Ensemble MPMP. No âmbito da digressão Edward Luiz Ayres d'Abreu irá apresentar também conferências em torno dos desafios que se colocam à produção e circulação da música erudita dos países de língua portuguesa.
musicografias - nova publicação online
Acreditando na necessidade de contrariar a carência de espaços em Portugal em que se reflicta sobre a música do nosso tempo, a Arte no Tempo inicia em Março uma publicação electrónica bilingue (em português e inglês), Musicografias. Esta nova revista digital pretende dar a conhecer a música de criadores de mérito reconhecido, sendo o primeiro número dedicado ao tema Viena XX/XXI. Contando com contribuições de Madalena Soveral, Marie Luise Maintz, Sergio Bové e Christian Scheib, nele são abordados os compositores Alban Berg, Peter Ablinger e Beat Furrer. O lançamento do 1º número da revista decorrerá a 17 de Março na Culturgest, e contará com a presença do compositor Beat Furrer, que debaterá a actualidade musical com os coordenadores do projecto, Pedro Berardinelli e Diana Ferreira, entre apontamentos musicais – de Berg a Furrer – por duas intérpretes: a flautista Stephanie Wagner e a pianista Madalena Soveral.
1ª EDIÇÃO IMPRESSA DA DA CAPO
Entre os dias 10 e 12 de Fevereiro, em Braga, Porto, Coimbra e Lisboa decorreram os lançamentos da 1ª edição impressa da Revista Musical Portuguesa Da Capo, que está à venda on-line assim como em vários pontos em Lisboa, Espinho, Porto e Braga. Iniciada em Março de 2013 em formato on-line, a revista Da Capo pretende dar resposta a todos estudantes, profissionais e amantes da música erudita que buscam a divulgação, noticias, informação e o reconhecimento do seu trabalho. Tanto na versão imprensa como no espaço on-line da Revista encontram-se as informações mais recentes do mundo da música Nacionais e Internacionais, com agenda de concertos, intérpretes, ensino e investigação musical, entrevistas e muito mais.
 
música hoje na antena 2
1 de Março
Compositores Portugueses da década de 70 - 1ª parte


15 de Março
Compositores Portugueses da década de 70 - parte 2

29 de Março
Compositores Portugueses da década de 70 - parte 3

Antena 2, à 1h00 da madrugada

Os três programas de Março de Música Hoje serão dedicados à música de vários Compositores Portugueses da Geração de 70, cujas partituras são editadas e distribuídas online pelo Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa em www.mic.pt. Colocando em perspectiva a música destes vários criadores, nestas três emissões de Música Hoje vamos seguir os seus percursos, dando a conhecer as linguagens e estéticas dentro das quais desenvolvem o seu trabalho e a arte de composição. Nestas três emissões de Música Hoje vamos visitar a música de: Patricia Sucena de Almeida, Pedro Amaral, Sara Carvalho, José Luís Ferreira, Bruno Gabirro, Gonçalo Gato, [ka'mi], Ângela Lopes, Gonçalo Lourenço, João Madureira, Luís Antunes Pena e Pedro Rebelo. Em Abril o Música Hoje prosseguirá a divulgação da música dos compositores da geração de 70.
novas partituras mic.pt
estreias recentes
daniel martinho
Constellations
2 de Fevereiro, Sala Suggia, Casa da Música, Porto
Daniel Dias, Rúben Tomé, trombones
Gonçalo Dias, trombone baixo
Sérgio Carolino, tuba
Banda Sinfónica Portuguesa
Francisco Ferreira, direcção
Gonçalo Gato
A Vida é Nossa
2 de Fevereiro, Sala Suggia, Casa da Música, Porto
Sérgio Carolino, tuba
Banda Sinfónica Portuguesa
Francisco Ferreira, direcção
carlos marques
Glória
2 de Fevereiro, Sala Suggia, Casa da Música, Porto
Banda Sinfónica Portuguesa
Francisco Ferreira, direcção
josé eduardo rocha
Cabaret Vicente
6 de Fevereiro, São Luiz Teatro Municipal, Lisboa
Catarina Molder, soprano
Ana Urbano, mezzo
Marco Alves dos Santos, tenor
Pedro Morgado, barítono
Isabel Galvão, João Abel, João Pedro Santos, Nuno Crespo, Rosa Abreu, Daniel Coimbra, Ana Dionísio, José Mendes, actores
Ensemble JER
José Eduardo Rocha, direção
Gonçalo Lourenço
From the Ashes
18 de Fevereiro, Auer Hall, Indiana, Estados Unidos
Martha Mingle, soprano
Krista Wilhemson, alto
Travis Bloom, tenor
Nathaniel Olson, baixo
UChorale
IU Conductors Orchestra
Gonçalo Lourenço, direcção
joão pedro oliveira
Games for James
19 de Fevereiro, Eventos Caffe, Viana do Castelo
Performa Ensemble
jorge prendas
Small Simple Songs
25 de Fevereiro, Sala 2, Casa da Música, Porto
Sérgio Pacheco, trompete 
Nuno Simões, percussão 
vítor faria
Passagem
25 de Fevereiro, Sala 2, Casa da Música, Porto
Sérgio Pacheco, trompete 
Nuno Simões, percussão 
igor c. silva
zap_ping_
25 de Fevereiro, Sala 2, Casa da Música, Porto
Sérgio Pacheco, trompete 
Nuno Simões, percussão 
sérgio azevedo
Concerto para Clarinete e Orquestra
27 de Fevereiro, Grande Auditório, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
Orquestra Gulbenkian
Pedro Neves, maestro
Esther Georgie, clarinete
Agenda Catálogo de Partituras MIC.PT Espaço Crítica para a Nova Música PT MIC.PT EN IAMIC Facebook Desactivar Subscrição