se não conseguir visualizar esta newsletter clique aqui- if you can't see this newsletter click here
pedimos desculpa por envios múltiplos - apologies for cross-posting
Ivan Moody em foco no mic.pt no mês de Abril
Por ocasião do 50º aniversário de Ivan Moody este mês na secção Em Foco publicamos um Questionário / Entrevista a este compositor, maestro e musicólogo. A espiritualidade da Igreja Ortodoxa, à qual pertence, assim como o canto litúrgico oriental têm uma profunda influência na sua música, que tem sido executada e transmitida em todo o mundo, e gravada em etiquetas prestigiadas como Hyperion, ECM, Telarc, Warner Classics e Sony Classical. "Já fui inevitavelmente categorizado como «holy minimalist»", diz Ivan Moody "(…), mas além de ser um compositor que escreve muita música coral e se inspira na tradição cristã, não me revejo nessa classificação. A minha música tem-se modificado ao longo dos anos, readmitindo, após um período de «austeridade», harmonia mais complexa e estruturas mais fluidas… (…). Não acredito na ideia de evolução musical, só na de mudança."
Dos seus projectos mais recentes é de realçar a peça Fioriture, para o pianista Paul Barnes, e Qohelet, uma obra de grandes dimensões para o agrupamento italiano De Labyrintho; actualmente trabalha em encomendas para a flautista Monika Streitová e os BBC Singers, entre outras. Tendo sido investigador integrado no CESEM, Universidade Nova de Lisboa, Ivan Moody é actualmente Professor de Música Sacra na Universidade da Finlândia Oriental. É também protopresbítero da Igreja Ortodoxa (Patriarcado Ecuménico de Constantinopla) e Presidente da International Society for Orthodox Church Music. Como musicólogo tem publicado artigos sobre questões da música sacra, sobre a música da Sérvia e da Bulgária, e sobre compositores contemporâneos como Górecki, Gubaidulina, Pärt, Schnittke e Tavener. O seu livro recém-terminado sobre o modernismo e a espiritualidade ortodoxa será publicado em 2014.
actividades dos compositores editados pelo mic.pt
Obras de Fernando C. Lapa interpretadas em Portugal e Espanha
Fernando C. Lapa, compositor editado pelo MIC.PT, terá várias obras suas interpretadas durante o mês de Abril. Nos dias 11 e 12 a obra Fé (sobre poema de Miguel Torga) será apresentada em dois concertos solidários em favor do IPO, na Igreja da Cedofeita (Porto) e Igreja dos Capuchinhos (Gondomar). Durante a 3ª Convenção da Associação de Flautistas de Espanha, no dia 27 em Sevilha, Luís Meireles e Maria José Souza Guedes irão interpretar Quatro versos de olhar suspenso. Adicionalmente, o Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro - Terras de La Salette, que vai decorrer entre 11 e 15 de Abril em Oliveira de Azeméis, tem como obrigatória a obra de Fernando C. Lapa, Plural III para clarinete e piano.
ACTIVIDADES DE ANTÓNIO PINHO VARGAS EM ABRIL
A obra para violino e piano Quasi una sonata de António Pinho Vargas, compositor editado pelo MIC.PT, terá a sua 3ª apresentação pública no dia 2 de Abril, no Teatro Municipal São Luiz em Lisboa, num concerto intitulado Portugal do Passado e do Presente onde o violinista Bruno Monteiro e o pianista João Paulo Santos invocarão a música portuguesa do século XX e XXI, a propósito dos quarenta anos de democracia em Portugal.
Adicionalmente, no dia 13 de Abril, no Teatro de Loulé, o compositor fará uma conferência sobre o tema, Os problemas actuais da música portuguesa; assim como no decorrer deste mês será lançada a 3ª edição do seu livro, Cinco Conferências: especulações críticas sobre a história da música do século XX (edição Culturgest).
1º CONCURSO INTERNACIONAL DE COMPOSIÇÃO GMCL / JORGE PEIXINHO
Os compositores Nuno Peixoto de Pinho e Nuno Figueiredo, ambos editados pelo MIC.PT, foram premiados no 1º Concurso Internacional de Composição GMCL / Jorge Peixinho. O júri, de que também fizeram parte os compositores editados pelo MIC.PT Clotilde Rosa, Christopher Bochmann e João Madureira, atribuiu o 1º Prémio da Categoria B a Nuno Figueiredo com a peça Memorandum for understading, e o 2º Prémio da Categoria A a Nuno Peixoto de Pinho com a peça Conciliabulu. A apresentação das peças e a entrega dos prémios decorrerá nos dias 4 e 5 de Abril no Auditório Joaquim d'Almeida (Montijo) e no Palácio Foz (Lisboa) respectivamente.
7º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim
Dois compositores editados pelo MIC.PT, Fernando C. Lapa e Carlos Marecos, fazem parte do júri do 7º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim. O Concurso, integrado no Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim tem como objetivo premiar obras de compositores lusófonos ou residentes em países lusófonos. O júri fará uma pré-selecção anunciada a 21 de Abril, até ao máximo de duas obras finalistas que serão estreadas no decorrer do Festival em Julho, altura em que serão atribuídos os prémios definitivos.
ORGANA DE PEDRO AMARAL EM FRIBURGO E GENEBRA
No mês de Abril a obra Organa (2001) para ensemble de Pedro Amaral, compositor editado pelo MIC.PT, terá duas apresentações públicas. No dia 10 a obra será apresentada no concerto do Ensemble Recherche na Konzerthaus Freiburg, que terá gravação ao vivo pela rádio alemã SWR 2. A 15 de Abril no Studio Ernest-Ansermet em Genebra, o Ensemble Contrechamps sob a direcção de Clement Power vai interpretar Organa no concerto intitulado Hommage à Emmanuel Nunes, que será gravado ao vivo pela rádio suiça Espace 2, e retransmitido no programa Musique d'avenir.
João Pedro Oliveira premiado em Concursos Internacionais
No passado mês de Março dois prémios foram atribuídos a duas peças de João Pedro Oliveira, compositor editado pelo MIC.PT. A peça Towdah, para flauta, clarinete baixo, piano, percussão e electrónica, recebeu o 1º prémio no Concurso de Composição Keyed Up organizado pela Alvarez Chamber Orchestra em Londres. A segunda peça, Variations on Ases Tod, foi premiada com o segundo lugar do Concurso Internacional Edvard Grieg para Compositores, cuja 18ª edição foi dedicada ao órgão.
CADERNOS DE INVENÇÕES DE CÃNDIDO LIMA INTEGRALMENTE EDITADOS NO MIC.PT
A colecção dos 85 Cadernos de Invenções de Cândido Lima, cuja edição foi iniciada em Dezembro do ano passado, está a partir deste mês integralmente disponível no MIC.PT. Dedicada às novas gerações de instrumentistas e destinada a todos os públicos, esta colecção de pequenas peças para diversos instrumentos, 10 por Caderno, foi pensada para integrar os programas curriculares do ensino musical, no modo em que cria uma união entre a prática do instrumento num novo repertório, a criação de novos hábitos auditivos e a experiência de novas sonoridades, novas combinações de harmonias, de melodias, de ritmos, de timbres e de espaços. Esta colecção integra a Série de Partituras Didácticas de compositores portugueses do século XX e XXI desenvolvida, editada e disponibilizada online pelo MIC.PT e destina-se a professores e estudantes de música. Para mais informações consultem o catálogo das Partituras Didácticas do MIC.PT.
Para além desta colecção, a partir do mês de Abril no Catálogo de Partituras do MIC.PT incluimos outras novas obras, uma também da autoria de Cândido Lima, uma obra de [ka'mi] e três obras de Helder Gonçalves. Presentemente o Catálogo de Partituras do MIC.PT tem 826 partituras de 49 compositores portugueses, disponíveis online para consulta e download gratuito.
Ricardo Ribeiro e António Chagas Rosa no Omnia Mutantur
Dois compositores editados pelo MIC.PT, Ricardo Ribeiro e António Chagas Rosa, participam como conferencistas no novo ciclo do projecto Omnia Mutantur, que acompanha o tema do primeiro número de Musicografias, nova publicação online da Arte no Tempo, e está a decorrer desde 12 de Março às quartas-feiras às 21h30 no Museu Arte Nova em Aveiro. No âmbito do Omnia Mutantur, no dia 2 de Abril, Ricardo Ribeiro retoma o presente abordando a repetição na música de Beat Furrer, enquanto no dia 9, para concluir o ciclo António Chagas Rosa irá revisitar o universo schönbergiano.
Duarte Dinis Silva na Costa Rica
Na primeira metade de Abril Duarte Dinis Silva, compositor editado pelo MIC.PT, realizará duas conferêcnias na Escuela de Artes Musicales de la Universidad de Costa Rica sobre as temáticas: Music Technology in Music Education, no dia 8; e 20th Century - Modernist Composers (After World War II), no dia 9, em que adicionalmente terá lugar um concerto com duas obras do compositor: Jairo, código de barras (2007) para multi-percussão e electroacústica sobre suporte, na interpretação de Marco Ramirez Mairena; e Cânfora (2008) para vibrafone, na interpretação de Juan José R. Calvo. No dia seguinte Duarte Dinis Silva estará na Escuela de Música de la Universidad Autonoma de Centro América onde serão repetidos o programa de conferência e o concerto do dia 9.
novidades mic.pt
Conferência da IAMIC, Tradição e nova música, Call for Papers
O tema da próxima conferência da IAMIC (International Association of Music Information Centres), Tradição e nova música, que vai decorrer este ano em Outubro no âmbito do Festival ISCMN World Music Days em Wroclaw na Polónia, está ligado às celebrações do 200º aniversário do etnógrafo, folclorista e compositor polaco, Oskar Kolberg (1814-90). Neste sentido a IAMIC anuncia um call for papers em volta da tradição no contexto da nova música: em que medida a tradição está presente na música contemporânea - não apenas na música de tradição erudita  mas também nos vários géneros da cultura musical da actualidade?
Até ao dia 21 de Abril, o MIC.PT, membro da IAMIC, está aberto a receber propostas de investigadores portugueses interessados em reflectir sobre este tema no contexto lusófono. Os abstracts em inglês de apresentações com duração prevista de cerca de 20 minutos, não devem ultrapassar 200 caracteres. Após a pré-selecção do MIC.PT, os abstracts escolhidos serão enviados para os organizadores da conferência (até ao dia 30 de Abril). A lista de todos os intervenientes seleccionados para a conferência será anunciada até ao fim de Maio. Contribuam com as vossas ideias para a presença da música portuguesa na próxima conferência da IAMIC!
actualidade
academia de amadores de música comemora 130 anos
A Academia de Amadores de Música celebra em 2014 130 anos de existência, que serão comemorados ao longo do ano com diversas iniciativas. Fundada em 1884, esta Instituição de Utilidade Pública dedica-se ao ensino, promoção e divulgação da música e da cultura. Ao longo dos anos a AAM foi responsável pela publicação de algumas obras fundamentais no domínio da pedagogia e da investigação musical como o primeiro Dicionário de Música português (Ernesto Vieira), o segundo Dicionário de Música português (Fernando Lopes-Graça), o primeiro Método de Piano (J.A. Vieira), o primeiro Método de Solfejo Entoado (Padre Tomás Borba), e em 1950 deu início à publicação da Gazeta Musical. Patrocinou ainda os históricos concertos Sonata que, desde 1941 até 1961, desempenharam um papel fundamental na divulgação da música contemporânea. A ela, têm vindo a estar ligadas figuras incontornáveis da cultura portuguesa, como Tomás Borba, Viana da Mota, Guilhermina Suggia, Óscar Silva, Luís de Freitas Branco, Louis Saguer e Fernando Lopes-Graça.
No passado dia 18 de Março decorreu um concerto comemorativo no Teatro da Trindade, em Lisboa, onde foram interpretadas obras dos compositores editados pelo MIC.PT João Madureira e Carlos Marecos, assim como de Eurico Carrapatoso, Alfredo Keil, Mário Laginha, Fernando Lopes-Graça e Emmanuel Nunes, entre outros.
 
música hoje na antena 2
12 de Abril
Compositores Portugueses da década de 70 - 4ª parte
Na continuação dos programas de Março esta edição de Música Hoje é mais uma vez dedicada à música de Compositores Portugueses da Geração dos Anos 70, cujas partituras são editadas e distribuídas online pelo Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa em www.mic.pt. Neste contexto vamos visitar a música de Hélder Gonçalves, José Carlos Sousa e Ricardo Ribeiro.
Na segunda parte do programa daremos atenção ao novo CD duplo do Sond’Ar-te Electric Ensemble cujo lançamento previsto para breve, vem afirmar a excelência deste agrupamento e o seu empenho no fomento da criação musical portuguesa com uma edição que inclui a primeira gravação mundial de obras de 12 compositores portugueses.

26 de Abril
Compositores Portugueses da década de 70: 5ª parte
A música de Joly Braga Santos

Por ocasião do 90º aniversário do nascimento de Joly Braga Santos Música Hoje assinala a efeméride dedicando a sua emissão de 26 de Abril à obra deste compositor, maestro e crítico; figura ímpar e incontornável no que respeita à música portuguesa do século XX.

Antena 2, à 1h00 da madrugada
novas partituras mic.pt
quintas abertas
3 de abril - 21h30
Miso Music Portugal
Em conversa com Joana Sá: música de Joana Sá e Constança Capdeville.
Com a participação ao vivo do Powertrio.
A pianista, improvisadora e compositora, Joana Sá vai apresentar o seu trabalho durante a próxima Quinta Aberta, que contará também com a participação do Powertrio, co-criado por Eduardo Raon (harpa & electrónica), Luís Martins (guitarra) e Joana Sá (piano, toy piano e electrónica). Nesta noite dedicada à composição e à improvisação, numa abordagem instrumental sem restrições, ouviremos a música de Constança Capdeville, Joana Sá e do Powertrio.
novos cd NO mic.pt
antónio pinho vargas, Step by step
obras: Estudos e Interlúdios, Políticas da Amizade, Arias de ópera para Tuba e Percussão, Step by Step: Wolfs!

intérpretes: Drumming GP, Sérgio Carolino (tuba)
Edição: JACC Records
fernando lopes-graça, primeira cantata de natal
obras: Primeira Cantata de Natal

intérpretes: Coro da Academia de Música de Viana do Castelo, Vitor Lima (direcção)

Edição: Numérica
estreias recentes
Ângela lopes
Gárgulas d'Arga
7 de Março, Centro Cultural de Cascais
Sond'Ar-te Electric Ensemble
Laurent Cuniot, direcção
antónio de sousa dias
Variações sobre Glosa
7 de Março, Centro Cultural de Cascais
Sond'Ar-te Electric Ensemble
Laurent Cuniot, direcção
Fernando C. lapa
Como nasceram as estrelas – doze lendas brasileiras
12 de Março, Auditório do Conservatório de Música do Porto
Toy Ensemble
joão pedro oliveira
FF (Frozen Fred)
19 de Março, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil
Duarte Pereira Martins, piano
carlos marecos
Tu és o céu preto que me encaminha
25 de Março, Universidade de Aveiro
Performa Ensemble
cândido Lima
Canto das Fragas
25 de Março, Universidade de Aveiro
Performa Ensemble
clotilde rosa
Wind Trio
26 de Março, ISEG, Lisboa
Entre Madeiras Trio
Agenda Catálogo de Partituras MIC.PT Espaço Crítica para a Nova Música PT MIC.PT EN IAMIC Facebook Desactivar Subscrição