se não conseguir visualizar esta newsletter clique aqui- if you can't see this newsletter click here
pedimos desculpa por envios múltiplos - apologies for cross-posting
Christopher Bochmann em foco no mic.pt no mês de Junho
Este mês Christopher Bochmann, compositor, professor e maestro, responde ao Questionário / Entrevista do MIC.PT publicado na secção Em Foco por ocasião dos seus 30 anos enquanto maestro titular da Orquestra Sinfónica Juvenil, que se celebram este ano.

Aluno de Nadia Boulanger e Richard Rodney Bennett, entre outros, Christopher Bochmann está presente na vida musical de Portugal há cerca de 35 anos, tendo desenvolvido uma actividade docente que marcou várias gerações de criadores portugueses. A sua criação prolífica enquanto compositor inclui uma ampla lista de obras que abrangem quase todos os géneros musicais, da música para solistas à música orquestral, da música de câmara à ópera...; todas elas sendo marcadas pelo rigor do seu pensamento musical e da sua técnica composicional, mas também não privadas de um impacto emocional profundo.
Como diz o compositor no Questionário / Entrevista do MIC.PT: "…sinto uma grande proximidade com a música de Bach: identifico-me absolutamente com a ideia de que a música seja uma extensão da vida, ou uma expressão da vida (…). Consigo – felizmente – chorar como resultado da audição da música…"; e ainda realça:  "Não tenho dúvidas quanto à influência mútua entre as várias vertentes da minha actividade musical. (…). A necessidade de teorizar as coisas que o ensino obriga, ajuda a desenvolver a técnica composicional de maneira mais consciente."

Em Junho visitem a secção Em Foco do MIC.PT com o Questionário / Entrevista a Christopher Bochmann.
actividades dos compositores editados pelo mic.pt
OBRAS DE JOSÉ MESQUITA LOPES E SOFIA SOUSA ROCHA EM LEIRIA
Duas obras dos compositores editados pelo MIC.PT, José Mesquita Lopes e Sofia Sousa Rocha, serão apresentadas no Teatro José Lúcio da Silva no dia 8 de Junho durante a 32ª edição do Festival Música em Leiria num concerto dedicado a Compositores da Escola de Música do Orfeão de Leiria. A primeira, é uma apresentação da nova versão para saxofone alto da obra Dois Solos (originalmente composta por José Mesquita Lopes para clarinete em Sib em 1987) dedicada ao jovem saxofonista Flávio Lopes, que será por ele estreada em Leiria. Por seu lado a obra de Sofia Sousa Rocha, Sossego, só sossego, foi escrita em 2010 para coro e orquestra de cordas e é baseada num texto do Cancioneiro de Fernando Pessoa. Este concerto conta com as interpretações do Coro do Orfeão de Leiria, Coro de Câmara do Orfeão de Leiria, Royal Voice Choir e da Orquestra Sinfónica de Leiria sob a direcção de Rodrigo Queirós.
A 32ª edição do Festival Música em Leiria está a decorrer de 30 de Maio a 28 Junho e a sua programação inclui sete concertos que desafiam as convenções dos modelos da chamada "música clássica", ao mesmo tempo propondo uma reflexão sobre a ideia do lugar enquanto espaço identitário que emocional e fisicamente ocupamos.
NOVA OBRA DE GONÇALO LOURENÇO
A obra Clarinetando de Gonçalo Lourenço, compositor editado pelo MIC.PT, foi estreada no passado dia 12 de Maio no Ivy Tech John Waldron Arts Center em Bloomington pelo Novacane Quartet. A partitura desta obra para quatro clarinetes, assim como a peça para oboé solo Obcaecatio, 7 Pecados Mortais, são a partir de agora editadas pela Scherzo Editions.
COMPOSITORES MIC.PT NO NOVO CD DO SOND'AR-TE ELECTRIC ENSEMBLE
Esta nova edição discográfica da Miso Records será lançada no próximo dia 5 de Junho às 21:30 na Miso Music Portugal, com entrada livre, e contará com a presença dos músicos do Sond'Ar-te e compositores. Este novo CD duplo inclui obras de nove compositores portugueses editados pelo MIC.PT, nomeadamente, De Part et d' Autre (2011) de Miguel Azguime, um silêncio a somar-se em silêncio (2010) de Tiago Cutileiro, Variações sobre Glosa (2013) de António de Sousa Dias, but I have many friends and some of them are with me (2012) de Bruno Gabirro, ETRAS - cantos de sonhi ma - A Viagem (2009) de Cândido Lima, Gárgulas d'Arga (2013) de Ângela Lopes, Pendulum (2012) de Rui Penha, In Limine (2011) de Ricadro Ribeiro e Música de cena para Santo Antão (2012) de António Chagas Rosa.
Este CD consiste em interpretações da música destes compositores, e ainda de Luís Tinoco, pelo Sond'Ar-te Electric Ensemble dirigido por vários maestros conceituados com os quais o Ensemble tem o privilegio de trabalhar regularmente: Jean-Sébastien Béreau, Laurent Cuniot, Franck Ollu e Guillaume Bourgogne. Sendo uma manifestação evidente do empenho do Sond'Ar-te no fomento da criação musical portuguesa e da sua interpretação, o álbum, Obras de Câmara Portuguesas do Séc. XXI, reúne um importante número de obras encomendadas pelo próprio Ensemble, ou especialmente para ele compostas.
MÚSICA DE SARA CARVALHO PARA TOY PIANO
A nova peça para toy piano, perto do coração selvagem de Sara Carvalho, compositora editada pelo MIC.PT, será estreada durante o Festival Risuonanze 2014 - incontri di nuove musiche no dia 2 de Junho em Monfalcone na província Friuli-Venezia Giulia em Itália. Esta nova obra faz parte do concerto cujo programa será interpretado pela pianista italiana Antonietta Loffredo.
Outra peça para piano preparado e toy piano de Sara Carvalho, inside silence, foi editada em partitura e CD pela Wirripang (Austrália) no âmbito do projecto Antarctica, que também conta com as interpretações de Antonietta Loffredo e inclui 11 peças para piano e/ou toy piano de compositores da Austrália, Nova Zelandia, Itália, Portugal e Espanha, todas elas inspiradas em paisagens e ambiente de Antártida.
CASSIOPEIA DE JOÃO PEDRO OLIVEIRA NO MÉXICO
A obra Cassiopeia de João Pedro Oliveira, compositor editado pelo MIC.PT, terá a primeira audição mexicana no dia 6 de Junho no Teatro Ocampo (Morelia, Michoacán) no âmbito do Festival XXXVI Foro Internacional de Música Nueva Manuel Enríquez 2014 que está a decorrer desde 16 de Maio. Esta obra para percussão, orquestra e electrónica será interpretada por Iván Manzanilla (percussão) e pela Orquestra Sinfónica de Michoacán sob a direcção de Walter Boudreau, com o apoio técnico do Centro Mexicano para a Música e Artes Sonoras (CMMAS).
Em Junho João Pedro Oliveira é também um dos Compositores Convidados no âmbito do curso de composição Suigénerislab (Mérida, México), um programa académico de criação destinado a jovens compositores.
OBRA DE FERNANDO C. LAPA EM CHIPRE
A obra Trindades (2011) para clarinete e vibrafone de Fernando C. Lapa foi escolhida para ser apresentada em concerto durante a 4ª edição do Avaton Music Festival que vai decorrer entre os dias 6 e 8 de Junho no Theatro Ena, em Limassol no Chipre. A peça deste compositor português editado pelo MIC.PT será interpretada no dia 7 de Junho por George Georgiou (clarinete) e Marios Nicolaou (vibrafone), músicos residentes do Avaton Music Festival, durante um concerto organizado no âmbito do projecto MINSTREL, do qual o Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa é parceiro e que tem como objectivo a promoção da diversidade musical a nível europeu. O programa deste concerto incluirá obras de vários países parceiros no projecto MINSTREL.
CONCERTO DE HOMENAGEM A CHRISTOPHER BOCHMANN
No mês de Junho celebram-se os 30 anos de Christopher Bochmann enquanto maestro-titular da Orquestra Sinfónica Juvenil (1984-2014). Neste contexto no dia 20 pelas 21h00 no Teatro Nacional de São Carlos a OSJ irá realizar um concerto especial em homenagem a este compositor editado pelo MIC.PT, que contará não só com as actuações da Orquestra sob a sua direcção, mas também com a participação de numerosos intérpretes que apresentarão a música desta figura incontornável do meio musical português. O programa do concerto Homenagem a Christopher Bochmann incluirá várias obras suas escritas entre 1980 e 2012, nomeadamente: Cantiga na interpretação de Tiago Canto (flauta) e Pedro Ramos (piano), duas canções do ciclo My Lady Celia's Songbooke por Armando Possante (barítono) e Ilda Ortin (piano), Essay VIII por Ana Telles, Musette pelo Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, Dance Sketches pelo Saxofínia, Caprice for five oboes pelo Ensemble de Palhetas Duplas e Lumen por Marco Fernandes (percussão).
ESTREIA DE ANTÓNIO CHAGAS ROSA EM MARSELHA
O obra A Wilde Mass para 12 vozes solistas e órgão de António Chagas Rosa, compositor editado pelo MIC.PT, será estreada no próximo dia 30 de Junho na Église des Réformés em Marselha. Esta missa profana baseada no texto De Profundis de Oscar Wilde é uma encomenda do Ensemble Musicatreize fundado por Roland Hayrabedian, e será apresentada novamente por este grupo a 16 de Julho no Temple de Saint-Martial d'Avignon, no âmbito do Festival de Avignon em França.
OBRA DE FERNANDO LAPA NO CONCERTO DA ANTENA 2
A obra Destinos (2010) para voz, piano e violoncelo de Fernando C. Lapa, compositor editado pelo MIC.PT, será apresentada apresentada no dia 18 de Junho pelas 19h00, no Auditório Caixa Geral de Depósitos do Instituto Superior de Economia e Gestão em Lisboa, no âmbito dos Concertos da Antena 2. Esta peça sobre poemas de José Manuel Mendes composta de cinco andamentos, (prelúdio), claridade, tribos, o astro antigo e tábua, vai ser interpretada por Ana Paula Russo (soprano), Jed Barahal (violoncelo) e Christina Margotto (piano).
Novas partituras no mic.pt
O MIC.PT disponibiliza a partir do mês de Junho duas novas partitura de Cândido Lima e de Vitor Rua. Estas obras, para clarinete, contrabaixo e piano, e para saxofone alto e orquestra de câmara, respectivamente, juntam-se assim ao extenso Catálogo de Partituras do MIC.PT, disponível online para consulta, que inclui presentemente 833 obras de 49 compositores portugueses.
 
música hoje na antena 2
7 de Junho
A música de Christopher Bochmann
O primeiro programa de Junho de Música Hoje é dedicado a Christopher Bochmann, compositor e maestro-titular da Orquestra Sinfónica Juvenil há 30 anos. É por ocasião desta efeméride que apresentaremos a música deste prolífico compositor cuja actividade docente marcou várias gerações de compositores portugueses, alguns dos quais são hoje nomes de referência no panorama musical português.

21 de Junho
Sond'Ar-te Electric Ensemble
Obras de Câmara Portuguesas do Séc. XXI
Por ocasião do lançamento do novo CD duplo do Sond’Ar-te Electric Ensemble constituído pela primeira gravação mundial de obras de 10 compositores portugueses da actualidade, visitaremos a música interpretada por este grupo que ao longo dos seus 7 anos de actividade tem afirmado a excelência musical e o empenho no fomento e divulgação da criação musical portuguesa.

Antena 2, à 1h00 da madrugada
novas partituras mic.pt
quintas abertas
4 de Junho - 21h30
4ª feira
Miso Music Portugal
Em conversa com Luís Antunes Pena: música de Luís Antunes Pena e Benjamin Thigpen.
Ciclo de tertúlias musicais mensais para dar a conhecer as principais correntes da música de hoje; espaço de encontro e diálogo entre criadores e público.

novos cd NO mic.pt
Simão Costa, Π_ANO PRE·CAU·TION PER·CU·SSION ON SHORT CIRCUIT
obras: Π, PER ludio, per CAUTION, PER meable, per CUTION, SHORT, CIRCUIT de Simão Costa




Edição: Shhpuma / Trem Azul
Armando José Fernandes, Violin Concerto, Violin Sonata
obras: Concerto para Violino em Mi e Sonata para Violino

intérpretes: Carlos Damas (violino), Anna Tomasik (piano) Mission Chamber Orchestra, Emily Ray


Edição: Brilliant Classics
novos livros no mic.pt
revista dacapo
artigos sobre Elisabete Matos, Helena Sá e Costa, Sérgio Carolino, Pedro Carneiro, Orquestra Clássica do Sul, Orquestra XXI, Luis Tinoco, Remix Ensemble, Pedro Neves, Quarteto de Cordas de Matosinhos, Quarteto Vintage e Marina Pacheco.




Edição:Da Capo | Revista Musical Portuguesa
estreias recentes
Sérgio Azevedo
Hukvaldi Trio
3 de Maio, Centro Cultural de Belém, Lisboa
Trio Pangea
João Pedro Oliveira
Variations on Ases Tod
11 de Maio, Catedral de Oslo, Noruega
Ole Andreas Fevang
Gonçalo Lourenço
Clarinetando
12 de Maio, Ivy Tech John Waldron Arts Center, Bloomington, EUA
Novacane Quartet
Agenda Catálogo de Partituras MIC.PT Espaço Crítica para a Nova Música PT MIC.PT EN IAMIC Facebook Desactivar Subscrição