se não conseguir visualizar esta newsletter clique aqui- if you can't see this newsletter click here
pedimos desculpa por envios múltiplos - apologies for cross-posting
Filipe Pires em foco no mic.pt no mês de Julho
Filipe Pires, um dos mais ilustres compositores em Portugal e uma referência na História da Música Portuguesa Contemporânea, celebra este ano o seu 80º aniversário. Como se geneticamente estivesse destinado para a música revelou-se cedo como pianista e compositor, tendo reivindicado a liberdade de utilização de uma variedade de estilos, desde os seus primeiros amores impressionistas, neoclássicos e atonais até à música electroacústica e formas abertas, sendo um dos pioneiros em Portugal destas duas abordagens.

A par da composição e interpretação Filipe Pires tem exercido uma intensa actividade pedagógica, crítica musical, realização de cursos, conferências, tendo também escrito várias obras de carácter didáctico, biográfico e analítico sobre a música e músicos portugueses. A sua actividade à frente de algumas das mais importantes instituições musicais portuguesas é também a marca do seu empenho na afirmação e fomento da arte musical.
Como compositor, Filipe Pires não se sente “prisioneiro de nenhuma tendência, de nenhuma técnica, de nenhuma estética”, tendo afirmado que “os problemas específicos de cada obra determinam escolhas morfológicas e sintácticas” próprias, e tendo explorado neste sentido o tonalismo, o modalismo, o cromatismo, o atonalismo, o dodecafonismo, o serialismo integral, o mosaiquismo, o aleatorismo, o teatro musical, o minimalismo, e ainda a música electroacústica.

Em Julho visitem a secção Em Foco do MIC.PT dedicada à obra de Filipe Pires.
actividades dos compositores editados pelo mic.pt
SARA CARVALHO EM CAMBRIDGE
No dia 17 de Julho a compositora editada pelo MIC.PT, Sara Carvalho, fará uma comunicação sob o tema Imaginary Bars: from the Score to the Performance, Issues on Meaning Construction no âmbito da 3ª Conferência Internacional da Performance Studies Network, que terá lugar na Universidade de Cambridge no Reino Unido (17-20 de Julho) e que é organizada pelo AHRC Research Centre for Musical Performance as Creative Practice.
A ESCADA ESTREITA DE JOÃO PEDRO OLIVEIRA NO CD DE ALEJANDRO ECUER
A versão para flauta e electrónica da obra A Escada Estreita (1999) de João Pedro Oliveira, compositor editado pelo MIC.PT, faz parte do CD Flying - Música para Flauta y Electrónica, que conta com as interpretações do flautista mexicano Alejandro Escuer. Em Junho esta edição discográfica foi vencedora na categoria Contemporary Classical no âmbito da 13ª edição do concurso Annual Independent Music Awards.
NOVA OBRA DE SOFIA DE SOUSA ROCHA
A obra Flutuante de Sofia Sousa Rocha, compositora editada pelo MIC.PT, foi estreada pela Orquestra Clássica do Sul sob a direcção de Cesário Costa durante um concerto que teve lugar no dia 27 de Junho no Auditório Municipal de Lagoa. Esta peça para orquestra foi seleccionada no Atelier para Jovens Compositores da OCS, que decorreu em Março sob a orientação de António Pinho Vargas. Flutuante será apresentada novamente pela OCS em Outubro.
DEFESA DE DOUTORAMENTO DE RUI PENHA
O compositor Rui Penha, editado pelo MIC.PT, no próximo dia 15 de Julho defenderá em prova pública a sua tese de doutoramento, Modelos de Espacialização: integração no pensamento composicional, orientada por João Pedro Oliveira. A defesa decorrerá no Auditório do DeCA, Universidade de Aveiro, pelas 14h30, perante um júri de que farão parte os compositores João Pedro Oliveira, António de Sousa Dias, Sara Carvalho e Carlos Marecos, todos editados pelo MIC.PT, entre outros membros.
No âmbito da tese de doutoramento Rui Penha compôs várias obras, incluindo Pendulum (2012) recentemente editada na nova edição da Miso Records e do Sond'Ar-te Electric Ensemble, Portuguese Chamber Works of the XXI. O trabalho desenvolvido no contexto do seu doutoramento propõe-se conceptualizar modelos e criar novas ferramentas para a espacialização da música electroacústica, bem como a explorar formas de integração deste parâmetro na composição musical.
DANIEL MARTINHO NA CASA DA MÚSICA
A obra Despertar (2010) para orquestra de Daniel Martinho, compositor editado pelo MIC.PT, será apresentada no dia 25 de Julho pelas 21h30 na Casa da Música, no contexto do III Estágio Nacional Orquestra Sinfónica de Jovens, promovido pela Academia de Música de Costa Cabral, com a direcção do maestro José Rafael Pascual Vilaplana. Durante este concerto a Academia volta a apresentar o resultado do Estágio e do trabalho desenvolvido pelos seus alunos ao longo do ano lectivo.
Adicionalmente, no passado dia 31 de Maio na Casa da Música o Barc's Horn Quartet estreou a obra de Daniel Martinho, Três Miniaturas para Quarteto de Trompas, no âmbito do final da 1ª edição do Concurso de Música de Câmara Idipsumúsica, promovido pela Fundação Átrio da Música - Escola Profissional de Música de Viana do Castelo. A partir do mês de Julho a partitura desta obra é editada pelo MIC.PT, juntando-se assim ao extenso Catálogo de Partituras do MIC.PT, disponível online para consulta.
OBRAS DE MIGUEL AZGUIME NO NOVO CD DO QUARTETO DE CORDAS DE MATOSINHOS
O novo CD da Miso Records que conta com as interpretações do Quarteto de Cordas de Matosinhos da música de Miguel Azguime, compositor editado pelo MIC.PT, será lançado no próximo dia 3 de Julho pelas 21h30 durante mais uma Quinta Aberta - Agricultura Electroacústica da Miso Music Portugal. Esta nova edição, Miguel Azguime - Music for Strings, é um CD monográfico deste compositor, constituído por obras para cordas suas, compostas entre 2006 e 2008 - Le Feu Qui Dort (2008, rev. 2012) e Paraître Parmi (2006, rev. 2012) para quarteto de cordas, assim como Moment à l'extrêmement (2006) para violoncelo solo e electrónica.
OBRA DE LUÍS ANTUNES PENA NA EXPOSIÇÃO DIE ANDERE SEITE
A partir do dia 18 de Junho a obra Klangspiegel (2001-03) de Luís Antunes Pena, compositor editado pelo MIC.PT, é apresentada e difundida pelo sistema de 8 altifalantes no âmbito da exposição Die andere Seite - Spiegel und Spiegelungen in der zeitgenössischen Kunst (O outro lado - espelhos e reflexões na arte contemporânea) nos Orangerie, Prunkräume e Kammergarten da Galeria Belvedere em Viena. A exposição, que está aberta ao público até ao dia 12 de Outubro, proporciona uma meditação sobre os vários aspectos estéticos e simbólicos da superfície reflectora e é constituída por esculturas, instalações, fotografias, vídeos e filmes.
ESTREIA DE NOVA OBRA DE NUNO PEIXOTO DE PINHO
A nova obra Fantasia - con espressione de Nuno Peixoto de Pinho, compositor editado pelo MIC.PT, será apresentada pelo quarteto UNISAX durante dois concertos - a 5 de Julho no Salão Nobre Manuel Salgueiral em Vila Nova de Gaia, assim como a 17 de Julho no âmbito da 5ª edição do Festival Internacional de Saxofone de Palmela (14-19 de Julho), uma iniciativa única no panorama artístico e pedagógico em Portugal e além-fronteiras, ponto de passagem obrigatório para os amantes do saxofone e da música. A nova peça de Nuno Peixoto de Pinho para quarteto de saxofones (alto, alto, tenor e barítono) foi composta a convite do quarteto UNISAX de Gilberto Bernardes, Rosa Oliveira, Isabel Anjo e Guilherme Bogas.
ANTÓNIO DE SOUSA DIAS NO CICLO DO ATELIER DE COMPOSIÇÃO
António de Sousa Dias e Luís Antunes Pena, compositores editados pelo MIC.PT, vão participar na 4ª sessão do ciclo Conversas com Compositores Portugueses Contemporâneos, que terá lugar no Gato Vadio no Porto, a 12 de Julho pelas 17h00. Durante este encontro Luís Antunes Pena, que falou sobre a sua obra na 3ª sessão do ciclo, vai moderar uma conversa sobre a música de António de Sousa Dias. Conversas com Compositores Portugueses Contemporâneos é uma série de encontros mensais organizados pelo Atelier de Composição no Porto que procura apresentar "quem são, como pensam a música e em que se inspiram para a escrever" os compositores portugueses da actualidade.
ANTÓNIO PINHO VARGAS RECEBE O PRÉMIO AUTORES SPA
António Pinho Vargas, compositor editado pelo MIC.PT, está entre os 22 vencedores do Prémio Autores, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores e que foi entregue a 8 de Maio na Câmara Municipal de Lisboa. O compositor recebeu este prémio pela obra Magnificat (2013) na categoria Melhor Trabalho de Música Erudita. Entre as apresentações recentes da sua música destacam-se duas estreias que decorreram no mês de Maio - da obra Antiques, seis pequenas peças para viola e violoncelo (2010-13) a 20 de Maio no contexto da Semana de Composição da ESML; e da obra De Profundis a 31 de Maio pelo Coro da ESML sob a direcção de Paulo Lourenço, que dirigiu também a sua segunda audição a 29 de Junho no Mosteiro dos Jerónimos.
Adicionalmente, a 4 de Julho no Teatro das Figuras em Faro a Orquestra Clássica do Sul dirigida por Cesário Costa vai estrear a obra Quadros (de arte moderna) que foi encomendada a António Pinho Vargas no âmbito da sua residência na OSC em 2013-14.
Novas partituras no mic.pt
O MIC.PT disponibiliza a partir do mês de Junho oito novas partituras de Miguel Azguime, Daniel Martinho e de Vitor Rua. Estas obras juntam-se assim ao extenso Catálogo de Partituras do MIC.PT, disponível online para consulta, que inclui presentemente 841 obras de 49 compositores portugueses.
novidades mic.pt
IGOR C. SILVA, NOVO COMPOSITOR NO MIC.PT
O portal MIC.PT tem a partir de agora nova entrada de Compositor de Igor C. Silva, nascido em 1989, que desenvolve a sua actividade artística no Porto. Licenciou-se em Composição na ESMAE em 2011, e obteve o Mestrado em Composição e Teoria Musical em 2013. Em 2012 foi o Jovem Compositor em Residência na Casa da Música, tendo recebido várias encomendas e colaborando com grupos como a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música ou o Remix Ensemble Casa da Música. Trabalha regularmente com solistas, grupos de jazz e ensembles, dedicando uma parte da sua actividade musical e composicional à improvisação e performance interactiva com electrónica e meios multimédia como vídeo e luz.
A partir do mês de Julho visitem a página de Compositor de Igor C. Silva no MIC.PT.
 
música hoje na antena 2
5 e 19 de Julho
Obras de Câmara Portuguesas do Século XXI

Em Julho no Música Hoje apresentamos mais obras do novo CD duplo da Miso Records e do Sond’Ar-te Electric Ensemble; edição discográfica constituída pela primeira gravação mundial de música de 10 compositores portugueses, apresentando estéticas diversas, num entendimento da riqueza múltipla da criação musical contemporânea portuguesa.

2 de Agosto
Obras de Câmara Portuguesas do Século XXI
A Música de Armando José Fernandes
Nesta emissão de Música Hoje concluiremos a audição das 10 obras de compositores portugueses que constituem o novo CD duplo da Miso Records e do Sond’Ar-te Electric Ensemble; daremos ainda destaque a Armando José Fernandes, cuja música na interpretação do violinista Carlos Damas foi recentemente lançada em CD pela editora Brilliant Classics.

16 de Agosto
Contos Contados Com Som, Volume II
Nesta emissão de Música Hoje apresentamos algumas peças do Teatro Electroacústico para crianças da Miso Music Portugal, Contos Contados Com Som, através da nova edição discográfica da Miso Records, Contos Contados Com Som, Volume II.

30 de Agosto
Música de Joana Sá e Simão Costa nos CD da Shhpuma
Através dos CD da Shhpuma, uma nova editora discográfica portuguesa, cujo objectivo é a promoção e celebração de um momento rico, heterogêneo e sem precedentes no que diz respeito à criação e invenção musical em Portugal, iremos no Música Hoje visitar as criações de Joana Sá e Simão Costa.

Antena 2, à 1h00 da madrugada
novas partituras mic.pt
quintas abertas
3 de Julho - 21h30
Miso Music Portugal
Lançamento e apresentação do novo CD da Miso Records, Miguel Azguime - music for strings, com as interpretações do Quarteto de Cordas de Matosinhos, projecto ímpar cujos músicos são cúmplices de eleição da criação musical portuguesa da actualidade. Nesta Quinta Aberta Miguel Azguime apresentará a sua música incluída neste CD, entre o acústico e o electroacústico...
novos CD e DVD NO mic.pt
Sond'Ar-te Electric Ensemble Portuguese Chamber Works of the XXI
obras de Miguel Azguime, Tiago Cutileiro, António de Sousa Dias, Bruno Gabirro, Cândido Lima, Ângela Lopes, Rui Penha, Ricardo Ribeiro, António Chagas Rosa, e Luís Tinoco

Edição: Miso Records
DONNY G. An audiovisual concert inspired by Mozart's Don Giovanni
obra: Vermalung II - Donny G. de Luís Antunes Pena



Edição: ZKM - Zentrum für Kunst und Medientechnologie Karlsruhe | Jeunesses Musicales Deutschland
estreias recentes
Sara Carvalho
perto do coração selvagem
2 de Junho, Il Carso In Corso, Monfalcone, Itália
Antonietta Loffredo, toy piano
José Mesquita Lopes
Dois Solos
8 de Junho, Teatro José Lúcio da Silva, Leiria
Flávio Lopes, saxofone
Paulo Ferreira-Lopes
naT 2
8 de Junho, Abrons Arts Center, Nova Iorque, Estados Unidos da América
Sofia Sousa Rocha
Flutuante
27 de Junho, Auditório Municipal, Lagoa
Cesário Costa, direcção
Orquestra Clássica do Sul
Antonio Chagas Rosa
A Wilde Mass
30 de Junho, Église des Réformés, Marselha, França
Ensemble vocal Musicatreize
Roland Hayrabedian, direcção
Mathias Lecomte, orgão
Agenda Catálogo de Partituras MIC.PT Espaço Crítica para a Nova Música PT MIC.PT EN IAMIC Facebook Desactivar Subscrição