se não conseguir visualizar esta newsletter clique aqui- if you can't see this newsletter click here
pedimos desculpa por envios múltiplos - apologies for cross-posting
Sara Carvalho em foco no mic.pt durante o mês de Dezembro
O último Em Foco de 2014 no MIC.PT é dedicado a Sara Carvalho, compositora, professora e investigadora. A sua música é regularmente tocada tanto em Portugal como no estrangeiro, e em 2014 teve várias estreias absolutas, nomeadamente, em Junho, perto do coração selvagem para piano de brincar pela pianista Antonietta Loffredo (Itália), e em Setembro, Eyjafallajökull para flauta, clarinete e piano pelo trio do Ensemble Móbile no contexto do SIMN 2014 + matrix14 (Brasil). Em Dezembro, no âmbito do Festival PRISMAS, será ainda estreada no GrETUA em Aveiro a sua peça Espelhos para actriz / cantora.

Nascida em 1970 no Porto, Sara Carvalho é professora auxiliar no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e investigadora integrada do Instituto de Etnomusicologia - Música e Dança (INET-MD). Enquanto compositora o seu interesse centra-se sobretudo na intersecção das artes performativas enquanto extensão e transformação musical, assim como em questões relacionadas com gesto e narrativa musical. Na área da investigação em educação, interessa-se sobretudo na influência do processo criativo no contexto do desenvolvimento do pensamento musical.

Numa das respostas ao Questionário / Entrevistas que publicamos na secção Em Foco do MIC.PT, em Dezembro, Sara Carvalho refere: "… não sinto a necessidade de me integrar num corrente específica. (…). Neste momento a minha abordagem composicional e o acto de criar são bastante intuitivos e emocionais. (…). … a forma como eu me aproximo da ideia implica sempre um processo sensorial enorme. Nesse processo vou delimitando e estruturando o meu material, no qual selecciono as técnicas que melhor podem comunicar as minhas ideias. E é nesta manipulação do material que vou percebendo o seu potencial. Claro que aqui surge toda a aprendizagem que fui tendo, e que de certeza continuarei a ter, ao longo destes anos da minha vida."
actividades dos compositores editados pelo mic.pt
Conversas com compositores portugeses
António Chagas Rosa, compositor editado pelo MIC.PT, será o protagonista que se segue no ciclo, Conversas com Compositores Portugueses Contemporâneos, organizado pelo Atelier de Composição, e que irá ter lugar no próximo dia 6 de Dezembro pelas 17h00 no Gato Vadio no Porto. Álvaro Salazar, anterior convidado das sessões, confronta agora António Chagas Rosa com o seu pensamento criativo, composicional e estético.
Conversas com Compositores Portugueses Contemporâneos é um ciclo de encontros que procura dar a conhecer "quem são, como pensam a música, em que se inspiram para escrever" os compositores portugueses da actualidade. A partir de um conversa informal, escutam-se obras significativas da produção de cada um dos autores convidados, audições que servem de mote para abordagem ao seu pensamento composicional / técnico / estético…
JOÃO PEDRO OLIVEIRA ESCOLHIDO no contexto de IBERMÚSICAS
João Pedro Oliveira, compositor editado pelo MIC.PT, é um dos artistas seleccionados no programa Ibermúsicas para realizar uma residência no CMMAS (Centro Mexicano para la Música y las Artes Sonoras), no âmbito da qual irá elaborar uma obra de música acusmática stereo, com integração de dança, e a utilização de elementos vocais derivados de línguas antigas e tradicionais da América Central e do Sul. Este trabalho será realizado em colaboração com a bailarina Rosario Romero, residente em Morelia (México).
Ibermúsicas é um programa de fomento das músicas ibero-americanas, que visa promover a presença e o conhecimento da diversidade cultural latino-americana no campo das artes musicais, estimulando a formação de novos públicos na região e ampliando o mercado de trabalho para os profissionais desta área.
ESTREIA DE ESPELHOS DE SARA CARVALHo no GRETUA em Aveiro
A obra Espelhos para actriz / cantora de Sara Carvalho, compositora editada pelo MIC.PT, será estreada por Liliana Caetano no dia 7 de Dezembro em Aveiro no GrETUA, Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro. A apresentação desta obra, com mais um espectáculo organizado no dia 8 de Dezembro, está integrada no Festival PRISMAS produzido pela Plataforma Cultural Internacional Germina.Cciones... - primaveras latino-americanas, criada em 2007 por Luca Belcastro, e que integra uma equipe heterogénea de pessoas, constituída por criadores, artistas e pessoas afins à cultura e ciências sociais.
A programação do PRISMAS - Festival Permanente de Criação baseia-se na apresentação de novas obras, criadas por participantes dos encontros regulares da Germina.Cciones... Entre Outubro e Dezembro de 2014 o Festival é organizado pelos grupos que surgiram em város países latino-americanos.
Novas Partituras editadas pelo Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa
O MIC.PT disponibiliza, a partir do mês de Dezembro, três novas partituras de dois compositores portugueses da actualidade: Objectos para flauta solo (1990) de Eduardo Luís Patriarca, assim como ...uma sombra também para clarinete e electrónica em tempo real (1999) e Dói-me o Luar para ensemble instrumental (2001) de António de Sousa Dias.
A edição de partituras pelo MIC.PT tem como objectivo a distribuição de partituras de obras de compositores portugueses, tornando acessível a sua consulta online e download gratuito, fomentando e promovendo assim o conhecimento e a escolha de obras portuguesas por parte de instrumentistas, ensembles, e programadores, e ainda o seu estudo no meio académico. O Catálogo de Partituras do MIC.PT, disponível online, inclui presentemente 856 obras de 50 compositores portugueses.
De Fond en Comble de Miguel Azguime em Marselha
A obra para voz e electrónica De Fond en Comble de Miguel Azguime, que foi estreada no passado mês de Novembro durante o Música Viva 2014, será apresentada novamente no dia 14 de Dezembro no GMEM - Centre National de Création Musicale em Marselha, pelo baixo-barítono Nicholas Isherwood, para quem foi escrita, e no contexto do seu projecto The Electric Voice. Como nos diz o cantor: “O texto na obra de Miguel Azguime é simultaneamente doce e amargo. As suas cinco secções desenvolvem uma variedade de timbres vocais, do bel canto a técnicas vocais estendidas. O texto e a música permanecem intimamente entrelaçados; o compositor joga com as suas próprias palavras conduzindo-nos, com um sorriso irónico, através do labirinto do Weltangst contemporâneo.”
Além da obra deste compositor editado pelo MIC.PT o programa do recital de Nicholas Isherwood inclui ainda peças de Jean-Claude Risset, David Felder, Lissa Meridan, Isaac Shankler e Karlheinz Stockahusen.
Cara Ano Zero em Matosinhos
Nos dias 3 e 4 de Dezembro pelas 22h00 no Cine-Teatro Constantino Nery, irá decorrer o primeiro módulo do projecto CARA ANO ZERO, uma provocação concentrada e concreta de criação artística, em que participam cinco compositores, entre os quais Filipe Lopes e Rui Penha, compositores editados pelo MIC.PT, e ainda Gustavo Costa, Igor C. Silva e Rui Dias. Para este concerto a Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM) desafiou estes criadores a pensarem cinco peças como organização de som no tempo e no espaço - um cilindro sonoro desenhado por Rui Penha para o Cine-Teatro Constantino Nery. O concerto conta com a participação de quatro intérpretes, André Dias (kalimba), Gilberto Bernardes (saxofone), Gustavo Costa (percussão) e Peter Evans (trompete).
CARA é o nome do projecto que a OJM desenvolve desde 2010 para a implantação de um centro de alto rendimento artístico em Matosinhos. Um centro de trabalho de elevada densidade com Criatividade & Tempo Real como principais factores programáticos e de identidade.
NOVA OBRA DE ISABEL SOVERAL, ANAMORPHOSEs VIII
A obra Anamorphoses VIII (2014) de Isabel Soveral foi estrada no passado dia 1 de Dezembro na Universidade Autónoma de Madrid pelo Duo Contracello. Este mês, o Duo constituído por Miguel Rocha (violoncelo) e Adriano Aguiar (contrabaixo), irá apresentar a nova obra desta compositora editada pelo MIC.PT ainda duas vezes, no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco, no dia 9 às 21h30, e no Palácio Foz em Lisboa, no dia 16 pelas 19h00, num programa de Música para Violoncelo e Contrabaixo que também inclui peças de César Viana e António Victorino d'Almeida.
O ciclo de Anamorphoses de Isabel Soveral é neste momento constituído por oito peças para várias combinações instrumentais ou a solo, em que a matéria sonora transmuta-se de uma obra para a outra.
ESTREIA PORTUGuESA DE CARlOs MARECoS
Nos próximos dias 6 e 7 de Dezembro, pelas 17h00, no Grande Auditório da Escola Superior de Música de Lisboa, irá decorrer a estreia portuguesa da peça de Carlos Marecos, baseada em música tradicional portuguesa, Duas canções populares portuguesas, e que teve a estreia absoluta no V Congresso Iberoamericano em Valência, Espanha, a 16 de Julho do ano passado. A peça deste compositor editado pelo MIC.PT será interpretada por Célia Teixeira e pela Orquestra de Sopros da ESML dirigida por Alberto Roque.
Celebrando este ano o 10.º aniversário da sua actividade, a Orquestra de Sopros da ESML tem como um dos objectivos principais a criação de novas obras de compositores portugueses e a estreia em Portugal de compositores estrangeiros cujo mérito é amplamente reconhecido.
Novidades MIC.PT
Cadavre Exquis
Nova Edição Discográfica sob a chancela do Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa
O novo CD, Cadavre Exquis, Portuguese Composers of the 21st Century, editado pela Miso Records sob a chancela do Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa, MIC.PT, foi lançado no passado dia 21 de Novembro, durante o concerto inaugural do Festival Música Viva 2014 no O'culto da Ajuda em Lisboa.

Esta nova edição, que inclui as interpretações do Sond'Ar-te Electric Ensemble dirigido por Pedro Neves, consta de 45 miniaturas musicais, acústicas e electroacacústicas, compostas por ocasião do 25.º aniversário da Miso Music Portugal em 2010, por criadores portugueses da actualidade: Álvaro Garcia de Zuñiga, André Castro, Ângela Lopes, António Chagas Rosa, António Ferreira, António de Sousa Dias, António Pinho Vargas, Bruno Gabirro, Cândido Lima, Carlos Alberto Augusto, Carlos Azevedo, Carlos Caires, Carlos Guedes, Carlos Marecos, Christopher Bochmann, Clotilde Rosa, Daniel Schvetz, Duarte Dinis Silva, Emanuel Dimas de Melo Pimenta, Emanuel Frazão, Filipe Lopes, Isabel Pires, Isabel Soveral, Ivan Moody, João Madureira, João Pedro Oliveira, José Luís Ferreira, Luís Tinoco, Miguel Azguime, Patrícia Sucena de Almeida, Paula Azguime, Paulo Brandão, Paulo Ferreira-Lopes, Pedro Amaral, Pedro M. Rocha, Pedro Patrício, Pedro Rebelo, Ricardo Guerreiro, Ricardo Ribeiro, Rui Penha, Sara Carvalho, Simão Costa, Tiago Cutileiro, Tomás Henriques, Vasco Mendonça.

Fazendo referência ao jogo surrealista de criar obras de arte colectivas, o Cadavre Exquis constitui uma mostra da riqueza que hoje em dia existe na música de arte portuguesa.

A nova edição foi realizada no âmbito do projecto europeu MINSTREL (MusINetwork Supporting Trans-national exchange and dissemination of music Resources at European Level), do qual o MIC.PT faz parte, e em que participam 12 entidades de 11 países europeus: Grécia, Eslováquia, Polónia, Áustria, Chipre, Bélgica, Eslovénia, República Checa, Portugal, Croácia e Letónia. MINSTREL visa promover e apoiar a mobilidade e diversidade no contexto europeu, entre os artistas ligados à arte musical.
MIC.PT em Novas InstalaçõeS
no O'culto da ajuda em lisboa
A partir do inicio de 2015 o Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa, MIC.PT, vai mudar para novas instalações em Lisboa, ligadas ao novo espaço da Miso Music Portugal, O'culto da Ajuda.
Esta mudança, que incluirá também uma parte substancial dos arquivos do MIC.PT, proporcionará várias novas vertentes nas nossas actividades regulares, que serão reveladas em breve.
Fiquem atentos!
 
música hoje na antena 2
6 de Dezembro, à 1h00 da madrugada
Filipe Quaresma, obras portuguesas para violoncelo
O novo CD de Filipe Quaresma, Portuguese music for solo cello, foi lançado em Setembro e é por esta ocasião que dedicamos o Música Hoje à música que consta neste disco, incluindo obras de Alexandre Delgado, Carlos Azevedo, Nuno Côrte-Real, Ricardo Ribeiro e Miguel Azguime.

20 de Dezembro, à 1h00 da madrugada
Cadavre Exquis
Em 2010, 45 compositores portugueses compuseram miniaturas musicais oferecidas à Miso Music Portugal por ocasião do seu 25.º aniversário. Durante esta emissão de Música Hoje apresentaremos as peças do Cadavre Exquis, disponíveis na nova edição da Miso Records e do MIC.PT.
Novas partituras mic.pt
novos CD NO mic.pt
Miguel Azguime - ChAMber Music
obras de câmara de Miguel Azguime

na interpretação do Sond'Ar-te Electric Ensemble, Camerata Aberta, Pedro Amaral, Guillaume Bourgogne e Laurent Cuniot

Edição: Miso Records
novos Livros NO mic.pt
Compositores PORTUGUESES Contemporâneos, ÁLVARO SALAZAR
Quem são, como pensam a música, em que se inspiram para escrever? Depois de volumes editados sobre Cândido Lima e João Pedro Oliveira, o Atelier de Composição aborda a obra de Álvaro Salazar.

Edição: Atelier de Composição
estreias recentes
Eurico Carrapatoso
Pequeno poemário de Pessanha
6 de Novembro, Fundação Calouste Gulbenkian
Coro Gulbenkian | Paulo Lourenço, maestro
Luís Tinoco
Lídia
7 de Novembro, Teatro Camões
Orquestra Metropolitana de Lisboa | Pedro Neves,maestro
Isabel SOveral
Keep Invention in a noted weed...
8 de Novembro, Casa da Música
GMCL | Rui Pinheiro, maestro
Colitlde Rosa
No mais fundo de ti...
8 de Novembro, Casa da Música
GMCL | Rui Pinheiro, maestro
cândido Lima
ECOS - músicas de um dia e de ironia
8 de Novembro, Casa da Música
GMCL | Rui Pinheiro, maestro
Eurico Carrapatoso
Poema pial
9 de Novembro, Fundação Calouste Gulbenkian
Coral de Letras da Universidade do Porto
José Luís Borges Coelho, maestro
Daniel Moreira
Poema para a padeira
9 de Novembro, Sage Gateshead | Cité de la musique* | Fundação Calouste Gulbenkian**
*Sequenza 9.3 | Catherine Simonpietri, maestrina
**Coro de Câmara da Escola Superior de Música de Lisboa Instrumentistas da ESML | Inês Lopes, maestrina
Daniel Martinho
Three Fragmented Perceptions
12 de Novembro, Berkeley University, Califórnia
Doppio Ensemble
Nuno Peixoto de Pinho
Num único [gesto]...
12 de Novembro, Berkeley University, Califórnia
Doppio Ensemble
Ana Seara
Mar de Sophia
15 de Novembro, Casa da Música
Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música
Brad Lubman, maestro
antónio chagas rosa
Elegias Chinesas (segundo Camilo Pessanha)
18 de Novembro, Casa da Música
Remix Ensemble Casa da Música | Peter Rundel, maestro
Yeree Suh, soprano
Paulo Ferreira-Lopes
Purity I
21 de Novembro, Música Viva 2014, O'culto da Ajuda
Sond'Ar-te Electric Ensemble | Pedro Neves, maestro
ÂNGELA DA PONTE
Macrophylla
22 de Novembro, Teatro Micaelense
Alunos e professores do Conservatório de Ponta Delgada
Telmo Marques
Dodecabratsche
26 de Novembro, 42.º Congresso Internacional de Violas
Ensemble de Violas da ESMAE | Carlos Azevedo, maestro
Carlos Azevedo
3 X 4
26 de Novembro, 42.º Congresso Internacional de Violas
Ensemble de Violas da ESMAE | Carlos Azevedo, maestro
Fernando C. Lapa
Suite Simples
26 de Novembro, 42.º Congresso Internacional de Violas
Ensemble de Violas da ESMAE | Carlos Azevedo, maestro
Miguel Azguime
De Fond en Comble
26 de Novembro, Música Viva 2014, O'culto da Ajuda
Nicholas Isherwood, baixo-barítono
António Ferreira
Edgelands
28 de Novembro, Festival Música Viva 2014, O'culto da Ajuda
Orquestra de Altifalantes da Miso Music Portugal
João Castro Pinto
Pareidolia - ou dos jardins sonhados
29 de Novembro, Festival Música Viva 2014, O'culto da Ajuda
Orquestra de Altifalantes da Miso Music Portugal
Agenda Catálogo de Partituras MIC.PT Espaço Crítica para a Nova Música PT MIC.PT EN IAMIC Facebook Desactivar Subscrição