se não conseguir visualizar esta newsletter clique aqui- if you can't see this newsletter click here
pedimos desculpa por envios múltiplos - apologies for cross-posting
Rui Dias Em Foco no MIC.PT durante o mês de ABRIL
Em Dezembro de 2014 Rui Dias juntou-se aos Compositores editados pelo MIC.PT, sendo este um dos motivos para dedicarmos a secção Em Foco a este músico nascido em 1974, que também é professor e coordenador do Curso de Música Electrónica e Produção Musical da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Actualmente Rui Dias frequenta ainda o programa doutoral em media digitais UT Austin/Portugal.
Estudou no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian em Braga e fez a licenciatura em composição na Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo no Porto, assim como o mestrado em multimédia pela Universidade do Porto. Já no Conservatório a sua relação com a música “inclinava-se (…) para uma abordagem mais criativa e ramificada do que a que tipicamente tem um estudante de instrumento. Fui começando a ter cada vez mais consciência que a aptidão para compor sempre esteve presente, e a composição acabou por ser o prosseguimento lógico para o meu percurso.”
Na sua criação enfatiza-se a relação próxima com a tecnologia e informática musical, sendo que a sua “carreira artística e profissional está incontornavelmente ligada à música eletroacústica e à programação musical.” Neste contexto Rui Dias recentemente compôs a peça acusmática Big Bend para um sistema de 24 canais, que foi estreada no âmbito do projecto CARA Ano Zero. "A exploração do timbre foi sempre um dos elementos que mais me interessou na composição. É um dos meus principais pontos de interesse na música electroacústica, e na procura de diferentes combinações instrumentais e mistas", revela o compositor no questionário/entrevista que disponibilizamos na secção Em Foco.
actividades dos compositores editados pelo mic.pt
Semana Profana de Fernando C. Lapa pelo Quarteto Contratempus
Na continuação das performances de Fevereiro e Março a obra Semana profana de Fernando C. Lapa terá mais apresentações em Abril e Maio pelo Quarteto Contratempus - a 23 de Abril no Teatro Sá de Miranda em Viana do Castelo, no dia 30 no Conservatório de Coimbra, e ainda a 30 de Maio no Teatro da Vilarinha no Porto. Estes espectáculos dedicados exclusivamente à música portuguesa incluem não apenas a obra deste compositor editado pelo MIC.PT, com texto de Regina Guimarães e encenação de António Durães, mas também a ópera bufa A Querela dos Grilos com música de Fátima Fonte e libreto de Tiago Schwäbl. Fundado na ESMAE no Porto, o Quarteto Contratempus tem uma formação pouco comum, sendo composto por soprano, clarinete, violoncelo e piano. Os músicos pretendem transpor as barreiras académicas e dedicam-se à interpretação da música contemporânea, e particularmente portuguesa.
Estreias nos Encontros Nova Música em Vila do Conde
O segundo concerto no âmbito dos Encontros Nova Música em Vila do Conde, com a direcção artística de Eduardo Luís Patriarca, compositor editado pelo MIC.PT, vai ter lugar no dia 26 de Abril, no Salão Nobre do Teatro Municipal de Vila do Conde às 16h30. O percussionista Jorge Lima irá apresentar um recital de percussão e electrónica, To the Earth, que incluirá duas estreias absolutas: Kado de Eduardo Luís Patriarca e uma nova obra de José Alberto Gomes, ambas as peças compostas em resposta à encomenda deste músico. Adicionalmente o programa do seu recital será também composto por obras de Andy Akiho (estreia portuguesa), Frederic Rzewski e Luís Tinoco (Mind the Gap). Além da apresentação de novíssimas obras musicais, cada concerto dos Encontros Nova Música em Vila do Conde pretende aproximar o público dos intérpretes e dos compositores permitindo uma conversa informal com os intervenientes.
Estreia de Scherzi de Pedro Amaral na Casa da Música
A obra para orquestra sinfónica, Scherzi de Pedro Amaral, será estreada no concerto Surpresa de aniversário que irá decorrer no próximo dia 10 de Abril, às 21h00 na Sala Suggia da Casa da Música no Porto. Este concerto, que assinala o 10.º aniversário da Casa da Música, irá contar com a participação da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, do Coro Casa da Música, dos solistas Sarah Tynan (soprano), Patrícia Quinta (meio-soprano), Lothar Odinius (tenor) e Leigh Melrose (barítono), com a direcção musical de Takuo Yuasa. Além da nova obra de Pedro Amaral, encomenda da Casa da Música a este compositor editado pelo MIC.PT, o programa do evento vai incluir ainda a peça Con brio, Abertura de concerto de Jörg Widmann, A consagração da Casa de Ludwig van Beethoven, obra escrita para a inauguração do Theater in der Josefstadt em Viena, e ainda uma obra surpresa para coro, quatro solistas e orquestra.
Estreia de João Madureira pelo GMCL em Zagreb
A obra Coração de João Madureira, compositor editado pelo MIC.PT, será estreada no próximo dia 25 de Abril pelo Grupo de Música Contemporânea de Lisboa (GMCL), dirigido pelo maestro italiano Adriano Martinolli D'Arcy, no âmbito da 28.ª Bienal de Música em Zagreb na Croácia; evento organizado desde 1961 pela Sociedade de Compositores Croatas, secção croata da International Society for Contemporary Music (ISCM). O programa deste concerto da GMCL incluirá ainda quatro obras portuguesas de compositores editados pelo MIC.P: Clotilde Rosa (No Mais Fundo de Ti), João Pedro Oliveira (O Abismo e o Silêncio), Constança Capdeville (Momento I), Jorge Peixinho (Llanto por Mariana); e ainda uma estreia absoluta da compositora croata Viktoria Čop (Taba).
Dias de Música Electroacústica no Brasil #4
Obras dos dois compositores editados pelo MIC.PT, João Pedro Oliveira e Jorge Peixinho, estão incluídas nos concertos da digressão do Ensemble DME no Brasil, que está a decorrer entre Março e Abril, numa viagem de 10 eventos de Sul a Norte do Brasil. O maestro Jean-Sébastien Béreau dirige o Ensemble Dias de Música Electroacústica nos concertos que incluem estreias de peças portuguesas e brasileiras, várias delas encomendadas especialmente para esta digressão. Integram este Ensemble os músicos: Ana Telles (piano), Carlos Silva (clarinete), Jaime Reis (electrónica), Joana Guerra (violino), José Pedro Sousa (violoncelo), Ludovic Afonso (violino) e Túlio Augusto (performance teatral).
Resultados do 1.º Concurso Internacional
de Composição GMCL/Jorge Peixinho
Os resultados do 1.º Concurso Internacional de Composição GMCL/Jorge Peixinho, organizado pelo Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, foram anunciados no passado dia 18 de Março. O júri foi composto por três compositores editados pelo MIC.PT, Christopher Bochmann, João Madureira e Clotilde Rosa, e incluiu ainda Ivan Fedele, Aldo Brizzi, Gerhard Staebler, Helmut Flammer, Jean-Sébastien Béreau e Jorge Sá Machado. Foram atribuidos os seguintes prémios: na categoria A (Ensemble) o 2.º Prémio à peça Conciliabulu de Nuno Peixoto de Pinho, e na categoria B (Música de Câmara) o 1.º Prémio a Memorandum for understanding de Nuno Figueiredo; ambos os compositores com partituras editadas pelo MIC.PT. Na categoria B foram ainda atribuídos dois prémios, o 2.º a Daniel Moreira pela peça Cinco Poemas da Água e o 3.º a Ernesto Donoso por Reflexão Energética. Os prémios da categoria B serão entregues no concerto de apresentação das peças premiadas, no Auditório Joaquim d’Almeida no Montijo, a 4 de Abril pelas 21h30. Os prémios da categoria A serão entregues em outro concerto de apresentação das peças premiadas, no dia 5 de Abril pelas 16h00 no Palácio Foz em Lisboa.
NOVAS PARTITURAS NO MIC.PT
O MIC.PT edita e disponibiliza on-line oito novas partituras de três compositores portugueses da actualidade: Anturion (1989) e Tapisserie II, Masques (1993) para ensemble instrumental de Cândido Lima; Les nénuphars et la surface d'un lac (2014) e Oscillation perpétuelle (2014) do ciclo Nouvelles Réflexions para piano, e Rapsódia em Abril Maior (2014) para dois pianos de Daniel Schvetz; assim como Dirge (2014) para viola solo, Essay XVII (2014) para violoncelo solo e Five Pieces (2010) para ensemble instrumental de Christopher Bochmann. A edição de partituras pelo MIC.PT tem como objectivo a distribuição de partituras de obras de compositores portugueses, fomentando e promovendo assim o conhecimento e a escolha de obras portuguesas por parte de instrumentistas, ensembles e programadores; e ainda o seu estudo no meio académico. O Catálogo de Partituras do MIC.PT, disponível online, inclui presentemente 895 obras de 52 compositores portugueses.
Obra de Carlos Marecos na AssembleiA ALLEA
A obra Paródia às Modinhas Luso-Brasileiras para soprano, clarinete e piano de Carlos Marecos, compositor editado pelo MIC.PT, está incluída no programa do concerto pelo Trio Liederbuch que irá ter lugar no próximo dia 23 de Abril, no âmbito da Assembleia Geral da ALLEA (All European Academies) no Salão Nobre da Academia das Ciências de Lisboa. O repertório deste momento musical da Assembleia, protagonizado pelos músicos do Departamento de Música da Universidade de Évora, Lara Rainho (soprano), Hélia Varanda (clarinete) e Inês Condeço (piano), incluirá ainda duas peças do repertório romântico europeu da autoria de Luis Spohr e Franz Schubert. Neste sentido a peça de Carlos Marecos, composta em 2001, baseia-se nas modinhas luso-brasileiras do século XVIII.
Workshop de Patrícia Sucena dE Almeida
No dia 11 de Abril, no âmbito da actividade pedagógica Black & Light, Patrícia Sucena de Almeida, compositora editada pelo MIC.PT e particularmente interessada na questão da transversalidade das artes, irá dar um workshop sob o tema, A instalação e a fotografia. A 3ª edição de Black & Light, iniciativa organizada pela Secção de Fotografia AAC em Coimbra, pretende constituir um treino de competências práticas, na troca de experiências estabelecidas com diferentes profissionais, nas diversas possibilidades oferecidas pela fotografia. Neste contexto o workshop de Patrícia Sucena de Almeida constitui uma abordagem teórico-prática da arte da instalação e a fotografia como meio artístico, apresentando os seus conceitos, elementos e características, para desenvolver um protótipo de projecto artístico.
novidades mic.pt
Dossiers
Compositores Portugueses dos Séculos XX e XXI
Este mês de Abril, no contexto da nova série dos Dossiers . Compositores Portugueses dos séculos XX e XXI, editamos e disponibilizamos on-line mais duas publicações - a versão inglesa do Dossier n.º 2 de Sara Carvalho, e a nova edição, em versão portuguesa, do Dossier n.º 3 dedicado a António Ferreira.
A série, Dossiers . Compositores Portugueses dos séculos XX e XXI, tem como objectivo promover o trabalho dos compositores portugueses da actualidade, constituindo uma "introspecção" no trabalho de cada um dos criadores, sendo simultaneamente um incentivo para investigar e (re)descobrir a sua música, assim como a sua reflexão estética e filosófica. Cada um dos Dossiers é composto de uma nota biográfica, questionário/entrevista ou artigo musicológico, catálogo de obras com duas ordenações (por instrumentação e por ordem cronológica) e discografia.
World Music Days 2015
A Secção Eslovena da International Society for Contemporary Music (ISCM) anunciou os resultados para o World Music Days 2015 (WMD 2015), festival que terá lugar de 26 de Setembro a 2 de Outubro de 2015 em Liubliana na Eslovénia. Neste sentido, através da candidatura oficial da Secção Portuguesa da ISCM, a obra Nocturna Itinera da compositora editada pelo MIC.PT, Patrícia Sucena de Almeida, foi escolhida para o WMD 2015 na categoria n.º 7 (quarteto de cordas). Outro compositor que representará Portugal neste Festival, e que foi seleccionado através da candidatura individual, é Nuno Costa com a peça Pater noster para coro a cappella a 8 vozes.
A Miso Music Portugal, enquanto Secção Portuguesa da ISCM, tem apresentado anualmente aos júris internacionais dos WMD uma candidatura com seis obras de compositores portugueses, assegurando desde 2000 a presença da música portuguesa nos festivais World Music Days, um momento de eleição no calendário internacional dos eventos dedicados à nova música.
 
música hoje na antena 2
11 de Abril, à 1h00 da madrugada
Celebrando o 75.º aniversário de Jorge Peixinho
Este ano Jorge Peixinho teria feito 75 anos... Neste contexto, a primeira emissão de Abril de Música Hoje é dedicada à obra deste compositor, professor, intérprete e fundador do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa. Sendo uma das referências fundamentais da música portuguesa do século XX, “Jorge Peixinho demostrou sempre uma vontade firme e tenaz de transformar o panorama musical que o envolvia, mesmo quando as circunstâncias e os resultados lhe eram adversos”, escreve Paulo de Assis na introdução ao livro, Jorge Peixinho. Escritos e Entrevistas.

25 de Abril, à 1h00 da madrugada
Machina Lírica Ensemble
Em Janeiro deste ano foi lançado o segundo CD do Machina Lírica Ensemble que inclui obras de vários compositores portugueses da actualidade, entre os quais, João Pedro Oliveira, Sara Carvalho, José Luís Ferreira, Carlos Caires e Isabel Soveral. Este é o motivo para visitarmos no Música Hoje a nova edição deste ensemble constituído por Monika Streitová (flauta) e Pedro Rodrigues (guitarra), ensemble cuja estreia teve lugar em 2010 no Festival Música Viva.
novas partituras mic.pt
Cândido Lima, Anturion (1989)
ensemble instrumental
Cândido Lima,Tapisserie II, Masques (1993)
ensemble instrumental
Daniel Schvetz, Les nénuphars et la surface d'un lac (2014)
piano
Daniel Schvetz, Oscillation perpétuelle (2014)
piano
Daniel Schvetz, Rapsódia em Abril Maior (2014)
dois pianos
Christopher Bochmann, Dirge (2014)
viola solo
Christopher Bochmann, Essay XVII (2014)
violoncelo solo
Christopher Bochmann, Five Pieces (2010)
ensemble instrumental
quintas abertas
Isabel Soveral
2 DE Abril, 21H30
O'CULTO DA AJUDA
Nesta Quinta Aberta estaremos à conversa com Isabel Soveral que irá apresentar a sua própria obra e ainda a música de Daria Semegen e Bülent Arel. Este é um espaço de encontro, onde nos reunimos para ouvir música e conversar sobre liberdade, criatividade, inovação, resistência e arte. É uma oportunidade única para conhecer o que pensam e como criam os compositores do nosso tempo!
novos cd NO mic.pt
Lux in Tenebris
obras de Jean-Sébastien Béreau
intérpretes: Ana Telles (piano), Francisco Sequeira (percussão) Ensemble Palhetas Duplas, Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, Orquestra de Sopros da ESML, Orquestra Filarmonia das Beiras, Jean-Sébastien Béreau (direcção musical)
Edição: la mà de guido
2014 IAMIC Concert
Tradition and New Music
A edição inclui a obra Momentos-Memórias II de Cândido Lima na interpretação de Miguel Raposo (guitarra portuguesa), Philippe Raposo (guitarra clássica), e a Orkiestra Muzyki Nowej sob a direcção de Szymon Bywalec.
Edição: Polish Composers' Union &/ Polish Music Information Centre
estreias recentes
António Leal Moreira
Diogo Dias Melgás
Sara Ross

Ester

6 e 7 de Março, São Luiz Teatro Municipal, Lisboa
Carolina Figueiredo, mezzo-soprano
Patrycja Gabrel, soprano
Pedro Cachado, tenor
Manuel Brás da Costa, alto
Rita Marques, soprano
Pedro Matos, tenor
Coro do Estúdio de Ópera da ESML
Orquestra do Estúdio de Ópera da ESML
Jan Wierzba, direcção musical
Sara Carvalho
Pop-up
9 de Março, Palácio Foz, Lisboa
Borealis Ensemble
António Carrilho, flautas de bisel
Helena Marinho, pianoforte
António Chagas Rosa
Paysages
9 de Março, Palácio Foz, Lisboa
Borealis Ensemble
António Carrilho, flautas de bisel
Helena Marinho, pianoforte
Anne Victorino d'Almeida
Sonatina e Serenata
14 de Março, Instituto Português de Santo António, Roma
Doppio Ensemble
Evandra Gonçalves, violino
Ana Queirós, piano
Joana Sá
O pássaro da cabeça
17 de Março, Teatro da Rainha, Caldas da Rainha
Teatro Electroacústico da Miso Music Portugal
Ágata Mandillo, narradora
Miguel Azguime
Sweet Jasmim I
21 de Março, Escola de Música do Conservatório Nacional
Jasmim Mandillo, violoncelo
Miguel Azguime
Assombro
25 de Março, O'culto da Ajuda, Lisboa
Coro Infantil da Universidade de Lisboa
Jasmim Mandillo e Manuel Fontão, violoncelos
Erica Mandillo, maestrina
Ângela da Ponte
Homenagem Subconsciente
28 de Março, O'culto da Ajuda, Lisboa
Orquestra de Altifalantes da Miso Music Portugal
Miguel Azguime, projecção sonora
João Castro Pinto
Athanor
28 de Março, O'culto da Ajuda, Lisboa
Orquestra de Altifalantes da Miso Music Portugal
João Castro Pinto, projecção sonora
Agenda Catálogo de Partituras MIC.PT Espaço Crítica para a Nova Música PT MIC.PT EN IAMIC Facebook Desactivar Subscrição