se não conseguir visualizar esta newsletter clique aqui- if you can't see this newsletter click here
pedimos desculpa por envios múltiplos - apologies for cross-posting
IGOR C. SILVA Em Foco no MIC.PT durante o mês de SETEMBRO
"...é-me totalmente impossível isolar-me da quantidade massiva de estímulos à qual estamos diariamente expostos. (...) sou constantemente invadido por tecnologia, ruídos, marketing compulsivo e uma globalização... A partir do momento em que um músico ou compositor tem contacto com estes estímulos, nunca mais ouve o mundo da mesma forma, logo é impossível que a música seja a mesma que seria há 100 anos...", diz-nos Igor C. Silva, novo compositor editado pelo MIC.PT e que a partir de Setembro irá prosseguir os seus estudos no Conservatório de Amsterdão.
Nascido no Porto em 1989, licenciou-se em composição na ESMAE em 2011 e obteve o mestrado em composição e teoria musical em 2013. Ganhou o 1.º Prémio do 5.º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim com a peça FlipBook estreada em Julho de 2010 pelo Sond’Ar-te Electric Ensemble no Festival da Póvoa de Varzim. Igor C. Silva trabalha regularmente com solistas, grupos de jazz e ensembles, dedicando uma parte da sua actividade musical e composicional à improvisação e performance interactiva com electrónica e meios multimédia. Em Maio de 2011 foi seleccionado para o 1.º Fórum Internacional de Jovens Compositores do Sond’Ar-te Electric Ensemble em Lisboa. Em 2012 foi o Jovem Compositor em Residência na Casa da Música, tendo recebido várias encomendas e trabalhado com a Orquestra Sinfónica do Porto e Remix Ensemble Casa da Música. Recentemente, viu editado o CD Press the Keys de Frederic Cardoso com a sua obra Frames #87, recebeu uma distinção no International Rostrum of Composers pela obra You Should Be Blind to Watch TV, e esteve em residência no passado mês de Julho no Laboratório Electoracústico de Criação da Miso Music Portugal.
Em Setembro visitem a secção Em Foco do MIC.PT onde publicamos um Questionário/Entrevista com Igor C. Silva.
actividades dos compositores editados pelo mic.pt
Compositores editados pelo MIC.PT
no Congresso ELECTROACOUSTIC WINDS EM AVEIRO
O 1.º Congresso Internacional de Música Electroacústica de Aveiro . Electroacoustic Winds 2015, organizado pelo Centro de Investigação em Música Electroacústica da Universidade de Aveiro (CIME) através do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), terá lugar entre 16 e 20 de Setembro de 2015 no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, contando com a participação de vários compositores editados pelo MIC.PT: Isabel Soveral, António de Sousa Dias, Luís Antunes Pena, João Pedro Oliveira, Miguel Azguime, Rui Dias e Cândido Lima; e ainda com a presença especial dos compositores americanos Daria Semegen e John Chowning e do francês Jean-Claude Risset, entre muitos outros participantes. Organizado sob a coordenação de Isabel Soveral, o EAW 2015 assume-se como um evento que inclui actividades de formação para músicos e técnicos e, para um público mais abrangente, conferências, concertos e outras iniciativas organizadas em colaboração com Arte no Tempo. Deste modo, acredita-se cumprir o duplo propósito de incentivar a investigação e a partilha de conhecimento e, simultaneamente, divulgar e fazer fruir um género musical de que o público se encontra ainda pouco próximo, perseguindo a ideia de que é no confronto com objectos artísticos do mais elevado interesse que se conquista um novo público.
Música de António Pinho Vargas no Festival Cantabile e PJM 2015
Festival Cantabile e Festival Jovens Músicos no contexto do Prémio Jovens Músicos 2015, são dois eventos durante os quais serão apresentadas várias obras de António Pinho Vargas, compositor editado pelo MIC.PT. No âmbito do primeiro co-organizado pela Fundação Gulbenkian com o Instituto Goethe, no concerto a 26 de Setembro no Largo de São Julião em Lisboa, os solistas do Festival Cantabile e da Orquestra Gulbenkian apresentarão três obras a solo e de câmara de António Pinho Vargas, Antiques (2010-12), Dois violinos para Carlos Paredes (2003) e Três fragmentos para clarinete solo (1985-87), entrelaçadas com peças de Mozart, Schubert e Chostakovitch. No Festival Jovens Músicos, co-organizado pela Fundação Gulbenkian e a Antena 2, o programa do concerto final do PJM 2015 a 2 de Outubro com a Orquestra Gulbenkian dirigida por Jean-Marc Burfin (Concerto do Jovem Músico do Ano), inclui a obra para orquestra de António Pinho Vargas, A impaciência de Mahler (1999), além da estreia absoluta da obra vencedora do Prémio SPA / Antena 2.
Encontros Nova Música em Vila do Conde com o GMCL e Jorge Peixinho
Os Encontros Nova Música em Vila do Conde a 10 de Setembro voltam ao palco do Teatro Municipal de Vila do Conde com um concerto, Em memória de Jorge Peixinho III, do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa dirigido por Pedro Figueiredo. Esta é mais uma homenagem a Jorge Peixinho (1940-95), compositor editado pelo MIC.PT, pelo 75.º aniversário do seu nascimento. Serão apresentadas três obras de fases diferentes da sua produção: Coração Habitado (1966), Remake (1985), e Mediterrânea (1991). A última obra será uma estreia moderna, dado que apenas foi anteriormente apresentada na Fundação Gulbenkian, no ano da sua composição. O programa integra ainda obras de outros músicos de alguma forma ligados a Peixinho: Canto Solar (2010) de Clotilde Rosa, compositora editada pelo MIC.PT; e ainda a estreia de duas obras também em sua homenagem, compostas expressamente para este concerto: Fólio III de Alfredo Teixeira e Sobrevivendo-te (2015) de Eduardo Patriarca, mais um compositor editado pelo MIC.PT.
Estreias de obras portuguesas pelo Ensemble Mpmp
De Escárnio e Maldizer, é o título do programa que o Ensemble MPMP dirigido por Jan Wierzba irá apresentar no próximo dia 30 de Setembro no âmbito do Festival Jovens Músicos na Fundação Calouste Gulbenkian. Este repertório que na verdade constitui uma recriação de quatro poemas medievais por quatro compositores contemporâneos, inclui quatro estreias absolutas, entre as quais duas de compositores editados pelo MIC.PT: Foi um dia Lopo jograr de Nuno Peixoto de Pinho e Comendador, u m'eu quitei de Gonçalo Gato; e ainda Foi a cítola temperar de Edward Luiz Ayres d'Abreu e Ai, dona fea, foste-vos queixar de Filipe Melo. Por esta ocasião o Ensemble MPMP será acompanhado pelos solistas: Marina Pacheco (soprano) e André Baleiro (barítono). O Ensemble MPMP é um grupo de instrumentação flexível que vem desenvolvendo, desde 2012, um trabalho de proximidade com musicólogos e compositores com vista à redescoberta de património lusófono passado, e à valorização de repertórios contemporâneos.
Amílcar Vasques Dias
Novo compositor editado pelo MIC.PT
A partir de Setembro Amílcar Vasques Dias junta-se aos Compositores Editados pelo MIC.PT, sendo que neste momento o Catálogo on-line de Partituras do MIC.PT inclui duas obras suas: Badim (1992) para dois pianos, assim como Em terra (2008) para voz, saxofone soprano e piano. Amílcar Vasques Dias nasceu em Badim, Monção, a 7 de Março de 1945. Durante 14 anos desenvolveu actividade artística e pedagógica no Conservatório Real de Haia nos Países Baixos. Como pianista, interpreta a sua música e utiliza a improvisação como meio de expressão. A sua produção engloba música de câmara instrumental e vocal, ou electroacústica, orquestra sinfónica, orquestra de metais, coro a cappella e acompanhado, obras multimédia, e música para filme e teatro. Tem recebido encomendas de várias instituições públicas e privadas holandesas e portuguesas. Paralelamente à sua actividade de compositor, mantém actualmente projectos de fusão do piano “erudito” com músicas tradicionais, como o cante alentejano, o baile e o cante flamencos. Desde 1975, dedica-se ao estudo e recriação da música de José Afonso. Desde o seu regresso dos Países Baixos, em 1988, Amílcar Vasques Dias foi docente nas Escolas Superiores de Música de Lisboa e do Porto, na Universidade de Aveiro e na Universidade de Évora, tendo sido também director artístico do Encontro do Alentejo de Música do Século XXI.
NOVAS PARTITURAS NO MIC.PT
O MIC.PT edita e disponibiliza on-line oito novas partituras de cinco compositores portugueses da actualidade, são elas: Badim (1992) para dois pianos e Em terra (2008) para voz, saxofone soprano e piano, de Amílcar Vasques Dias; Non"/sense%)8$messages#_! (for a nonsense reality) (2012) para orquestra e electrónica, Frames #87 (2011) para clarinete, electrónica em tempo real e vídeo e You Should Be Blind to Watch TV (2013) para ensemble e electrónica, de Igor C. Silva; Despertar (versão alternativa . 2015) para orquestra, de Daniel Martinho; Quando eu nasci (2011), versão inglesa, para ensemble e narrador, de Pedro Rebelo; e ainda Ostinati (2010) para violoncelo e electrónica, de Ricardo Ribeiro. A edição de partituras pelo MIC.PT tem como objectivo a distribuição de partituras de obras de compositores portugueses, fomentando e promovendo assim o conhecimento e a escolha de obras portuguesas por parte de instrumentistas, ensembles e programadores; e ainda o seu estudo no meio académico. O Catálogo de Partituras do MIC.PT, disponível online, inclui presentemente 916 obras de 54 compositores portugueses.
World Music Days 2015
Nocturna itinera (2008) para quarteto de cordas de Patrícia Sucena de Almeida é uma das obras que representarão Portugal na próxima edição do World Music Days da Sociedade Internacional da Música Contemporânea (ISCM), que esta vez decorrerá na Eslovénia, de 26 de Setembro a 2 de Outubro. A peça desta compositora editada pelo MIC.PT, escolhida para o Festival através da candidatura oficial da Miso Music Portugal enquanto Secção Portuguesa da ISCM, será apresentada pelo Dissonance Quartet a 1 de Outubro no Teatro Nacional de Ópera e Bailado em Liubliana. Outro compositor que representará Portugal neste festival, e que foi seleccionado através de candidatura individual, é Nuno Costa com a peça Pater noster para coro a cappella a 8 vozes.
World Music Days 2016
No âmbito do Call for Scores/Projects para o World Music Days 2016, Sounds of Tomorrow, a Miso Music Portugal convidou seis compositores portugueses editados pelo MIC.PT a incluírem as suas obras na candidatura oficial da Secção Portuguesa da ISCM para este festival dedicado à nova música. Os compositores convidados são: Christopher Bochmann, Daniel Martinho, Pedro Rebelo, Ricardo Ribeiro, Clotilde Rosa e Igor C. Silva. Todas as obras submetidas para o WMD 2016 pelas Secções e pelos Membros da ISCM do mundo inteiro, serão seleccionadas pelo júri internacional para integrarem a programação do World Music Days 2016, a decorrer de 29 de Março a 3 de Abril de 2016 em Tongyeong na Coreia do Sul, no âmbito do Tongyeong International Music Festival.
NOVIDADES MIC.PT
Conferência APEM CIME/ICEM . Lisboa . Outubro 2015
A Miso Music Portugal e o Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa, juntamente com a Confederação Internacional de Música Electroacústica CIME/ICEM, da qual o MIC.PT é membro, organizam a Assembleia Geral da CIME/ICEM e a conferência internacional, Arquivo e Preservação da Música Electroacústica. Durante este evento, que terá lugar entre os dias 2 e 4 de Outubro no O'culto da Ajuda em Lisboa, serão apresentadas várias comunicações subordinadas ao tema acima delineado, assim como decorrerão concertos com a Orquestra de Altifalantes da Miso Music Portugal, com obras electroacústicas de várias federações nacionais e membros internacionais da CIME/ICEM, incluindo peças de compositores portugueses da actualidade. A data limite do Convite para enviar propostas de comunicações para a conferência APEM CIME/ICEM foi alargada até ao dia 6 de Setembro. Para mais informações visitem o site www.misomusic.com.
DOSSIERS
COMPOSITORES PORTUGUESES DOS SÉCULOS XX E XXI
Este mês de Setembro, no contexto da nova série dos Dossiers . Compositores Portugueses dos séculos XX e XXI, editamos e disponibilizamos on-line mais duas publicações – a nova edição, em versão portuguesa, do Dossier n.º 5 dedicado a Bruno Gabirro e a versão inglesa do Dossier n.º 4 dedicado a António Chagas Rosa. A série, Dossiers . Compositores Portugueses dos séculos XX e XXI, tem como objectivo promover o trabalho dos compositores portugueses da actualidade, constituindo uma "introspecção" no trabalho de cada um dos criadores, sendo simultaneamente um incentivo para investigar e (re)descobrir a sua música, assim como a sua reflexão estética e filosófica. Cada um dos Dossiers é composto de uma nota biográfica, questionário/entrevista ou artigo musicológico, catálogo de obras com duas ordenações (por instrumentação e por ordem cronológica) e discografia.
ACTUALIDADE
 
música hoje na antena 2
12 de Setembro, à 1h00
Press the Keys
Clarinet & Electronics Project

O CD Press the Keys . Clarinet & Electronics Project foi lançado no inicio do passado mês de Julho no O’culto da Ajuda em Lisboa, sendo um projecto que nasce do gosto do jovem clarinetista Frederic Cardoso pela nova música, mais precisamente, pela música mista e electroacústica. O CD Press The Keys dá especial destaque à música portuguesa para clarinete e electrónica composta nos últimos quatro anos pela novíssima geração de compositores. “É assim um desafio” diz Frederic Cardoso, “em pleno século XXI, levar a todo o público a música que é composta nos nossos dias, podendo ser melhor compreendida e respeitada”. Durante esta emissão de Música Hoje iremos visitar uma selecção das peças que compõem esta nova edição discográfica.

26 de Setembro, à 1h00
Visitando a música de Clotilde Rosa
Clotilde Rosa, compositora, harpista e professora, foi uma das primeiras a trazer para o meio musical português a experiência dos famosos Cursos de Verão de Darmstadt. Despertou para a composição por volta dos quarenta e cinco anos de idade através da participação, enquanto intérprete, no Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, tornando-se numa das individualidades mais importantes no que diz respeito à criação musical contemporânea em Portugal. No ano em que esta compositora completa os 85 anos de idade, dedicamos esta emissão de Música Hoje à sua obra, visitando algumas das suas composições, nas quais a compositora utiliza de forma livre uma simbiose de várias técnicas – do serialismo ao minimalismo repetitivo, da forma estrita à forma aberta.
Novas partituras mic.pt
Amílcar Vasques Dias, Badim (1992)
dois pianos
Amílcar Vasques Dias, Em terra (2008)
voz, saxofone soprano e piano
Daniel Martinho, Despertar (versão alternativa . 2015)
orquestra
Igor C. Silva, Non"/sense%)8$messages#_! (for a nonsense reality) (2012)
orquestra e electrónica
Igor C. Silva, Frames #87 (2011)
clarinete, electrónica em tempo real e vídeo
Igor C. Silva, You Should Be Blind to Watch TV (2013)
ensemble e electrónica
Pedro Rebelo, Quando eu nasci (2011) . versão inglesa
ensemble e narrador
Ricardo Ribeiro, Ostinati (2010)
violoncelo e electrónica
quintas abertas
Sara Carvalho
3 de SETEMBRO, 21H30
O'CULTO DA AJUDA
Durante esta Quinta Aberta estaremos à conversa com Sara Carvalho que irá apresentar a sua própria obra e a música de Gráinne Mulvey.
Este é um espaço único de encontro, onde nos reunimos para ouvir música e conversar sobre liberdade, criatividade, inovação, resistência e arte. Apareçam! É uma oportunidade única para conhecer o que pensam e como criam os compositores do nosso tempo!
novos cd NO mic.pt
PRESS THE KEYS . FREDERIC CARDOSO
CLARINET & ELECTRONIC PROJECT
obras de Steven Snowden, Filipe Lopes, Ângela da Ponte, André Rodrigues, Igor C. Silva, João Ferreira, João Pedro Coimbra


na interpretação de Frederic Cardoso (clarinete)
Edição do autor
estreias recentes
Miguel Azguime
Tra le terre

9 de Julho, Teatro La Fenice, Veneza
Ex Novo Ensemble
Nuno Costa
Anémona

9 de Julho, Teatro La Fenice, Veneza
Ex Novo Ensemble
Lino Guerreiro
Grooving On

10 de Julho, Sax Open, Estrasburgo, França
Ensemble de Saxofones de Metropolitana
João Pedro Silva, direcção musical
Igor C. Silva
Numb

11 de Julho, Sax Open, Estrasburgo, França
Henrique Portovedo, saxofone
Lino Guerreiro
Raga

13 de Julho, Sax Open, Estrasburgo, França
João Pedro Silva, saxofone
Pedro Santos, acordeão
Lino Guerreiro
Less but not Last

13 de Julho, Sax Open, Estrasburgo, França
Super Mario Bros. Quartet
Daniel Bernardes
Quatro
15 de Julho, Cistermúsica, Biblioteca Municipal da Nazaré
Moscow Piano Quartet
Alexei Eremine, piano . Alexei Tolpygo, violino
Alexandre Delgado, violeta . Guenrik Elessine, violoncelo
Luís Lopes Cardoso
Silêncio
18 de Julho, Escola Superior de Música de Lisboa
Coro Ricercare
Pedro Teixeira, maestro
Vasco Mendonça
Three Settings of Larkin
21 de Julho, 37.º Festival de Música da Póvoa de Varzim
André Baleiro, barítono
João Paulo Santos, piano
Sara Carvalho
a3
22 de Julho, Tomarimbando, Cineteatro Paraíso, Tomar
Magnet Duo, vibrafones
Daniel Martinho
The Colour of a Time...
24 de Julho, Casa da Música, Porto
Orquestra Sinfónica de Jovens da Academia de Música
de Costa Cabral . José Eduardo Gomes, direcção musical
André Dias, percussão
Bruno Gabirro
recordas-te de amanhã?..
13 de Agosto, Centro Cultural Córdoba, Argentina
Juan Otero, flauta . Nicolás Savina, clarinete
Jose Gutierrez, trombone . Mariano Gentile, guitarra
Agenda Catálogo de Partituras MIC.PT Espaço Crítica para a Nova Música PT MIC.PT EN IAMIC Facebook Desactivar Subscrição