se não conseguir visualizar esta newsletter clique aqui- if you can't see this newsletter click here
pedimos desculpa por envios múltiplos - apologies for cross-posting
SOFIA SOUSA ROCHA EM FOCO NO MIC.PT DURANTE O MÊS DE DEZEMBRO
O último Em Foco deste ano é dedicado a Sofia Sousa Rocha (1986), compositora editada pelo MIC.PT. Ingressou aos onze anos no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga e em 2004 no Curso de Composição na Escola Superior de Música de Lisboa onde concluiu o Mestrado sob a orientação de António Pinho Vargas. Actualmente lecciona no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga e na Companhia da Música. "...um dos momentos mais importantes no meu trajecto foram os dois anos de Mestrado, (...)", diz Sofia Sousa Rocha no Questionário/Entrevista do MIC.PT que em Dezembro publicamos na secção Em Foco; "...o desenvolvimento de um Projecto Artístico subordinado ao tema Reflexões acerca do processo criativo, (...) conduziu a uma reflexão muito aprofundada sobre a minha forma de escrever, assumindo um carácter quase de diagnóstico".
Sofia Sousa Rocha teve obras encomendadas pela Antena 2 para o Prémio Jovens Músicos de 2008, pelo Festival de Música de Alcobaça em 2009 e pelo Festival Música em Leiria em 2013. Participou ainda no 2.º Atelier de Leitura da Orquestra do Algarve com a peça Papagaio sem penas, no 7.º Workshop da Orquestra Gulbenkian para Jovens Compositores Portugueses com a peça Um e um, e nos Concertos do Coro Ricercare e da Sinfonietta de Lisboa dedicados a jovens compositores portugueses. Em 2012 apresentou a sua mini-ópera Inês morre no Teatro Nacional de São Carlos, no âmbito do ciclo Amor-Traição-Morte. Em 2014, em resposta a uma encomenda do Sond'Ar-te Electric Ensemble, Sofia Sousa Rocha compôs uma peça baseada num poema de José Saramago, que terá a sua estreia absoluta no próximo dia 15 de Dezembro ás 21h30 no O'culto da Ajuda em Lisboa.
actividades dos compositores editados pelo mic.pt
Obras de compositores portugueses pelo Drumming em Aveiro
Mares - Mergulho no Som é o título do concerto que o Drumming - Grupo de Percussão irá apresentar no próximo dia 10 de Dezembro no Teatro Aveirense e que inclui três obras de compositores editados pelo MIC.PT: Mares (2009) e Deep Water Music (2002) de António Chagas Rosa, ambas as peças encomendadas pelo Drumming - Grupo de Percussão, assim como a estreia de uma nova obra para percussão e electrónica, outra encomenda que o grupo fez a Isabel Soveral. Este repertório será ainda complementado com uma peça do compositor espanhol, José Manuél López López (Haikus del Mar). No âmbito deste espectáculo, apoiado pelas associações, Arte no Tempo e Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa, o Drumming - Grupo de Percussão apresentará também o disco que reúne a obra integral para percussão de António Chagas Rosa: esta nova edição é editada pelo mpmp.
Igor Silva premiado no Concurso GMCL/Jorge Peixinho
O júri do II Concurso Internacional de Composição GMCL/Jorge Peixinho integrado por dois compositores editados pelo MIC.PT, Clotilde Rosa e João Madureira, e ainda por Ivan Fedele, Gerhard Staebler e Jorge Sá Machado, anunciou a atribuição dos seguintes prémios: a Igor C. Silva, compositor editado pelo MIC.PT, o 1.º Prémio na Categoria B pela obra Blood Ink (2015) e a João Quinteiro Lopes o 1.º Prémio na Categoria A pela peça Thánatos (2015). Foram ainda distinguidas as peças de Manuel Eduardo Serrano (Colômbia) e Gabriel Cosmi (Itália). As obras vencedoras serão apresentadas pelo Grupo de Música Contemporânea de Lisboa dirigido por Vasco Azevedo, nos dias 3 e 4 de Dezembro no Museu da Electricidade em Lisboa e no Cinema-Teatro Joaquim d'Almeida, Montijo, sendo que o programa incluirá ainda a obra Leves Véus Velam (1981) de Jorge Peixinho, compositor editado pelo MIC.PT.
Obras de João Pedro Oliveira em Eventos Internacionais
Duas obras de João Pedro Oliveira para electroacústica e vídeo, 'Aphâr e Et Ignis Involvens, foram seleccionadas para vários eventos internacionais (festivais e concursos), dedicados à arte sonora e visual. Neste sentido, a peça 'Aphâr, criada por este compositor editado pelo MIC.PT em 2007, foi seleccionada para o Synchresis P15 - XXII Festival Internacional de Arte Sonoro y Música Electroacústica Punto de Encuentro, a decorrer entre Novembro e Dezembro em Madrid, Valência, Sevilha, Granada e Canárias; para o IndieFest Film Awards e Best Shorts Competition (La Jolla, Califórnia); para o Legends of Hollywood Film Festival (Los Angeles); e ainda para o Russian International Film Festival (Sebastopol). Por seu lado, Et Ignis Involvens (2005) será apresentada no âmbito da 7.ª edição do Festival Espacio Enter (4-13 de Dezembro, Canárias) e no MUSLAB 2015 no México (5-26 de Dezembro).
Estreia de Obra de Helder Gonçalves
No próximo dia 12 de Dezembro às 21h30 no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco, o João Roiz Ensemble e Marina Pacheco (soprano) vão estrear três novas obras: uma encomendada ao compositor editado pelo MIC.PT, Helder Gonçalves; e ainda duas outras encomendas a Nuno Côrte-Real e Cesar Viana. O repertório deste evento, intitulado Palavras nossas, incluirá também peças de Jorge Croner de Vasconcelos, João Pedro Delgado, Cláudio Carneyro e Luiz Costa. Aqui, "num percurso sobre a música portuguesa, as suas relações estéticas e a sua ligação à literatura" os músicos propõem "uma reflexão sobre as imanências artísticas do nosso território", através dos textos de João Roiz de Castelo Branco e António Salvado (obras em estreia), para além de devolver ao público peças de Cláudio Carneyro e Croner de Vasconcelos há muito esquecidas, escritas a partir da notável Cantiga Partindo-se.
Obra de Miguel Azguime nos EUA
De Fond en Comble (2014) para voz e electrónica de Miguel Azguime, compositor editado pelo MIC.PT, é uma das peças que faz parte do repertório da récita, The Electric Voice, protagonizada pelo baixo-barítono, Nicholas Isherwood. Este programa, que também inclui obras de David Felder, Michael Norris, Jean Claude Risset e Isaac Schankler, será apresentado no próximo dia 4 de Dezembro no Baird Recital Hall da University at Buffalo, nos Estados Unidos. Nicholas Isherwood, cantor e compositor americano que reside na Europa, é uma espécie de “recipiente" humano que contém "espíritos artísticos" de origens diversas. The Electric Voice é um recital irónico e multidimensional, cujo programa junta compositores e estúdios de música electrónica do mundo inteiro, incluindo os Estados Unidos, Nova Zelândia, França e Portugal. Para este projecto cada compositor convocado compôs uma peça para voz e electrónica.  
Obras em Estreia pelo Sond'Ar-te Electric Ensemble
A 15 e 16 de Dezembro, no O'culto da Ajuda em Lisboa, e ainda no dia 17 no Teatro da Rainha em Caldas da Rainha, o Sond'Ar-te Electric Ensemble dirigido por Pedro Neves irá apresentar obras em estreia absoluta, de três compositores editados pelo MIC.PT, e escritas em reposta à encomenda do Sond'Ar-te; são elas: Sonho (2015) de Daniel Martinho com poema de Fernando Pessoa, Ao Desconcerto do Mundo (2015) de Ângela da Ponte com poema de Luís Vaz de Camões, Fala do velho do Restelo ao astronauta (2015) de Sofia Sousa Rocha com poema de José Saramago. O programa destes espectáculos intitulados Diz-Concerto, dedicados às escolas mas também ao público de todas as idades, em que como narradores participam Ágata Mandillo e Miguel Azguime (compositor editado pelo MIC.PT), inclui também a peça Quando eu nasci (2011) com história de Isabel Martins e música de Pedro Rebelo, mais um compositor editado pelo MIC.PT. Diz-Concerto é um projecto do Sond'Ar-te Electric Ensemble que continua e desenvolve a tradição da criação musical para jovens, nomeadamente Pedro e o Lobo de Serguei Prokofiev, entre outros. Aqui a união da música de jovens compositores portugueses com as palavras de alguns dos mais emblemáticos autores nacionais, cria uma nova qualidade de escuta, onde a imaginação levada pelos sons, acústicos e electrónicos, vagueia ao sabor de cada enredo.
EM Destaque no MIC.PT
Edições Digitais do MIC.PT
O Catálogo on-line de Partituras inclui presentemente 919 obras de 54 compositores portugueses. Ao longo de 2015 foram publicados cinco Dossiers bilingues, em português e inglês, dedicados a Paulo Ferreira-Lopes, Sara Carvalho, António Ferreira, António Chagas Rosa e Bruno Gabirro - todos os Dossiers estão disponíveis para download gratuito através das páginas dos respectivos compositores no MIC.PT. Ao longo de 2016 iremos continuar a edição desta série dedicando novos Dossiers a vários outros compositores editados pelo MIC.PT, e continuaremos a desenvolver o nosso Catálogo on-line de Partituras, editando e disponibilizando um número cada vez maior de obras e acolhendo novos compositores portugueses da actualidade.

A equipa do Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa, MIC.PT, deseja a todos Boas Festas, Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!
 
música hoje na antena 2
5 de Dezembro, à 1h00
Novos CD com música portuguesa
Nesta emissão de Música Hoje iremos apresentar o novo CD da Brilliant Classics, Frederico de Freitas . Complete Music for Violin, que conta com as interpretações de Carlos Damas.

19 de Dezembro, à 1h00
Enrique X. Macías
Nesta última emissão de Música Hoje em 2015 visitaremos a música de Enrique X. Macías, compositor editado pelo MIC.PT que nos deixou há 20 anos.
quintas abertas
Barry Truax
3 de Dezembro, 21H30
O'CULTO DA AJUDA
Para a última Quinta Aberta - Agricultura dos Sons em 2015, temos um convidado especial, o compositor canadiano Barry Truax, personalidade essencial no que à música electroacústica diz respeito.
novos cd NO mic.pt
Frederico de Freitas
Complete Music for Violin
obras de Frederico de Freitas na interpretação de Carlos Damas (violino), Jill Lawson (piano) e Jian Hong (violoncelo)



Edição: Brilliant Classics
Powertrio
Di Lontan
obras do Powertrio e Constança Capdeville, na interpretação do Powertrio: Eduardo Raon, harpa, idiofones e electrónica . Joana Sá, piano, idiofones . Luís Martins, guitarra, idiofones e electrónica

Edição: Clean Feed/Shhpuma Records
estreias recentes
Daniel Martinho
From the past into the light

5 de Novembro, Phoenix Hall, Osaka, Japão
Sérgio Carolino, tuba . Shimpei Tsugita, tuba
Rena Hashimoto, piano . Taro Someya, bateria
Amílcar Vasques Dias
Unha-Gata

5 de Novembro, Phoenix Hall, Osaka, Japão
Sérgio Carolino, tuba . Shimpei Tsugita, tuba
Rena Hashimoto, piano
Luís Cardoso
Abbas Alcobatia

5 de Novembro, Phoenix Hall, Osaka, Japão
Sérgio Carolino, tuba . Shimpei Tsugita, tuba
Rena Hashimoto, piano
Ivan Moody
Uspomena

5 de Novembro, Phoenix Hall, Osaka, Japão
Sérgio Carolino, tuba . Shimpei Tsugita, tuba
Rena Hashimoto, piano
Clotilde Rosa
Nada ouve… ou acredita…

13 de Novembro, Academia das Ciências, Lisboa
Grupo de Música Contemporânea de Lisboa
Pedro Neves, direcção musical
Lino Guerreiro
Uttalanden

13 de Novembro, Academia das Ciências, Lisboa
Grupo de Música Contemporânea de Lisboa
Pedro Neves, direcção musical
Eurico Carrapatoso
Cinco canciones para ensemble y voz emocionada

13 de Novembro, Academia das Ciências, Lisboa
Grupo de Música Contemporânea de Lisboa
Susana Teixeira, soprano . Pedro Neves, direcção musical
Miguel Azguime
En Gêne Engin ni Gemme

19 de Novembro, #AST 2015, Grenoble, França
Sond'Ar-te Electric Ensemble
Pedro Neves, direcção musical
Jaime Reis
Sangue Inverso: Ametista (B)

21 de Novembro, Conservatório Gulbenkian, Aveiro
Borealis Ensemble
Jaime Reis
Fluxus, Drag

22 de Novembro, COMA'15, Madrid
Duo Contracello
Agenda Catálogo de Partituras MIC.PT Espaço Crítica para a Nova Música PT MIC.PT EN IAMIC Facebook Desactivar Subscrição