se não conseguir visualizar esta newsletter clique aqui- if you can't see this newsletter click here
pedimos desculpa por envios múltiplos - apologies for cross-posting
FILIPE DE SOUSAEM FOCO NO MIC.PT DURANTE O MÊS DE MARÇO
Filipe de Sousa (1927-2006) morreu há dez anos. Pretexto para lembrarmos e ajudarmos a descobrir o homem e o artista que foi.
Conhecido sobretudo como pianista e compositor, Filipe de Sousa é uma figura muito significativa da vida musical portuguesa na segunda metade do século XX. Para além de divulgador da música do seu tempo enquanto intérprete, Filipe de Sousa foi um compositor activo desde finais dos anos 40, com uma obra em que se destaca a música de câmara, incluindo muitas composições de canções para canto e piano, ao lado de obras para orquestra e orquestra de cordas, composições experimentais para o cinema e peças electroacústicas.
Influenciado no início da sua carreira como compositor por Bartók e sobretudo Hindemith, Filipe de Sousa desenvolveu depois um estilo pessoal e uma estética própria, com uma curiosidade constante pela nova música do seu tempo, mas mantendo algumas reservas e distâncias em relação aos movimentos musicais de vanguarda.
Nascido em Maputo, o compositor viveu a maior parte da sua vida em Lisboa. Filipe de Sousa foi também maestro, investigador e mecenas, contribuindo para o estudo e a divulgação da música portuguesa do século XVIII, e apoiando a criação e a edição de música portuguesa. Homem de vasta cultura, teve actividade diversificada, da interpretação à criação, do estudo à divulgação musical, com uma presença marcante e constante na vida musical e cultural portuguesa. Participou desde jovem em projectos como a Sociedade de Concertos “Sonata” ou o Círculo de Cultura Musical, e foi membro fundador da Juventude Musical Portuguesa.
actividades dos compositores editados pelo mic.pt
Igor C. Silva
NO WORLD MUSIC DAYS
A obra Frames #87 do compositor Igor C. Silva será tocada no World Music Days (WMD), no dia 31 de Março. A obra foi escolhida para este Festival na sequência da candidatura oficial da Secção Portuguesa da ISCM (Miso Music Portugal). O WMD 2016 terá lugar de 29 de Março a 3 de Abril em Tongyeong na Coreia do Sul. Igor C. Silva, compositor editado pelo MIC.PT, terá ainda uma obra sua tocada na Bélgica. Numb, para saxofone e electrónica em tempo real, será interpretada no dia 17 de Março no Conservatório de Bruxelas. Entretanto, o compositor recebeu em Janeiro o "Runners-up in OSSIA's 2015-16 International Composition Prize" pelo ensemble Ossia de Nova Iorque, pela peça You Should Be Blind to Watch TV, para ensemble e electrónica.
Novo Stabat Mater de António Pinho Vargas
António Pinho Vargas, compositor editado pelo MIC.PT, terá a estreia do seu Stabat Mater no próximo dia 19 de Março, às 21h30, na Igreja Matriz de Esposende. A obra estava praticamente pronta em 2014, e será agora finalmente estreada pelo Coro de Pequenos Cantores de Esposende, com a direcção de Helena Venda Lima, maestrina especializada em direcção coral. Helena Venda Lima é maestrina do Coro de Pequenos Cantores de Esposende e do Coro “Ars Vocalis”, assim como professora na Escola de Música de Esposende. O concerto conta ainda com Diogo Zão, ao piano, e Carlos Pinto da Costa, no violino. A apresentação de Stabat Mater de António Pinho Vargas está incluída no programa da Semana Santa de Esposende.
João Pedro Oliveira estreia obra para órgão
João Pedro Oliveira terá apresentações de obras suas em Março em diferentes pontos do mundo, e estreia uma obra escrita para o órgão do Santuário de Fátima. O compositor editado pelo MIC.PT terá apresentação da obra Magma, para violino e eletrónica, no dia 4 de Março em Madrid no Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia incluída no programa do III Congreso Internacional de Espacios Sonoros. No dia 17 de Março, será tocada outra obra sua, Rust para viola e electrónica, no 46th annual Ball State Festival of New Music em Muncie, Indiana, nos EUA. Em Portugal, no dia 20 de Março, o organista francês Olivier Latry estreará a sua obra Hû yeshûphekâ rô’sh, composta para a inauguração do novo órgão do Santuário de Fátima.
Sond'Ar-te Electric Ensemble em Munique
O Sond'Ar-te Electric Ensemble estará no próximo dia 10 de Março em Munique, na Alemanha, para realizar um concerto na Bayerische Akademie der Schönen Künste - The Bavarian Academy of Fine Arts, com o apoio do Goethe-Institut e da Fundação Friedrich-Baur. No programa incluem-se três obras de compositores portugueses editados pelo MIC.PT: o Sond’Ar-te Electric Ensemble tocará Pendulum (2012), para ensemble e electrónica em tempo real, de Rui Penha; In Limine (2011), de Ricardo Ribeiro (uma co-encomenda da CivilCasa e do Sond’Ar-te Electric Ensemble); e uma obra de Miguel Azguime, De part et d’autre (2011), uma encomenda do Ministério da Cultura Francês a pedido do ensemble Court-Circuit, peça para flauta, clarinete, violino, violoncelo, piano e electrónica. O programa inclui ainda peças do compositor germano-iraniano Arash Safaian (In Symmetrie), e do sueco Henrik Ajax (Drawing Lines). Sob a direcção do maestro Pedro Neves, o concerto tem como intérpretes Suzanna Lidegran (violino), Filipe Quaresma (violoncelo), Sílvia Cancela (flauta), Nuno Pinto (clarinete) e Elsa Silva (piano). O espectáculo tem a direcção artística de Miguel Azguime, com Paula Azguime na projecção sonora. Os materiais sonoros produzidos em computador foram criados com a colaboração do Miso Studio.
entre madeiras trio homenageia clotilde rosa
O Entre Madeiras Trio realiza um concerto de homenagem à compositora Clotilde Rosa na sexta-feira, dia 11 de Março, às 21h30, no Salão Nobre do Conservatório Nacional, em Lisboa. O programa inclui várias obras da compositora editada pelo MIC.PT, uma figura incontornável da nova música do século XX e XXI em Portugal. Entre as composições apresentadas por este trio de sopros estão Impromptu pour Flûte (2000), Éclat du Soleil (1986), Reflexus para um saxofonista (2000) e Wind Trio (2013). Para além das peças de Clotilde Rosa, o Trio interpreta LubramixII: Música quase um doc (2009) de Eli Camargo Jr. O Entre Madeiras Trio é composto por Miriam Tallette Cardoso (flauta), Filipe Pereira Branco (oboé) e João Andrade Nunes (saxofone). Este ensemble gravou recentemente um disco com música contemporânea de compositores portugueses ou a viver em Portugal (Entre Madeiras, 2015), editado pela mpmp, onde figura precisamente a obra Wind Trio da compositora Clotilde Rosa.
Gonçalo gato no panufnik composers scheme
O compositor Gonçalo Gato vai participar no "Panufnik Composers Scheme" da Orquestra Sinfónica de Londres (LSO). O compositor editado pelo MIC.PT foi seleccionado para participar nesta iniciativa que oferece todos os anos a seis compositores a oportunidade de escrever para uma grande orquestra sinfónica. Coordenado pelo compositor Colin Matthews e com apoio à composição de Christian Mason e dos membros da LSO, incluindo acesso a ensaios e concertos da Sinfónica de Londres, o projecto pretende promover a aprendizagem de escrita de nova música para orquestra. Os seus colegas compositores que participam na iniciativa são Benjamin Ashby, Amy Bryce, Daniel Kidane, Liam Mattison e Donghoon Shin. Entretanto, o compositor prepara uma nova peça para flauta com o flautista do Ensemble Recherche, Martin Fahlenbock. A obra será estreada a 10 de Junho de 2016 em Freiburgo, na Alemanha.
novidades mic.pt
Christopher Bochmann, Dossier n.º 6
Compositores Portugueses dos Séculos XX e XXI
Este mês de Março, no contexto da nova série dos Dossiers . Compositores Portugueses dos séculos XX e XXI, editamos e disponibilizamos on-line uma nova publicação - a versão inglesa do Dossier n.º 6 de Christopher Bochmann.
A série, Dossiers . Compositores Portugueses dos séculos XX e XXI, tem como objectivo promover o trabalho dos compositores portugueses da actualidade, constituindo uma "introspecção" no trabalho de cada um dos criadores, sendo simultaneamente um incentivo para investigar e (re)descobrir a sua música, assim como a sua reflexão estética e filosófica. Cada um dos Dossiers é composto de uma nota biográfica, questionário/entrevista ou artigo musicológico, catálogo de obras com duas ordenações (por instrumentação e por ordem cronológica) e discografia.
 
música hoje na antena 2

12 de Março, à 1h00
Maria de Lourdes Martins e Filipe de Sousa
Música Hoje dedica esta emissão à obra dos compositores portugueses Maria de Lourdes Martins (1926 - 2009) e Filipe de Sousa (1927-2006), assinalando respectivamente os 90 anos do nascimento da compositora e os dez anos da morte de Filipe de Sousa. Dois compositores importantes da sua geração cuja obra é pouco ouvida e cujo percurso musical é pouco conhecido. Maria de Lourdes Martins foi também a compositora Em Foco no mês de Fevereiro do Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa disponível em www.MIC.PT. Filipe de Sousa será compositor Em Foco no mês de Março.

26 de Março, à 1h00
Novas edições discográficas de música portuguesa
Música Hoje divulgará algumas das mais recentes edições de música portuguesa em CD, dando a ouvir e a conhecer obras de compositores portugueses do século XX e XXI. Neste programa daremos particular destaque às edições fonográficas de intérpretes que, em Portugal ou lá fora, têm dado a conhecer música até agora inédita.

partituras mic.pt

O Catálogo de Partituras do MIC.PT, disponível online, inclui presentemente 931 obras de 56 compositores portugueses. A edição de partituras pelo MIC.PT tem como objectivo a distribuição de partituras de obras de compositores portugueses, fomentando e promovendo assim o conhecimento e a escolha de obras portuguesas por parte de instrumentistas, ensembles e programadores; e ainda o seu estudo no meio académico.
novos cd NO mic.pt
Luís Antunes pena - caffeine
Obras de Luís Antunes Pena, interpretação de Asamisimasa, Ensemble Mosaik, Edicson Ruiz, Rita Redshoes, Nuno Aroso, Pavlos Antoniadis, Mafalda de Lemos, Fabian Sattler,Alexander Berezny, Michael Pattmann, Martin von der Heydt, Valerio Sannicandro e Luís Antunes Pena.
Edição: Wergo
estreias recentes
FILIPE LOPES
Variações sobre Espaço

2 de Fevereiro, Casa da Música, Porto
Henrique Portovedo, saxofone
Hugo correia
Radicibus

2 de Fevereiro, Casa da Música, Porto
Henrique Portovedo, saxofone
Lendário Homem do Trigo, electrónica
antónio pinho vargas
Concerto para Violino

7 de Fevereiro, Centro Cultural de Belém, Lisboa
Orquestra Metropolitana de Lisboa
Garry Waker, direcção
Tamila Kharambura, violino
PEDro faria gomes
ELA

14 de Fevereiro, Teatro Nacional de São Carlos, Lisboa
Orquestra Sinfónica Portuguesa
Joana Carneiro, direcção musical
lino guerreiro
Bichos, suíte para orquestra de sopros

21 de Fevereiro, Centro Cultural de Belém, Lisboa
Orquestra de Sopros da Metropolitana
Reinaldo Guerreiro, direcção musical
Luís Tinoco
O Sotaque Azul das Águas

25 de Fevereiro, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
Orquestra Gulbenkian
Susanna Malkki, direcção musical
Rúben Borges
12 Hours

26 de Fevereiro, Teatro Municipal de Vila do Conde
Coffee Quartet
Nuno Lobo
Akinetopsia

26 de Fevereiro, Teatro Municipal de Vila do Conde
Coffee Quartet
André Ramos
Mars One

26 de Fevereiro, Teatro Municipal de Vila do Conde
Coffee Quartet
Eduardo Luís Patriarca
…like that bluebird (goodbye Mr. Jones)

26 de Fevereiro, Teatro Municipal de Vila do Conde
Coffee Quartet
Agenda Catálogo de Partituras MIC.PT Espaço Crítica para a Nova Música PT MIC.PT EN IAMIC Facebook Desactivar Subscrição