se não conseguir visualizar esta newsletter clique aqui- if you can't see this newsletter click here
pedimos desculpa por envios múltiplos - apologies for cross-posting
PEDRO REBELO EM FOCO NO MIC.PT EM NOVEMBRO
A actividade de Pedro Rebelo enquanto compositor, performer e investigador constitui um desafio aos padrões convencionais no que às artes sonoras diz respeito. Este Novembro no MIC.PT dedicamos-lhe a secção Em Foco, para acompanhar assim o lançamento do seu Dossier na série - Dossiers . Compositores Portugueses dos Séculos XX e XXI.
Nasceu em Viseu em 1972, sendo actualmente professor catedrático e director de investigação do Sonic Arts Research Centre na Queen’s University em Belfast. As obras de Pedro Rebelo são com regularidade apresentadas internacionalmente e como performer de música improvisada apresenta-se em palco com os melhores artistas a este género dedicados. Neste contexto destaca-se o trabalho desenvolvido com a saxofonista Franziska Schroeder no âmbito do Duo l a u t - é aqui que Pedro Rebelo elabora os aspectos interpretativos do “computador no palco”.
A sua música tem uma relação privilegiada não só com as novas tecnologias, mas também com a pluridisciplinaridade e o que sobretudo lhe interessa é a exploração de novos ambientes virtuais para a performance, assim como a realização de projectos com a comunidade, que através do som revelam nomeadamente o universo interior de pessoas afectadas com perturbações mentais.
As práticas musicais contemporâneas constituem parte do enquadramento mais abrangente de todas as artes sonoras - diz o compositor no Questionário do MIC.PT, que este mês publicamos na secção Em Foco e no Dossier n.º 10 da série - Dossiers . Compositores Portugueses dos Séculos XX e XXI.
actividades dos compositores editados pelo mic.pt
João Castro Pinto em Digressão
João Castro Pinto, novo compositor editado pelo MIC.PT, deu inicio a uma digressão por Viena, no passado dia 27 de Outubro. O compositor / performer foi convidado pela SFIEMA (Society for Free Improvisation and Experimental Music Austria), para tocar na 29ª edição do histórico festival WIEN MODERN. Castro Pinto irá integrar um duo de improvisação electroacústica com o compositor, maestro e saxofonista Austríaco Michael Fischer. Além da participação no Wien Modern no dia 4 de Novembro, a digressão de João Castro Pinto integra mais três concertos: dois solo, um no dia 1 de Novembro no Porgy & Bess _ Jazz & Music Club, e outro no dia 29 de Outubro no Zentrale - Raum Für Klang-und Prozesskunst; e um duo com o artista sonoro Clemens Hausch, que decorreu no passado dia 27 de Outubro no WOW! Signal Series. Mais para o final do mês de Novembro irá ter também a sua obra Rugitus tocada no Audio Art Festival em Cracóvia, no dia 24 de Novembro.
Pedro Amaral
Pedro Amaral, compositor editado pelo MIC.PT, irá ter a sua obra Deux portraits imaginaires tocada pela Orquestra Gulbenkian, e dirigida por Lawrence Foster, no próximo dia 7 de Novembro em São Paulo, no Brasil, e também nos dias 27 e 28 de Novembro na Temporada Gulbenkian.
José Mesquita Lopes
Depois de ter participado em vários jurís de Doutoramento e Mestrado, José Mesquita Lopes, compositor editado pelo MIC.PT, irá leccionar uma Masterclass de Guitarra destinada a todos os níveis, no Curso de Música Silva Monteiro, no Porto, nos próximos dias 19 e 20 de Novembro.
João Pedro Oliveira
Depois da estreia da sua obra Bridges and Gardens pelo Ensemble de Percussão da U. Minho em Outubro, João Pedro Oliveira terá a estreia em Buenos Aires da sua obra Vox Sum Vitae no dia 12 de Novembro. Ainda neste mês, a música do compositor editado pelo MIC.PT irá estar de volta a Itália, onde será apresentada a obra 'Âphâr no Diffrazioni Festival, no dia 24.
Nuno Aroso toca música de compositores portugueses em Buenos Aires
Os compositores editados pelo MIC.PT, Ângela Lopes, Sara Carvalho, Luís Antunes Pena, João Pedro Oliveira e Jaime Reis construiram uma composição colectiva - para percussionista solista, uma mão e dois pés -, intitulada Cadavre Exquis for a Broken Wrist que irá ser interpretada pelo percussionista Nuno Aroso em Buenos Aires, no próximo dia 12 de Novembro. Este concerto conta também com a apresentação da obra Três Quadros Sobre Pedra, para pedras amplificadas, cerâmicas e electrónica de Luís Antunes Pena, assim como a obra Vox Sum Vitae, para vibrafone e electrónica, de João Pedro Oliveira.
Fernando C. Lapa
Tendo recentemente feito parte do jurí do concurso Prémio de Compositção Século XXI, Fernando C. Lapa foi também o compositor homenageado nesta edição deste concurso. Neste contexto, o compositor editado pelo MIC.PT irá ter também uma obra sua interpretada pelo coro Vanavocale no próximo dia 18 de Novembro. A este concerto juntam-se, também em Novembro, dois outros concertos em França onde a obra Canções populares transmontanas será interpretada pelo Paris Guitare Quartet, no dia 17 e 20 de Novembro, no Hôtel de Ville e Église de Nôtre-Dame de L’ Assomption, respectivamente.
Pedro Rebelo, Ângela da Ponte, Sofia Sousa Rocha e Daniel Martinho
No próximo dia 10 de Novembro o Sond’Ar-te Electric Ensemble irá apresentar no O’culto da Ajuda, em dois concertos intitulados Diz-Concerto e direccionados para público escolar, obras de compositores editados pelo MIC.PT. Serão apresentadas as obras Quando Eu Nasci de Pedro Rebelo - texto de Isabel Minhós Martins; Ao desconcerto do mundo de Ângela da Ponte - poema de Luís Vaz de Camões; Fala do velho do Restelo ao astronauta de Sofia Sousa Rocha - poema de José Saramago; e Sonho de Daniel Martinho - poema de Fernando Pessoa.
Amílcar Vasques-Dias
O compositor Amílcar Vasques-Dias irá apresentar um concerto para piano solo no Auditório do Liceu Sá de Miranda, em Braga, no próximo dia 17 de Novembro. Neste concerto, o compositor editado pelo MIC.PT, irá tocar as suas obras Um Falcão No Punho, Janela tão alta, Lírio roxo do campo, Nana del caballo grande, Azinheira de silêncio, Ao lume, ’…se não chover primeiro’, os Interlúdios 'Desnudo’, o arranjo de A mulher da erva de José Afonso, e irá estrear também as obras Ninhos e Acarro.
"Caminhos Século XXI: compositores portugueses" pelo Sond’Ar-te Electric Ensemble
O Sond’Ar-te Electric Ensemble irá apresentar, no dia 11 de Novembro, várias obras de compositores editados pelo MIC.PT, num concerto intitulado “Caminhos Século XXI: compositores portugueses”. Nesta apresentação no O’culto da Ajuda em Lisboa, vão ser tocadas as obras Variações sobre Espaço #2 de Filipe Lopes, Purity I de Paulo Ferreira-Lopes, obra baseada em fragmentos do Diários de Anne Frank, Le Navigateur du Soleil Incandescent – quatrième lettre de Isabel Soveral, sobre texto de Al Berto, e a obra de Miguel Azguime para piano e electrónica, com programação musical de Gilberto Bernardes, Descriptions de la Matière. Dirige Pedro Neves.

António Chagas Rosa

No próximo dia 6 de Novembro, António Chagas Rosa, compositor editado pelo MIC.PT, irá ter tocada a sua obra A Wilde Mass, para 12 vozes solistas e órgão, em Nova Iorque, pelo Ensemble Musicatrieze de Marselha dirigido por Roland Hayrabedian.

Isabel Soveral

A compositora editada pelo MIC.PT, Isabel Soveral, irá ter a sua obra Nuno e os Monstros tocada e interpretada no próximo dia 16 de Novembro no O’culto da Ajuda, num concerto intitulado Contos Contados Com Som. Neste mês de Novembro, a compositora terá ainda a sua obra Le Navigateur du Soleil Incandescent – quatrième lettre interpretada pelo Sond’Ar-te Electric Ensemble no dia 11 de Novembro.

Igor C. Silva

Igor C. Silva, compositor editado pelo MIC.PT, irá ter a sua obra Frames#87 para clarinete, electrónica e vídeo tocada pelo clarinetista Gi-Hyun Sunwoo em Tongyeong na Coreia do Sul, no próximo dia 24 de Novembro.
NOVIDADES MIC.PT
Novos Compositores Editados pelo MIC.PT
António Ferreira e João Castro Pinto são a partir deste mês Compositores Editados pelo MIC.PT.
Há muito que o MIC.PT pretendia alargar as edições de partituras à edição de obras noutros suportes e é com muito entusiasmo que damos as boas vindas a estes dois compositores que se dedicam à música electroacústica fixa sobre suporte.
Muito brevemente passarão a estar disponíveis on-line várias obras electroacústicas destes dois autores e no caso de obras multipistas, as mesmas estarão disponíveis nos nossos arquivos para distribuição e apresentação em concerto nos devidos formatos.
Naturalmente alargaremos a edição destes suportes a todos os demais compositores editados e distribuídos pelo MIC.PT que para além das partituras também escrevam música electroacústica.
Com a edição de suportes áudio, vídeo, etc... iniciamos também uma colaboração com a Miso Records para a edição e distribuição comercial dos mesmos.
 
música hoje na antena 2

5 de Novembro, à 1h00
Música Hoje dedica esta emissão à interpretação de obras de compositores portugueses pelo Sond’Ar-te Electric Ensemble, encomendadas por este ensemble especializado na música mista.
Na maior parte dos casos ouviremos gravações inéditas registadas ao vivo e assinalamos assim o concerto que este ensemble irá realizar no dia 11 de Novembro às 21h30 no O’culto da Ajuda em Lisboa, com um programa integralmente preenchido com música portuguesa da actualidade.

19 de Novembro, à 1h00
Neste emissão Música Hoje completará a divulgação iniciada no mês de Outubro passado de algumas das mais recentes edições de música portuguesa em CD, dando a ouvir e a conhecer obras de compositores portugueses do século XX e XXI. Neste programa daremos particular destaque às edições fonográficas de intérpretes que, em Portugal ou lá fora, têm dado a conhecer música até agora inédita.

partituras mic.pt
O Catálogo de Partituras do MIC.PT, disponível online, inclui presentemente 950 obras de 62 compositores portugueses. A edição de partituras pelo MIC.PT tem como objectivo a distribuição de partituras de obras de compositores portugueses, fomentando e promovendo assim o conhecimento e a escolha de obras portuguesas por parte de instrumentistas, ensembles e programadores; e ainda o seu estudo no meio académico.
EDIçÕES DIGITAIS mic.pt
PEDRO REBELO
Dossier n.º 10: Compositores Portugueses dos Séculos XX e XXI
Este mês de Novembro, no contexto da nova série dos Dossiers . Compositores Portugueses dos séculos XX e XXI, editamos e disponibilizamos on-line uma nova publicação - a versão portuguesa do Dossier n.º 10 dedicada a Pedro Rebelo. A série Dossiers: Compositores Portugueses dos séculos XX e XXI, tem como objectivo promover o trabalho das compositoras e dos compositores portugueses da actualidade, constituindo uma "introspecção" no trabalho de cada um dos criadores, sendo simultaneamente um incentivo para investigar e (re)descobrir a sua música, assim como a sua reflexão estética e filosófica. Cada um dos Dossiers é composto de uma nota biográfica, questionário/entrevista ou artigo musicológico, catálogo de obras com duas ordenações (por instrumentação e por ordem cronológica) e discografia.

Neste momento no MIC.PT estão disponíveis os seguintes Dossiers: Dossier n.º 1 . Paulo Ferreira-Lopes; Dossier n.º 2 . Sara Carvalho; Dossier n.º 3 . António Ferreira; Dossier n.º 4 . António Chagas Rosa; Dossier n.º 5 . Bruno Gabirro; Dossier n.º 6 . Christopher Bochmann; Dossier n.º 7 . Patrícia Sucena de Almeida; Dossier n.º 8 . Miguel Azguime; Dossier n.º 9 . Ricardo Ribeiro e Dossier n.º 10 . Pedro Rebelo.
estreias recentes
João Castro Pinto
Rugitus v.02

9 de Outubro, ACOUSMONIUM GRM, Paris, França
Daniel Schvetz
Umbra Urbe - "Sombras da Cidade"

14 de Outubro, Igreja de São Roque, Lisboa
Coro de Cãmara de Lisboa
Teresita Marques Gutierrez, direcção
Paulo Amorim, guitarra
Pedro Santos, acordeão
Catherine Strynckx, violoncelo
Sofia Neide, contrabaixo e canto
Ana Ester Neves, soprano solista
Gonçalo Silva, bailarino
Patrícia Main, bailarina
Afonso Pereira, bailarino
Catarina Moreira, coreografia
Sérgio Joaquim, operador videomaping-imagem-som
Fernando Lapa
O comboio avança
, (sobre excerto de Álvaro de Campos)
14 de Outubro, Centro Cultural Les Portes de l’Essone, Paris, França
quarteto vocal Olissipo
Paris Guitare Quartet
João Pedro Oliveira
Bridges and Gardens

15 de Outubro, Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Minho, Braga
Ensemble de Percussão da U.Minho
[ka'mi]
Botox Landscapes
, para flauta e piano
15 de Outubro, Dvorana „Apolo“, Pančevo, Sérvia
Duo FredDo:
Doris Nicoletti, flauta
Frederik Neyrinck, piano
Ângela da Ponte
La mer soulevée

15 de Outubro, Sala Sinfónica, Auditório Nacional de Madrid, Madrid, Espanha
Orquesta Sinfónica do Porto Casa da Música
Coro de la JORCAM
Coro de la ORCAM
Baldur Brönimann, director
João Pedro Oliveira
Neshamah

20 de Outubro, Théâtre Marni, Bruxelas, Bélgica
Igor C. Silva
Smart-alienation

28 de Outubro, Salão Nobre, Teatro Municipal de Vila do Conde, Vila do Conde
Fátima Seabra, flauta transversal
Frederic Cardoso, clarinete
Carla Quelhas, piano
Christopher Bochmann
O Suspiro do Rouxinol

28 de Outubro, Sala Principal, Forum Municipal Luísa Todi, Setúbal
Susana Teixeira, mezzo-soprano
Fernando Pernas, clarinete
Ana Telles, piano
Patrícia Sucena de Almeida
Vacuum Corporis

29 de Outubro, Transit Festival 2016, Bélgica
Ian Pace, piano
Ben Smith, piano
Agenda Catálogo de Partituras MIC.PT PT MIC.PT EN MIC.PT Youtube IAMIC Facebook Desactivar Subscrição