se não conseguir visualizar esta newsletter clique aqui- if you can't see this newsletter click here
pedimos desculpa por envios múltiplos - apologies for cross-posting
VÍTOR RUA EM FOCO NO MIC.PT EM JANEIRO
Vítor Rua, compositor editado pelo MIC.PT, tem sempre seguido o seu próprio caminho - iniciou a actividade no âmbito do rock, mas foi aproximando-se dos círculos da nova música. Em 1982 conheceu Jorge Lima Barreto, cuja influência terá sido decisiva para a mudança do seu rumo musical, tendo com ele formado o grupo Telectu. Aqui Vítor Rua revelou o seu talento multifacetado de guitarrista electrónico, multi-instrumentista, compositor e inventor de protótipos.
O compositor interessa-se por todos os estilos musicais que hoje em dia estão disponíveis aos compositores - sente-se influenciado por uma “meta-tipologia”, na qual todas as suas experiências musicais reúnem-se no género: composições sobre improvisações meta-idiomáticas. Na obra de Vítor Rua não é rara a recorrência à ironia com o objectivo de desconstruir as formas musicais antigas e criar comentários à contemporaneidade. Intérpretes como a soprano Ana Ester Neves, o poli-saxofonista Daniel Kientzy, o trombonista Giancarlo Schiaffini, o pianista John Tilbury, os flautistas de bisel Kathryn Bennetts e Peter Bowman gravaram e interpretaram obras de sua autoria em concertos e festivais nacionais e estrangeiros.
O que acha Vítor Rua sobre a situação actual da música portuguesa? Como decorre o seu processo criativo? Como define ele as relações entre a ciência e a música?... Encontrarão as respostas a estas e outras perguntas no questionário do MIC.PT que este mês publicamos na secção Em Foco e no Dossier n.º 11 da série - Dossiers . Compositores Portugueses dos Séculos XX e XXI.
actividades dos compositores editados pelo mic.pt
Rui Dias
No próximo dia 17 de Janeiro, Rui Dias irá apresentar o Concerto para improvisadores e orquestra de laptops no Art’s Birthday 2017. O compositor editado pelo MIC.PT foi seleccionado para representar Portugal nesta celebração do 1.000.054º aniversário da Arte. A transmissão em directo de Portugal para o Art's Birthday realiza-se a partir da Miso Music Portugal (O'culto da Ajuda) através da Antena 2 e em directo para a UER (União Europeia de Radiodifusão).
Miguel Azguime
Miguel Azguime, compositor editado pelo MIC.PT, irá ter a sua obra para orquestra Illuminations interpretada pela Orquestra de Câmara Portuguesa e dirigida por Pedro Carneiro, no Teatro da Trindade, em Lisboa. Este concerto terá lugar no próximo dia 24 de Janeiro, às 19h00, e faz parte do Festival Antena 2 com transmissão em directo.
Fernando Lapa
O compositor editado pelo MIC.PT, Fernando Lapa, irá ter a sua obra Para um Natal Português, sobre melodias tradicionais, tocada no dia de Reis (6 de Janeiro) em Braga, pelo Coro de Câmara da Bairrada, com a soprano Eva Braga Simões e direcção de Tiago Matias; e, simultaneamente, no Porto, pelo Coro e orquestra do Conservatório de Música do Porto, dirigido por Fernando Marinho.
Jaime Reis
Jaime Reis irá estar em ensaio aberto com as suas obras Inverso Sangue e Granito no Institut Français, em Barcelona. Ainda em Janeiro, o compositor editado pelo MIC.PT irá participar no Círculo Das 5as: Compositores Na 1ª Pessoa (III), no dia 26 de Janeiro, no Museu Arte Nova (em Aveiro), numa organização Arte no Tempo.
João Pedro Oliveira
De 23 Janeiro a 3 de Fevereiro, João Pedro Oliveira, irá estar em residência no Centro Mexicano para a Música e Artes Sonoras (CMMAS), em Morelia, para colaborar no projecto Lumínico, com uma nova obra. Ainda no CMMAS, o compositor editado pelo MIC.PT apresentará o seu ciclo de obras para video e eletrónica, Os 4 Elementos - do qual fazem parte as obras Âphâr, Hydatos, Et Ignis Involvens e Neshamah -, no dia 27 de Janeiro.
NOVIDADES MIC.PT
NOVAS PARTITURAS NO MIC.PT
O MIC.PT edita e disponibiliza on-line este mês duas novas partituras. São elas: two paragraphs (2016) para trombone solo de Diogo da Costa Ferreira, e Opus 27 Plus (2016) para ensemble de Christopher Bochmann. A edição de partituras pelo MIC.PT tem como objectivo a distribuição de partituras de obras de compositores portugueses, fomentando e promovendo assim o conhecimento e a escolha de obras portuguesas por parte de instrumentistas, ensembles e programadores; e ainda o seu estudo no meio académico. O Catálogo de Partituras do MIC.PT, disponível online, inclui presentemente 964 obras de 63 compositores portugueses.
ACTUALIDADE
 
música hoje na antena 2

Em Janeiro Música Hoje prossegue as emissões dedicadas à criação musical electroacústica portuguesa e iniciadas em Dezembro passado.
Continuamos assim uma alargado panorama com a música dos criadores mais relevantes entre nós nesta área musical, desde os percursores dos anos 60 até aos dias de hoje, incluindo os novíssimos e emergentes.

14 de Janeiro, à 1h00

28 de Janeiro, à 1h00

Novas partituras NO mic.pt
Diogo da Costa Ferreira, two paragraphs (2016)
trombone solo
Christopher Bochmann, Opus 27 Plus (2016)
ensemble
EDIçÕES DIGITAIS mic.pt
VÍTOR RUA
Dossier n.º 11: Compositores Portugueses dos Séculos XX e XXI
Este mês de Janeiro, no contexto da nova série dos Dossiers . Compositores Portugueses dos séculos XX e XXI, editamos e disponibilizamos on-line uma nova publicação - a versão portuguesa do Dossier n.º 11 dedicada a Vítor Rua. A série Dossiers: Compositores Portugueses dos séculos XX e XXI, tem como objectivo promover o trabalho das compositoras e dos compositores portugueses da actualidade, constituindo uma "introspecção" no trabalho de cada um dos criadores, sendo simultaneamente um incentivo para investigar e (re)descobrir a sua música, assim como a sua reflexão estética e filosófica. Cada um dos Dossiers é composto de uma nota biográfica, questionário/entrevista ou artigo musicológico, catálogo de obras com duas ordenações (por instrumentação e por ordem cronológica) e discografia.

Neste momento no MIC.PT estão disponíveis os seguintes Dossiers: Dossier n.º 1 . Paulo Ferreira-Lopes; Dossier n.º 2 . Sara Carvalho; Dossier n.º 3 . António Ferreira; Dossier n.º 4 . António Chagas Rosa; Dossier n.º 5 . Bruno Gabirro; Dossier n.º 6 . Christopher Bochmann; Dossier n.º 7 . Patrícia Sucena de Almeida; Dossier n.º 8 . Miguel Azguime; Dossier n.º 9 . Ricardo Ribeiro; Dossier n.º 10 . Pedro Rebelo e Dossier n.º 11 . Vítor Rua.
estreias recentes
João Pedro Oliveira
Ciclo completo de obras 4 Elementos

1 de Dezembro, Fachada Digital do Espaço do Conhecimento, Belo Horizonte, Brasil
Daniel Moreira
Do Desconcerto do Mundo, para dois coros amadores e ensemble instrumental

6 de Dezembro, Casa da Música, Porto, Portugal
Remix Ensemble
Coral de Letras da Universidade do Porto
Orquestra Som da Rua e Cor da Voz (Santa Casa da Misericórdia da Maia)
Ricardo Matosinhos
The Human Puppet, op.70, para clarinete e percussão (steel drum alto e cajon) com bailarino(a) opcional

19 de Dezembro, Conservatório de Música do Porto, Porto, Portugal
ClapDuo:
Cândida Oliveira, clarinete
Bruno Costa, percussão
Carla P. Loureiro, bailarina
Ricardo Matosinhos
R u tall king tummy?, op.69, para sexteto de Clarinetes e Bateria

19 de Dezembro, Conservatório de Música do Porto, Porto, Portugal
Sexteto de Clarinetes Black & White
João Pedro Oliveira
Petals

29 de Dezembro, Casa Municipal da Cultura de Seia, Portugal
Agenda Catálogo de Partituras MIC.PT Espaço Crítica para a Nova Música PT MIC.PT EN MIC.PT Youtube IAMIC Facebook Desactivar Subscrição