se não conseguir visualizar esta newsletter clique aqui- if you can't see this newsletter click here
pedimos desculpa por envios múltiplos - apologies for cross-posting
actividades dos compositores editados pelo mic.pt
Jaime Reis
O compositor Jaime Reis está a preparar mais uma edição do Festival DME no Collegium Musicum em Seia. Esta será a edição 33/52, a decorrer entre os dias 24 e 26 de Fevereiro, e contará com a presença dos compositores Agustin Castilla-Avila, Astrid Rieder, entre outros. O compositor editado pelo MIC.PT irá estar também presente no 1º Congresso do Ensino Artístico Especializado, onde irá intervir no painel de discussão Técnicas e linguagens contemporâneas no ensino do instrumento musical, no próximo dia 5 de Fevereiro, na Fundação Calouste Gulbenkian.
João Pedro Oliveira
A obra Petals de João Pedro Oliveira foi seleccionada para fazer parte da Seleção oficial do London Independent Film Awards. Recentemente foram também editadas em CD algumas obras do compositor editado pelo MIC.PT, a saber: In Tempore e Mosaic interpretadas por Ana Cláudia Assis no CD Sonoridades [edição Minas de Som (Brasil)], e Iris interpretado pelo Grup XXI no CD Landscape and Apocalypse [edição Solfa (Barcelona)]. O compositor terá ainda a estreia da sua obra Jet para flauta e electrónica, interpretada por Morgana Patriarca no próximo dia 9 de Fevereiro nos Encontros Nova Música, em Vila do Conde.
Igor C. Silva
Igor C. Silva irá ter as suas obras Smart-alienation e Your Trash interpretadas pelo Trash Panda Collective num concerto inserido no GWM Sessies, no Muziekhuis em Utrecht, no próximo dia 11 de Fevereiro. O compositor editado pelo MIC.PT terá também a estreia da sua obra Plastic Air, para duo flexível, electrónica e vídeo/luz, no dia 16 de Fevereiro, no Splendor em Amsterdam. A 23 de Fevereiro, o compositor irá ainda apresentar as suas obras Smart-alienation, Your Trash e Frames #87 na conferência EAW da Universidade de Aveiro sobre a temática Música e Imagem.
Morgana Patriarca estreia obras de compositores portugueses
A flautista Morgana Patriarca irá estrear no próximo dia 9 de Fevereiro, nos Encontros Nova Música em Vila do Conde, as seguintes obras de compositores portugueses editados pelo MIC.PT: Canto de Magdala para flauta e electrónica de Eduardo Luís Patriarca, +cant para flauta solo de Nuno Peixoto de Pinho, Para Morgana para flauta solo de Isabel Soveral, Indizível para flauta e piano de Paulo Bastos, Fata Morgana para flauta e piano de Amílcar Vasques Dias, e Jet para flauta e electrónica de João Pedro Oliveira. Este recital terá lugar no Teatro Municipal de Vila do Conde e contará também com a presença do pianista convidado Bernardo Soares.
Ricardo Matosinhos
O compositor editado pelo MIC.PT, Ricardo Matosinhos, irá ter a sua obra Os contos do oboé, Op.73 para oboé e piano estreada por Courtney Miller e Alan Huckleberry, no próximo dia 9 de Fevereiro, na University of Iowa, nos Estados Unidos da America. A execução da obra será repetida numa série de 7 recitais nos Estados Unidos até 15 de Março. Simultaneamente estes recitais fazem parte da preparação para a gravação de um CD só com música portuguesa.

Pedro Amaral

No próximo dia 4 de Fevereiro, Pedro Amaral irá ter a sua obra Paraphrase interpretada pela Orquestra Metropolitana de Lisboa e dirigida pelo maestro Pedro Neves, em Lisboa, no Teatro Thalia.

Paula e Miguel Azguime

Na senda de Itinerário do Sal, Paula Azguime e Miguel Azguime, compositores editados pelo MIC.PT, estarão em residência de criação no O’culto da Ajuda em Fevereiro para o desenvolvimento de sistemas interactivos de espacialização e processamento da voz, movimento e imagem para a sua Nova Op-Era. Esta residência contará com a colaboração do saxofonista e programador informático-musical Gilberto Bernardes e do compositor alemão Andre Bartetzki, este último em parceria com o Goethe Institut de Lisboa.
NOVIDADES MIC.PT
NOVAS PARTITURAS NO MIC.PT
O MIC.PT edita e disponibiliza on-line este mês cinco novas partituras. São elas: Fragment/ Fragrance (2016) para soprano e flauta, Le Rêve Loin... (2016) para violoncelo e marimba (com taça tibetana), Un Rêve, Le Désir (2014) para violoncelo e taça tibetana, e Un souffle, le rêve... (2016) para viola de Eduardo Luís Patriarca; assim como Misty - Symphonic Poem (2016) para orquestra de Duarte P. Dinis Silva. A edição de partituras pelo MIC.PT tem como objectivo a distribuição de partituras de obras de compositores portugueses, fomentando e promovendo assim o conhecimento e a escolha de obras portuguesas por parte de instrumentistas, ensembles e programadores; e ainda o seu estudo no meio académico. O Catálogo de Partituras do MIC.PT, disponível online, inclui presentemente 969 obras de 63 compositores portugueses.
 
música hoje na antena 2

Em Fevereiro Música Hoje prossegue as emissões dedicadas à criação musical electroacústica portuguesa e iniciadas em Dezembro passado no intuito de apresentar um alargado panorama da criação musical electroacústica em Portugal.
Depois de Filipe Pires, Cândido Lima, Jorge Peixinho, Emmanuel Numes, João Pedro Oliveira, António de Sousa Dias, Miguel Azguime, João Rafael, Pedro M. Rocha e Tomás Henriques irá dar continuidade a este ciclo com peças dos compositores Enrique X. Macías, António Ferreira e Paulo Ferreira-Lopes no dia 10 de Fevereiro; e peças de Paulo Bastos, Pedro Rebelo, José Luís Ferreira, Ka'mi , Rui Dias e João Castro Pinto na emissão de dia 24 de Fevereiro.
Em 2017 Música Hoje passa a ter lugar às sextas-feiras em vez dos sábados, sempre à 1h da madrugada e continuando com frequência quinzenal.

10 de Fevereiro, à 1h00

24 de Fevereiro, à 1h00

Novas partituras NO mic.pt
Eduardo Luís Patriarca, Fragment / Fragrance (2016)
soprano e flauta
Eduardo Luís Patriarca, Le Rêve Loin... (2016)
violoncelo e marimba (com taça tibetana)
Eduardo Luís Patriarca, Un Rêve, Le Désir (2014)
violoncelo e taça tibetana
Eduardo Luís Patriarca, Un souffle, le rêve... (2016)
viola
Duarte P. Dinis Silva, Misty - Symphonic Poem (2016)
orquestra
EDIçÕES DIGITAIS mic.pt
VÍTOR RUA
Dossier n.º 11: Compositores Portugueses dos Séculos XX e XXI
Este mês de Fevereiro, no contexto da nova série dos Dossiers . Compositores Portugueses dos séculos XX e XXI, editamos e disponibilizamos on-line uma nova publicação - a versão inglesa do Dossier n.º 11 dedicada a Vítor Rua. A série Dossiers: Compositores Portugueses dos séculos XX e XXI, tem como objectivo promover o trabalho das compositoras e dos compositores portugueses da actualidade, constituindo uma "introspecção" no trabalho de cada um dos criadores, sendo simultaneamente um incentivo para investigar e (re)descobrir a sua música, assim como a sua reflexão estética e filosófica. Cada um dos Dossiers é composto de uma nota biográfica, questionário/entrevista ou artigo musicológico, catálogo de obras com duas ordenações (por instrumentação e por ordem cronológica) e discografia.

Neste momento no MIC.PT estão disponíveis os seguintes Dossiers: Dossier n.º 1 . Paulo Ferreira-Lopes; Dossier n.º 2 . Sara Carvalho; Dossier n.º 3 . António Ferreira; Dossier n.º 4 . António Chagas Rosa; Dossier n.º 5 . Bruno Gabirro; Dossier n.º 6 . Christopher Bochmann; Dossier n.º 7 . Patrícia Sucena de Almeida; Dossier n.º 8 . Miguel Azguime; Dossier n.º 9 . Ricardo Ribeiro; Dossier n.º 10 . Pedro Rebelo e Dossier n.º 11 . Vítor Rua.
novos cd NO mic.pt
José Eduardo Rocha
-Guia das Aves de Aquilino Ribeiro

Antologia de excertos da obra aquiliniana nos quais se descrevem mais de 60 aves selvagens, seus habitats e relação com o Homem.
A acompanhar o livro, ilustrado por dezenas de aguarelas do biólogo e artista plástico Maico (Carlos Pimenta), um CD áudio regista a leitura de 25 desses excertos por Fernando Alves, enriquecidos por gravações de aves do projecto "Paisagens Acústicas Naturais de Portugal" e separados por 16 peças musicais originais de José Eduardo Rocha.
Edição:BOCA - palavras que alimentam, Lda
Cândido Lima
-Oceânides

Disco monográfico de Cândido Lima com gravações ao vivo de interpretações de Sond'Ar-te Electric Ensemble, Grupo Música Nova, Remix Ensemble Casa da Música, Pearls Before Swine Experience, Orquestra Sinfónica da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo e Coro da Academia de Música de Viana do Castelo.
Edição:mpmp, movimento patrimonial pela música portuguesa
estreias recentes
Ricardo Matosinhos
Reflections (op.71), para trompa solo

23 de Janeiro, Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
Luís Diz, trompa
Paulo Bastos
Cinco canções de Miguel Torga, para orquestra de guitarras e voz

29 de Janeiro, Museu D. Diogo de Sousa, Braga, Portugal
Orquestra de cordas dedilhadas do Minho
Mário João Alves, tenor
Rui Gama, direcção
Agenda Catálogo de Partituras MIC.PT Espaço Crítica para a Nova Música PT MIC.PT EN MIC.PT Youtube IAMIC Facebook Desactivar Subscrição