se não conseguir visualizar esta newsletter clique aqui . if you can't see this newsletter click here
pedimos desculpa por envios múltiplos . apologies for cross-posting
actividades dos compositores editados pelo mic.pt
Ângela da Ponte

A obra para orquestra La Mer Soulevée de Ângela da Ponte, compositora editada pelo MIC.PT, faz parte do programa dos concertos da Oregon Symphony, que decorrem entre os dias 14 e 16 de Outubro no Arlene Schnitzer Concert Hall em Portland (EUA). Os espectáculos, que incluem também peças de Saint-Saëns e Shostakovich, contam com a participação de Baldur Brönnimann, maestro principal da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música. A obra La Mer Soulevée, encomenda da Casa da Música, foi composta em 2011, ano em que Ângela da Ponte foi Jovem Compositora-Residente nesta instituição.
Fernando C. Lapa

A obra canções do outro lado da rua para orquestra de guitarras e bandolins (2017) de Fernando C. Lapa, compositor editado pelo MIC.PT, será estreada no dia no dia 13 de Outubro no Cine Teatro Eduardo Brazão em Valadares (V.N. de Gaia), pela Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins sob a direcção de Fernando Marinho. Este espectáculo faz parte do programa geral do Centenário do Conservatório de Música do Porto, celebrado ao longo de 2017, e que inclui numerosos concertos, recitais, masterclasses e eventos especiais com a participação de estudantes do Conservatório, assim como músicos portugueses e estrangeiros.
João Castro Pinto

A Miso Records editará um álbum solo de João Castro Pinto, no novo formato de PEN USB da editora, focado nas suas peças acusmáticas e intitulado: ESOFONIA – obras acusmáticas (1999-2017). O álbum corresponde a uma selecção das obras mais pungentes deste compositor editado pelo MIC.PT, criadas no espaço de quase 20 anos. O lançamento de ESOFONIA decorrerá a 7 de Outubro no O’Culto da Ajuda em Lisboa. Por esta ocasião, no mesmo dia e local a Miso Records programou um concerto monográfico de João Castro Pinto que constará na difusão, através da Orquestra de Altifalantes, de 6 peças acusmáticas suas, incluindo a estreia absoluta de Re-Ciclo (2017).
António Ferreira

O concerto monográfico de António Ferreira, organizado por ocasião do lançamento do novo álbum deste compositor editado pelo MIC.PT, decorrerá a 14 de Outubro no O’culto da Ajuda em Lisboa. O álbum intitulado SoundAbility e editado pela Miso Records tem o formato de PEN USB. O concerto, que contará com a difusão sonora através da Orquestra de Altifalantes realizada por António Ferreira, inclui cinco obras electroacústicas suas, entre as quais About the Love of Physics (2017) será apresentada em estreia absoluta, sendo que Les Femmes Harmoniques (2002) e About the Shovel and the Atom (2017) terão as suas primeiras audições em Portugal.
Luís Antunes Pena

The Hunter (2017) para clarinete baixo, acordeão e electrónica é uma nova obra de Luís Antunes Pena, compositor editado pelo MIC.PT, que será estreada a 24 de Outubro na Universidade de York no Reino Unido. O programa deste concerto inclui ainda a obra L’accordeon du diable (2006) de João Pedro Oliveira, outro compositor editado pelo MIC.PT, e conta com a participação de Heather Roche (clarinete) e Eva Zöllner (acordeão). Outra obra de Luís Antunes Pena, três quadros sobre pedra (2008), faz parte do espectáculo Six Japanese Gardens do Grupo de danza y pecrusión dirigido por Diego Ventoso, que será apresentado a 29 de Outubro no Auditorio de Galicia em Santiago de Compostela.
João Pedro Oliveira

Em Outubro João Pedro Oliveira, compositor editado pelo MIC.PT, é artista convidado do festival Visiones Sonoras 13 em Morelia no México. Neste contexto a 13 de Outubro decorrerá a estreia mundial da versão para electrónica e dança da sua obra Neshamah (2015), sendo que a performance contará com a participação da dançarina Rosario Romero. No âmbito do mesmo festival, a 14 de Outubro, a violinista Weiping Lin interpretará também a obra Magma (2014) para violino e electrónica de João Pedro Oliveira. O compositor é além disso participante da conferência Visiones Sonoras 13, na qual, a 12 de Outubro, terá uma prelecção sobre o tema: Interacção gestual entre som e imagem.
Amílcar Vasques-Dias

Lume de Chão (2003/04) é um ciclo para piano de Amílcar Vasques-Dias, compositor editado pelo MIC.PT, que faz parte do programa dos recitais Viagens na Minha Terra de Joana Gama. No dia 1 de Outubro, no Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria, começa mais um etapa destes concertos que a pianista apresenta desde 2013. Além do ciclo de Amílcar Vasques-Dias, o programa inclui também o ciclo Viagens na Minha Terra (1969) de Fernando Lopes-Graça, cujo título nos remete para a obra homónima de Almeida Garrett, e que dá o nome a este recital. Em Outubro Joana Gama vai apresentar este programa ainda na Casa da Música no Porto (dia 3) e em Santa Bárbara de Nexe - Amigos de Música, os Agostos (dias 10 e 12). A estes concertos, ao longo de Novembro, seguir-se-ão os espectáculos em Paris e nos Açores.
Igor C. Silva

A estreia da nova obra #Locked161 (2017) para improvisador jazz, ensemble flexível e electrónica de Igor C. Silva, compositor editado pelo MIC.PT, decorreu no passado dia 7 de Setembro no Conservatorium van Amsterdam nos Países Baixos. O concerto contou com a participação de Luka Ruben Batista (guitarra eléctrica) e dos estudantes do Conservatorium van Amsterdam, sob a direcção de Jos Zwaanenburg. Em Setembro a obra #Locked161 foi novamente apresentada na sala Amsterdam Blue Note. No próximo dia 28 de Outubro outra peça de Igor C. Silva Smart-alienation (2016), para ensemble flexível, electrónica e vídeo, será apresentada no Centro Galego de Arte Contemporánea em Santiago de Compostela pelo Vertixe Sonora Ensemble. O programa deste concerto inclui também a música de Daniel Zea, Yannis Kyriakides e Simon Steen-Andersen.
OBRAS de compositores portugueses PELO QUARTETO PARNASO

Obras de dois compositores editados pelo MIC.PT - Canções populares transmontanas (2013) de Fernando C. Lapa e Intersecções (2012) de Ricardo Ribeiro - fazem parte do programa que o Quarteto de guitarras Parnaso apresenta durante dois concertos em Paris: a 7 de Outubro na Maison du Portugal (Cité Internationale Universitaire de Paris), e a 8 de Outubro na Église de Saint-Denis (Athis Mons). O Quarteto Parnaso, constituído por Augusto Pacheco, Carlos David, Gonçalo Pires de Morais e Paulo Andrade, aposta na música portuguesa de caráter erudito e popular. O programa dos concertos parisienses do grupo inclui também uma peça de Óscar Rodrigues, e um arranjo de Paulo Andrade da música de Zeca Afonso.
 
música hoje na antena 2
6 de Outubro de 2017, à 1h00
Sond'Ar-te Electric Ensemble . 10 anos

Em Outubro comemora-se o 10.º aniversário do Sond'Ar-te Electric Ensemble com um concerto no O'culto da Ajuda e de um novo lançamento fonográfico da Miso Records com interpretações e encomendas deste ensemble a compositores portugueses. A propósito deste aniversário e desta nova edição, dedicamos este primeiro programa de Outubro a interpretações deste quinteto que se tornou na última década, pela sua qualidade e pela sua intensa actividade, um dos ensembles de referência na música da actualidade, nacional e internacionalmente, cruzando instrumentos acústicos e electrónica.

20 de Outubro de 2017, à 1h00
Música de António Ferreira

Este programa é dedicado inteiramente a obras para electrónica e electroacústica de António Ferreira, compositor nascido em 1963, e que desde cedo se interessou pelo uso de computadores e meios digitais na composição musical. No momento em que é lançada uma nova edição de obras suas, em suporte digital, pela Miso Records, o Música Hoje parte à descoberta da obra deste compositor e de algumas das suas mais recentes criações.
partituras mic.pt
O Catálogo de Partituras do MIC.PT, disponível online, inclui presentemente 971 obras de 63 compositores portugueses. A edição de partituras pelo MIC.PT tem como objectivo a distribuição de partituras de obras de compositores portugueses, fomentando e promovendo assim o conhecimento e a escolha de obras portuguesas por parte de instrumentistas, ensembles e programadores; e ainda o seu estudo no meio académico.
EDIçÕES DIGITAIS mic.pt
Fernando C. Lapa
Dossier n.º 14 . Compositores Portugueses dos Séculos XX e XXI versão inglesa

Este mês de Outubro, no contexto da série dos Dossiers . Compositores Portugueses dos séculos XX e XXI, editamos e disponibilizamos on-line uma nova publicação - a versão inglesa do Dossier n.º 14 dedicada a Fernando C. Lapa.
estreias recentes
Igor C. Silva
Locked#161

7 de Setembro, Conservatorium van Amsterdam, Países Baixos
Luka Ruben Batista, guitarra eléctrica
Jos Zwaanenburg, maestro
estudantes do Conservatorium van Amsterdam
Ricardo Matosinhos
B(h)ORN T’WIN

10 de Setembro, Woodbury - Peaceful Grove United Methodist Church, Estados Unidos da América
Músicos de Twin Cities Horn Club
Ângela Lopes
E(H)LLE(M) . Sete momentos em forma de trança

21 de Setembro, Banco de Portugal, Lisboa
Duo Contracello
Miguel Rocha . violoncelo
Adriano Aguiar . contrabaixo
Jaime Reis . electrónica
[ka'mi]
Free(dom) of choice

23 de Setembro, Echoraum, Viena, Áustria
Ensemble Platypus
Francisca Martins
Puking Inwards

25 de Setembro, CMMR2017, Matosinhos, Portugal
Pedro Pereira . saxofone alto
Rui Cunha . saxofone barítono
João Dias . percussão
Carlos Guedes
On the resolution of regional tensions

27 de Setembro, CMMR2017, Matosinhos, Portugal
Orquestra Jazz de Matosinhos
Música portuguesa no 10.º aniversário do Sond'Ar-te Electric Ensemble

O programa do concerto no dia 21 de Outubro no O'culto da Ajuda em Lisboa, que marca o 10.º aniversário do Sond'Ar-te Electric Ensemble, é inteiramente composto de obras de quatro compositores editados pelo MIC.PT: estreia absoluta de Equilíbrio (2017) para ensemble e electrónica de Gonçalo Gato, We Are All Made Of Star Dust (2016) para ensemble e electrónica de Eduardo Luís Patriarca, Konvolut (2015) para ensemble e electrónica de Luís Antunes Pena, e ainda Mestre Gato ou o Gato de Botas (2009) para ensemble, narrador e electrónica de Miguel Azguime. O Sond'Ar-te Electric Ensemble - flauta, clarinete, piano, violino, violoncelo & electrónica - foi fundado em Julho de 2007 com o propósito de desenvolver e interpretar um repertório português completamente novo, assentando também a sua prática no importante repertório da música dos séculos XX e XXI. Durante os 10 anos da sua actividade, o Sond'Ar-te estreou inúmeras obras de compositores e compositoras portuguesas da actualidade, conjugando de forma estruturante os instrumentos acústicos com os meios electrónicos. O concerto de aniversário conta com a participação de Silvia Cancela (flauta), Nuno Pinto (clarinete), Elsa Silva (piano), Suzanna Lidegran (violino), Filipe Quaresma (violoncelo), Miguel Azguime (narração) e Petter Sundkvist (direcção musical). O espectáculo do Sond'Ar-te Electric Ensemble marca também o lançamento de uma nova edição da Miso Records, com interpretações e encomendas deste ensemble a compositores portugueses.
Novidades mic.pt
Actualidade
Agenda Catálogo de Partituras MIC.PT Espaço Crítica para a Nova Música PT MIC.PT EN MIC.PT Youtube IAMIC Facebook Desactivar Subscrição