se não conseguir visualizar esta newsletter >> clique aqui · if you can't see this newsletter >> click here
pedimos desculpa por envios múltiplos · apologies for cross-posting
Diogo Alvim Em Foco no MIC​.​PT em Março
Este mês de Março a secção Em Foco do MIC.PT é dedicada a Diogo Alvim, compositor (editado pelo MIC.PT), artista sonoro e arquitecto.
Diogo Alvim compõe música instrumental e electroacústica, realizando também espectáculos de electrónica ao vivo. É autor (frequentemente em colaboração com outros artistas) de projectos de arte sonora, assim como criador de música para a dança e para o teatro e projectos que ligam a música a imagens em movimento. Interessa-se pelas relações entre a música e a arquitectura, tendo desenvolvido investigações nesta área no âmbito do seu Doutoramento.
Este mês, no dia 19 no âmbito das Aulas Abertas 2020 – Arte e Ciência na Universidade Católica do Porto, Diogo Alvim, juntamente com Ricardo Jacinto, realizará o concerto Fragmentação e Dispersão. No dia seguinte no Teatro Municipal da Guarda terá lugar o espectáculo Livro: Poema-Livre de Sara Vaz e Marcos Balesteros, no qual Diogo Alvim é responsável pela criação sonora. E no dia 21 o Convento de São Francisco em Coimbra acolherá o espectáculo Da Nova Arte de Fazer Ruínas com a coreografia de Beatriz Cantinho e a música de Diogo Alvim e Ricardo Jacinto.
Em Março visitem a secção Em Foco do MIC.PT com o Questionário / Entrevista a Diogo Alvim.
actividades – compositores e Compositoras editadas pelo MIC​.​PT

Tragödie der Geburt eines / einer uninspirierten Komponisten / Komponistin​ (2010), para violino, viola, violoncelo e piano, é a obra de [ka'mi] que faz parte do concerto Reaktorin pelo Platypus Ensemble. O repertório deste espectáculo organizado para marcar o Dia Internacional da Mulher, e que irá decorrer a 8 de Março em Viena, inclui também a música de: Anahita Abbasi, Helga Arias, Laura Bowler, Tamara Friebel, Damián Gorandi, Reinhold Schinwald e Roberta Lazo Valenzuela. "A nível pessoal sinto que experimentalismo é um dos principais factores criativos naquilo que faço. Para mim experimentar é procurar aquilo que ainda não experienciei e não necessita para tal de ser inovador. Creio que se confundem muitas vezes estas categorias... para mim experimentar poderia até incluir algo explicitamente encarado (por outros) como conservador…" – disse este compositor editado pelo MIC.PT na Entrevista de Maio de 2013 / Junho de 2018.

A segunda sessão do Ciclo V – MUSIVUS, sobre a obra e importância do compositor editado pelo MIC.PT Jorge Peixinho, a acontecer no dia 3 de Março na Sociedade Portuguesa de Autores em Lisboa, conta com a participação da compositora editada pelo MIC.PT Isabel Soveral, do compositor Evgueni Zoudilkine, do violoncelista Jorge Sá Machado e flautista João Coutinho. Esta é também a segunda sessão do novo segmento desta iniciativa da Associação Portuguesa de Compositores (APC) – MUSIVUS in memoriam –, com apresentações do trabalho de um compositor / uma compositora já falecido/a do século XX e XXI, numa conversa aberta ao público entre um conjunto de artistas que tenham contactado directamente com o compositor / a compositora em foco. O MUSIVUS propõe-se divulgar a música contemporânea de vanguarda, quer na sua vertente composicional, quer interpretativa, com particular enfoque na criação portuguesa.

Par ce chemin de rien (2020) para flauta e piano é o título da nova obra de Miguel Azguime que será estreada a 17 de Março, no âmbito de mais um Recital Antena 2 no O'culto da Ajuda em Lisboa, pelo Duo Sond'Ar-te: Sílvia Cancela (flauta) e Elsa Silva (piano). Adicionalmente, no contexto do 60.º aniversário deste compositor editado pelo MIC.PT celebrado ao longo de 2020, a Casa da Música no Porto acolherá um concerto monográfico com a música de Miguel Azguime na interpretação do Sond'Ar-te Electric Ensemble e direcção musical de Guillaume Bourgogne. O repertório deste espectáculo incluirá seis obras: Ícone I (1992); Trabalho Poético I: árvore (2016); Conver(say)tions (2011); De Part et d'Autre (2011); Intermezzo da ópera A Laugh to Cry (2013); e Mestre Gato ou o Gato de Botas (2009). Em Março decorrerão também dois espectáculos da ópera multimédia Itinerário do Sal pelo Miso Ensemble – com Miguel Azguime responsável pela concepção, composição de música / textos e interpretação; Paula Azguime pela encenação, composição vídeo, electrónica e difusão sonora; Perseu Mandillo pela direcção de vídeo e assistência informática; e Andre Bartetzki pela programação vídeo. As récitas terão lugar na Universidade de Stanford em São Francisco (dia 6) e em Santiago de Compostela no Festival Alguen que Respira (dia 20).

Este mês de Março a música de David Miguel, compositor editado pelo MIC.PT, será apresentada no âmbito de dois espectáculos. No próximo dia 9, na primeira noite de Super Lua de 2020 no Seminário Maior de Coimbra, o Coro Misto da Universidade de Coimbra interpretará a sua obra O Silêncio (2013), com texto de Eugénio de Andrade. Este evento intitulado Arte: Um Universo Sem Limites, cujo programa inclui também a estreia absoluta da obra inédita Noite Trágica de Gonçalo Lourenço (compositor editado pelo MIC.PT), integra a XXII Semana Cultural da Universidade de Coimbra e procura transcender os limites do espaço com diferentes tipos de arte, tendo como tema principal o universo, a noite e a luz. Outro concerto que inclui a música de David Miguel no programa, terá lugar no próximo dia 21 de Março na Igreja Matriz da Golegã. Neste contexto, o Coro de Câmara Cantar Nosso sob a direcção de Miguel Galhofo, irá interpretar de David Miguel a obra O Silêncio e ainda a peça Soneto do Amor e da Morte (2014) sobre o poema de Vasco Graça Moura. Neste mesmo programa serão ainda apresentadas obras da autoria de: Eurico Carrapatoso (Pequeno Poemário de Sophia), Miguel Diniz (Durmo), Gonçalo Lourenço (Da Vinci's Sketches), Mário Ribeiro (Por esta Solidão, que não Consente), Eric Whitacre, Ēriks Ešenvalds e Ola Gjeilo.

A obra A Poética de um Impulso (2020), para guitarra eléctrica, teorba, acordeão e electrónica, de Hugo Vasco Reis terá a sua estreia absoluta no próximo dia 21 de Março, no Salotto in Prova (Milão, Itália), pelo Azione_Improvvisa Ensemble. Adicionalmente, após a sua estreia no passado mês de Fevereiro, a obra Colors Seen in Silence II (2020), para flauta e piano, deste compositor editado pela MIC.PT, será apresentada novamente em Março, nos dias 6 e 7 no Auditório da Escola Secundária de Felgueiras e no Auditório Municipal da Póvoa do Varzim, por Marco Pereira (flauta) e Lígia Madeira (piano). "Não sinto que esteja próximo de alguma escola ou estética do passado ou da actualidade. As minhas peças não têm unidade suficientemente consistente para as enquadrar num determinado estilo ou tendência. Também não estou à procura disso enquanto componho" – disse Hugo Vasco Reis na Entrevista dada ao MIC.PT em Outubro de 2019.

A estreia alemã da obra Fluxus, Vortex – Schubkraft (2019) de Jaime Reis pelo Quarteto de Guitarras Aleph, decorrerá no dia 20 de Março no ZKM – Zentrum für Kunst und Medien Karlsruhe. O programa deste concerto incluirá também a música de Oliver Rappoport, Jörg Mainka e Núria Giménez Comas. "Para mim, tem de haver sempre uma ideia, o que não significa que essa ideia não possa surgir da experimentação, seja ela vivida de forma mais ou menos metódica. Porém, há um princípio que me interessa: a capacidade de reprodução do que fiz. Para isso, é preciso método. Ou seja, mesmo partindo de algo que iniciei sem uma consciência permanente do que estava a fazer, esse momento inicial tem de se tornar consciente de forma a ganhar controlo" – disse este compositor editado pelo MIC.PT na Entrevista de Outubro de 2016. A peça Fluxus, Vortex – Schubkraft é uma encomenda do ZKM e do Quarteto Aleph.

No próximo dia 5 de Março João Pedro Oliveira irá participar no Festival de Música Contemporânea da Universidade de Tennessee (EUA), onde o duo Transient Canvas apresentará a sua obra Angel Rock (2011) para marimba, clarinete baixo e electrónica. No dia seguinte este compositor editado pelo MIC.PT realizará uma palestra sobre a sua música na Universidade da California em Berkeley. Adicionalmente, no dia 3 de Março no Museu Nacional de Arte Antiga o Lisbon Ensemble 20/21 sob a direcção de Pedro Pinto Figueiredo dará mais um concerto no âmbito do Ciclo Compositores Portugueses, cujo programa inclui a obra de João Pedro Oliveira Tensão-deformação (2017-19) para ensemble instrumental. E por fim as suas obras de vídeomúsica – Neshamah (2016) e Things I Have Seen in My Dreams (2019) – serão apresentadas, respectivamente, no Festival ANAMORPHÒSIS em Lecce – Itália (dia 18) e no Turn Up Festival nos EUA em Tucson – Arizona (dia 26).

No dia 21 de Março no âmbito do Q.Festival 2020 em Amsterdão nos Países Baixos decorrerá uma Noite Especial de música e poesia cujos temas centrais serão o recital Encantante de Amílcar Vasques-Dias, compositor editado pelo MIC.PT e Passos da Cruz de Fernando Pessoa. Neste contexto, o tradutor Harrie Lemmens e a directora do Q.Festival Teresa Pinto, irão recitar poemas de Pessoa, da tradução de Lemmens dos sonetos Passos da Cruz (Een spoor van mezelf), em holandês e português. Os poemas serão intercalados e / ou acompanhados de composições para piano de Amílcar Vasques-Dias. "Música é o «resultado» da sua própria organização intervalar, escalar, harmónica, tímbrica, dinâmica, rítmica..., num determinado tempo... Mas, porque o ouvido «escolhe», num campo vibratório que o rodeia, os sons significativos que pode descodificar, rejeitando outros, o que a música pode exprimir e / ou significar é muito subjectivo" – disse Amílcar Vasques-Dias ao MIC.PT na Entrevista de Novembro de 2015.

A obra 3 Miniaturas para quarteto de trompas op. 79 de Ricardo Matosinhos será estreada pelos músicos do Horn Studio of the University of Iowa, no dia 29 de Março na Escola de Música da Universidade de Iowa (Iowa City, EUA). Trata-se de uma obra que Ricardo Matosinhos escreveu em Janeiro de 2019 e que dedicou aos alunos do professor Jeffrey Argel (Horn Studio of the University of Iowa), em agradecimento pela obra Gallimaufry Suite dedicada a este compositor editado pelo MIC.PT e trompista, e por ele estreada em Novembro do ano passado. No âmbito da composição Ricardo Matosinhos é autor de diversos materiais pedagógicos para o ensino da trompa, bem como de composições para diversas formações instrumentais. Viu algumas das suas obras reconhecidas em vários concursos nacionais e internacionais. Actualmente, Ricardo Matosinhos frequenta o programa de Doutoramento em Música, Musicologia e Interpretação na Universidade de Évora.

Beyond the Void (2020) é o título da nova obra de Daniel Martinho, compositor editado pelo MIC.PT, que será estreada no próximo dia 10 de Março na Casa da Música pelo Pulsat Percussion Group (André Dias, Nuno Simões, Pedro Góis e Eduardo Cardinho). O programa deste espectáculo, que conta também com a participação da cantora Joana Valente (meio-soprano), inclui ainda a música de: Mátyás Wettl e Christopher Cerrone. "A minha linguagem procura uma sintaxe musical semelhante à da música tonal, mas através de processos e regras bastante diferentes. O que pretendo, essencialmente, é que haja um ou vários centros gravitacionais e um conjunto de outras estruturas harmónicas que o circundem. Cada uma destas estruturas revela um determinado grau de atracção em relação a si e ao(s) polo(s) central(ais). Para este efeito recorro a técnicas usadas pelos compositores da escola espectral" – disse Daniel Martinho na Entrevista dada ao MIC.PT em Junho de 2015.

Nel Mezzo del cammin (2017; estreia absoluta) para violino, violoncelo e piano e From Head to Toe (2017) para flauta, clarinete, violino, violoncelo e piano – são as duas peças de Christopher Bochmann que fazem parte do repertório do concerto pelo Lisbon Ensemble 20/21 sob a direcção de Pedro Pinto Figueiredo, que irá decorrer no próximo dia 3 de Março no Museu Nacional de Arte Antiga em Lisboa. Outra peça deste compositor editado pelo MIC.PT – Aria (1976) para cordas – será apresentada pelo conjunto de orquestras estudantis de Brasília, no próximo dia 22 de Março na Igreja Adventista de Brasília.

No dia 17 de Março na SPA – Sociedade Portuguesa de Autores em Lisboa, irá decorrer a terceira sessão do quinto ciclo MUSIVUS, que contará com a participação do compositor editado pelo MIC.PT Eduardo Luís Patriarca e do percussionista Nuno Aroso. Neste contexto, os artistas tomarão o ciclo Mayahana de Eduardo Luís Patriarca como ponto de partida para a conversa e estrearão a 3.ª peça do mesmo ciclo intitulada Kōdō, para prato suspenso, incenso e electrónica em tempo real. MUSIVUS é uma iniciativa organizada e promovida pela APC – Associação Portuguesa de Compositores.

Anima Mea (a minha alma) é o título da instalação de Patrícia Sucena de Almeida – compositora editada pelo MIC.PT, fotógrafa e artista transdisciplinar –, que faz parte da exposição Sinfonia para um homem só, cuja inauguração terá lugar no dia 7 de Março nos terrenos da Escola Agrária em Coimbra. Esta exposição constituída por 50 obras de disciplinas tão diversas como instalações, fotografia, desenho, pintura, escultura, vídeo e performance, assinala a estreia da Sinfonia para um homem só, de Pierre Schaeffer e Pierre Henry, obra electroacústica cujo 70.º aniversário está a ser comemorado em todo o mundo. "Mencionando a fonte primordial e o título da obra, Symphonie pour un homme seul, cada palavra constituinte tem a sua presença particular na construção do discurso visual da série, de 11 fotografias, referindo «sinfonia» como género musical com vários andamentos e forma específica, «homem» e a sua condição, e «só» na sua sinfónica solidão produzindo, conjugando e reunindo os seus próprios «sons», «vozes», «ruídos» e «gestos» – revela Patrícia Sucena de Almeida na nota de programa à sua nova criação.

Em Março Carlos Alberto Augusto é um dos participantes na conferência As coisas fundadas no silêncio que decorre nos dias 3 e 4 na Culturgest em Lisboa. Neste contexto, na segunda sessão do primeiro dia do evento este compositor editado pelo MIC.PT intervirá com uma apresentação intitulada Por uma teoria do silêncio. Como revela Carlos Alberto Augusto na sinpose: "Som e silêncio são elementos de uma mesma cadeia de comunicação. À volta desta ideia de não-som e da evolução de uma noção de silêncio como realidade absoluta, cresceu um número de interpretações mais ou menos equivocadas, que promovem ou conduzem a erros de análise, alimentam apreciações estéreis e têm contribuído para um ambiente sonoro doente, um primeiro sinal de uma crise ambiental mais profunda. Tudo isto conduz à necessidade de clarificação do tema. A uma teoria do silêncio." Durante os dois dias da conferência na Culturgest, escritores e artistas juntam-se a arquitectos, astrofísicos e filósofos para uma conversa sobre a importância do silêncio. Esta iniciativa faz parte de um programa mais vasto, apresentado de 3 de Março a 31 de Maio em Lisboa.
 
MÚSICA HOJE NA ANTENA 2
6 / 03, à 1h00 da madrugada
Na 1.ª Pessoa: Rui Penha

O ciclo Na 1.ª Pessoa, com entrevistas a compositoras e compositores portugueses da actualidade, prossegue com uma entrevista ao compositor Rui Penha conduzida por Pedro Boléo. Rui Penha nasceu em 1981 e começou por estudar cravo no Conservatório de Música do Porto e piano no Curso de Música Silva Monteiro. Em 2006 conclui a Licenciatura em Ensino da Música – Composição da Universidade de Aveiro, entidade que, em 2007, lhe atribui uma bolsa para a realização de um Doutoramento em Música, sob orientação de João Pedro Oliveira. Paralelamente estudou com diversos compositores como Emmanuel Nunes, Brian Ferneyhough, Helmut Lachenmann, Louis Andriessen, Martijn Padding e Flo Menezes. Para além de compositor é também professor e investigador. A sua produção recente inclui interfaces para expressão musical, software para espacialização sonora, instalações interactivas, robôs musicais, autómatos improvisadores e software educativo. Leccionou em diversas instituições de ensino superior Portuguesas (Professor Auxiliar Convidado na FEUP, Investigador Sénior no INESC TEC) e actualmente é Professor de Composição na ESMAE. Rui Penha é um compositor editado pelo MIC.PT.
20 / 03, à 1h00 da madrugada
Na 1.ª Pessoa: Isabel Soveral

Mais um programa do ciclo Na 1.ª Pessoa, com uma entrevista a Isabel Soveral. Uma oportunidade para conhecer melhor a música e o percurso desta compositora nascida em 1961. Depois dos seus estudos em Portugal e nos Estados Unidos da América, Isabel Soveral é, desde 1995, professora de Composição, Teoria e Análise Musical na Universidade de Aveiro. É membro do INET-MD (Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança). Desde 2008 que é membro do Conselho Científico do Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa – MIC.PT. É directora do Centro de Investigação em Música Eletroacústica (CIME), criadora da plataforma EAW (Electroacoustic Winds), e coordenadora do Congresso Internacional EAW. A sua música, com uma forte influência do modermismo, possui uma componente “visual”, que se reflecte na sua maneira de trabalhar com “massas” ou “tecidos sonoros”. Tem diversas composições para solistas, grupos de câmara ou orquestra, frequentemente organizadas em “ciclos” e muitas vezes com a presença da electrónica. As suas obras têm sido apresentadas por todo o mundo. Isabel Soveral é uma compositora editada também pelo MIC.PT.
Novas Partituras no MIC​.​PT
A edição de partituras pelo MIC.PT tem como alvo a distribuição de par-tituras de obras de compositores portugueses, fomentando a sua es-colha por parte de músicos e o seu estudo no meio académico.

João Quinteiro (JQui0004)
Yule (2018) · octeto de madeiras
Lino Guerreiro (LGuer0003)
Interaction (2015) · clarinete e electrónica
Paulo Bastos (PBas0006)
Annuntiatio (2019) · orquestra de sopros e percussão
novos CD no MIC​.​PT
Portuguese Perspectives
Music for Oboe, Piano and Strings

· Obras de: Anne Victorino d'Almeida · António Fragoso · Eurico Carrapatoso · Manuel Pedro Ferreira · Ricardo Matosinhos · Sérgio Azevedo

· Intérpretes: Courtney Miller · oboé; Minji Kwon · piano; U-Iowa String Quartet

Edição: MSR Classics
João Castro Pinto
The No Land Soundscape

· Obras de: João Castro Pinto:
à-τόπος (2019) e où-τόπος (2019)

Cassete +Download Digital



Edição: Hemisphäreの空虚 / HKN013 / 2020

estreias recentes
Alfredo Teixeira
Canto I – in memoriam
1 / 02, Sede OCP, Antiga Escola Primária, Algés de Cima
David Costa · oboé; Pedro Ferro · piano
Sonatina para Oboé e Piano n.º 3
1 / 02, Sede OCP, Antiga Escola Primária, Algés de Cima
David Costa · oboé; Pedro Ferro · piano
A Festa, o dia a dia, as Gentes                          >> ver obra
Mussair                                                               >> ver obra
1 / 02, Fábrica Braço de Prata, Lisboa
New Music Collective; Pedro Santos · acordeão; Lino Guerreiro · saxofone; Marco Fernandes · percussão; Gil Gonçalves · tuba; João Pedro Silva · saxofone; André M. Santos · guitarra
d’A Volta ao Mundo em 80 Dias
2 / 02, Teatro Thalia, Lisboa
Orquestra Juvenil Metropolitana; Élio Leal · direcção musical
Susana Henriques · narração
We Live in a Bubble
8 / 02, Center for New Music, San Francisco, EUA
Areon Flutes
Nuno da Rocha
Coda
8 / 02, Teatro Virgínia, Torres Novas
9 / 02, Teatro Thalia, Lisboa
Marta Menezes · piano
Colors Seen in Silence II
14 / 02, Auditório Municipal de Gaia
Marco Pereira · flauta; Lígia Madeira · piano
Sinfonia (Des)concertante
15 / 02, Teatro Nacional de São Carlos, Lisboa
Rúben Borges
Cernunnos
16 / 02, Casa Branca de Gramido, Gondomar
Luís Matos · oboé
Fecha os olhos
16 / 02, Santuário de Fátima
Moços do Coro; Nuno Miguel de Almeida · direcção musical
Rui Paulo Teixeira
Consoladores
16 / 02, Santuário de Fátima
Moços do Coro;  Nuno Miguel de Almeida · direcção musical
Letter VI
18 / 02, Pembroke College, Oxford, Reino Unido
Guy Newbury · piano
O Táxi 9297
18 / 02, Casa da Música, Porto
Remix Ensemble Casa da Música; Brad Lubman · direcção musical
Worten Digitópia · electrónica e projecção; Igor C. Silva · electrónica e improvisação
Quinteto com acordeão
23 / 02, Centro de Cultura Contemporânea, Castelo Branco
Carisa Marcelino · acordeão
João Roiz Ensemble; Vasken Fermanian · violino; João Mendes · violino; João Delgado · viola; Ricardo Mota · violoncelo

A peça Clouds (2020) para saxofone e electrónica de Lino Guerreiro será estreada pelo saxofonista João Pedro Silva no âmbito do 4.º Liceu Sax Festival 2020, que irá decorrer entre os dias 6 e 8 de Março em Barcelona. Adicionalmente duas obras deste compositor editado pelo MIC.PT serão interpretadas no Concerto Antena 2 pelo Ensemble MPMP, que terá lugar no próximo dia 26 de Março no Foyer do Teatro Nacional de São Carlos em Lisboa; são elas: Solos (2015) para clarinete e Krone (2020) para clarinete e acordeão, em estreia absoluta.


A estreia absoluta de Tríptico, uma criação multidisciplinar do compositor editado pelo MIC.PT Carlos Marecos e da coreógrafa Sofia Silva, composta por três "quadros" musicais distintos, unidos por uma coreografia única, terá lugar nos dias 5 a 7 de Março no Palácio do Sobralinho (Vila Franca de Xira). Este projecto, produzido pela Inestética – Associação Cultural de Novas Ideias, nasce de inúmeras reflexões sobre a actual relação da música com a dança. O espectáculo decorre em diferentes espaços do Palácio, contando com a interpretação da cantora Margarida Marecos e das bailarinas Margarida Belo Costa e Teresa Alves da Silva.
Música de Compositores Portugueses pelo Lisbon Ensemble 20/21

Obras dos quatro compositores editados pelo MIC.PT – Christopher Bochmann (Nel Mezzo del cammin [estreia absoluta] e From Head to Toe), João Pedro Oliveira (Tensão-deformação), Nuno Figueiredo (Sofiando) e Ricardo Ribeiro (In Limine) – estão incluídas no programa do concerto pelo Lisbon Ensemble 20/21 sob a direcção de Pedro Pinto Figueiredo. Este Concerto Antena 2 organizado pela APC – Associação Portuguesa de Compositores, no contexto do Ciclo Compositores Portugueses, irá decorrer no próximo dia 3 de Março no Museu Nacional de Arte Antiga em Lisboa. O Lisbon Ensemble 20/21 nasceu da vontade de um grupo de músicos em se aproximar das linguagens e estéticas mais contemporâneas, pelo desafio e desenvolvimento enquanto instrumentistas e da necessidade de realização de novos repertórios. É objectivo do Ensemble 20/21 ser estimulo para a criação musical, motivação para os compositores e meio de divulgação da música contemporânea portuguesa.
Música de Compositoras e Compositores Portugueses pelo Kla-Vier Duo

Paisagens Sonoras é o título do concerto pelo Kla-Vier Duo, que irá decorrer no próximo dia 8 de Março no Museu Nacional de Machado de Castro em Coimbra e que no programa inclui a peça Por um dia igual (2014) de Sofia Sousa Rocha (compositora editada pelo MIC.PT) e Storyboard (2003) de Fernando C. Lapa (compositor editado pelo MIC.PT); e ainda a música de: György Kurtág, Inés Badalo, Claude Debussy e Louis Andriessen. Fundado em 2013, o Kla-Vier Duo é um projecto das pianistas Patrícia Ventura e Sónia Amaral, cujo objectivo é dar a conhecer o repertório contemporâneo (séculos XX e XXI) para piano a 4 mãos e / ou dois pianos.
Duo Sond'Ar-te: Flauta e Piano · Recital Antena 2

3 Quadros sobre o fado (2013) de Rui Penha, Par ce chemin de rien (2019-20; estreia absoluta) de Miguel Azguime e My shadow walks home with me (2011) de Sara Carvalho – são as três obras de compositores e compositoras editadas pelo MIC.PT, incluídas no programa de concerto interpretado pelo Duo Sond'Ar-te, com Sílvia Cancela (flauta) e Elsa Silva (piano). Adicionalmente, as duas intérpretes irão apresentar também a música de Beat Furrer, Doina Rotaru e Jonathan Harvey. Este é mais um Recital em Directo Antena 2 com intérpretes de excepção, para dar voz à música do nosso tempo a partir do O’culto da Ajuda.
Festival DME em digressão com Carlos Caires e Christopher Bochmann

Entre os dias 25 e 27 de Março o Festival DME – Dias de Música Electroacústica estará em digressão (ESML – Lisboa; ESART – Castelo Branco; ESMAE – Porto), com os dois compositores editados pelo MIC.PT: Carlos Caires e Christopher Bochmann. Neste contexto estes dois artistas irão dar uma série de conferências, acompanhadas pelo lançamento do CD Fragments de Mémoire (Ensemble DME) e também pelos vários momentos musicais com obras de Carlos Caires, Christopher Bochmann, Jaime Reis e Elliott Carter, na interpretação de: Ana Telles (piano), Luís Gomes (clarinete), Carlos Silva (clarinete) e Mafalda Carvalho (flauta).
Novidades MIC​.​PT
Fátima Fonte · Nova Página de Compositora no MIC.PT

No passado mês de Fevereiro o portal MIC.PT activou uma nova Página de Compositora dedicada a Fátima Fonte, que estudou composição na ESMAE (Porto) e no Conservatório de Música de Amesterdão. Esteve também na Índia a estudar Música Hindustani com a cantora Aparna Gurav, como bolseira da Fundação Oriente. A música de Fátima Fonte já foi tocada no Concertgebouw (Amesterdão), Huddersfield Contemporary Music Festival (Reino Unido), Gaudeamus Muziekweek (Holanda), Festival Atlante Sonoro (Roma), e em numerosos auditórios e teatros portugueses. Na temporada 2017-18 foi Jovem Compositora Associada ao Teatro Nacional de São Carlos; em 2019 a Orquestra Gulbenkian tocou a sua peça Breve Desassossego. Actualmente Fátima Fonte inicia um doutoramento na Guildhall School of Music and Drama em Londres.
Actualidade
PRÉMIO AUTORES 2020 · NOMEADOS

A SPA – Sociedade Portuguesa de Autores anunciou a lista de nomeados para o Prémio Autores 2020 nas várias categorias, incluindo o Melhor Trabalho de Música Erudita. Nesta categoria os nomeados são: o compositor Pedro Faria Gomes (Sonata para violino e piano), o compositor editado pelo MIC.PT António Chagas Rosa (Circumnavigare) e o compositor Vasco Mendonça (Step Right Up). Os nomes dos vencedores serão anunciados no dia 26 de Março na cerimónia de entrega no Centro Cultural de Belém, com transmissão em directo na RTP 2. O Prémio Autores 2020 visa distinguir "os mais importantes autores e obras que marcaram intensamente a vida cultural e artística portuguesa" no ano que passou.
9.º Concurso de Composição do Sond'Ar-te Electric Ensemble
nova música de câmara com electrónica

O júri do 9.º Concurso de Composição do Sond'Ar-te Electric Ensemble – consituído por Philippe Leroux, Pedro Carneiro e Miguel Azguime (compositor editado pelo MIC.PT) –, decidiu premiar o compositor argentino Demian Rudel Rey pela obra Cuélebre y la muerte del impío (2019), para flauta, clarinete, piano e electrónica. Esta peça inspira-se na mitologia asturiana, fazendo ligação ao texto El Libro De Los Seres Imaginarios de Jorge Luis Borges. Na sua produção enquanto compositor, Demian Rudel Rey dedica-se sobretudo à música instrumental, mista, electroacústica e visual, tendo já recebido mais de 30 prémios em vários concursos de composição no mundo inteiro.
Agenda Catálogo de Partituras MIC.PT Espaço Crítica para a Nova Música MIC.PT EN MISOMUSIC.COM MIC.PT Twitter IAMIC Facebook