se não conseguir visualizar esta newsletter >> clique aqui · if you can't see this newsletter >> click here
pedimos desculpa por envios múltiplos · apologies for cross-posting
Eduardo Luís Patriarca Em Foco no MIC.PT em Maio
Em Maio a secção Em Foco do MIC.PT dedicamos à obra de Eduardo Luís Patriarca, compositor (editado pelo MIC.PT), que em 2020 celebra o seu 50.º aniversário.
Ligado à escola espectral, na sua criação Eduardo Luís Patriarca inspira-se no pensamento budista, assim como na filosofia Zen e taoista. No processo da sua educação teve oportunidade de trabalhar com Álvaro Salazar, António Pinho Vargas, Cândido Lima, Emmanuel Nunes e Jorge Peixinho (entre vários outros artistas portugueses e estrangeiros), sendo que presentemente a sua música é tocada com regularidade em Portugal e no estrangeiro.
Assim escreve Virgílio Melo no Espaço Crítica para a Nova Música: “É comum associar-se o termo serial às melodias em dente de serra e à não-repetição, pós-moderno à justaposição referencial de pastiches vários. No caso de Eduardo Patriarca tais generalizações aparecem como escorregadias e contraproducentes, tanto mais que o próprio compositor sempre se afirmou marcado por uma estética espectral e esta é conotada com um discurso de lenta evolução e imbricações, ocasionalmente estimulado por choques, à imagem de uma transcrição de um espectro sonoro. Ora, nada mais desajustado do que tais imagens, para descrever o trabalho de Patriarca...”
Novas Entrevistas a Compositores e Compositoras Portuguesas
Em Maio, no âmbito da nova série de vídeos com conversas com compositores e compositoras residentes em Portugal, o MIC.PT lança mais cinco entrevistas conduzidas por Pedro Boléo e disponíveis no >> Canal YouTube do MIC.PT e no >> Canal YouTube da Miso Music Portugal.
Estas novas entrevistas que surgiram no contexto do ciclo Na 1.ª Pessoa da emissão radiofónica Música Hoje produzida pelo MIC.PT e pela Miso Music Portugal para a
>> Antena 2, e que foram filmadas no O'culto da Ajuda em Lisboa, constituem uma (re)visita ao universo criativo dos vários compositores e compositoras editadas pelo MIC.PT, no seguimento das entrevistas já históricas realizadas pelo MIC.PT há mais que 15 anos.
Este mês apresentamos-vos cinco novos vídeos com: António de Sousa Dias, Carlos Marecos, David Miguel, João Quinteiro e Sara Carvalho.
Para aceder aos vídeos sigam os links em baixo e/ ou visitem o >> Canal YouTube do MIC.PT e o >> Canal YouTube da Miso Music Portugal. Os excertos musicais relativos a cada uma das entrevistas estão disponíveis no >> SoundCloud do MIC.PT, ou nos canais YouTube/ SoundCloud dos compositores/ das compositoras; os links para os mesmos encontrarão também nas descrições debaixo dos próprios vídeos.
Vídeo · Na 1.ª Pessoa
com António de Sousa Dias
Vídeo · Na 1.ª Pessoa
com Carlos Marecos
Vídeo · Na 1.ª Pessoa
com David Miguel
Vídeo · Na 1.ª Pessoa
com João Quinteiro
Vídeo · Na 1.ª Pessoa
com Sara Carvalho
Novidades MIC​.​PT
1.º Encontro on-line · Perspectivas da Música Portuguesa – Cooperação em Rede

No dia 29 de Maio decorrerá o 1.º Encontro on-line · Perspectivas da Música Portuguesa – Cooperação em Rede, organizado pelo MIC.PT. Este 1.º Encontro tem como missão reunir entidades portuguesas (organizações, associações, centros de educação e de investigação, orquestras, agrupamentos instrumentais e vocais, ...), formais ou informais, que se dedicam à disseminação da Música de Invenção e Pesquisa em Portugal. Através da organização deste Encontro pretende-se poder vir a transmitir a uma voz, aos agentes e às tutelas públicas responsáveis pela regulamentação, programação, distribuição de apoios, o valor inestimável que a Música de Invenção e Pesquisa e os seus compositores e compositoras têm para a identidade cultural de Portugal. Este evento centra-se em estabelecer uma plataforma de partilha e conhecimento das várias entidades (das suas actividades e estratégias), em analisar e debater os problemas que enfrentam, para delinear em conjunto uma proposta de plano que aponte soluções que permitam a médio prazo melhorar a situação da Música de Invenção e Pesquisa em Portugal e dos seus compositores e compositoras. O Encontro foi inicialmente previsto para integrar o Festival Música Viva 2020. Não obstante, tendo em consideração as regras de isolamento social instituídas por causa da pandemia do coronavírus, os organizadores decidiram realizar este Encontro em modo on-line, ao qual se seguirá um evento presencial quando a situação global o permitir.
Festival Música Viva 2020 · Novas Datas em Novembro

Por motivos das circunstâncias causadas pela pandemia do coronavírus, a Miso Music Portugal anuncia novas datas do Festival Música Viva 2020, inicialmente planeado para o final de Maio/ início de Junho. Neste sentido, este ano o Festival irá decorrer entre os dias 6 e 15 de Novembro em Lisboa (O'culto da Ajuda, São Luiz Teatro Municipal, ...). O programa detalhado do Festival, que devido ao adiamento sofrerá também várias alterações, será anunciado brevemente. Neste contexto, o Festival EASTN-DC [European Art-Science-Technology Network for Digital Creativity], que ia ter lugar no âmbito do MV 2020, também terá novas datas – 20-21 de Novembro. Todos os anos o Festival Música Viva é uma celebração da Música de Invenção e Pesquisa, com um foco especial dado à música de compositores e compositoras residentes em Portugal (vários[as] deles[as] editados[as] pelo MIC.PT). Neste contexto, no concerto de abertura do MV 2020 – Cenários da Música Portuguesa –, no dia 6 de Novembro no São Luiz Teatro Municipal, três ensembles – Ensemble MPMP, GMCL – Grupo de Música Contemporânea de Lisboa e Sond'Ar-te Electric Ensemble – interpretarão a música de: Bruno Gabirro, Carlos Brito Dias, Carlos Caires, Clotilde Rosa, Constança Capdeville, Diogo Novo Carvalho, João Godinho, Jorge Peixinho, Miguel Azguime e Paulo Ferreira-Lopes, entre outros(as).
Novas Edições Áudio com Música
de Compositoras e Compositores Portugueses

Este mês de Maio a Miso Records, em parceria com o MIC.PT, lança duas novas edições áudio dedicadas à música de compositoras e compositores residentes em Portugal, editados(as) pelo MIC.PT. A primeira edição é o quarto volume da visita ao universo da nova música de câmara na interpretação do Sond'Ar-te Electric EnsemblePortuguese Chamber Music of the XXI. Esta edição consta de seis obras: Purity 1 (2014) de Paulo Ferreira-Lopes, Equilíbrio (2017) de Gonçalo Gato, Konvolut (2014-15) de Luís Antunes Pena, Le Navigateur du Soleil Incandescent/ Quatrième Lettre (2010) de Isabel Soveral, Instabile Tempus (2016) de Patrícia Sucena de Almeida e Asper (2016) de Ricardo Ribeiro. A segunda edição é dedicada ao projecto do Teatro Musical para jovens, no âmbito do qual o Sond'Ar-te Electric Ensemble interpreta cinco obras: Toc, Toc, Toc (2009) de João Madureira para o conto de Hélia Correia, Quando eu nasci (2011) de Pedro Rebelo para o conto de Isabel Minhós Martins, Ao Desconcerto do Mundo (2014) de Ângela da Ponte para o poema de Luís Vaz de Camões, Sonho (2015) de Daniel Martinho para a poesia de Fernando Pessoa e Fala do velho do Restelo ao astronauta (2015) de Sofia Sousa Rocha para o poema de José Saramago. Os livretes digitais destas duas edições contém hiperligações directas para as páginas no MIC.PT com as informações detalhadas – instrumentação, notas de programa, circulação, ... –, relativas a todas estas obras.
 
MÚSICA HOJE NA ANTENA 2
1 / 05, à 1h00 da madrugada
Novidades discográficas
com Música Portuguesa
:
João Castro Pinto

Uma emissão dedicada à divulgação de edições recentes de música electroacústica do compositor João Castro Pinto. Neste programa Música Hoje apresentaremos Hiante, uma edição em livro-CD de poesia electroacústica com ilustrações, poemas e voz de Sofia A. Carvalho, ao lado de música e ilustrações de João Castro Pinto, publicado pela Grimaces Éditions (Suíça). Nesta emissão ouviremos ainda outras criações deste compositor editadas recentemente, incluindo obras do seu novo trabalho monográfico de "soundscape composition" intitulado The No Land Soundscape, uma edição em formato duplo (cassette e download digital) pela editora Australiana Hemisphäre の空虚.

15 / 05, à 1h00 da madrugada
Novidades discográficas
com Música Portuguesa
:
João Pedro Oliveira

Música Hoje continua a divulgar a música contemporânea, nalgumas emissões dedicadas a edições recentes em CD com música de compositoras e compositores portugueses. Neste programa damos a conhecer o disco do Duo Sigma com peças deJoão Pedro Oliveira, uma edição do ano passado. O Duo Sigma – formado pelo violoncelista Miguel Rocha e pela pianista Ana Cláudia Assis – lançou um CD integralmente dedicado a obras de João Pedro Oliveira, no ano em que o compositor completou 60 anos de idade. Nalguns casos, o Duo junta-se a outros intérpretes, para interpretar obras do compositor.

29 / 05, à 1h00 da madrugada
Novidades discográficas
com Música Portuguesa
:
Filipe Pires

Música Hoje apresenta o CD Filipe Pires – Chamber Music do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa. Um disco inteiramente preenchido com música de câmara do compositor Filipe Pires, com obras compostas entre 1966 e 2004. Uma edição de 2019 de La mà de Guido, uma editora catalã dedicada à edição de música ibérica, que tem lançado desde os anos 90 uma grande quantidade de música da actualidade. Filipe Pires, falecido em 2015, é autor de uma vasta obra vocal, instrumental e electroacústica, para além de peças de teatro musical e para bailado. Eis uma oportunidade para conhecer a sua obra de câmara, em interpretações do GMCL, um grupo com um percurso muito significativo na divulgação da música contemporânea em Portugal.
Novas Partituras no MIC​.​PT
A edição de partituras pelo MIC.PT tem como alvo a distribuição de par-tituras de obras de compositores/ compositoras, residentes em Por-tugal, fomentando a sua escolha por parte de músicos e o seu estudo
no meio académico.

Ângela da Ponte (APon0005)
Ao Desconcerto do Mundo (2014) · narrador, ensemble e electrónica
Jaime Reis (JReis0005 · partitura didáctica)
Fluxus, Transitional Flow (2013) · viola e electrónica
Manuel Brásio (MBra0002)
Digitrip (2017) · violino, viola e violoncelo
Nuno Peixoto de Pinho (NPin0005)
sU:sÓ (2017) · dois clarinetes
Actualidade
#MúsicaEmCasa · Músicos portugueses na internet · Iniciativa da Antena 2

Em Abril a >> Antena 2 lançou uma iniciativa, #MúsicaEmCasa, dirigida aos músicos portugueses (compositores[as], solistas, agrupamentos/ maestros/ maestrinas) e aos seus públicos no tempo de distanciamento social. Trata-se de uma plataforma de partilha de sítios on-line (canais YouTube, SoundCloud, ...), onde os(as) artistas carregam concertos e diversos conteúdos musicais. "Os dias de confinamento, que resultam do estado de emergência, alteraram o consumo de música e de bens culturais dos portugueses" – diz João Almeida, director da >> Antena 2. E continua: "Impedidos de se deslocarem às salas de espetáculo, os cidadãos passaram a procurar alternativas digitais. As instituições culturais multiplicaram as ofertas on-line, tentando colmatar a falha sentida e facilitando o acesso à cultura. Por sua vez, a comunidade dos músicos portugueses viu inúmeros concertos cancelados por serem incompatíveis com o distanciamento social necessário ao combate à Covid-19. Através das redes sociais e canais YouTube/ SoundCloud, ..., músicos carregam vídeos ou apresentam concertos em directo como forma de combate ao isolamento e para divulgar a sua arte. Com o intuito de divulgar a música feita em Portugal neste contexto, a >> Antena 2 convida para que os(as) compositores(as), solistas ou agrupamentos/ maestros/ maestrinas da área musical clássica, residentes em Portugal, se dêem a descobrir revelando-nos os seus canais. Basta que nos enviem a hiperligação do canal via e-mail para >rdp.antena2[at]rtp.pt<". A >> Plataforma on-line criada pela >> Antena 2 já contém numerosas hiperligações para os canais on-line de músicos, incluindo vários compositores editados pelo MIC.PT: Daniel Davis, Hugo Vasco Reis, Miguel Azguime e Paulo Bastos.
Ciclo Na 1.ª Pessoa · Emissão Radiofónica – Música Hoje
Lançado em Setembro de 2018, Na 1.ª Pessoa é um ciclo de programas no contexto da emissão radiofónica Música Hoje – produzida pela Miso Music Portugal e pelo Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa para a >> Antena 2.
São precisamente conversas com compositores e compositoras activos/ as em Portugal que constituem o ciclo Na 1.ª Pessoa – uma plataforma de comunicação dos mesmos/ das mesmas com o público, quinzenalmente à conversa com Pedro Boléo, para nos revelarem vários aspectos do seu universo sonoro: desde as questões ligadas à estética e técnica composicional, passando por reflexões de cariz filosófico ou mesmo político, até aos assuntos mais práticos que dizem respeito ao seu dia-a-dia. Para cada um dos programas os convidados/ as convidadas do Música Hoje escolhem também obras marcantes do seu percurso.
Uma oportunidade única para conhecer melhor a Música de Invenção e Pesquisa criada em Portugal; sempre às sextas-feiras, de duas em duas semanas, à 1h00 da madrugada na >> Antena 2. O ciclo Na 1.ª Pessoa é apresentado por Pedro Boléo, com autoria de Miguel Azguime e Pedro Boléo e com coordenação de Jakub Szczypa. Todas as emissões do ciclo estão disponíveis para ouvir através do >> RTP – Play:
>> 03 / 04 / 2020 · Na 1.ª Pessoa com Sara Carvalho
>> 20 / 03 / 2020 · Na 1.ª Pessoa com Isabel Soveral
>> 06 / 03 / 2020 · Na 1.ª Pessoa com Rui Penha
>> 21 / 02 / 2020 · Na 1.ª Pessoa com Daniel Schvetz
>> 06 / 02 / 2020 · Na 1.ª Pessoa com Jaime Reis
>> 24 / 01 / 2020 · Na 1.ª Pessoa com David Miguel
>> 10 / 01 / 2020 · Na 1.ª Pessoa com António de Sousa Dias · Parte 2
>> 27 / 12 / 2019 · Na 1.ª Pessoa com João Quinteiro
>> 13 / 12 / 2019 · Na 1.ª Pessoa com Patrícia Sucena de Almeida
>> 29 / 11 / 2019 · Na 1.ª Pessoa com Amílcar Vasques-Dias · Parte 2
>> 15 / 11 / 2019 · Na 1.ª Pessoa com Amílcar Vasques-Dias · Parte 1
>> 01 / 11 / 2019 · Na 1.ª Pessoa com Carlos Marecos
>> 17 / 10 / 2019 · Na 1.ª Pessoa com Daniel Martinho
>> 04 / 10 / 2019 · Na 1.ª Pessoa com José Mesquita Lopes
>> 19 / 09 / 2019 · Na 1.ª Pessoa com Daniel Moreira
>> 06 / 09 / 2019 · Na 1.ª Pessoa com Diogo Alvim
>> 23 / 08 / 2019 · Na 1.ª Pessoa com António Ferreira
>> 09 / 08 / 2019 · Na 1.ª Pessoa com Cândido Lima · Parte 2
>> 26 / 07 / 2019 · Na 1.ª Pessoa com Cândido Lima · Parte 1
>> 12 / 07 / 2019 · Na 1.ª Pessoa com António Chagas Rosa
>> 28 / 06 / 2019 · Na 1.ª Pessoa com João Pedro Oliveira
>> 31 / 05 / 2019 · Na 1.ª Pessoa com Igor C. Silva
>> 19 / 04 / 2019 · Na 1.ª Pessoa com Christopher Bochmann
>> 05 / 04 / 2019 · Na 1.ª Pessoa com Nuno Peixoto de Pinho
>> 22 / 03 / 2019 · Na 1.ª Pessoa com Vítor Rua
>> 08 / 03 / 2019 · Na 1.ª Pessoa com Ângela Lopes
>> 21 / 02 / 2019 · Na 1.ª Pessoa · programa especial dedicado a José Luís Ferreira · Parte 2
>> 08 / 02 / 2019 · Na 1.ª Pessoa · programa especial dedicado a José Luís Ferreira · Parte 1
>> 25 / 01 / 2019 · Na 1.ª Pessoa com [ka'mi]
>> 11 / 01 / 2019 · Na 1.ª Pessoa com António de Sousa Dias · Parte 1
>> 28 / 12 / 2018 · Na 1.ª Pessoa com Álvaro Salazar
>> 14 / 12 / 2018 · Na 1.ª Pessoa com Gonçalo Gato
>> 30 / 11 / 2018 · Na 1.ª Pessoa com Bruno Gabirro
>> 16 / 11 / 2018 · Na 1.ª Pessoa com João Castro Pinto
>> 02 / 11 / 2018 · Na 1.ª Pessoa com Ernesto Rodrigues
>> 19 / 10 / 2018 · Na 1.ª Pessoa com Hugo Vasco Reis
>> 05 / 10 / 2018 · Na 1.ª Pessoa com Jorge Peixinho
>> 21 / 09 / 2018 · Na 1.ª Pessoa com Constança Capdeville · Parte 2
>> 07 / 09 / 2018 · Na 1.ª Pessoa com Constança Capdeville · Parte 1
Agenda Catálogo de Partituras MIC.PT Espaço Crítica para a Nova Música MIC.PT EN MISOMUSIC.COM MIC.PT Twitter IAMIC Facebook