se não conseguir visualizar esta newsletter >> clique aqui · if you can't see this newsletter >> click here
pedimos desculpa por envios múltiplos · apologies for cross-posting
Miguel Azguime Em Foco no MIC.PT em Setembro
Em Setembro a secção Em Foco do MIC.PT é dedicada a Miguel Azguime – compositor, performer e poeta –, que em 2020 celebra o seu 60.º aniversário.
Interrompidos no passado mês Março por causa da pandemia Covid-19, os eventos organizados no âmbito desta efeméride serão retomados este Outono. Em Outubro, o São Luiz Teatro Municipal em Lisboa receberá dois espectáculos com a música de Miguel Azguime – um concerto monográfico na interpretação do Sond'Ar-te Electric Ensemble e um espectáculo pelo ensemble Cantando Admont que incluirá a estreia da nova obra para 12 vozes a cappella, Language Building, encomendada a Miguel Azguime pela Fundação Ernst von Siemens; antes da estreia em Lisboa a obra será também apresentada na Áustria, em Graz e Viena. Em Novembro, no contexto do Festival Música Viva 2020, os Neuen Vocalsolisten estrearão no O'culto da Ajuda em Lisboa a obra Cantos para libertar o Ar; e em Dezembro, no CCB, os Solistas do Sond'Ar-te Electric Ensemble com a Camerata Alma Mater e Pedro Neves (direcção), estrearão o novo Triplo Concerto para clarinete, violoncelo, piano e orquestra, uma homenagem de Miguel Azguime a Beethoven.
Adicionalmente – em Setembro no dia 20, o Miso Ensemble apresentará a ópera Itinerário do Sal no Festival Alguén que Respira! em Santiago de Compostela; e o >> Canal YouTube deste compositor editado pelo MIC.PT, foi actualizado com três novas gravações em formato Score Follower: >> De Part et d’autre (2010-11) na interpretação do Sond'Ar-te Electric Ensemble e Laurent Cuniot (direcção); >> Le Feu qui Dort (2008) na interpretação do Quarteto de Cordas de Matosinhos; >> Águas Marinhas (2004-05) na interpretação da Camerata Aberta e Guillaume Bourgogne (direcção).
Em Setembro visitem a secção Em Foco do MIC.PT, com uma nova Entrevista do MIC.PT a Miguel Azguime.
Actividades dos Compositores e Compositoras Editadas pelo MIC.PT

Home Sweet Sound (2019), para uma performer pianista, melódica, metrónomo, electrónica, objectos do dia-a-dia e suporte digital, é uma obra de teatro musical que nasceu do encontro entre o compositor editado pelo MIC.PT, Vítor Rua e a pianista Joana Gama. Como revelam os criadores desta obra: "Home Sweet Sound é uma viagem idiomática, painel de linguagens entre os tutti; a variação e a multiplicidade idiolectal torna insusceptível qualquer classificação estilística e tipológica unívoca, pois é uma montagem heterofónica; é um fluxo descontínuo e desconstrutivo, com diferenciadas frentes idiolectais e idiomáticas. Home Sweet Sound retrata 24 horas da vida de uma pianista do século XXI; a sua casa («home») é o piano de cauda; o seu som («sound») é a sua Vida..." A obra, na interpretação de Joana Gama e Vítor Rua, será apresentada no O'culto da Ajuda em Lisboa a 10 e 11 de Setembro. Este evento terá a transmissão em directo no >> Canal YouTube da Miso Music Portugal.

A obra Variações a partir de um coração (sobre melodias tradicionais) (2018) para soprano, clarinete, violoncelo e piano de Fernando C. Lapa (composição musical) e Eduarda Ferreira (textos e poemas), será apresentada num espectáculo encenado pelo Quarteto Contratempus, no próximo dia 11 de Setembro na Associação da Pasteleira Torres Vermelhas no Porto, no âmbito do programa Cultura em Expansão. Este espectáculo conta com a encenação de Catarina Costa e Silva e do desenho de luz por Mariana Figueroa. Dois dias depois, a 13 de Setembro no Cine-Teatro Avenida em Castelo Branco, o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, sob a direcção de Joàn Pagés, irá estrear a obra de outras estrelas sobre poemas de Marco Lucchesi, encomendada a Fernando C. Lapa pelo GMCL em 2019. Em Setembro esta obra deste compositor editado pelo MIC.PT será também apresentada em Weimar na Alemanha, onde no dia 25 o GMCL irá dar um concerto no âmbito do ciclo Música nossa lá fora (3).

A nova obra de Jaime Reis dedicada a Beethoven, Sangue Inverso – Quartzo (2020), será estreada a 11 de Setembro no Fórum Luisa Todi em Setúbal, no contexto do concerto Beethoven – e a sua época – Bomtempo, organizado pela Musicamera Produções. Este evento tem ainda no programa a música de Ludwig van Beethoven, João Domingos Bomtempo e Luis Spohr, e conta com a participação de Luís Pacheco Cunha (violino), Isabel Pimentel (violeta), Catherine Strynckx (violoncelo), Alejandro Erlich Oliva (contrabaixo), Katharine Rawdon (flauta), Bethany Akers (oboé), Paulo Gaspar (clarinete), Luís Vieira (trompa), Franz-Jürgen Dörsam (fagote) e Taíssa Poliakova (piano). Este mês outra obra de Jaime Reis, Fluxus, pas trop haut dans le ciel (2017), será apresentada no âmbito do evento virtual Kunstuniversität Linz SOUND CAMPUS -> Ars Electronica Festival 2020 (Metaverse), que decorrerá entre os dias 9 e 13 de Setembro (Linz, Áustria). Adicionalmente, no dia 3 este compositor editado pelo MIC.PT irá participar nas Jornadas de Músicas Mistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil), organizadas por Pedro Bittencourt.

Em Julho e Agosto João Pedro Oliveira ganhou dois primeiros prémios com a obra acusmática La mer émeraude (2018), no Concurso Cittá di Udine (Itália) e no Concurso Destellos (Argentina). Adicionalmente, a sua obra Magma (2014) para violino e electrónica é finalista no 1.º Concurso de Composição Chalki (Grécia). Este mês João Pedro Oliveira é compositor convidado do festival Escuta Aqui!, onde entre os dias 12 e 19 será tutor de alunos de composição que vivem no Brasil. Além disso, quatro obras deste compositor editado pelo MIC.PT foram escolhidas no contexto de vários eventos: a vídeo-música Tesseract (2017) faz parte da selecção dos festivais, Currents New Media e Supernova Digital Animation (19 de Setembro); a vídeo-música Petals (2016) foi escolhida para o festival New Music on the Bayou (17-19 de Setembro); a obra Kontrol (2019) para percussão virtual e electrónica faz parte do programa do Aveiro_Síntese 2020 (dia 19); e a vídeo-música Things I Have Seen in My dreams (2019) será apresentada no concerto organizado pelo Centro Ricerche Musicali no Instituto Goethe em Roma.

A editora catalã la mà de guido, irá em breve lançar o novo DVD do GMCL · Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, intitulado Momentos, com o registo vídeo do concerto evocativo do 75.º aniversário do nascimento de Constança Capdeville (1937-92), que teve lugar no dia 12 de Novembro de 2012, no Jardim de Inverno do São Luiz Teatro Municipal em Lisboa. Este espectáculo teve a direcção artística de João Paulo Santos e António de Sousa Dias e incluiu no programa quatro obras desta compositora editada pelo MIC.PT, entre as quais a estreia absoluta da peça Tibidabo 89 – Museu de Autómatos. Por esta ocasião, o GMCL estreou também a obra Keep Smiling (2012), encomendada pelo Grupo a António de Sousa Dias (compositor editado pelo MIC.PT).

No dia 15 de Setembro a editora Crónica, baseada no Porto, lançará um novo álbum digital (+ cassete analógica), que inclui as obras electroacústicas Listen to Me #1 e #2 (2020) de Pedro Rebelo. Estas duas peças resultam da residência de Pedro Rebelo realizada em 2017 no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia em Braga, que foi uma oportunidade para este compositor editado pelo MIC.PT de explorar o universo de investigação em nanotecnologia, particularmente o trabalho dos investigadores que desenvolvem projectos na área da segurança alimentar. A residência resultou numa instalação sonora apresentada no espaço GNRation em Braga, cujos materiais sonoros deram vida às peças deste novo álbum, editado com o apoio da Queen’s University Belfast.

1+1=1 (UM+UM=UM) é o espectáculo com a direcção de Paula Pinto e a música de António de Sousa Dias (compositor editado pelo MIC.PT), que mistura dança com música, vídeo e palavra em torno do universo de Almada Negreiros. Este projecto resulta do trabalho desenvolvido na 14.ª Residência de criação Compota realizada na Biblioteca de Marvila em Lisboa, envolvendo uma equipa multidisciplinar com a participação de artistas profissionais e alunos da Escola Superior de Dança, Escola Superior de Música de Lisboa e alunos do curso básico de dança da Escola Luís António Verney. O espectáculo 1+1=1 será apresentado nos dias 25 e 26 de Setembro no O'culto da Ajuda em Lisboa (transmissão no >> Canal YouTube da Miso Music Portugal).
Aveiro_Síntese 2020

Prevista para o período de 15 a 31 de Maio, a bienal Aveiro_Síntese foi suspensa ainda em Março no contexto da pandemia Covid-19. Cumprindo a maior parte do programa inicial a bienal regressou no final de Agosto, um pouco mais espalhada no tempo (até ao dia 20 de Setembro). O programa de Setembro desta iniciativa, organizada pela Associação Arte no Tempo, inclui estreias de novas obras da autoria de compositores e compositoras editadas pelo MIC.PT; são elas: Trio para trompa e electrónica (2020) de Ângela Lopes (no dia 6), e ainda duas peças de Carlos Caires (nos dias dias 4 e 6, respectivamente) – Ludwig Sonate (2020; encomenda da Fundação CCB) e Uníssono (2020; encomenda da Arte no Tempo financiada pela DGArtes). A 4.ª bienal é ainda uma oportunidade de ouvir ao vivo a música de Bernardo Lima, Cláudio de Pina, Hugo Xavier Almeida, João Carlos Pinto, João Pedro Oliveira (compositor editado pelo MIC.PT), Luís Antunes Pena, Luís Salgueiro, Marta Domingues e Mariana Vieira, a par das criações de Giacinto Scelsi, Iannis Xenakis, Ludger Brümmer, Luigi Nono, Panayiotis Kokoras ou Steve Reich. Em Setembro os eventos da bienal, que contam com a participação do violinista André Gaio Pereira, do ensemble ars ad hoc, da Orquestra XXI sob a direcção de Dinis Sousa e do percussionista Nuno Aroso, entre outros músicos, decorrerão no Claustro da Igreja da Misericórdia, no Pátio do GrETUA e no Teatro Aveirense.
TRÊS NASCIMENTOS: Clotilde Rosa · Jorge Peixinho · GMCL

No próximo dia 18 de Setembro, no O'culto da Ajuda em Lisboa, o GMCL · Grupo de Música Contemporânea de Lisboa apresentará um conjunto de iniciativas comemorativas de três efemérides que se assinalam em 2020: o 50.º aniversário da criação e actividade (ininterrupta) do GMCL; o 90.º aniversário do nascimento de Clotilde Rosa (1930-2017); e o 80.º aniversário do nascimento de Jorge Peixinho (1940-95). Para além de um recital com obras a solo destes compositores editados pelo MIC.PT interpretadas por Paulo Amorim (guitarra), Ana Telles (piano) e Anne Kaasa (piano), seguido de um concerto do GMCL com a colaboração de diversos maestros convidados – Rui Pinheiro, Christopher Bochmann, Adriano Martinolli d’Arcy e Tiago Oliveira (e com a música de: Clotilde Rosa, Constança Capdeville, Isabel Soveral e Jorge Peixinho) –, realizar-se-á ainda uma mesa redonda e uma cerimónia de lançamento de dois livros: uma edição evocativa da actividade cinquentenária do GMCL e In Memoriam Clotilde Rosa. O evento será transmitido em directo no >> Canal YouTube da Miso Music Portugal. Em Setembro o GMCL irá dar ainda dois concertos, ambos sob a direcção de Joan Pagés – no dia 13 em Castelo Branco, Novos Maestros, Novos Caminhos (3); e no dia 25 em Weimar na Alemanha, Música nossa lá fora (3). O programa destes espectáculos incluirá a música de: Clotilde Rosa, Christopher Bochmann, Fernando C. Lapa, Jorge Peixinho e Luciano Berio.
Festival Speed Residency & Stream · Lisboa Incomum

A partir do final de Agosto até ao final de Setembro, no Lisboa Incomum está a decorrer o festival Speed Residency & Stream, com vários concertos na interpretação de músicos portugueses, que nos programas incluem a música de compositores e compositoras editadas pelo MIC.PT, nomeadamente (por ordem cronológica): Clotilde Rosa, Manuel Brásio, [ka'mi], Rui Penha, Sara Carvalho, João Pedro Oliveira e Christopher Bochmann. Em Setembro, este festival com transmissão através do Facebook e YouTube conta com a participação de Monika Streitová (flauta) e Ana Telles (piano) – Duo Anima Feminae, Manuel Brásio, Electroville Jukebox, João Silva (trompete; projecto Plugged In) e Henrique Portovedo (saxofone; projecto Imaginary 1).
Novidades MIC​.​PT
2.º Encontro on-line · Perspectivas da Música Portuguesa – Cooperação em Rede

No próximo dia 8 de Setembro, terá lugar o 2.º Encontro on-line · Perspectivas da Música Portuguesa – Cooperação em Rede, organizado pelo MIC.PT. Este 2.º Encontro irá reunir entidades portuguesas (organizações, associações, centros de educação e de investigação, orquestras, agrupamentos instrumentais e vocais, ...), formais ou informais, que se dedicam à disseminação da Música de Invenção e Pesquisa em Portugal. No decorrer do Encontro os/ as representantes das Entidades irão debater soluções que permitam melhorar a situação da Música de Invenção e Pesquisa em Portugal e dos seus compositores e compositoras, particularmente no contexto das seguintes áreas temáticas – "Formação", "Circulação/ Programação" e "Divulgação".
Todas as Entidades da área da Música de Invenção e Pesquisa em Portugal, que queiram integrar e participar neste 2.º Encontro on-line · Perspectivas da Música Portuguesa – Cooperação em Rede, deverão comunicar o seu interesse através do e-mail mic[at]mic.pt, até ao próximo dia 6 de Setembro (número de participantes limitado).
Nova Parceria · Unearthing the Music e MIC.PT

Em Julho a OUT.RA – Associação Cultural e o Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa – MIC.PT, iniciaram uma colaboração no âmbito da qual o CIIMP partilha com a Associação vários conteúdos do portal www​.​mic​.​pt (em inglês), que se enquadram no âmbito do Projecto Unearthing the Music coordenado pela OUT.RA. Estes conteúdos – textos, artigos, biografias, entrevistas e imagens – são replicados no sítio e na base de dados do Projecto em: >> www.unearthingthemusic.eu. Unearthing the Music – Sound and Creative Experimentation in Non-Democratic Europe, é um projecto colaborativo que junta cinco organizações de cinco países europeus, cujo objectivo é preservar a história da música experimental na Europa, particularmente nos países e regimes onde, ao longo da segunda metade do século XX, as condições para a liberdade criativa foram altamente restritas. Neste momento o MIC.PT partilha com a OUT.RA vários materiais relativos aos compositores e compositoras: Álvaro Salazar, Amílcar Vasques-Dias, Armando Santiago, Constança Capdeville, Filipe Pires e Lopes e Silva; e também o artigo, Uma História da Música Electroacústica em Portugal, de António Ferreira.
 
MÚSICA HOJE NA ANTENA 2
4 / 09, à 1h00 da madrugada
Novidades discográficas com Música Portuguesa · Sond’Ar-te Electric Ensemble, Vol. IV

Música Hoje apresenta novas edições em CD com música de compositoras e compositores portugueses da actualidade. Nesta emissão apresentamos em primeira mão uma muito recente edição da Miso Records. Um disco gravado pelo Sond’Ar-te Electric Ensemble, o Vol. IV de uma série de registos com obras de compositoras e compositores portugueses no activo – Portuguese Chamber Music of the XXI. O CD inclui obras de Isabel Soveral, Patrícia Sucena de Almeida, Paulo Ferreira-Lopes e Ricardo Ribeiro, na interpretação deste grupo formado em 2007 e que se tem dedicado à música contemporânea, encomendando muitas obras e estimulando a criação musical de invenção e pesquisa. O Sond’Ar-te, com uma formação base de flauta, clarinete, violino, violoncelo e piano, estendendo-se ocasionalmente a outros instrumentos, tem a particularidade de combinar frequentemente instrumentos acústicos e a electrónica.

18 / 09, à 1h00 da madrugada
Novidades discográficas com Música Portuguesa · Henrique Portovedo · Gonçalo Gato

Um programa dedicado à escuta de duas edições discográficas com música de compositoras e compositores portugueses. Começaremos por apresentar a música do novo disco do saxofonista Henrique Portovedo, Imaginary 1, com obras de Christopher BochmannEvgueni Zoudilkine, Filipe Vieira, João Pedro OliveiraLuís CarvalhoSara Carvalho e Virgílio Melo. No mesmo programa divulgaremos o projecto em CD NowState de Gonçalo Gato (Kairos), que resulta de dois anos de actividade, entre Portugal, o Reino Unido e a Alemanha. Um projecto com música do compositor e a presença de intérpretes como Martin Fahlenbock, Alexander Soares, ensemble recherche, Sond’Ar-te Electric Ensemble, CHROMA, Remix Ensemble Casa da Música, Christopher Austin, Pedro Carneiro e Peter Rundel
Novas Partituras no MIC​.​PT
A edição de partituras pelo MIC.PT tem como alvo a distribuição de par-tituras de obras de compositores/ compositoras, residentes em Por-tugal, fomentando a sua escolha por parte de músicos e o seu estudo
no meio académico.

Ângela da Ponte (APon0008)
Ensaios Sobre Cantos IV (2019) · adufe e electrónica
Cândido Lima (CL0180 · partitura didáctica)
rev. Antonio Fruscella
Cadernos de Invenções – Guitarra I (2007/11) · guitarra
Carlos Caires (CCr0008)
All-in-one Expanded (2012) · orquestra e electrónica
Carlos Caires (CCr0009)
Os sons em volta (2019) · ensemble e electrónica
Christopher Bochmann (CB0127)
Dialogue IV: Flights of Fancy (2015) · clarinete baixo, piano
Daniel Moreira (DMor0004)
Sextet (2013) · clarinete, trompete, trompa, trombone, piano e vibrafone
Miguel Azguime (MA0027)
Mes Ententes pour 4 personnages (2012) · quarteto de saxofones e electrónica
Miguel Azguime (MA0037)
Tra le terre (2015) · flauta, clarinete, violino, violoncelo e piano
novos CD no MIC​.​PT
Gonçalo Gato · NowState

· Obras de Gonçalo Gato: A Walk in the Countryside (2016) · Elementos (2018) · Equilíbrio (2017) · Dégradé (2012) · #Where_we’re_going (2018) · NowState (2018) · Derivação (2008); na interpretação de: Martin Fahlenbock (flauta) · ensemble recherche · Sond'Ar-te Electric Ensemble, Pedro Carneiro (direcção musical) · CHROMA, Christopher Austin (direcção musical) · Remix Ensemble Casa da Música, Peter Rundel (direcção musical) · Alexander Soares (piano) · Edição: Kairos
Portuguese Piano Trios 2 · Trio Pangea

· Obras de: Luís de Freitas Branco · Frederico de Freitas · Joly Braga Santos · Alexandre Delgado; na interpretação do Trio Pangea (Adolfo Rascón Carbajal [violino], Teresa Valente Pereira [violoncelo], Bruno Belthoise [piano]) · Edição: Naxos
estreias recentes
Música para "Discurso sobre o Filho-da-Puta"
2-10 / 07, Teatro da Rainha, Caldas da Rainha
Fernando Mora Ramos · encenação; Cibele Maçãs, Fábio Costa, Marta Taveira e Nuno Machado · quarteto de cordas vocais
Post Hoc Ergo Propter Hoc
17 / 07, Há Música n'Arcada, Praça 25 de Abril, Fafe
Luís Miguel Leite e José Teixeira (guitarras eléctricas)
André Rodrigues
Khroma
28 / 08, Speed Residency & Stream, Lisboa Incomum
Fátima Seabra · flauta alto; Frederic Cardoso · clarinete baixo
Fábio Cachão
Livro de colorir
28 / 08, Speed Residency & Stream, Lisboa Incomum
Frederic Cardoso · clarinete
Leonardo Oliveira
The Color of Death
28 / 08, Speed Residency & Stream, Lisboa Incomum
Frederic Cardoso · clarinete
João Carlos Pinto
Quarteto de Cordas n.º 1
30 / 08, Aveiro_Síntese 2020, Igreja da Misericórdia
ars ad hoc · quarteto de cordas; Álvaro Pereira e Diogo Coelho · violinos; Ricardo Gaspar · viola; Pedro Vaz · violoncelo
Kreise
30 / 08, Aveiro_Síntese 2020, Igreja da Misericórdia
ars ad hoc · quarteto de cordas; Álvaro Pereira e Diogo Coelho · violinos; Ricardo Gaspar · viola; Pedro Vaz · violoncelo
Esta Ítaca que não encontro
30 e 31/ 08, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa
Mariana Castello Branco · soprano; Rita Filipe · mezzo-soprano; Carlos Monteiro · tenor; Tiago Matos · barítono; Ensemble MPMP; Rita Castro Blanco · direcção musical
João Ricardo
Eco-Arquipélago
30 e 31/ 08, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa
Rita Filipe · meio-soprano; Tiago Matos · barítono; Ensemble MPMP; Rita Castro Blanco · direcção musical
O Tesouro
30 e 31/ 08, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa
Mariana Castello Branco · soprano; Rita Filipe · meio-soprano; Carlos Monteiro · tenor; Tiago Matos · barítono; Ensemble MPMP; Rita Castro Blanco · direcção musical
Pedro F. Finisterra
Contos da Criação: Adão
30 e 31/ 08, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa
Mariana Castello Branco · soprano; Rita Filipe · meio-soprano; Carlos Monteiro · tenor; Tiago Matos · barítono; Ensemble MPMP; Rita Castro Blanco · direcção musical
João Castro Pinto (#18) · novo Caderno da Criação Musical Portuguesa dos Séculos XX e XXI

Este mês de Setembro o MIC.PT lança um novo Caderno, no âmbito da série dos Cadernos da Criação Musical Portuguesa dos séculos XX e XXI, dedicado a João Castro Pinto (#18). Esta Série de edições bilingues constitui uma “introspecção” no trabalho de cada uma das compositoras/ cada um dos compositores editados pelo MIC.PT, sendo simultaneamente um incentivo para investigar e (re)descobrir a sua música, assim como a sua reflexão estética e filosófica. Cada um dos Cadernos, em português e inglês, é composto de uma nota biográfica, questionário/ entrevista ou artigo musicológico, catálogo de obras com duas ordenações (por instrumentação e por ordem cronológica) e ainda discografia. Os próximos lançamentos de novos Cadernos impressos em papel incluirão os compositores: Álvaro Salazar (#21) e António de Sousa Dias (#13).
Partituras Editadas pelo MIC.PT · Cândido Lima · Cadernos de Invenções – Guitarra
rev. Antonio Fruscella

Em Julho e Agosto o >> Catálogo de Partituras Editadas pelo MIC.PT foi enriquecido com oito novas partituras da autoria de: Ângela da Ponte (Ensaios sobre Cantos IV), Carlos Caires (All-in-one Expanded e Os sons em volta), Christopher Bochmann (Dialogue IV: Flights of Fancy), Daniel Moreira (Sextet), Miguel Azguime (Mes Ententes pour 4 perssonages e Tra le terre) e Cândido Lima (Cadernos de Invenções – Guitarra I · rev. Antonio Fruscella · partitura didáctica). A última edição, Cadernos de Invenções – Sons para descobrir – Títulos para inventar – Guitarra I, é uma revisão desta partitura didáctica de Cândido Lima realizada pelo guitarrista Antonio Fruscella. Como diz o músico na introdução à revisão: "O compositor Cândido Lima honrou-me muito dedicando-me a sua obra Cadernos de Invenções – Sons para descobrir – Títulos para inventar – Guitarra I e II, em Abril de 2020. Apesar do seu conhecimento da guitarra ser amplo e imaginativo, esta obra específica nunca tinha sido revista por um guitarrista clássico. Realizei esta revisão para atingir uma fluência executiva do ponto de vista das possibilidades técnicas de guitarristas. Consequentemente, fiz também uma revisão da disposição gráfica da partitura, incluindo novas instruções técnicas e facilitando a sua leitura". Esta peça de Cândido Lima faz parte da série Cadernos de Invenções – Introdução à música contemporânea – Sons para descobrir – Títulos para inventar, que é uma colecção de pequenas peças, 10 por Caderno, para diversos instrumentos. Compostos regularmente entre 2006 e 2011, os Cadernos são constituídos por composições breves e abstractas como aforismos ou epigramas, à maneira dos Prelúdios ou das Invenções de Bach, ou de miniaturas que vários compositores do século XX escreveram por entre obras de grandes proporções.
MIC.PT · Parceria com a Babel Scores

Em 2014 o MIC.PT estabeleceu uma parceria com a Babel Scores, uma estrutura e plataforma baseada em França, cujo objectivo é a difusão e a disseminação da música erudita contemporânea criada nos últimos 40 anos, facilitando, à escala global, o acesso à informação e aos materiais on-line, que dizem respeito a este género de criação musical. Neste contexto, e no sentido de difundir de uma maneira ainda mais efectiva a música criada por compositoras e compositores residentes em Portugal, o MIC.PT disponibiliza através da >> Babel Scores várias partituras do >> Catálogo de Partituras Editadas pelo MIC.PT, da autoria de: [ka'mi], Bruno Gabirro, Cândido Lima, João Madureira, Miguel Azguime e Paulo Ferreira-Lopes. A partir de agora, no âmbito desta parceria, no >> Catálogo da Babel Scores estão também disponíveis as partituras das quatro compositoras editadas pelo MIC.PT: Ângela da Ponte, Ângela Lopes, Isabel Soveral e Sara Carvalho. Nos próximos meses o MIC.PT irá disponibilizar, através da Babel Scores, outras partituras do seu Catálogo. Entre os subscritores e parceiros desta plataforma encontram-se várias instituições de renome internacional, dedicadas à arquivação, investigação e educação musicais, incluindo: Bayerische Staatsbibliothek, Bibliothèque Nationale de France, Boston Conservatory at Berklee, University of Cambridge, Columbia University, Conservatoire National de Musique et de Danse de Lyon, ESMUC · Escola Superior de Música de Catalunya, Festival Mixtur, Guildhall School of Music and Drama, Hochschule für Musik und Theater · Hamburg, IRCAM, Koninklijke Conservatorium Den Haag, McGill University, Musikfabrik, Stanford University ou The Hong Kong Academy for Performing Arts, entre várias outras entidades.
Actualidade
Prémio de Composição SPA/ Antena 2 · Vencedores

O júri da 9.ª Edição do Prémio de Composição SPA/ Antena 2, constituído por José Eduardo Gomes (maestro), Ana Seara (compositora) e Carlos Azevedo (compositor), decidiu por unanimidade atribuir o 1.º prémio à obra Point of Departure para orquestra sinfónica do compositor Jorge Ramos e o 2.º prémio a João Barradas pela obra The Edge of Sea, igualmente para orquestra sinfónica. Actualmente, Jorge Ramos encontra-se a realizar o Doutoramento em Música – Composição na Royal College of Music em Londres, dedicado à influência da tecnologia e electrónica no processo de orquestração. Por seu lado, João Barradas é um dos mais conceituados e reconhecidos acordeonistas europeus, movendo-se, simultaneamente, entre a música clássica, o jazz e a música improvisada.
Agenda Catálogo de Partituras MIC.PT Espaço Crítica para a Nova Música MIC.PT EN MISOMUSIC.COM MIC.PT Twitter IAMIC Facebook