se não conseguir visualizar esta newsletter >> clique aqui · if you can't see this newsletter >> click here
pedimos desculpa por envios múltiplos · apologies for cross-posting
Rui Penha Em Foco no MIC.PT em Janeiro
Rui Penha · © MIC.PT
O primeiro Em Foco do MIC.PT de 2021 é dedicado a Rui Penha, compositor, artista intermédia, performer de música electroacústica, professor na ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto e investigador no CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical.
Rui Penha nasceu no Porto em 1981. Completou um Doutoramento em Música (Composição) na Universidade de Aveiro. A sua música foi tocada e gravada por músicos como Arditti Quartet, Peter Evans, Remix Ensemble ou Orquestra Gulbenkian. Foi fundador e curador da Digitópia (Casa da Música) e tem um grande interesse pela relação entre a música e a tecnologia. A sua produção recente inclui interfaces para expressão musical, software para espacialização sonora, instalações interactivas, robôs musicais, autómatos improvisadores e software educativo. Nos últimos anos, tem-se debruçado em particular sobre o papel da criação artística em contexto académico.
Em Janeiro, nos dias 15 e 16 a peça de Rui Penha, Três quadros sobre o fado · Métrica, Melodia, Harmonia (2013), será apresentada pelas duas Solistas Sond’Ar-te Electric EnsembleSílvia Cancela (flauta) e Elsa Silva (piano) –,, respectivamente, no Teatro da Rainha (Caldas da Rainha) e no O'culto da Ajuda em Lisboa (Recital Antena 2).
Este mês visitem a secção Em Foco do MIC.PT com uma Entrevista ao compositor editado pelo MIC.PT, Rui Penha.
Actividade – Compositoras e Compositores Editados pelo MIC.PT
NOTA BENE: Devido à pandemia Covid-19 as iniciativas divulgadas nesta Newsletter poderão ser sujeitas a alterações na programação ou adiamentos. Para obter informações actualizadas relativas às mesmas, visitem os sítios das entidades organizadoras.
João Pedro Oliveira

A obra Tesseract (vídeo-música; 2017) de João Pedro Oliveira foi distinguida com uma Menção Honrosa na Selecção Oficial da 40.ª edição do Thomas Edison Black Maria Film Festival (2021; EUA). Outra obra deste compositor editado pelo MIC.PT, Dark Energy (2018) para violoncelo, contrabaixo, electrónica e vídeo, recebeu uma Distinção no Concurso Please Yourself da Alvarez Chamber Orchestra (Reino Unido). Adicionalmente – a sua obra Pirâmides de Cristal (1993) para piano, foi uma das sete peças finalistas (entre as 400 partituras submetidas), no âmbito do Call Musica Prospettiva 2020-21; a peça Mosaic (2010) para piano e electrónica recebeu o 2.º Prémio no Concurso She Lives Budapest Prize; e a obra electro-acústica N’vi’ah (2019) é finalista no Prix Russolo 2020/21. Este mês, no dia 17, a vídeo-música Things I Have Seen in My Dreams (2019) de João Pedro Oliveira será apresentada no Psychedelic Film and Music Festival (EUA).
Miguel Azguime

Par ce chemin de rien (2019-20) é o título da nova peça para flauta e piano de Miguel Azguime, compositor editado pelo MIC.PT, que será estreada por Sílvia Cancela (flauta) e Elsa Silva (piano) – Solistas do Sond’Ar-te Electric Ensemble –, a 15 e 16 de Janeiro, , respectivamente, no Teatro da Rainha (Caldas da Rainha) e no O'culto da Ajuda em Lisboa (Recital Antena 2). Adicionalmente, a 22 e 23 de Janeiro no O'culto da Ajuda decorrerão as primeiras apresentações de um novo espectáculo de poesia sonora de Miguel AzguimeA Vida é Sempre Preferível, ou o monólogo do sal para lhe completar a medida. «Aqui o compositor, o poeta e o performer voltam a reunir-se num espectáculo só, a solo, para uma nova incursão pela palavra enquanto música e pela música enquanto palavra. Work in progress à procura de um novo devir, regresso à palavra e às suas transfor-mações electrónicas, reflexão sobre o homem e o mundo, onde a vida é sempre o caminho e o lugar preferível.»
Manuel Brásio

Em Janeiro Manuel Brásio, compositor editado pelo MIC.PT, participará nas apresentações da peça Quem fala assim, um projecto multidisciplinar produzido pela Associação Interferência, que une dois compositores (José Tiago Baptista e Manuel Brásio) num espetáculo sobre o potencial sonoro e artístico da gaguez – Teatro Municipal Sá de Miranda, Viana do Castelo (dia 16) e Casa das Artes no Porto (dia 22). «Ao considerarmos a fala uma expressão musical, com gesto, melodia, ritmo e harmonia própria, a gaguez é um meio de variação paramétrica. Se juntarmos ainda o facto de que não há duas gaguezes iguais, cada uma com diferentes tipos de pausas, repetições e interjeições, a paleta de possibilidades é imensa. Com este espectáculo pretende-se valorizar e saudar a diferença humana, através de uma narrativa que aborda a origem da gaguez, os seus constrangimentos, preconceitos, inibições e mitos» – revelam os criadores deste projecto.
João Madureira

Estudos Literários - Retratos (2012) é o ciclo de estudos para piano de João Madureira, compositor editado pelo MIC.PT, que a pianista Ana Telles gravou no novo CD editado e lançado pelo MPMP – Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa, no contexto da colecção Melographia Portugueza (CD 25). O ciclo Estudos Literários – Retratos é constituído por nove peças, cada uma dedicada a uma personalidade da cultura portuguesa. «Na minha música tento utilizar e fazer encontrar várias referências, num exercício de plena liberdade como compositor no mundo. É como no texto de Paul Valéry, A conquista de ubiquidade – tudo pode ser visto a partir de vários ângulos e de várias perspectivas. Perdemos a hierarquia, mas recuperámos a liberdade que vemos em inúmeros artistas e compositores desde sempre. Antes de Bach há muitas coisas – há Pergolesi e a Itália toda... e antes há Perotin, e antes dele, Boécio...» – disse João Madureira na Entrevista dada ao MIC.PT em 2017.
Fernando C. Lapa

A obra Storyboard, 6 miniaturas para piano a 4 mãos (2003) de Fernando C. Lapa, compositor editado pelo MIC.PT, está incluída no programa do concerto na interpretação de Luís Duarte e Lígia Madeira (piano), que irá decorrer no dia 26 de Janeiro na Casa da Música no Porto. Este espectáculo comentado, que será também uma ocasião para apresentar o novo CD deste duo, Portuguese Music for Piano Duo (Brilliant Classics), contará com a participação de António Victorino d’Almeida (apresentação e comentários) e incluirá no programa uma peça deste compositor [Balada (para uma criança que vai nascer), op. 126] e ainda a Sonatina para piano a quatro mãos de Sérgio Azevedo.
Carlos Marecos

Música para 4 mãos (2020) é o título da nova peça de Carlos Marecos, compositor editado pelo MIC.PT, que será estreada no próximo dia 28 de Janeiro por Bruno Belthoise e João Costa Ferreira (piano a 4 mãos) no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) em Lisboa (Recital Antena 2). O programa deste concerto, que faz dialogar música francesa, belga e portuguesa, inclui também a estreia absoluta de uma nova peça de Sérgio Azevedo (Sonatina n.° 2). Na sequência deste novo projecto de Bruno Belthoise e João Costa Ferreira será lançado um novo CD pela Coriolan/ Inventive Art Music, com apoio da Antena 2, celebrando desta forma a Temporada Cruzada France-Portugal 2022.
1+1=1 · Paula Pinto e António de Sousa Dias

1+1=1 (UM+UM=UM) é o espectáculo com a direcção de Paula Pinto e a música de António de Sousa Dias (compositor editado pelo MIC.PT), que mistura dança com música, vídeo e palavra em torno do universo de Almada Negreiros. Este projecto resulta do trabalho desenvolvido na 14.ª Residência de criação Compota realizada na Biblioteca de Marvila em Lisboa, envolvendo uma equipa multidisciplinar com a participação de artistas profissionais e alunos da Escola Superior de Dança, Escola Superior de Música de Lisboa e alunos do curso básico de dança da Escola Luís António Verney. O espectáculo 1+1=1 será apresentado nos dias 29, 30 e 31 de Janeiro no O'culto da Ajuda em Lisboa (transmissão no >> Canal YouTube da Miso Music Portugal).
José Teixeira
Recital em Directo Antena 2
Sílvia Cancela (flauta) · Elsa Silva (piano)

No próximo dia 16 de Janeiro no O'culto da Ajuda em Lisboa, irá decorrer mais um Recital em Directo – Antena 2, com intérpretes portugueses de excepção a apresentar obras de referência do século XX, lado a lado com a música de compositoras e compositores portugueses da actualidade. Desta vez ao palco do O'culto subirá o duo constituído pelas Solistas do Sond’Ar-te Electric EnsembleSílvia Cancela (flauta) e Elsa Silva (piano) –, que interpretará as três peças dos compositores editados pelo MIC.PT – Par ce chemin de rien (2019-20; estreia absoluta) de Miguel Azguime, Três quadros sobre o fado (2013) de Rui Penha e My shadow walks home with me (2011) de Sara Carvalho. O programa deste recital, com live streaming através do >> Canal YouTube da Miso Music Portugal e que será ainda apresentado no dia 15 no Teatro da Rainha (Caldas da Rainha), inclui também a música de Doina Rotaru e Jonathan Harvey.
José Teixeira
Art's Birthday 2021

Cumprindo a tradição dos anos anteriores, no dia 17 de Janeiro a Miso Music Portugal e a Antena 2 juntam-se à Euroradio (UER) para mais um Aniversário de Arte – Art's Birthday 2021. Desta vez, devido às restrições impostas pela pandemia Covid-19, esta iniciativa decorrerá exclusivamente em directo para a rádio, sem a presença do público. Neste sentido, às 19h10 a partir de Lisboa serão transmitidas as duas peças electroacústicas: Barra-a-Barra (2020) de Filipe Esteves e Artifake (2020) de António Ferreira (compositor editado pelo MIC.PT). O Art’s Birthday 2021 – Euroradio Ars Acustica Special Evening – com transmissão em directo a partir de vários países, é uma celebração em homenagem ao artista francês Robert Filliou que declarou, a 17 de Janeiro de 1963, que a Arte teria nascido exactamente há 1.000.000 anos, quando alguém deixou cair uma esponja seca num balde de água!
Novidades MIC​.​PT
José Teixeira

Em Dezembro o MIC.PT reactivou o Espaço Crítica para a Nova Música, um fórum on-line para crítica livre e aberta, em que podem ser confrontadas de uma forma lata e profunda, opiniões firmes e gostos diferentes sobre as novas tendências na música criada em Portugal. É um lugar dedicado, por um lado, a estéticas e expressões múltiplas, fenómenos da criação, narrativas musicais, performances/ concertos/ espectáculos da música de arte actual, por outro, à sua relação com outras áreas, tais como artes visuais, dança, arquitectura, literatura, novas tecnologias, psicologia e sociologia. Fazendo referência às palavras do poeta, jornalista e escritor francês Anatole France, no Espaço Crítica para a Nova Música os críticos «contam as aventuras das suas próprias almas entre as obras-primas».
A partir de Dezembro o Espaço Crítica para a Nova Música conta com a colaboração regular de Pedro Boléo, crítico, jornalista, musicólogo e músico, cujos dois textos sobre dois concertos que decorreram no mês passado no O'culto da Ajuda e no CCB em Lisboa já estão disponíveis on-line. O primeiro, >> Diversas vozes despertas, diz respeito ao concerto pelo Lisbon Ensemble XX/ XXI que teve lugar no contexto da Extensão Emergência do Festival Música Viva 2020 e que no programa incluiu obras de cinco compositores portugueses. O segundo texto, >> Uma viagem donde não se sai ileso, é uma crítica ao concerto intitulado Utopia, no âmbito do qual os Solistas do Sond'Ar-te Electric Ensemble e a Camerata Alma Mater, sob a direcção de Pedro Neves, estrearam o novo Triplo Concerto da autoria de Miguel Azguime.
José Teixeira
Música de Invenção e Pesquisa · Novo Programa de Rádio

Música de Invenção e Pesquisa é o nome da nova emissão radiofónica produzida pela Miso Music Portugal e pelo MIC.PT – Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa para a Antena 2, que a partir de Janeiro de 2021 substitui o programa Música Hoje. Por um lado, Música de Invenção e Pesquisa continuará as linhas temáticas e programáticas desenvolvidas no âmbito do Música Hoje, focando-se na música criada por compositoras e compositores residentes em Portugal, apresentado novidades discográficas, realizando entrevistas e mesas redondas. Por outro lado, no âmbito do programa quinzenal Música de Invenção e Pesquisa em breve inaugurar-se-á um ciclo inédito, no âmbito do qual compositores e compositoras irão apresentar e analisar as suas próprias obras musicais; esta será certamente uma oportunidade única de vir a conhecer, Em Primeira Mão, a música de invenção e pesquisa criada em Portugal. Os dois primeiros programas, a 8 e 22 de Janeiro à 1h00 da madrugada na Antena 2, serão dedicados a vários novos CDs com música portuguesa – Música Contemporânea Portuguesa para Guitarra, Duo Contracello IV, Jaime Reis – Fluxus e Jaime Reis – Solo and Chamber Works.
 
MÚSICA DE INVENÇÃO E PESQUISA
consola, som, luzes
· 8 / 01 · 1h00 da madrugada · Antena 2 ·
Novidades discográficas com Música Portuguesa

Música de Invenção e Pesquisa é um programa da Miso Music Portugal e do Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa para a Antena 2, e dedica a sua primeira emissão a novas edições com música portuguesa. Música Contemporânea Portuguesa para Guitarra é um projecto dos guitarristas Luís Miguel Leite e José Teixeira, com a intenção de valorizar a música contemporânea portuguesa escrita para guitarra, bem como procurar novas técnicas instrumentais, a partir do trabalho estreito entre compositores e intérpretes. Um disco que inclui trabalhos de compositores como Tiago Cutileiro, António Pinho Vargas, Sérgio Azevedo, Vítor Rua, Fernando C. Lapa, Paulo Ferreira-Lopes, Victor Castro, José Mesquita Lopes, Hugo Vasco Reis, Carlos Gutkin e Ricardo Barceló. No mesmo programa, destacamos também o disco Duo Contracello IV, duo formado por Miguel Rocha (violoncelo) e Adriano Aguiar (contrabaixo). Um CD que surge na sequência do projecto Ver os sons, ouvir imagens, dedicado inteiramente à composição contemporânea portuguesa, com obras de Ângela Lopes, António Chagas Rosa, Clotilde Rosa, Isabel Soveral, Jaime Reis e João Pedro Oliveira.
torre, rádios
· 22 / 01 · 1h00 da madrugada · Antena 2 ·
Novidades discográficas com Música Portuguesa

Um programa dedicado a dois recentes CDs com música do compositor Jaime Reis, lançados no final de 2020: Jaime Reis – Fluxus (edição Kairos) e Jaime Reis – Solo and Chamber Works (editado pela Neos). Dois discos que revelam um activo compositor da actualidade e os desafios interpretativos que a sua obra tem colocado aos intérpretes. O CD Fluxus, com obras de um ciclo com o mesmo nome, inspirado em fenómenos da física, inclui música do compositor dos últimos dez anos, com a participação de intérpretes como Clara Saleiro (flauta) e o Duo Contracello, a violetista turca Pınar Dinçer e o agrupamento alemão Aleph Guitar Quartet. Solo and Chamber Works inclui, como o nome indica, solos e obras de música de câmara de Jaime Reis.
Novas Partituras no MIC​.​PT
A edição de partituras pelo MIC.PT tem como alvo a distribuição de par-tituras de obras de compositores/ compositoras, residentes em Por-tugal, fomentando a sua escolha por parte de músicos e o seu estudo
no meio académico.

Lino Guerreiro (LGuer0004)
Uttalanden (2014) · ensemble instrumental
Paulo Ferreira-Lopes (PFL0014)
Die sieben Worte Jesu Christi am Kreuz (2020) · ensemble instrumental e electrónica
novos CD no MIC​.​PT
Jaime Reis – Fluxus
Jaime Reis – Fluxus
· Obras de Jaime Reis; na interpretação de: Clara Saleiro (flauta), Duo Contracello, Pınar Dinçer (viola de arco) e Aleph Guitar Quartet ·
Edição: Kairos
Duo Contracello IV
Duo Contracello IV
· Obras de: Ângela Lopes, António Chagas Rosa, Clotilde Rosa, Isabel Soveral, Jaime Reis e João Pedro Oliveira; na interpretação de Miguel Rocha (violoncelo) e Adriano Aguiar (cotrabaixo) ·
Edição: MPMP
estreias recentes
Iulius
2 / 12, O'culto da Ajuda, Lisboa
Júlio Guerreiro (guitarra)
Quinteto “Laberinto del Oído”
3 / 12, Beethoven – e a sua época – Bomtempo, Teatro das Figuras, Faro
Lev Vinocour (piano); Quarteto Lopes-Graça [Luís Pacheco Cunha (violino); Eliot Lawson (violino); Isabel Pimentel (viola); Catherine Strynckx (violoncelo)]
Francisco Fontes
De quantas cores se matiza o Fado
3 / 12, Festival CriaSons III, Teatro Nacional de São Carlos, Lisboa
Brian MacKay (direcção musical); Katharine Rawdon (flauta); Bethany Akers (oboé); Paulo Gaspar (clarinete); Luís Vieira (trompa); António Quítalo (trompete); Jarrett Buttler (trombone); Elizabeth Davis e Richard Buckley (percussão); Taíssa Poliakova (piano); Ana Pereira e Filipa Serrão (violinos); Joana Cipriano (violeta); Cláudia Serrão (violoncelo)
Nuno Lobo
Invertirus
4 / 12, Casa da Música, Porto
Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música; Baldur Brönnimann (direcção musical)
Euridice, sete da manhã
9 / 12, MV 2020 – Extensão Emergênica, O'culto da Ajuda, Lisboa
Marco Fernandes (percussão); Teresa Doblinger (dança)
Impromptu For JAM                                            >> ver obra
Lírica Jâmbica                                                     >> ver obra
Antínoo III                                                            >> ver obra
11 / 12, Clotilde é uma Rosa II, O'culto da Ajuda, Lisboa
Jorge Sá Machado (violoncelo); José Sá Machado (violino); Duo Contracello [Miguel Rocha (violoncelo); Adriano Aguiar (contrabaixo)]
Brisas e Neblinas
13 / 12, Concerto on-line, Auditório Municipal de Gondomar
Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins; Hélder Magalhães (direcção musical)
KOKYUU – concerto para saxofone alto e orquestra
13 / 12, Centro Cultrual de Belém, Lisboa
João Pedro Silva (saxofone alto); Orquestra Metropolitana de Lisboa; Sylvain Gasançon (direcção musical)
Negro Alba                                                         >> ver obra
BAGATELA – 1770-2020 (Beethoven)                >> ver obra
Letráceas                                                            >> ver obra
Music by Wood                                                   >> ver obra
15 / 12, 13.º FIMPV, Teatro Viriato, Viseu
Aldovino Munguambe (marimba); Vasco Fazendeiro (marimba)
Triplo Concerto para clarinete, violoncelo, piano e orquestra de cordas
15 / 12, Centro Cultrual de Belém, Lisboa
Solistas do Sond'Ar-te Electric Ensemble [Nuno Pinto (clarinete), Elsa Silva (piano), Filipe Quaresma (violoncelo)]; Camerata Alma Mater; Pedro Neves (direcção musical)
5.º Encontro on-line · Perspectivas da Música Portuguesa – Cooperação em Rede

O 5.º Encontro on-line · Perspectivas da Música Portuguesa · Cooperação em Rede realizar-se-á na segunda metade de Janeiro, no seguimento dos quatro anteriores que reuniram 40 participantes – incluindo representantes de 27 Entidades do meio da música de invenção e pesquisa em Portugal e ainda os membros do Conselho Científico do MIC.PT. No contexto destes Encontros organizados pelo Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa – MIC.PT está em desenvolvimento uma rede informal, para debater propostas e soluções concretas que permitam melhorar a medio e longo prazo a situação da música de invenção e pesquisa em Portugal e, consequentemente, dos seus compositores e compositoras.
Todas as Entidades da área da música de invenção e pesquisa em Portugal, que queiram integrar esta rede informal e participar nos Encontros organizados pelo MIC.PT, podem comunicar o seu interesse através do e-mail: mic[at]mic.pt.
Agenda Catálogo de Partituras MIC.PT Espaço Crítica para a Nova Música MIC.PT EN MISOMUSIC.COM MIC.PT Twitter IAMIC Facebook