se não conseguir visualizar esta newsletter >> clique aqui · if you can't see this newsletter >> click here
pedimos desculpa por envios múltiplos · apologies for cross-posting
Actividade – Compositoras e Compositores Editados pelo MIC.PT
Devido ao novo confinamento causado pela pandemia Covid-19, na Newsletter do MIC.PT de Fevereiro divulgamos sobretudo iniciativas virtuais das Compositoras e dos Compositores Editados pelo MIC.PT – concertos/ espectáculos/ conferências on-line, novas criações, estreias on-line de novas gravações, lançamentos de CDs calls, concursos, ...
Igor C. Silva

I'm bored at home (2020) é um novo projecto multimédia para trio flexível, electrónica e vídeo de Igor C. Silva, que a partir de Janeiro está disponível no >> Canal YouTube deste compositor editado pelo MIC.PT. Interpretada pelo grupo United Instruments of Lucilin, a obra I'm bored at home é uma encomenda da Philharmonie Luxembourg, constituindo uma resposta de Igor C. Silva ao contexto pandémico actual, de impossibilidade de fazer música ao vivo, dar concertos, interagir com o público ... «É-me totalmente impossível isolar-me da quantidade massiva de estímulos à qual estamos diariamente expostos. Ignorar estes estímulos, tornando-os completamente inexistentes na minha música, seria ignorar o presente e o mundo onde vivo. Tornaria a minha música completamente descontextualizada da paisagem sonora que nos envolve» – disse Igor C. Silva na Entrevista dada ao MIC.PT em 2015.
Miguel Azguime

Recentemente Miguel Azguime, compositor editado pelo MIC.PT, lançou no seu >> Canal YouTube seis novos vídeos. Quatro deles constituem gravações de quatro obras suas, na interpretação do Sond'Ar-te Electric Ensemble sob a direcção de Pedro Neves, com Camila Mandillo (soprano), Miguel Azguime (recitante) e João Dias (percussão). Estas gravações vídeo foram realizadas no contexto do espectáculo Retrato – Miguel Azguime, que decorreu no dia 22 de Outubro do ano passado, no São Luiz Teatro Municipal em Lisboa; são elas: >> Ícone I; >> Trabalho Poético I: Árvore; >> Mestre Gato ou o Gato de Botas;
e >> De part et d'autre. Os dois outros novos vídeos
no >> Canal YouTube de Miguel Azguime têm o formato de Score Follower, que possibilita, em simultâneo, a audição da música e o seguimento do texto musical/ partitura; são eles: >> ConCordas e >> (ThS)inking Survival Kit.
Hugo Vasco Reis

A obra Micro Images (2020) para acordeão solo de Hugo Vasco Reis, compositor editado pelo MIC.PT, está incluída no programa do recital on-line, Quarantine Diaries – new and «old» music, pelo acordeonista Ghenadie Rotari, que irá decorrer no próximo dia 7 de Fevereiro (>> ligação). Quarantine Diaries é um projecto iniciado por Ghenadie Rotari em Março de 2020, na altura do primeiro confinamento causado pela pandemia Covid-19. O mesmo consiste em miniaturas para acordeão solo, escritas por compositores do mundo inteiro. O programa deste recital on-line, transmitido a partir de Trieste (Itália), incluirá ainda a música de Jean-Philippe Rameau, Astor Piazzolla e Petri Makkonen. Também em Itália, desta vez em Milão, os músicos do Azione_Improvvisa Ensemble realizarão um vídeo da obra de Hugo Vasco Reis, The Poetry of an Impulse (2020) para guitarra elétrica, teorba, acordeão e electrónica.
Fernando C. Lapa

Em Dezembro e Janeiro foram lançados dois CDs que incluem a música de Fernando C. Lapa, compositor editado pelo MIC.PT. O primeiro, Saber Ouvir – Obras Portuguesas para Guitarra Clássica, contém três obras suas – Três melodias tradicionais transmontanas, Melodia tradicional de Vila Real e Duas melodias tradicionais de Miranda do Douro –, na interpretação dos guitarristas: Artur Caldeira, Daniel Paredes e Artur Gil Godinho. O segundo álbum, Portuguese Music for Piano Duo de Luís Duarte e Lígia Madeira (piano a 4 mãos), inclui a obra Storyboard (2003) de Fernando C. Lapa e ainda a música de Fernando Lopes-Graça, Sérgio Azevedo, Vianna da Motta e António Victorino d'Almeida. Adicionalmente, o percussionista Tiago Manuel Soares lançou no YouTube dois vídeos com as suas interpretações das obras para percussão de Fernando C. Lapa: >> Maragato Son
e >> Agora Baixou o Sol.
altifalante
Laboratório de Música Mista José Luís Ferreira

No próximo dia 19 de Fevereiro o Laboratório de Música Mista José Luís Ferreira da ESML participará no evento on-line, Hypersounds V – Mixed Music, uma iniciativa da MusicDesk organizada por Marco Bidin e Jaime Reis e realizada em parceria com a Escola Superior de Música de Stuttgart (Alemanha) e a Escola Superior de Música de Lisboa. O programa do concerto pelo Lab de Música Mista JLF incluirá a música de: Ricardo Almeida, Francisco Plantier, Marta Domingues, Mariana Ribeiro, Ana Roque, Mariana Vieira, assim como de João Pedro Oliveira e Jaime Reis (compositores editados pelo MIC.PT).
Jorge Peixinho
V Concurso de Composição GMCL/ Jorge Peixinho

O V Concurso Internacional de Composição GMCL/ Jorge Peixinho é organizado pelo Grupo de Música Contemporânea de Lisboa e tem como objectivos centrais o incentivo à criação musical e a sua divulgação, contribuindo para o incremento do repertório contemporâneo de música de câmara. O júri do Concurso é constituído por: Ivan Fedele (presidente), Gerhard Stabler, João Madureira, Carlos Caires e Jaime Reis (compositores editados pelo MIC.PT), Jorge Sá Machado e Ada Gentile (convidada especial). O regulamento do Concurso inclui duas categorias: A – Ensemble, B – Música de Câmara (com ou sem electrónica); sendo que o prazo de envio das obras é o dia 20 de Agosto de 2021.
Novidades MIC​.​PT
Miguel Resende Bastos

Em Janeiro o MIC.PT activou uma nova Página de Compositor dedicada a Miguel Resende Bastos, um jovem compositor do Porto, actualmente baseado na Alemanha. A sua música tem como principais influências as correntes artísticas e os grandes compositores da segunda metade do séc. XX e séc. XXI. As suas obras com foco na relação entre música e literatura foram já por duas vezes premiadas, tendo mais recentemente trabalhado em música com declamação, ópera e música electrónica, bem como em projectos com coreógrafos e música para dança. Miguel Resende Bastos cultiva um especial interesse pelo cinema, mantém uma actividade regular como flautista, actuando principalmente com grupos dedicados à improvisação livre e faz parte do Coral de Letras da Universidade do Porto. Na temporada 2020-21 é compositor em residência com o MPMP – Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa.
Pedro Lima Soares

A partir de agora o portal MIC.PT tem uma nova Página de Compositor dedicada a Pedro Lima, jovem compositor cuja música já viajou até à Konzerthaus de Berlim, ao Milton Court Theatre de Londres, Casa da Música, Fundação Gulbenkian, Theatro Circo, MIRA Forum, GNRation, ... Foi premiado em alguns dos mais importantes concursos nacionais, nomeadamente o Concurso Nacional da BSP com a obra Sopro do Côncavo (2015); e o Prémio de Composição SPA/ Antena 2 com a obra (…) e tu, de mim voaste (2016). Jovem Compositor em Residência na Casa da Música em 2019; Compositor Associado nos Estúdios Victor Córdon em 2020; e Compositor do projeto europeu Traction – Ópera na Prisão, onde será co-criador de uma ópera a estrear na Fundação Gulbenkian em 2022, com músicos profissionais, jovens reclusos e comunidade do Estabelecimento Prisional de Leiria.
 
MÚSICA DE INVENÇÃO E PESQUISA
microfone
· 5 / 02 · 1h00 da madrugada · Antena 2 ·
MIC.PT – 20 Anos a ligar a Música Portuguesa ao Mundo

MIC.PT – 20 Anos a ligar a Música Portuguesa ao Mundo: o programa Música de Invenção e Pesquisa faz uma emissão especial dedicada ao Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa, no ano em que passam 20 anos deste projecto de estudo, divulgação, edição e informação em torno da música de compositoras e compositores residentes em Portugal. 20 Anos a ligar a Música Portuguesa ao Mundo é uma entrevista de Pedro Boléo a Jakub Szczypa sobre o projecto MIC.PT e as suas actividades. Jakub Szczypa, musicólogo e investigador, terminou o curso e o mestrado em musicologia na Universidade de Varsóvia em 2006. Desde Setembro 2010 é colaborador da Associação Cultural Miso Music Portugal e do Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa onde desempenha tarefas nas áreas de produção, promoção, crítica e coordenação do MIC.PT.
torre, rádios
· 19 / 02 · 1h00 da madrugada · Antena 2 ·
Novidades discográficas com Música Portuguesa · João Madureira

O segundo programa de Fevereiro de Música de Invenção e Pesquisa é dedicado ao novo CD editado pelo MPMP – Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa, Estudos Literários – Retratos, com obras de João Madureira na interpretação da pianista Ana Telles. O compositor João Madureira é autor de um conjunto de obras, dos anos 90 à actualidade, para solo, ensemble, orquestra (para além da sua ópera Metanoite), e celebra este ano o seu 50.º aniversário. Um bom pretexto para descobrir outras obras suas e saber mais do seu interessante percurso de compositor.
Novas Partituras no MIC​.​PT
A edição de partituras pelo MIC.PT tem como alvo a distribuição de par-tituras de obras de compositores/ compositoras, residentes em Por-tugal, fomentando a sua escolha por parte de músicos e o seu estudo
no meio académico.

Amílcar Vasques-Dias (AVDias0019)
Duas cantigas d'amigo (2003) · coro de sopranos
Cândido Lima (CL0181 · partitura didáctica)
rev. Antonio Fruscella
Cadernos de Invenções – Guitarra II (2007-11) · guitarra
novos CD no MIC​.​PT
Jaime Reis – Solo and Chamber Works
Jaime Reis – Fluxus
· Obras de Jaime Reis: Sangue Inverso – Inverso Sangue (2015-19), Lysozyme Synthesis (2003) e Fluxus, Vortex – Schubkraft (2018-19); na interpretação de: Ana Telles (piano), Ensemble Fractales e Aleph Gitarrenquartett · Edição: NEOS Muisc
MÉTAMORPHOSES 2020
Duo Contracello IV
· Obras de: Cláudio de Pina (Temptations) e Marta Domingues (Yliathim), entre outros e outras participantes do 11.º Concurso de Composição Acusmática Métamorphoses 2020
Edição: Musiques & Recherches
estreias recentes
A Solidão de um Pêndulo
30 / 01, >> concerto on-line, Sound in Motion 4 & 5
Hugo Vasco Reis (guitarra portuguesa), Mariana Vieira (assistência técnica)
The Poetry of an Impulse
31 / 01, concerto on-line, Teatro don Bosco, Itália
Azione_Improvvisa Ensemble; Margherita Berlanda (acordeão), Pierpaolo Dinapoli (guitarra eléctrica), Daniela Fantechi (electrónica), Andrea Antonel (teorba)
José Teixeira
PARTITURAS EDITADAS PELO MIC.PT · Cândido Lima · CADERNOS DE INVENÇÕES – GUITARRA II
REV. ANTONIO FRUSCELLA

Recentemente o >> Catálogo de Partituras Editadas pelo MIC.PT foi enriquecido com novas partituras da autoria de: Amílcar Vasques-Dias (Duas cantigas d'amigo), Lino Guerreiro (Uttalanden), Paulo Ferreira-Lopes (Die sieben Worte Jesu Christi am Kreuz) e Cândido Lima (Cadernos de Invenções – Guitarra II · rev. Antonio Fruscella · partitura didáctica). A última edição, Cadernos de Invenções – Sons para descobrir – Títulos para inventar – Guitarra II, é uma revisão desta partitura didáctica de Cândido Lima realizada pelo guitarrista Antonio Fruscella. Como diz o músico na introdução à revisão: "O compositor Cândido Lima honrou-me muito dedicando-me a sua obra Cadernos de Invenções – Sons para descobrir – Títulos para inventar – Guitarra I e II, em Abril de 2020. Apesar do seu conhecimento da guitarra ser amplo e imaginativo, esta obra específica nunca tinha sido revista por um guitarrista clássico. Realizei esta revisão para atingir uma fluência executiva do ponto de vista das possibilidades técnicas de guitarristas. Consequentemente, fiz também uma revisão da disposição gráfica da partitura, incluindo novas instruções técnicas e facilitando a sua leitura". Esta peça de Cândido Lima faz parte da série Cadernos de Invenções – Introdução à música contemporânea – Sons para descobrir – Títulos para inventar, que é uma colecção de pequenas peças, 10 por Caderno, para diversos instrumentos. Compostos regularmente entre 2006 e 2011, os Cadernos são constituídos por composições breves e abstractas como aforismos ou epigramas, à maneira dos Prelúdios ou das Invenções de Bach, ou de miniaturas que vários compositores do século XX escreveram por entre obras de grandes proporções.
Actualidade
José Teixeira
10.º Concurso de Composição do Sond’Ar-te Electric Ensemble
nova música de câmara com electrónica

O júri, composto pelos compositores Clemens Gadenstätter, Pierre Jodlowski e Miguel Azguime, decidiu atribuir o primeiro prémio do 10.º Concurso de Composição do Sond’Ar-te Electric Ensemble – Nova Música de Câmara com Electrónica, ao compositor francês Nicolas Brochec pela obra the eye para ensemble, vídeo, electrónica, e placas de metal. Esta peça será apresentada em Portugal no âmbito da Temporada de Concertos 2021 do Sond’Ar-te Electric Ensemble.
Entrevistas MIC.PT
camera
A partir de agora, no >> Canal YouTube do MIC.PT estão disponíveis mais três novas Entrevistas do ciclo Na 1.ª Pessoa, aos compositores: Pedro Amaral, Vítor Rua e Miguel Azguime (entrevista em três partes).
Presentemente o >> Canal YouTube do MIC.PT contém vídeos com 18 Novas Entrevistas a compositoras e compositores residentes em Portugal realizadas desde 2019, assim como com oito Entrevistas do Arquivo do MIC.PT realizadas entre 2003 e 2005.
Filmadas no O'culto da Ajuda em Lisboa e realizadas no contexto do ciclo Na 1.ª Pessoa da emissão radiofónica Música Hoje, produzida pelo MIC.PT e pela Miso Music Portugal para a >> Antena 2, as Novas Entrevistas constituem uma (re)visita ao universo criativo dos vários compositores e compositoras editadas pelo MIC.PT, dando seguimento às Entrevistas Históricas realizadas pelo MIC.PT há mais que 15 anos e que agora constituem registos únicos da evolução da linguagem de cada um dos artistas entrevistados.
Para aceder às Entrevistas sigam as ligações em baixo e/ ou visitem o >> Canal YouTube do MIC.PT, que durante os próximos meses será regularmente actualizado com novos vídeos.

Entrevistas Recentes
Pedro Amaral   Vítor Rua   Miguel Azguime   Miguel Azguime   Miguel Azguime

Entrevistas 2019-20
Amílcar Vasques-Dias   António de Sousa Dias   Carlos Marecos   Daniel Schvetz   David Miguel   Isabel Soveral
Jaime Reis   João Quinteiro   Patrícia Sucena de Almeida   Rui Penha   Sara Carvalho

Entrevistas 2003-05
Álvaro Salazar   Amílcar Vasques-Dias   António Pinho Vargas   Christopher Bochmann   Filipe Pires   Luís Tinoco
Paulo Raposo   Pedro Amaral
Agenda Catálogo de Partituras MIC.PT Espaço Crítica para a Nova Música MIC.PT EN MISOMUSIC.COM MIC.PT Twitter IAMIC Facebook