se não conseguir visualizar esta newsletter >> clique aqui · if you can't see this newsletter >> click here
pedimos desculpa por envios múltiplos · apologies for cross-posting
header
links
Actividade · Compositoras e Compositores Editados pelo MIC.PT
NOTA BENE: Devido à pandemia Covid-19, as iniciativas divulgadas na Newsletter do MIC.PT de Abril poderão ser sujeitas a alterações na programação ou adiamentos. Para obter informações actualizadas que dizem respeito às mesmas, agradecemos que visitem os sítios das entidades organizadoras.

A obra Kontrol (2019) para percussão e electrónica de João Pedro Oliveira está incluída no programa da conferência virtual SEAMUS 2021, organizada pela Sociedade para Música Electroacústica nos Estados Unidos e que decorrerá entre os dias 23 e 25 de Abril. Outra obra deste compositor editado pelo MIC.PT, Timshel (2007) para ensemble e electrónica, será trabalhada e apresentada em concerto no contexto da Academia do Sond'Ar-te Electric EnsembleSondar e Interpretar a Música de Hoje (16-18 e 22-26 de Abril, O'culto da Ajuda em Lisboa). Adicionalmente, várias obras audiovisuais e e electroacústicas de João Pedro Oliveira serão apresentadas no contexto de dois concertos monográficos on-line – a 23 de Abril, no ciclo Perspectivas Sonoras organizado pelo Centro Mexicano para la Música y las Artes Sonoras; e no dia 30 no contexto dos concertos Sound Junction da Universidade de Sheffield (Reino Unido). Por fim, em Março foram anunciados os resultados do Concurso de Composição newEar Contemporary Chamber Ensemble 2020-2021, no âmbito do qual João Pedro Oliveira foi distinguido com uma Menção Honrosa.
Jaime Reis · © Sofia Nunes
Jaime Reis · © Sofia Nunes

A obra Lysozyme Synthesis (2003) para piano de Jaime Reis, foi escolhida no âmbito da iniciativa Lockdown Diary, pelo ensemble Tempus Konnex. O objectivo deste projecto é apoiar músicos e compositores nos tempos da pandemia, criando uma plataforma on-line com gravações de obras da actualidade. A peça de Jaime Reis foi gravada pelo pianista Alberto Carnevale Ricci (Lockdown Diary #7). Adicionalmente, no dia 14 de Abril este compositor editado pelo MIC.PT, participará no Seminário on-line, Itinerários Sonoros na performance art: processos de criação e recriação artística (7-21 de Abril), no contexto do qual fará uma apresentação intitulada, Redescobrindo “Luís Vaz 73”. «Nesta conferência será introduzida a obra Luís Vaz 73 de Peixinho, apresentada em colaboração com o artista Ernesto Sousa. Será apresentado o seu historial e contexto, incidindo em particular, sobre a reconstituição da obra que elaborei em conjunto com a equipa do Centro de Arte Moderna da Fundação Gulbenkian em 2009, assim como o trabalho em curso que está a ser realizado para a sua apresentação este ano no Grande Auditório» – revela Jaime Reis.

A peça Your Trash (2016), para percussão, electrónica e vídeo, de Igor. C Silva, compositor editado pelo MIC.PT, será apresentada este mês no âmbito de dois concertos: a 14 de Abril por Miłosz Pękala no Festival Kody em Lublin na Polónia; e no dia 28 por Victor Barceló no Centro Centro em Madrid, no âmbito do concerto intitulado Solidão Digital. «A obra Your Trash foi pensada como um sarcasmo sobre o lixo digital que todos temos nos nossos computadores, smartphones, etc. Neste contexto, ao percussionista é pedido fazer upload de diferentes vídeos e fotos, o que torna a peça personalizada para cada pessoa que a interpreta» – explica Igor. C Silva.

No próximo dia 24 Abril Paulo Bastos irá realizar uma comunicação inserida no colóquio, Questões de Ensino Musical, coordenado por Dr.ª Elisa Lessa e organizado no Departamento de Música – Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (23-24 de Abril). O título da comunicação deste compositor editado pelo MIC.PT é – Novos caminhos para o século XXI. A Escola de Composição de Braga. Desde 1996, Paulo Bastos trabalha como professor no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga no qual ensina as disciplinas: Introdução a Técnicas de Composição, ATC, Composição e ainda Música Electrónica.

No dia 7 Abril Vítor Rua fará uma apresentação – Intervenções Sonoras, ou Intervenções Musicais, eis a questão –, no Seminário virtual Itinerários Sonoros na performance art, realizado no âmbito do Núcleo de Investigação em História da Arte – Práticas Artísticas Contemporâneas do Centro de Investigação Transdisciplinar Espaço Memória. «Ao longo de décadas a Performance em Portugal esteve ligada a músicos que compuseram obras musicais para as suas performances. Nomes como Jorge Peixinho, Carlos Zíngaro, Jorge Lima Barreto e Vítor Rua, trabalharam de perto com performers como Ernesto de Sousa, António Barros, Silvestre Pestana, Manoel Barbosa, Rui Órfão, Carlos Gordilho, Fernando Aguiar, Alberto Pimenta, ... Essas performances contêm em si, intervenções sonoras ou musicais? Ou as duas? Ou é a mesma coisa?» – pergunta Vítor Rua, compositor editado pelo MIC.PT, no resumo da sua apresentação.

Na segunda metade de Março iniciou-se o ciclo de aulas abertas on-line, Apoio à interpretação musical, realizadas por Christopher Bochmann, compositor editado pelo MIC.PT. Esta iniciativa, promovida pela Orquestra Sinfónica Juvenil, é constituída por 14 aulas no âmbito dos quais Christopher Bochmann aborda temas relativos ao Ritmo, à Dinâmica, Afinação e Harmonia. As quatro aulas do ciclo realizadas em Março (O Ritmo I-IV) já estão disponíveis no Canal YouTube da OSJ. As próximas sessões, sempre às 18h45 em directo na página Facebook da OSJ, irão decorrer ao longo do mês de Abril: dia 2 (sexta-feira) · O Ritmo V; dia 5 (segunda-feira) · Dinâmica I; dia 7 (quarta-feira) · Dinâmica II; dia 9 (sexta-feira) · Afinação I; dia 12 (segunda-feira) · Afinação II; dia 14 (quarta-feira) · Harmonia I; dia 16 (sexta-feira) · Harmonia II; dia 19 (segunda-feira) · Harmonia III · dia 21 (quarta-feira) · Harmonia IV; e dia 23 (sexta-feira) · Geral.
Peixinho é fixe (4)

Rio do tempo · Peixinho é Fixe (4) é o título do concerto que o GMCL – Grupo de Música Contemporânea de Lisboa sob a direcção de Tiago Oliveira, irá realizar no próximo dia 14 no contexto da 14.ª edição do Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu (1-25 de Abril), uma iniciativa da Proviseu/ Conservatório Regional de Música Dr. José Azeredo Perdigão, que conta com a direcção artística de José Carlos Sousa (compositor editado pelo MIC.PT). O programa deste espectáculo inclui seis obras de Jorge Peixinho, compositor editado pelo MIC.PT; são elas: Ulivi Aspri e Forti I (1982), O Canto da Sibila (1976), Coração Habitado (1966), Deux pièces meublées (1988), …A silenciosa rosa/ Rio do tempo (1994) e Ciclo Valsa IIa (1985). Este programa na interpretação pelo GMCL será também apresentado no próximo dia 18, numa transmissão on-line a partir do O'culto da Ajuda em Lisboa.
Sond'Ar-te · © Perseu Mandillo
Sond'Ar-te · © Perseu Mandillo
Sond'Ar-te
Diz-Concerto

Obras de um compositor e de duas compositoras editadas pelo MIC.PT estão incluídas no programa do espectáculo de teatro musical para jovens, Diz-Concerto pelo Sond'Ar-te Electric Ensemble sob a direcção de Pedro Neves, que no próximo dia 12 de Abril será apresentado ao vivo em transmissão on-line a partir do O'culto da Ajuda em Lisboa, para várias escolas do ensino secundário em Portugal. As peças incluídas neste programa são: Sonho (2015) de Daniel Martinho para o poema de Fernando Pessoa; Ao desconcerto do mundo (2014) de Ângela da Ponte para o poema de Luís Vaz de Camões; e Fala do velho do Restelo ao astronauta (2015) de Sofia Sousa Rocha para o poema de José Saramago. Diz-Concerto é um espectáculo de teatro musical que se insere na tradição das obras como Pedro e o Lobo de Serguei Prokofiev, sendo um espaço musical e cénico que junta um narrador aos instrumentos da orquestra (flauta, clarinete, violino, viola, violoncelo e piano), à electrónica, e que nos traz textos/ poemas de autores de referência portugueses, com música.
Sond'Ar-te · © Perseu Mandillo
Sond'Ar-te · © Perseu Mandillo
Academia
Sond'Ar-te

A Academia pelo Sond'Ar-te Electric EnsembleSondar e Interpretar a Música de Hoje –, destinada a estudantes dos 7.º e 8.º graus e do nível superior de instrumento, irá decorrer este mês em dois períodos – 16-18 de Abril e 22-25 de Abril –, no O'culto da Ajuda em Lisboa. O repertório que será trabalhado neste contexto inclui sete peças das compositoras e dos compositores editados pelo MIC.PT: Ângela da Ponte, António de Sousa Dias, Cândido Lima, João Pedro Oliveira, Miguel Azguime, Ricardo Ribeiro e Rui Penha; e ainda uma peça de Luís Tinoco. No âmbito desta Formação o Sond'Ar-te Electric Ensemble e o maestro Pedro Neves proporcionam um novo e único programa para estudantes de música que procurem sondar, decifrar e interpretar obras do nosso tempo; envolvendo-se na descoberta de um repertório contemporâneo estimulante. A Academia culminará com um concerto aberto ao público, na interpretação dos alunos, das alunas e do Sond'Ar-te Electric Ensemble, no próximo dia 25 de Abril no O'culto da Ajuda (transmissão on-line).
 
MÚSICA DE INVENÇÃO E PESQUISA
microfone
imagem ilustrativa
· 2 / 04 · 1h00 · Antena 2 ·
Em Primeira Mão
Christopher Bochmann (3)

Música de Invenção e Pesquisa prossegue o ciclo de programas Em Primeira Mão, dando a palavra aos criadores e desafiando-os a analisar algumas das suas obras. Uma forma de mergulhar no universo criativo de quem compõe, permitindo compreender o modo como compositores e compositoras conceberam e trabalharam a matéria sonora e as formas musicais, até chegar à obra final. Em Primeira Mão é um ciclo que pretende contribuir para o conhecimento da música da actualidade “por dentro”, para melhor a entender, apreciar e fruir. Neste programa, Christopher Bochmann, apresenta, da cabeça aos pés, a sua obra From Head to Toe (2017) para flauta, clarinete, piano, violino e violoncelo.
torre, rádios
imagem ilustrativa
· 16 / 04 · 1h00 · Antena 2 ·
Em Primeira Mão
Christopher Bochmann (4)

Continuamos o ciclo de programas Em Primeira Mão, dando a palavra a compositores e compositoras, convidando-os a analisar e a apresentar as suas obras. Neste programa o compositor, professor e maestro Christopher Bochmann fala-nos da única ópera que escreveu até ao momento, Corpo e Alma, revelando aspectos diversos de como a pensou e a compôs. Uma ópera baseada na célebre história de Pedro e Inês, escrita em 2008 e levada à cena, nesse ano, no Teatro Nacional de São Carlos. Um programa apresentado por Pedro Boléo, com tempo para a audição de vários excertos desta ópera.
konsola
imagem ilustrativa
· 30 / 04 · 1h00 · Antena 2 ·
Em Primeira Mão
Miguel Azguime (1)

Música de Invenção e Pesquisa desafia agora o compositor Miguel Azguime a analisar algumas das suas obras. Neste caso será, No Oculto Profuso (medidamente a desmesura), uma peça para clarinete e electrónica terminada e estreada em 2009. Mais um programa do ciclo Em Primeira Mão, em que pedimos a compositores e compositoras da actualidade para apresentar as suas obras, mergulhando nos processos de composição e nas formas musicais, com tempo para a escuta detalhada das peças musicais propostas pelos criadores.
Novas Partituras no MIC​.​PT
andorinhas
imagem ilustrativa
A edição de partituras pelo MIC.PT tem como alvo a divulgação de partituras de obras de compositores residentes em Portugal, fomentando a sua escolha por parte de músicos e o seu estudo no meio académico.

Jaime Reis (JReis0007)
Sangue Inverso, Ametista (II) · Inverso Sangue, Granito (II) (2015-17) · flauta, clarinete, piano, violino e violoncelo
Miguel Azguime (MA0038)
Trabalho Poético I: árvore (2016) · soprano, flauta, clarinete, violino, violoncelo e piano
Rui Penha (RP0008)
no man is an island (2014) · instrumento de sopro [solista improvisador(a)] e electroacústica espacializada
novos CD no MIC​.​PT
Jorge Peixinho · GMCL
Edição: la mà de guido

Obras de Jorge Peixinho:
O Canto da Sibila (1976), Sequência (1964), Mediterrânea (1991), Serenata per A (1981), Ulivi Aspri e Forti II (1984), Sine Nomine (1987);
na interpretação de:
GMCL – Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, sob a direcção de Aldo Brizzi, João Paulo Santos e Pedro Neves.
estreias recentes
Anne Victorino d'Almeida
Noturno                                                               >> ver obra
Pedro Nascimento
Dança sem nome                                                >> ver obra
WAKE! First we feel, than we fall...                     >> ver obra
21 / 03, Festival DME, Lisboa Incomum, concerto on-line
Luís Gomes (clarinete); Ana Telles (piano)
Sonatina n.° 2
24 / 03, Concerto Antena 2, ISEG, Lisboa
Bruno Belthoise e João Costa Ferreira (piano a quatro mãos)
Novidades MIC​.​PT

Em Março o MIC.PT lançou uma nova Página de Compositor dedicada a Eli Camargo Júnior, professor na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, onde implantou o Curso Básico de Composição – actualmente leccionando as disciplinas de Composição e Análise de Técnicas de Performance. Eli Camargo Júnior é também Coordenador do Projecto Didáctico Centro de Música e Imagem da EMCN, criado em 2020 em parceria com Jorge Machado (música electrónica) e João Vasco Almeida (fotografia e vídeo). Esta iniciativa foi aprovada pelo Concelho Pedagógico do Conservatório Nacional e encontra-se actualmente em curso, dando formação multimédia aos alunos do Curso de Composição. Desde 2004, Eli Camargo Júnior apresenta-se como compositor, tendo a sua música tocada por solistas e grupos como Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, Solistas da Metropolitana, Entre Madeiras Trio, Júlio Guerreiro, Paulo Amorim, Luís Gomes, Catherine Strynckx, e também tendo merecido divulgação institucional – como são exemplos o Concerto Antena 2, A obra de Eli Júnior para guitarra, ou o concerto monográfico Elle, realizado no Oculto da Ajuda em Lisboa (prod. Miso Music Portugal).
Bruno Belthoise · © João Vasco
Bruno Belthoise · © João Vasco

A partir de agora o portal MIC.PT tem uma nova Página de Intérprete dedicada a Bruno Belthoise, pianista, concertista, improvisador, solista e membro-fundador do Trio Pangea. Bruno Belthoise estreou várias obras a si dedicadas, de compositores como Emmanuel Hieaux, Alexandre Delgado, Bernard de Vienne, Sébastien Béranger, Jean-Pierre Deleuze, Fernando C. Lapa ou Sérgio Azevedo. Convidado regularmente por festivais em Portugal, em França e em vários outros países, o pianista interpreta repertório que vai de Johann Sebastian Bach até aos compositores contemporâneos, incluindo a música de compositoras e compositores portugueses dos séculos XVIII, XIX, XX e XXI. A discografia de Bruno Belthoise inclui mais de 25 álbuns que acompanham a sua carreira de intérprete criativo. Este artista de talentos múltiplos, que gosta da performance nas suas diversas formas, é também fascinado pela arte de contar histórias associadas com o seu piano, tendo produzido diversos concertos narrados para o público jovem. Em 2022 Bruno Belthoise é convidado pela Philharmonie de Paris para estrear o Concerto para Piano op. 78 de Anne Victorino d´Almeida no âmbito da Temporada Cruzada França-Portugal.
World New Music Days 2021 · Xangai e Nanning · China

No âmbito do Call for Scores para o World New Music Days 2021, a Miso Music Portugal/ MIC.PT, enquanto Secção Portuguesa da ISCM, convidou uma compositora e cinco compositores portugueses da actualidade a incluírem as suas obras na Candidatura Oficial para este Festival dedicado à música do nosso tempo; são eles: Ângela Lopes na Categoria 9 (Música Electrónica) com a obra Reciclo-Recírculos – em forma de sanza (2019), Armando Santiago na Categoria 7 (Piano Solo) com a obra Groupes III (2019), Filipe Esteves na Categoria 9 (Música Electrónica) com a obra Barra-a-Barra (2020), Jaime Reis na Categoria 4 (Música de Câmara – Grupo A) com a obra Sangue Inverso – Ametista (II) · Inverso Sangue – Granito (II) (2015-17), Miguel Resende Bastos na Categoria 6 (Obras Corais SATB) com a obra A Soldier's Cemetery (2016) e Rui Penha na Categoria 10 (Música Electrónica com Um Instrumentista) com a obra no man is an island (2014). As peças submetidas pelas Secções e pelos Membros da ISCM – Sociedade Internacional para a Música Contemporânea do mundo inteiro, serão seleccionadas por um júri internacional para integrarem a programação do Festival World New Music Days 2021, que decorrerá nos dias 17-25 de Setembro em Xangai e Nanning na China.
Espaço Crítica para a Nova Música
Nova Crítica de Pedro Boléo ao CD “NowState” de Gonçalo Gato

Está disponível no Espaço Crítica para a Nova Música uma nova crítica da autoria de Pedro Boléo, A escuta improgramável, ao CD NowState com a música de Gonçalo Gato. Este álbum, editado e lançado no ano passado pela Kairos, reúne obras do compositor escritas ao longo de vários anos, entre 2008 e 2018. NowState é um CD que reúne também um conjunto de excelentes intérpretes e agrupamentos – Alexander Soares (piano), CHROMA, ensemble recherche, Martin Fahlenbock (flauta) e Sond'Ar-te Electric Ensemble sob a direcção de Pedro Carneiro.
MIC.PT – 20 Anos a ligar a Música Portuguesa ao Mundo · Entrevista com Jakub Szczypa

A partir de agora está disponível no Canal YouTube do MIC.PT o vídeo da entrevista realizada por Pedro Boléo a Jakub Szczypa, coordenador do MIC.PT, no contexto do programa de rádio Música de Invenção e Pesquisa, produzido pelo MIC.PT e pela Miso Music Portugal para a Antena 2 e emitido no passado mês de Fevereiro. Esta entrevista, “ilustrada” com várias miniaturas musicais do CD Cadavres Exquis – Portuguese Composers of the 21st Century, é dedicada à actividade do Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa – MIC.PT, no ano em que passam 20 anos deste projecto de estudo, divulgação, edição e informação em torno da música de compositoras e compositores residentes e activos em Portugal.
Novo Site da Miso Music Portugal

A partir de agora o site a Miso Music Portugal, www.misomusic.com, tem um design renovado e um novo layout pensado para facilitar aos visitantes a navegação on-line entre as actividades e os projectos desenvolvidos por esta Associação Cultural. Estes projectos incluem: espectáculos no O'cutlo da Ajuda, o Festival Música Viva, encomendas de novas obras a compositoras e compositores portugueses, o programa de rádio Música de Invenção e Pesquisa produzido para a Antena 2, espectáculos para crianças e jovens (Contos Contados com Som, ...), filiação em redes internacionais, o Miso Studio, a Miso Records, ... Para estar a par de todas as novidades na actividade da Miso Music Portugal visitem regularmente o novo site, www.misomusic.com, com acesso a vários materiais multimédia – áudios, vídeos e fotos –, realizados no contexto dos projectos desenvolvidos pela Associação.
Actualidade
22.º Concurso Internacional de Composição Electroacústica MÚSICA VIVA 2021

A fim de incentivar a criação e a difusão de novas obras electroacústicas, a Miso Music Portugal promove o 22.º Concurso Internacional de Composição Electroacústica Música Viva 2021. Esta iniciativa é dirigida a compositores e compositoras de todas as nacionalidades e idades, sendo que cada um(a) deles/ delas pode submeter apenas uma obra – não editada comercialmente e não premiada em nenhum outro concurso nacional ou internacional. A data limite para apresentação das obras a concurso é 31 de Agosto de 2021, e o premiado/ a premiada será anunciado/a no decorrer do Festival Música Viva 2021, que terá lugar entre 4 e 20 de Novembro, no O’culto da Ajuda em Lisboa. O Júri internacional do Concurso Música Viva 2021 é constituído pelos compositores: Flo Menezes (Brasil) · Todor Todoroff (Bélgica) · Miguel Azguime (Portugal).
Prémio SPA/ Antena 2 · 10.ª Edição

Com o objectivo de promover e incentivar a criação musical erudita contemporânea e de divulgar o trabalho de jovens compositores e compositoras, a Sociedade Portuguesa de Autores e a RTP – Antena 2 promovem mais uma edição do Prémio de Composição SPA/ Antena 2 destinado a compositores e compositoras de nacionalidade portuguesa ou estrangeiros residentes em Portugal há mais de quatro anos, nascidos a partir de 1 de Janeiro de 1986. As candidaturas devem ser enviadas por correio registado até ao próximo dia 23 de Julho de 2021 (data de recepção).

MARATONA ÓPERA XXI · CONCURSO PARA NOVAS ÁRIAS

O Concurso para Novas Árias – Maratona Ópera XXI, no âmbito do Festival OperaFest Lisboa 2021, pretende dinamizar a ópera contemporânea portuguesa, potenciar novos compositores, novo repertório, novas óperas, novos intérpretes, para criar a ópera do futuro e aproximá-la do mundo de hoje. Esta 2.ª edição investe na mestria de compor árias, o momento chave na ópera, em que a força da música se conjuga com a força do canto lírico, em todo o seu esplendor e que perdura para lá da própria ópera. O Concurso dirige-se a compsoitoras e compositores até 40 anos de idade, sendo que a recepção das candidaturas está aberta até ao próximo dia 30 de Abril.
footer
Agenda Catálogo de Partituras MIC.PT Espaço Crítica para a Nova Música MIC.PT EN MISOMUSIC.COM mail MIC.PT Twitter IAMIC Facebook