Em foco

MIC.PT


Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa

Ligando a música portuguesa ao mundo

Em 2015, o Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa, e o seu portal on-line www.MIC.PT, entra no seu 15.º ano de actividade.
No ano 2000, a associação cultural sem fins lucrativos e de utilidade pública Miso Music Portugal submetia ao então denominado Programa Operacional para a Sociedade de Informação (PoSi) um projecto para a constituição do CIIMP; e no final de 2001 o mesmo constituía-se com vocação de serviço público para catalogar, arquivar, estudar, preservar, editar e promover o património musical português, aquém e além fronteiras, com destaque para o período provavelmente mais mal tratado e surpreendentemente menos conhecido da história da música portuguesa: o século XX!
Apoios adicionais para a sua concretização surgiram por parte da Fundação Calouste Gulbenkian, Ministério da Cultura e Instituto Camões; e a 6 de Janeiro de 2006, na sede do Instituto Camões em Lisboa, teve lugar o lançamento oficial do portal MIC.PT e da base de dados que lhe está associada.
O conselho científico do MIC.PT constituído pelos Professores Doutores Isabel Soveral, António de Sousa Dias, Paulo Ferreira-Lopes, Pedro Rebelo, Rui Vieira Nery, Tomás Henriques e a direcção constituída por Paula Azguime e Miguel Azguime, definiram então as linhas de força da actuação do MIC.PT e os seus objectivos principais, entre os quais destacamos a recuperação e digitalização do património musical português, a sua valorização e divulgação nacional e internacional, o incentivo à sua investigação, a sua preservação e armazenamento digital, a edição digital e distribuição on-line de partituras, o acompanhamento e a catalogação da circulação da música portuguesa, e ainda, a criação de novas oportunidades para os compositores e os intérpretes portugueses.
Todos estes objectivos têm encontrado passo a passo plena concretização e em 2015, o CIIMP lança uma nova iniciativa, que em primeira mão aqui anunciamos e que, ainda no decorrer de Janeiro, será materializada, a saber a edição dos Dossiers de Compositores Portugueses dos Séculos XX e XXI, cujos dois primeiros números serão dedicados aos compositores Sara Carvalho e Paulo Ferreira-Lopes.

Base de dados

Tendo sido concebido e criado tendo em perspectiva a evolução digital em constante aceleração, que hoje em dia (re)define o nosso quotidiano, o núcleo central do MIC.PT é constituído por uma base de dados, construída de raiz, parcialmente disponível online, e cuja estrutura assenta nos seguintes quatro conjuntos: obras, compositores, intérpretes e materiais. Neste sentido o portal MIC.PT é regularmente actualizado com informações relevantes sobre os compositores portugueses, ou residentes em Portugal, com destaque para a criação musical dos séculos XX e XXI, incluindo os intérpretes de música contemporânea portuguesa, sendo simultaneamente enriquecido com novos materiais (partituras, áudios, vídeos, imagens, textos musicológicos, artigos, bibliografias e discografias ou críticas musicais, entre outros). Para cada obra incluída na base de dados do MIC.PT proporcionam-se informações completas sobre instrumentação, duração, notas de programa, encomendas ou apresentações públicas. Por consequência as obras têm ligação directa às páginas de compositores e intérpretes, assim como a qualquer outro material correspondente, seja ele partitura, registo áudio, vídeo, etc.
Neste momento a base de dados do MIC.PT tem 9405 obras catalogadas, 179 páginas activas de compositores, assim como 8095 documentos associados (textos, partituras, imagens, áudios ou vídeos), abrangendo vários séculos da música portuguesa.

Edições

Para além de facultar informações pertinentes directamente a partir da base de dados, há várias outras secções e actividades do MIC.PT que têm por missão o reconhecimento nacional e internacional da música portuguesa, assim como o propósito de fornecer serviços específicos aos compositores. Neste sentido é preciso destacar o programa de rádio produzido para a Antena 2, Música Hoje, dedicado à música portuguesa dos séculos XX e XXI; a Newsletter mensal do MIC.PT com informações relevantes sobre as actividades de vários compositores da actualidade e consequentemente sobre a vida musical em Portugal; e ainda a secção Em Foco, todos os meses dedicada a um compositor português com efeméride ou obras em destaque, ora em forma de artigo musicológico e biográfico, ora em forma de um Questionário / Entrevista.
Neste contexto, a equipa do MIC.PT está a preparar uma série de novas edições digitais, no sentido de divulgar o material extenso contido nos Em Focos desde 2011, uma espécie de retrato da composição em Portugal hoje em dia, e também para promover de uma maneira ainda mais efectiva e directa o trabalho de compositores portugueses da actualidade. A série dos Dossiers de Compositores Portugueses dos Séculos XX e XXI constituirá neste sentido uma “introspecção” no trabalho de cada um dos criadores, sendo simultaneamente um incentivo para investigar e (re)descobrir a sua música, assim como a sua reflexão estética e filosófica. Cada um dos Dossiers criados e editados em directa colaboração com os compositores será composto dos seguintes elementos: nota biográfica, questionário / entrevista ou artigo musicológico, e catálogo de obras com duas ordenações – por instrumentação e por ordem cronológica. Conforme referimos acima, os primeiros Dossiers de Compositores Portugueses dos Séculos XX e XXI, cujo lançamento está previsto para o inicio de 2015, serão dedicados a Paulo Ferreira-Lopes e Sara Carvalho, compositores Em Foco no MIC.PT em Setembro e Dezembro do ano passado, respectivamente.

Numa altura em que o MIC.PT atingiu uma média de mais 500.000 visitas anuais, torna-se evidente que este portal constitui o lugar privilegiado para a edição e distribuição de partituras em formato digital. A edição de partituras pelo MIC.PT tem como objectivo a distribuição de partituras de obras de compositores portugueses, tornando acessível a sua consulta online e download gratuito, fomentando e promovendo assim o conhecimento e a escolha de obras portuguesas por parte de instrumentistas, ensembles, e programadores, e ainda o seu estudo no meio académico, tanto em Portugal como no estrangeiro. A edição e distribuição de partituras pelo Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa é um serviço gratuito prestado aos criadores que assegura que a propriedade total das obras permanece dos compositores incluindo a totalidade dos direitos de autor. O Catálogo on-line de Partituras editadas pelo MIC.PT é todos os meses actualizado com novas obras, sendo que neste momento inclui 872 partituras de 51 compositores portugueses dos séculos XX e XXI.
Entre as edições mais recentes do MIC.PT é preciso destacar também o novo CD, Cadavre Exquis, Portuguese Composers of the 21st Century, a primeira edição discográfica sob a chancela do Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa em colaboração com a Miso Records e o projecto europeu MINSTREL, que consta de 45 miniaturas musicais, acústicas e electroacústicas, de 45 compositores portugueses da actualidade, sendo uma panorâmica única da composição contemporânea portuguesa.

Projecção internacional

Através das suas várias actividades o MIC.PT fomenta activamente a projecção internacional da música portuguesa. Presentemente o Centro pertence a várias redes internacionais que partilham objectivos idênticos de preservação e divulgação da música de arte, nomeadamente: International Association of Music Information Centres (IAMIC); International Music Council & European Music Council (IMC / EMC); International Society for Contemporary Music (ISCM); International Network for Contemporay Performing Arts (IETM); assim como os projectos MINSTREL e On the Move, entre outros. Neste sentido, dois exemplos mais recentes desta acção em prol da Internacionalização da Música Portuguesa foram, o concerto com a obra Momentos-Memórias II de Cândido Lima, para guitarra portuguesa, guitarra clássica e orquestra, em Outubro do ano passado, durante a Conferência e Encontro Anual da International Association of Music Information Centres, Tradição e Nova Música em Wroclaw na Polónia e o concerto dedicado à música electroacústica portuguesa com obras de Filipe Lopes, Rui Penha, Duarte Dinis Silva, Carlos Marecos, André Castro, Carlos Alberto Augusto, Pedro Patrício, Simão Costa e Carlos Guedes no Festival e Conferência CIME / ICEM 2014 que decorreu igualmente em Outubro passado no Center for Experimental Music and Intermedia no Texas, nos EUA.

Numa altura em que o MIC.PT completa 15 anos desde a sua concepção, as novas edições digitais concretizadas numa série de Dossiers de Compositores Portugueses dos Séculos XX e XXI constituem mais um passo na prossecução dos seus objectivos de divulgação do Património Musical Português, e a aposta que faz no digital responde naturalmente ao tempo presente, ao contexto tecnológico mas também económico, ecológico e civilizacional. É certo que todos os materiais disponíveis no Centro se encontram em formato digital - artigos, dossiers de compositores, partituras, imagens, áudios ou vídeos, ... – e é certo também que o inevitável digital oferece numerosas vantagens, nomeadamente: o acesso fácil e imediato a todo o tipo de dados relacionados com a criação musical, as possibilidades de cooperação em rede entre centros musicais do mundo inteiro, ...; mas o mesmo digital carrega consigo novos desafios nomeadamente o que designaríamos por “paradoxo da perenidade dos objectos digitais”. Para procurar dar resposta a esta questão crucial, o CIIMP colabora activamente num projecto liderado pela Direcção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, a Rede de Preservação Comum do Património Digital (RPCPD).

Janeiro de 2015
© MIC.PT

 

 

 

Espaço Crítica para a Nova Música

 

MIC.PT · Catálogo de Partituras

 

MIC.PT · YouTube

 

EASTN-logo
EU-logo