Agenda

Cursos

2019 · Março · Abril · Maio · Julho
2018
Arquivo

2019 · Julho







imagem ilustrativa · Pixabay

Curso Intensivo de composição e espacialização electroacústica III e IV

22-26 de Julho, 10h00 – 19h00
O'culto da Ajuda, Lisboa

Curso intensivo de composição e espacialização electroacústica III e IV com:
António Ferreira, António de Sousa Dias e Miguel Azguime

Informações & Inscrições: cursos[at]misomusic.com

>> Mais informações

>> Topo

2019 · Maio







imagem ilustrativa · Pixabay

Música Viva 2019 · crusos com Gilles Gobeil e Trevor Wishart

25-28 de Maio
O'culto da Ajuda, Lisboa

25 e 26 de Maio das 9h30 às 13h00 – curso de composição electroacústica I, com Gilles Gobeil
27 e 28 de Maio das 9h30 às 13h00 – curso de composição electroacústica II, com Trevor Wishart

>> Mais informações

>> Topo

2019 · Abril

Síntese – XIII Ciclo de Música Contemporânea da Guarda 2019

10-11 de Abril
Castelo Branco

29 de Abril, 9h30 e 11h00
Teatro Municipal da Guarda

Actividades em Abril no contexto do Síntese – XIII Ciclo de Música Contemporânea da Guarda (Abril · Maio · Junho):
· Dias 10-11: Masterclass destinada a alunos de ensino básico e secundário – Introdução às técnicas instrumentais contemporâneas –, por Rogério Peixinho e Carlos Canhoto;
· Dia 29: Ensaios Abertos, onde o Síntese – GMC realiza uma abordagem pedagógica à música contemporânea, destinada a alunos dos dois agrupamentos de escolas da cidade da Guarda (do 1.° ciclo até ao secundário).

>> Mais informações

Castelo Branco


Teatro Municipal da Guarda







imagem ilustrativa · Pixabay

FLAUTUÉ – Festival de Flauta Transversal · Performance · Ensino · Investigação

1-3 de Abril
Escola das Artes / Departamento de Música, Universidade de Évora

Flautistas / Professores convidados: Christian Studler · Monika Streitová · István Matuz · Katharine Rawdon · Francisco Barbosa

>> Mais informações

>> Topo

2019 · Março

Palestra por Ricardo Matosinhos no Conservatório de Música do Porto

21 de Março, 19h00
Piano Bar, Conservatório de Música do Porto

1 de Abril, 14h00
>> FLAUTUÉ – Festival de Flauta Transversal, Universidade de Évora

Palestra sobre as oito obras que Ricardo Matosinhos escreveu para flauta. Este conjunto de obras abarca diferentes formações – desde o solo, a grupos de câmara e grande ensemble.

>> Mais informações

>> Topo

2018

1.º Curso de Composição Electroacústica
1st Course of Electroacoustic Music Composition

Dois semestres a partir de Outubro de 2018 . O'culto da Ajuda, Lisboa

Prazo de inscrições: 30 de Setembro de 2018

Um ensinamento sistemático em Composição de Música Electroacústica com características únicas e inovadoras em Portugal.

O 1.º Curso de Composição Electroacústica é uma proposta que beneficia de uma vasta experiência, de pluralismo estético, de uma extensa rede institucional internacional; e que beneficia dos recursos logísticos e técnicos disponíveis no O’culto da Ajuda, onde está instalada de forma permanente uma “Orquestra de Altifalantes” de 40 elementos, instrumento de difusão sonora único em Portugal, proporcionando assim aos alunos deste curso condições de excelência para a prática da composição musical a abordar.


O corpo docente deste curso assenta na direcção pedagógica, coordenação e docência de António Ferreira, com a participação de Miguel Azguime e de António de Sousa Dias.

Em cada um dos semestres que constituem o curso, haverá também a participação de um professor convidado estrangeiro de reconhecido mérito artístico a anunciar oportunamente.

Duração: O curso terá inicio em Outubro de 2018 e irá desenvolver-se sobre 4 semestres (cada nível será constituído por 2 semestres) - 1 fim de semana de 3 em 3 semanas. Sábados e Domingos no seguinte horário: 14h30-19h00/20h00-22h30.

No final do 2.º semestre haverá adicionalmente 2 dias de seminários com apresentações públicas das obras compostas pelos alunos.

Este curso terá um número máximo de 12 participantes.

Datas . 1.º semestre:
. I - 13 e 14 de Outubro de 2018
. II - 3 e 4 de Novembro de 2018
. III - 24 e 25 de Novembro de 2018
. IV - 15 e 16 de Dezembro de 2018
. V - 5 e 6 de Janeiro de 2019
. VI - 26 e 27 de Janeiro de 2019

Condições de participação: sob consulta - cursos[at]misomusic.com

Information in English (click here)

>>Mais informações

Reading Session . Trash Panda Collective at Gaudeamus Muziekweek

September 8, 2018, 14h00
Gaudeamus Muziekweek, Muziekhuis Utrecht, The Netherlands

In this Reading Session young composers will tackle short sketches they have submitted in advance. Working together with the musicians and Igor C. Silva , each will develop their short sketch into a composition lasting several minutes. It is highly likely that successful results of the Session will return during the 2019 Gaudeamus Muziekweek.

>>More Information

KCMD . Electroacoustic Composition Masterclasses with Annette Vande Gorne and Jaime Reis

September 3-9, 2018
Kyiv Contemporary Music Days, Ukraine

Deadline for applications: August 15

Educational and concert platform for new music Kyiv Contemporary Music Days is happy to announce the launch of its fifth masterclasses for electroacoustic music for composers of any age and nationality with tutors composers Annette Vande Gorne (Belgium) and Jaime Reis (Portugal), which will take part on September, 3-9 2018 in Kyiv, Ukraine.

The masterclasses are organized together with Dias de Música Electroacústica, Goethe Institut in Ukraine, Ukrainian Minor Academy of Science and supported by Culture Bridges.

REGISTRATION FORM

>>More Information (KCMD)
>>More Information (KCMD . Facebook)

Synthetis 2018 . International Summer Course for Composers

July 29 - August 10, 2018
Radziejowice, Poland

The deadline for sending applications is May 31, 2018

The Synthetis 2018 lecturers are: Ondřej Adámek (Czech Republic), Chen Yi (China/USA), Johannes Kreidler (Germany), Mauricio Sotelo (Italy).
Artists-in-residence: members of the E-MEX Ensemble (Germany)

The International Summer Course for Composers SYNTHETIS 2018 is a fee-based programme where admitted participants attend workshops, lectures and individual lessons conducted in English, as well as concerts, presentations and other events included in the schedule.
The event is organized by the Music Gardens Foundation and is directed by Zygmunt Krauze. Each participant is guaranteed at least three hours a day of collective activities and the possibility of having individual meetings with all lecturers.
Apart from the lecturers-composers, the organizers invite artists-in-residence who will be present during entire length of the course. The participants will have an opportunity to attend individual lessons with the artists, during which newly-written pieces might be discussed. The artists will perform selected compositions written by participants at the course’s final concert. The concert will be recorded and each participant (whose work will be performed) will be provided with a recording of her/his composition. The fragments of the participants’ compositions written during course’s previous editions are available at the Recordings tab.
In 2018, there will be at least 2 artists-in-residence present during the course – a cellist and a trombonist. It is advisable to prepare the draft of a composition before the course (a solo piece for cello/trombone or a duo).
The organizer reserves the right to make changes to the event programme.

MORE PRACTICAL INFO

APPLICATION FORM

>>More Information (Synthetis 2018)
>>More Information(Synthetis 2018 . Facebook)

Workshop de poesia e música eletrónica experimental

6, 11, 14 e 17 de Julho, 2018
Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa


Oficina de escrita poética e oficina de composição

O Workshop de Poesia e Música Eletrónica Experimental possibilitará aos seus inscritos um momento de aprofundamento e maturação do trabalho que têm vindo a desenvolver. Dividindo-se em dois grupos distintos de dez participantes, este workshop destina-se a todos os que já se iniciaram na escrita ou na composição e se interessam pela relação entre Música e Poesia.

Ao longo de quatro sessões, os participantes inscritos na oficina de escrita poética serão desafiados a trabalhar a partir de uma peça de um jovem compositor inscrito na oficina de composição, enquanto estes últimos receberão um desafio análogo, ou seja, serão convidados a compor a partir de um poema inscrito na oficina de escrita poética.

No final, todos os participantes são convidados a participar numa sessão pública para apresentação do resultado a ter lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, no Auditório 3, no dia 22 de julho, pelas 18:00.

Formadores: Vasco Macedo (oficina de escrita poética) . Tomás Frazer (oficina de composição)

>>Mais informações

4th International Masterclasses for Composers . Festival New Music: Touchpoints (DME + KCMD)

June 11-20, 2018
Lisboa Incomum, Lisbon, Portugal

The educational and concert platform for new music Kyiv Contemporary Music Days together with the Festival DME (Dias de Música Electroacústica) are organizing the 4th International Masterclasses for Composers . Festival New Music: Touchpoints . It will be held in Lisbon, Portugal on June 11-20, 2018.
The invited composition tutors are: Hans Tutschku (Germany) and Jaime Reis (Portugal) - they will give group and individual lessons to the students.
The composers João Pedro Oliveira, Carlos Caires, Dimitris Andrikopoulos and António de Sousa Dias will also give workshops.

Musicians invited to give workshops: Nina Janssen-Deinzer (clarinet, Germany), Yuri Matsuzaki (flute, Japan-Germany), Junya Makino (violin, Japan-Switzerland), Milosz Drogowski (cello, Poland).

Complete prorgamme

Concerts in the context of the Festival New Music: Touchpoints

Conferences in the context of the Festival New Music: Touchpoints

>>More Information

IX Festival Internacional de Guitarra de Leiria . Estágio de Orquestra de Guitarra e Encontro de Orquestras e Ensembles de Guitarra

VIII Estágio de Orquestra de Guitarra . data limite de inscrição: 25 de Maio de 2018
VIII Encontro de Orquestras e Ensembles de Guitarra . data limite de inscrição: 25 de Maio de 2018

VIII Estágio de Orquestra de Guitarra . 2 e 3 de Junho
XIII Concurso Internacional de Guitarra . 3 e 10 de Junho

EVENTOS RELACIONADOS

>>Mais informações

Master Classes de guitarra por José Mesquita Lopes

21 de Março de 2018
Conservatório D'Artes de Loures

24 e 25 de Março de 2018
Orfeão de Leiria Conservatório de Artes

26-28 de Março de 2018
Escola Profissional de Artes da Beira Interior, Covilhã

Dia 21 de Março - Master Class de Guitarra no Conservatório D'Artes de Loures



Dias 24 e 25 de Março - Master Class de Guitarra no IX Festival Internacional de Guitarra de Leiria com Andrea Roberto (Itália), José Mesquita Lopes e Ilda Coelho



Dias 26, 27 e 28 de Março - Master Class de Orquestra de Guitarras (direcção) no EPABI (Escola Profissional de Artes da Beira Interior - Covilhã).
No dia 28 de Março às 21h30m irá ter lugar um concerto do Estágio no Teatro das Beiras (Covilhã). O programa: J. J. Quantz . Ennio Morricone . John Williams . Celso Machado/José Mesquita Lopes (arranjo) . O Professor de José Mesquita Lopes . G. Bizet

>>Mais Informações (IX Festival Internacional de Guitarra de Leiria)

Saber Ouvir: 9.º Curso Livre de História da Música . 2.º Módulo: Daniel Moreira . O Tempo e a Música

5 de Março de 2018, 17h30
Auditório EDP, Casa da Música, Porto

A 9.ª Edição do Curso Livre de História da Música está centrada na figura de grandes compositores. Haydn, Mozart, Beethoven e Schubert abrem o curso com um módulo dedicado à Primeira Escola de Viena e ao período Clássico. Num ano em que poderá ouvir muitas obras-primas destes compositores na Casa da Música, este é um tema imprescindível. A tríade formada por Schoenberg, Berg e Webern deu origem à Segunda Escola de Viena, módulo que decorre em ligação com a programação do Música & Revolução. A Orquestra Sinfónica irá apresentar a integral das Sinfonias de Bruckner mas o compositor austríaco tem uma obra vastíssima em outros domínios, como os da música sacra e coral, assuntos a desenvolver num módulo consagrado à sua vida e obra. Carlos de Seixas é talvez o maior nome da música barroca portuguesa, sendo figura em destaque no último módulo dedicado à Música Barroca na Península Ibérica. Um aspecto comum à obra de todos estes compositores é a questão do tempo e a música: 1) o tempo musical como medida objectiva; 2) o tempo musical como percepção subjectiva; 3) o tempo musical como construção cultural; constituindo mais um tema inédito no Curso Livre de História da Música.

Destinado a um vasto público sem formação musical, o Curso tem uma abordagem multidisciplinar e uma estreita relação com a programação da Casa da Música.

>>Mais Informações

My Jazz Band . Música Automática . Workshop (Formar na Digitópia)
por Rui Dias na Casa da Música

24 de Fevereiro de 2018, 11h00
Sala De Ensaio 3, Casa da Música, Porto

Vai explorar-se o computador para a geração automática de música. Neste papel, o computador torna-se um interveniente activo, admitindo novos modelos de utilização e formatos de criação. Com a abordagem a técnicas e ferramentas de programação, os participantes poderão criar programas próprios ou utilizar e adaptar os já existentes. As plataformas de desenvolvimento principais são o MaxMSP, Javascript e Processing, mas os participantes são livres de utilizar outra linguagem que conheçam.

>>Mais Informações

Aveiro_Síntese 2018 . Oficinas

13-23 de Fevereiro de 2018
Teatro Aveirense, Aveiro

13 e 14 de Fevereiro
Oficina de difusão, com Ricardo Guerreiro

20 de Fevereiro
Narrativas e gravações de campo, com João Martins (2.º/3.º ciclo)

21 de Fevereiro
(Ou)ver o som, com João Martins (pré-escolar)

23 de Fevereiro
Construção de instrumentos, com João Martins (2.º/3.º ciclo)

EVENTOS RELACIONADOS:
Concertos do Aveiro_Síntese 2018
Colóquio do Aveiro_Síntese 2018

>>Mais Informações (Teatro Aveirense)
>>Mais Informações (Arte no Tempo)

Dizer... as palavras dos poetas . Workshop com Miguel Azguime

Janeiro - Fevereiro de 2018, O'culto da Ajuda, Lisboa

Workshop Performativo com a Companhia Maior orientado por Miguel Azguime no O’culto da Ajuda.

>> Topo

Concertos & Espectáculos

Encontros & Conferências

Concursos & Calls