Agenda

Encontros & Conferências

NCMM - Nova Contemporary Music Meeting 2018

21-23 de Novembro de 2018
Palácio Fronteira, Escola Superior de Música de Lisboa

Nova Contemporary Music Meeting (NCMM) is a biennial, 3-day international conference launched by the Contemporary Music Research Group (GIMC) of CESEM (Centre for the Study of Sociology and Musical Aesthetics at Nova University, Lisbon) and focused on a variety of questions relating to music since the beginning of the 20th century.

Conceived as a contribution to the development of multidisciplinary and collaborative research the field of contemporary music, NCMM is a research meeting bringing together researchers, musicologists, composers and performers, working in multidisciplinary areas related to contemporary music. Placing a special focus on the articulation between musical practices and theoretical research activities, NCMM intends to respond to current challenges within contemporary music artistic practices and research, offering a platform for proposing, discussing and disseminating knowledge in a variety of fields.

>>Mais informações

Palácio Fronteira


Escola Superior de Música de Lisboa

Portuguese Composers at the International Conference on Mixed Music Pedagogy 2018

November 16-19, 2018
Montreal, Canada

A bilingual conference and concert series co-hosted by McGill University, Université de Montréal, and CIRMMT

The International Conference on Mixed Music Pedagogy 2018 (ICOMMP-2018) will be the first event of its kind: a four-day research-creation conference on the pedagogy of mixed music (music combining acoustic and electronic sound sources). Led by artist-researchers and scholars at McGill University and the Université de Montréal, the conference will include public workshops, research colloquia, and concerts featuring guest artists and lecturers from Canada, the United States, France, and Portugal.

ICOMMP-2018 will feature four days of presentations in French and English by international guests and presenters chosen from an open call for papers. Confirmed speakers include composers (Miguel Azguime, Bertrand Dubedout, Bruno Gabirro, Philippe Leroux, Pierre Michaud, Nina C. Young), musicologists (Guillaume Boutard, Jonathan Goldman, Robert Hasegawa), performers (Guillaume Bourgogne, Jean-Michaël Lavoie, Lorraine Vaillancourt), and technology experts (Mikhail Malt, Gilbert Nouno). Three associated concerts will feature Portugal’s Sond’Ar-te Electric Ensemble plus student performers from McGill and Université de Montréal, including a rare North American performance of Pierre Boulez’s …explosante-fixe… and new works by Miguel Azguime, Bertrand Dubedout, Pierre-Luc Lecours, Pierre Michaud, and Nina C. Young.

>>More information

Musivus - Ciclo I - Sessão III

13 de Novembro de 2018, 21h00
Sociedade Portuguesa de Autores, Lisboa

O Projecto MUSIVUS organiza, em contexto informal, uma conversa aberta ao público entre um compositor e um intérprete.

O tema das sessões foca-se numa obra de um compositor convidado que é discutida e interpretada por um intérprete convidado. Este projecto tem como objectivo nuclear a oferta de um diálogo perspéctico entre criação e interpretação de música contemporânea de vanguarda. No final da sessão de diálogo, o instrumentista apresenta a obra que foi discutida durante a sessão.

Enquanto actividade promovida pela Associação Portuguesa de Compositores (APC), o projecto MUSIVUS propõe-se divulgar a música contemporânea de vanguarda, quer na sua vertente composicional, quer interpretativa, com particular enfoque na criação nacional. Nesta medida, o projecto oferece a um público geral a possibilidade de contactar com a realidade íntima quer do processo de criação de música de vanguarda, quer da multiplicidade de processos performativos implicados na interpretação de obras recém criadas.

A terceira sessão deste projecto inicia-se com as presenças do Compositor António de Sousa Dias, que estará à conversa com o guitarrista Pedro João Rodrigues, em torno da obra Va(lé)riation 5b (2009), para guitarra e electrónica.

>>Mais informações
>>Mais informações (APC – Associação Portuguesa de Compositores)

O Doido e a Morte de Alexandre Delgado . lançamento de CD e encontro com o compositor

13 de Novembro de 2018, 18h00
Biblioteca Nacional de Portugal, Lisboa

Programa: Alexandre Delgado . O Doido e a Morte
encontro com o compositor

>>Mais informações
>>Mais informações (MPMP . Movimento Patrimonial pela Múisca Portuguesa)

ENIM 2018 - VIII Encontro de Investigação em Música

8-10 de Novembro de 2018
Instituto Politécnico do Porto

PROGRAMA COMPLETO

Organizado pela Sociedade Portuguesa de Investigação em Música em parceria com a Escola Superior de Educação do Porto e a Escola Superior de Música e Artes do Espectádulo do Instituto Politécnico do Porto

Comissão Científica/Scientific Commitee
Ana Telles (Universidade de Évora)
Diósnio Machado Neto (Universidade de São Paulo)
Elsa De Luca (CESEM)
Graça Boal-Palheiros (Instituto Politécnico do Porto)
Heloísa Valente (Universidade Paulista)
Pedro Nunes (INET-md)
Rui Penha (Universidade do Porto)
Susana Moreno (Universidad de Valladolid)

Oradores Principais/Keynote Speakers
Gabriela Cruz
João Pedro Cachopo (CESEM)

Comissão Organizadora/Organizing Committee
Cristina Fernandes
Jorge Alexandre Costa
Leonor Losa
Maria José Artiaga
Maria do Rosário Pestana

>>Mais informações

Lançamento do livro: Christopher Bochmann
(edições do Atelier de Composição)

3 de Novembro de 2018, 17h00
Gato Vadio, Porto

Elaborada em estreita colaboração com o próprio compositor, a edição integra textos de Ana Telles, Armando Possante, Benoît Gibson, Carlos Marecos, Christopher Bochmann, Pedro M. Rocha, Roberto Pérez e Sérgio Azevedo e foi coordenada por Pedro Junqueira Maia.

O lançamento consistirá numa breve conversa com o próprio Christopher Bochmann, orientada por Ângelo Martingo (director do Departamento de Música da Universidade do Minho).

>>Mais informações

Musivus - Ciclo I - Sessão II

30 de Outubro de 2018, 21h00
Sociedade Portuguesa de Autores, Lisboa

O Projecto MUSIVUS organiza, em contexto informal, uma conversa aberta ao público entre um compositor e um intérprete.

Enquanto actividade promovida pela Associação Portuguesa de Compositores (APC), o projecto MUSIVUS propõe-se divulgar a música contemporânea de vanguarda, quer na sua vertente composicional, quer interpretativa, com particular enfoque na criação nacional. Nesta medida, o projecto oferece a um público geral a possibilidade de contactar com a realidade íntima quer do processo de criação de música de vanguarda, quer da multiplicidade de processos performativos implicados na interpretação de obras recém criadas.

A segunda sessão deste projecto inicia-se com as presenças do Compositor Ricardo Ribeiro, que estará à conversa com o saxofonista Henrique Portovedo, em torno da obra In Nuce (2011), para saxofone e electrónica em tempo real.

>>Mais informações
>>Mais informações (APC – Associação Portuguesa de Compositores)

Sessão de Cinema - Estudos Incomunicantes de Álvaro Salazar

27 de Outubro de 2018, 18h30
Galeria Municipal do Porto

Estreia de Estudos Incomunicantes, de Álvaro Salazar
Bruno Nacarato . realização
Atelier de Composição . produção

>>Mais informações

XII Encontro Nacional da APEM - Associação Portuguesa de Educação Musical

27 de Outubro de 2018, 9h00 – 18h00
Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

O objectivo deste Encontro é proporcionar aos participantes diversas perspetivas sobre o ensino da música e a aprendizagem da música em contextos diversificados de ensino (formal, não formal e informal) desta vez centrado nas canções e no processo criativo da sua composição, cruzando diversas linguagens, nomeadamente a literatura e a música. Pretende-se com este Encontro contribuir para a reflexão das potencialidades das práticas musicais interdisciplinares e as possibilidades de cruzamentos e interseções dos processos criativos de diferentes linguagens que enriqueçam a aprendizagem musical.

>>Mais informações

O som como vibração da vida . conferência por Jonas Runa

17 de Outubro de 2018, 18h00
Museu Coleção Berardo, Lisboa

"O som tem um potencial imenso para a pesquisa científica e artística, uma vez que revela ligações profundas tanto à física fundamental quanto à psique humana. Nesta conferência, abordar-se-ão de forma anárquica (1) as relações entre o som enquanto entidade científica e o som enquanto perceção, (2) as consequências da autonomia do ruído e (3) as fronteiras entre a computabilidade e a criatividade na música eletrónica de arte, do ponto de vista da artistic research *.

Os três problemas são pistas que por fim permitem não só chegar à interpretação da consciência como a música da natureza mas também esboçar um conceito da filosofia da música desenvolvido em colaboração com o musicólogo Jorge Lima Barreto — a Energia Musical Irrealizada.

*Artistic research: pesquisa interdisciplinar, englobando ciência, técnica, teoria e/ou tecnologia, que assenta na criação artística do próprio autor; música como arte-ciência".

Jonas Runa

>>Mais informações

Musivus - Ciclo I - Sessão I

16 de Outubro de 2018, 21h30
Sociedade Portuguesa de Autores, Lisboa, Portugal

O Projecto MUSIVUS organiza, em contexto informal, uma conversa aberta ao público entre um compositor e um intérprete.

O tema das sessões foca-se numa obra de um compositor convidado que é discutida e interpretada por um intérprete convidado. Este projecto tem como objectivo nuclear a oferta de um diálogo perspéctico entre criação e interpretação de música contemporânea de vanguarda. No final da sessão de diálogo, o instrumentista apresenta a obra que foi discutida durante a sessão.

Enquanto actividade promovida pela Associação Portuguesa de Compositores (APC), o projecto MUSIVUS propõe-se divulgar a música contemporânea de vanguarda, quer na sua vertente composicional, quer interpretativa, com particular enfoque na criação nacional. Nesta medida, o projecto oferece a um público geral a possibilidade de contactar com a realidade íntima quer do processo de criação de música de vanguarda, quer da multiplicidade de processos performativos implicados na interpretação de obras recém criadas.

O Primeiro Ciclo deste projecto inicia-se com as presenças da Compositora Isabel Soveral, que estará à conversa com o violinista José Machado, em torno da obra Anamorphoses III (1995), para violino e electrónica.

>>Mais Informações

Seminário do CIPEM - Centro de Investigação em Psicologia da Música
e Educação . 20 anos de Investigação e Prática

Prazo para envio de prpostas de comunicação: 18 de Setembro de 2018

Seminário: 13 de Outubro de 2018
CIPEM – Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical
Escola Superior de Educação . Instituto Politécnico do Porto

O Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical – Polo do Politécnico do Porto do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos de Música e Dança (CIPEM/INET-md), celebra o 20.º Aniversário, promovendo a partilha de experiências entre investigadores, estudantes e professores de Educação Musical e Música.

Propostas de temas para debate:
. Desafio atuais da Educação Musical
. Provas de aferição em Educação Musical
. AEC de Ensino da Música: professor ou técnico?
. Ensino do Instrumento: individual vs grupo
. Problemáticas do Ensino da Formação Musical

Até dia 18 de Setembro de 2018, aceitam-se propostas de comunicação (15 minutos), painel de discussão (60 minutos), oficina (45 minutos) e poster (na vertical com dimensões máximas de 85 cm x 120 cm).

Num máximo de 300 palavras, o resumo deve contemplar a temática, os objetivos, as metodologias e 3 a 5 palavras-chave.

O resumo deve ser acompanhado de uma breve nota biográfica (até 100 palavras).

Envio de resumo e nota biográfica em formato word para cipem@ese.ipp.pt

>>Mais Informações

Ciência e Arte na Composição Musical . conferência por Pedro Amaral

11 de Outubro de 2018, 18h00
Centro de Artes e Espectáculo de Portalegre

12 de Outubro de 2018, 14h00
Auditório 1 do Instituto Politécnico de Beja

Música e Ciência
Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em parceria com a AMEC (Associação Música – Educação e Cultura ) – Metropolitana

Orquestra Metropolitana de Lisboa

Ciência e Arte na Composição Musical . conferencista/maestro Pedro Amaral

Antonín Dvořák . Sinfonia N.º 9 em Mi Menor, Op. 95, Do Novo Mundo

>>Mais Informações (dia 11)
>>Mais Informações (dia 12)

Centro de Artes e Espectáculo de Portalegre


Instituto Politécnico de Beja

Lançamento do livro: Joly Braga Santos: uma vida, uma obra

10 de Outubro de 2018, 18h30
Biblioteca Nacional, Lisboa

Lançamento do livro: Joly Braga Santos: uma vida, uma obra (coordenação de Álvaro Cassuto)

>>Mais Informações

Festival DME . Homenagem a Jorge Peixinho

6 e 7 de Outubro de 2018
Lisboa Incomum

Conferência: Jorge Peixinho: Ontem e hoje

Programa:

Dia 6

. 17h00
Conferências #1
. Ana Telles & Luís Gomes . META-FORMOSES ou Concerto para Clarinete Baixo e Ensemble de Jorge Peixinho Importância, escrita idiomática e questões de interpretação
. Ana Cancela . A introdução da vanguarda em Portugal: os primeiros happenings e espetáculos mixed-media na obra de Jorge Peixinho

. 18h00
Visualização do documentário: Um Dia Com… Jorge Peixinho (RTP)

. 18h30
Mesa Redonda Jorge Peixinho: Ontem e hoje - José Machado + Jorge Machado + Maria João Serrão + Ana Telles + Luís Gomes + Ana Cláudia Assis

Dia 7

. 16h00
Conferências #2
. Jaime Reis . Introdução à música electroacústica de Jorge Peixinho
. Ana Cláudia Assis . Um piano europeu na terra do batuque: circulação e recepção das obras para piano de Jorge Peixinho no Brasil (1970-1990)

. 17h00
Concerto #1
Jaime Reis - obras electroacústicas de Jorge Peixinho

. 18h00
Visualização do documentário Percursos da Música Portuguesa: Jorge Peixinho (RTP)

. 18h30
Conferências #3
. Cristina Delgado . Jorge Peixinho: composição e pedagogia
. Francisco Pessanha de Meneses . Notas sobre a música de cena de Jorge Peixinho: contributos para um diálogo entre teatro e música

. 19h30-20h30
Concerto #2 - Ana Cláudia Assis (piano) & Miguel Rocha (violoncelo) - programa completo

>>Mais Informações (Lisboa Incomum)
>>Mais Informações (Festival DME)

3.ª Bienal Jorge Lima Barreto em Vinhais

14-16 de Setembro
Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais

Programa:

dia 14 . sexta-feira . 17h00
. Conferência: A poesia concreta & Jorge Lima Barreto, com Feliciano Mira . Exposições: Singularidades em JLB
. Marco Franco: Pintura
. Ilda Teresa Castro: Instalação de Vídeo

dia 14 . sexta-feira . 21h30
. Ópera Caretos Digitais - Ato 1
Cena 1: Telectu interpreta Belzebu (Vítor Rua & Antónia Duarte)
Cena 2: Helena Espvall & Nuno Reis & Chris Cutler
Cena 3: Gimba


dia 15 . sábado . 11h00
. Workshop Walk through Vinhais & the Park, por Kersten Gladien

dia 15 . sábado . 15h00
. Exibição dos filmes: Interaction with sound, por Kersten Gladien . Ecocídio e Hope Esperanza, por Ilda Teresa Castro

dia 15 . sábado . 21h30
. Ópera Caretos Digitais - Ato 2
Cena 1: Marco Franco
Cena 2: Bernardo Devlin
Cena 3: Tó Trips


dia 16 . domingo . 15h30
. Conferência: A presença do humor na arte de Barreto, com Gonçalo Falcão & Vítor Rua

dia 16 . domingo . 21h30
. Ópera Caretos Digitais - Ato 3
Cena 1 . Ópera: com Bárbara do Canto Lagido, Helena Espvall, Vítor Rua, Marco Franco, Jochen Arbeit, Bernardo Devlin, Ilda Teresa Castro, Luís Lima Barreto, Nuno Reis, Gimba, Kersten Gladien, Gonçalo Falcão, Feliciano de Mira, Rui Duarte

>>Mais Informações

Arquivo Digital do Centro Histórico de Coimbra . Apresentação

30 de Agosto de 2018, 19h00
Dar a Ouvir. Paisagens sonoras da Cidade; Convento de São Francisco, Coimbra

Arquivo Digital do Centro Histórico de Coimbra . Apresentação

. com Daniel Lopes, Pedro Martins, Paulo Peixoto, Silvia Ferreira, João Bicker, Catarina Pires
. Carlos Alberto Augusto . moderador

Projecto Dar a Ouvir. Paisagens Sonoras da Cidade desenvolvido pelo Serviço Educativo do Jazz ao Centro em coorganização com o Município de Coimbra.

>>Mais informações

Conferência por Rui Vieira Nery no contexto do 40.º Festival Internacional
de Música da Póvoa de Varzim

6 de Julho de 2018, 21h45
Cine-Teatro Garrett, Póvoa de Varzim

Rui Vieira Nery . Vianna da Motta e a Construção de uma Identidade Musical Portuguesa

EVENTOS RELACIONADOS: Concertos no âmbito do FIMPV 2018

>>Mais Informações (FIMPV 2018)
>>Mais Informações (FIMPV 2018 . Facebook)

Cine-Teatro Garrett

Apresentação por Carlos Guedes no contexto da 15th Sound & Music Computing Conference Sonic Crossings . Chipre

6 de Julho de 2018, 10h40
CUT Amphitheatre, Limassol, Chipre

Paper Session VII: Computational Musicology
Anastasia Georgaki (chair)

Modeling Carnatic Rhythm Generation: a Data Driven Approach Based on Rhythmic Analysis . Carlos Guedes, Konstantinos Trochidis, Akshay Anantapadmanabhan

EVENTOS RELACIONADOS: Concertos - SMC 2018

>>Mais Informações (Programa completo - SMC 2018)

Lançamento do CD I am (k)not com composições de Hugo Vasco Reis

30 de Junho de 2018, 17h30
Lisboa Incomum

Apresentação do CD I am (k)not de Hugo Vasco Reis . Música Acusmática

I am (k)not é um ciclo seis peças de música acusmática, resultado do cruzamento interdisciplinar entre o compositor Hugo Vasco Reis e a artista cénica Ana Jordão. O processo criativo desenvolve-se através da relação entre a expressividade, o gesto e o movimento. Entre o ritmo do corpo e a memória, de forma a encontrar interiormente, novos caminhos de escuta e perceção, num diálogo que oscila entre o sonho e a realidade. Durante o discurso de cada peça estão intrínsecos conceitos relativos ao processo criativo do compositor, encontrando-se gestos, focos, motivos e timbres, que criam em cada ciclo um discurso de ordem e desordem.

>>Mais informações

7.º Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação

21 e 28 de Junho; 2, 12, 19 de Julho de 2018
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa

21 de Junho . Torre B, Auditório 1 . 14h00
Ópera Portuguesa no Século XXI
Coordenação e moderação: Luís Soldado
. Carlos Marecos . Sobre ópera contemporânea
. Miguel Aguime . Nova Op-Era
. Nuno Côrte-Real . "O rapaz de bronze" - linguagem/estética/drama
. Paula Gomes-Ribeiro . Heterotopias da ópera no presente
. Luís Soldado . Ópera de Câmara "Tabacaria" - metodologias de composição, produção e encenação

28 de Junho . Edifício I&D Sala Multisusos 3 . 14h00
Prazer e Poder - Da produção audiovisual na construção de subjectividades
Moderação: Júlia Durand
Comentador convidado: Ricardo Guerreiro
. Bárbara Carvalho . Composição, compilação e imagens em movimento: sobre música na era do cinema narrativo e o projecto da Invicta Film
. Paula Gomes-Ribeiro . Por onde anda a ópera? Sobre a disseminação da ópera em conteúdos audiovisuais, na era da internet das coisas
. Júlia Durand . "Hard work pays off": A música épica do empreendedor herói no site Fearless Motivation . João Porfírio . "Celebrating everyday life in and around the kitchen": Modelos de comunicação audiovisual na construção da cozinha como cenário de prazer

2 de Julho . Edifício I&D Sala 0.06 . 17h00
Entre a produção e a investigação musical - sécs. XX-XXI
Moderação: Jelena Novak
. Rui Magno Pinto . Os empreendimentos sinfónicos de orquestras semi profissionais, amadoras e académicas na primeira década do século XX
. Daniel Schvetz . Concerto para Bandoneón e Orquestra de Daniel Schvetz
. Maria João Neves . Criação do laboratório multidisciplinar para verificação das características do logos musical na oralidade

12 de Julho . Edifício I&D Sala 0.06 . 14h00
Representações de África na música em Portugal no século XX
Coordenação: Edward Ayres d’Abreu
Moderação: Paulo Ferreira de Castro
Comentador convidado: Manuel Deniz Silva
. Edward Ayres d’Abreu . África enquanto tópico musical no século XX português
. Luísa Gomes . Elementos para uma definição da personagem cómica do diabo negro na farsa lírica Tição negro (1902)
. Rosa Paula Rocha Pinto . Política cultural, narrativa histórica e memória: a digressão Bailados Portugueses Verde Gaio a Luanda e "Lourenço Marques" (1966)

19 de Julho . Edifício I&D Sala 0.06 . 14h00
Pensar a Ópera
Moderação: Paula Gomes Ribeiro e Paulo Ferreira de Castro
. Andrea Luísa Teixeira . Elementos do universo das montagens de Antonio Jose em Pirenópolis
. Luís Santos . "A boa administração manda que o Estado não gaste um vintém para ter teatro lírico": o Teatro de São Carlos nos primeiros anos da República (1910-1917)
. João Quinteiro . Nono e Lachenmann: Insurreição depois de Darmstadt, os desafios do perigo ou os perigos de desafiar
. Jelena Novak . Film as an Opera Hero: "Afterlife" by Michel van der Aa
. João Pedro Cachopo . Onde está a Callas? Sobre reprodutibilidade técnica da aura em Maria By Callas de Tom Volf

>>Mais informações

Macías e Portugal: um olhar próximo

25 de Junho de 2018, 19h00
Centro Galego de Arte Contemporánea, Santiago de Compostela

60.º Aniversário do Nascimento de Enrique X. Macías (1958-95)
. Encontro moderado por Paco Yáñez (crítico musical) com a participação de Manolo Romón (actor e escritor), Pedro Amaral (compositor e maestro), Javier Macías (irmão de Enrique X. Macías)

EVENTO RELACIONADO: Concerto pelo Vertixe Sonora Ensemble

>>Mais informações

Conferências ministradas por Vitor Rua e Ilda Teresa Castro na Galeria Arco 8 (Açores)

22 de Junho de 2018, 21h30
Galeria Arco 8, Ponta Delgada, Açores

. Hasta La Vista Baby (Vítor Rua) . A manipulação subliminal da música de cinema e o diluimento de fronteiras no território do gosto
. Ilda Teresa Castro . Ecovisões em cenário worldwidewebiano

EVENTO RELACIONADO: Vitor Rua - A Sonosfera em Arco 8

>>Mais informações (Conferências)

ICLI 2018 . International Conference on Live Interfaces . Porto

June 14-16, 2018
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto . Passos Manuel . Casa da Música

Every creative process starts from a given seminal idea, lying somewhere between abstract thinking and engagement with material objects: let’s call it the inspiration. The moment when ideas flow into and out of place, slowly building to become a cohesive whole. What are the problems we deal with in the early prototyping of interfaces for live performance? What technologies do we use and how do we choose them? How do these technologies inform and catalyse the creative process? How do we unlock their unique expressive potential?

Inevitably, the time for the highly anticipated first performance arrives. What strategies do we use to combine the live interfaces within the performance? How do we cope with the technical difficulties of integrating various technologies? What is the unique aesthetic potential of each of these technologies? How do they transfigure the performance reception from the audience’s perspective?

Eventually, each live interface has to find its own path towards an emancipation from its first performative use. How do we repurpose live interfaces? How do we maintain the underlying technologies so that we can reuse or repurpose them? How do we build a repertoire for their use? How do we document and notate their technical and artistic aspects for future use?

These and other questions will be debated in ICLI 2018. Welcome to Porto!

COMPLETE PROGRAMME

PERFORMANCES WITH MUSIC BY PORTUGUESE COMPOSERS IN THE CONTEXT OF ICLI 2018

>>Mais informações

FBAUP


Passos Manuel


Casa da Música

Conferências no âmbito do Festival Festival New Music: Touchpoints (DME + KCMD)

11-20 de Junho
Espaço Lisboa Incomum

12 de Junho: Guilherme Bertissolo . Rogério Vasconcelos . João Pedro Oliveria

14 de Junho: Hans Tutschku

15 de Junho: Jaime Reis

16 de Junho: António de Sousa Dias

Programa completo

Concertos no âmbito do Festival New Music: Touchpoints

Cursos no âmbito do Festival New Music: Touchpoints

>>Mais informações

Lançamento do disco The Blue Voice of the Water (O Sotaque Azul das Águas)
com obras de Luís Tinoco

8 de Junho de 2018, 18h30
Estúdios Victor Córdon, Lisboa

17 de Junho de 2018, 21h15
Cybermusica - Casa da Música, Porto

O mais recente CD com obras orquestrais de Luís Tinoco será lançado mundialmente no dia 15 de Junho, sob a chancela da editora norte-americana Odradek Records, e terá duas apresentações em Portugal:

. Lisboa
8 de Junho . 18h30
Estúdios Victor Córdon
Apresentação por Prof. Dr. Rui Vieira Nery

. Porto
17 de junho . 21h15
Cybermusica - Casa da Música
Apresentação por Prof. Dr. Rui Pedro Pereira

Para além do compositor, Luís Tinoco, marcarão também presença o violoncelista Filipe Quaresma e o maestro Pedro Neves, intépretes no disco.

Confirmação da presença no evento através do e-mail: vanessapires@artway.pt.

>>Mais informações

Estúdios Victor Córdon


Casa da Música

Conferências no âmbito do Festival Música Viva 2018 . O Insustentável do Ser!

24 e 25 de Maio de 2018
O'culto da Ajuda, Lisboa

24 de Maio . 17h30
Horacio Vaggione . Composing With Networks of Digital Objects

25 de Maio . 17h30
António de Sousa Dias . conferência/leitura em torno do Lexikon der Elektronischen Musik (Dicionário da Música Electrónica) de Herbert Eimert

EVENTOS RELACIONADOS: Concertos . Música Viva 2018

>>Mais informações

Apresentação pública da Associação Portuguesa de Compositores

19 de Maio de 2018, 18h00
Sala Luís de Freitas Branco, Centro Cultural de Belém, Lisboa

A Associação Portuguesa de Compositores (APC) que tem como objectivo criar condições e meios para a regulação e desenvolvimento desta profissão, vai apresentar-se no dia 19 de Maio pelas 18 horas, no Centro Cultural de Belém, sala Luís de Freitas Branco, onde terá lugar um debate por um painel de compositores nacionais.

>>Mais informações

Homenagem a Clotilde Rosa . 88,º Aniversário do Nascimento . Sessão Performativa

11 de Maio de 2018, 18h00
Sala Luís de Freitas Branco, Centro Cultural de Belém, Lisboa

Programa:

Mestres da Velocidade . filme de Musa paradisíaca com Clotilde Rosa

Comunicação de Ana Telles . Clotilde Rosa: do lirismo onírico ao gesto sonoro na obra para piano

Comunicações pelo escritor João Rebocho e pelo Padre António Colimão

Clotilde Rosa - documentário . filme produzido por Troufa Real

Mesa redonda com a participação de - Mário Vieira de Carvalho, Manuel Pedro Ferreira, Manuel Morais, Luís Cília, Mário Falcão, Ana Telles, João Rebocho, Lopes e Silva, Aldo Brizzi, Troufa Real, Isabel Soveral, Jaime Reis, Padre Colimão, João Pedro Oliveira, Miguel Ferrão, Eduardo Guerra, João Paulo Santos, Christopher Bochmann, Pedro Figueiredo, Vasco Azevedo, Miguel Azguime, João Luiz, José Sá Machado, Jorge Sá Machado.

EVENTO RELACIONADO: Homenagem a Clotilde Rosa . Concerto

>>Mais informações

Semana da Composição 2018 da Escola Superior de Música de Lisboa
conferências, debates e concertos

14-20 de Maio
ESML - Escola Superior de Música de Lisboa

A novíssima música Portuguesa em destaque, com obras de repertório dos séculos XX e XXI.

Um evento colaborativo entre as classes de composição, instrumento, canto e tecnologias da música.

Uma mostra da investigação da ESML, no âmbito do projeto Criação, Circulação, Registo e Edição de Obras de Música Portuguesa Contemporânea, apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Música de: André Lisboa, André Mota, André Simões, António Pinho Vargas, Arvo Pärt, Carlos Caires, Courtney Miller, Diogo C. Ferreira, Eduardo Marques, Giovanni Zaniol, György Ligeti, Hugo Reis, Inês Lopes, Inês Matos, João Carlos Pinto, João Damas, Jorge Ramos, José Luís Ferreira, Jug Markovic, Karlheinz Stockhausen, Luigi Abbate, Luís Mandacaru, Luís Soldado, Manuel Beirão, Mariana Vieira, Pedro Beirão, Pedro Latas, Rodrigo Cardoso, Sérgio Azevedo, Sérgio Lopes, Simão Bárcia

>>Mais Informações

Memórias da Ópera

4-6 de Maio de 2018
Teatro Nacional de São Carlos, Lisboa

Promovido pelo Teatro Nacional de São Carlos o Programa Memórias da Ópera integra actividades abertas ao público com workshops, conversas, visionamento de imagens de arquivo, espetáculos, exposições e os Dias da Memória da Ópera, realizando o registo, organização e disseminação
das memórias e património vivo em torno da ópera nos dias 4, 5 e 6 de Maio de 2018.

>>Mais informações

Ciclo reXistir - A Miso Music Portugal e o espaço O'culto da Ajuda

2 de Maio de 2018, 17h00
Auditório B2013, ISCTE-IUL, Lisboa

Ciclo de Encontros . Experiências Culturais
reXistir
A MISO MUSIC PORTUGAL E O ESPAÇO O'CULTO DA AJUDA

Miguel Azguime . co-fundador e director da Miso Music Portugal
Paula Abreu (comentário final) . Fac. de Economia e Ces. . Universidade de Coimbra

>>Mais informações

European Platform for Artistic Research in Music EPARM Conference

March 22-24
Escola Superior de Música e Artes de Espectáculo (ESMAE) - Politécnico do Porto, Porto

EPARM 2018 Conference is a common ground for artistic research and teaching arts – reflection, knowledge and knowledge transfer.

Please note that the AEC EPARM 2018 is organized in combination with the HARMOS Festival (Porto, 20th - 24th March ) and ICMuC 2018: International Chamber Music Conference 2018 organized by NIMAE - I2ADS and ESMAE in Porto right before EPARM, from 21st March (afternoon) to 22nd March (morning).

The EPARM Conference includes the participation of Portuguese composers, performers and researchers: Marco Conceição, Gustavo Costa, Rui Penha, Jorge Salgado Correia, Luís Costa, Nuno Pinto.

The opening concert - March 22, 16h00, THSC . Helena Sá e Costa Theatre - will be performed by Diogo Taveira (clarinet and electronics) - its programme includes the piece by Lino Pinto, Clavistar 2 (2017).

>>More information

ICMuC - International Chamber Music Conference

March 21-22
Escola Superior de Música e Artes de Espectáculo - Politécnico do Porto, Casa da Música, Cibermúsica, Porto

The aim of this Conference is to stimulate discussion and reflection on Chamber music.

Educationally, chamber music is a curricular unit which is widely spread in every level of music education, but with a surprisingly scarce body
of research. We want to develop a broader view on chamber music, gaining insight on aspects such as creating the ensembles, group dynamics and leadership, assessment and repertoire, as well as composition practices for chamber music or the development of innovative teaching methods, programming, among others.

>>More information
>>More information (Harmos Festival)

Cerimónia de entrega do Prémio SPA Autores 2018

20 de Março, 22h00
Grande Auditório, Centro Cultural de Belém, Lisboa

Nomeados na categoria Melhor Trabalho de Música Erudita:

In Tempore (álbum Ouver) de João Pedro Oliveira
Metamorphosis and Resonances de Hugo Vasco Reis
Agora muda tudo de Nuno Côrte-Real e José Luís Peixoto

>>Mais Informações

Fernando Lopes-Graça e Eugénio de Andrade: o Diálogo entre a Música e a Poesia . apresentação do livro de Tiago Hora

10 de Março, 17h00
Biblioteca Pública Municipal do Porto

Fernando Lopes-Graça e Eugénio de Andrade: O Diálogo entre a Música e a Poesia (Correspondênica)
edição e transrição por Tiago Manuel da Hora (Chiado Editora)

Orador Convidado: Henrique Manuel Pereira

>>Mais Informações

Fernando Lopes-Graça e Eugénio de Andrade: o Diálogo entre a Música e a Poesia . sessão de lançamento do livro de Tiago Hora

1 de Março, 18h30
FNAC, Chiado, Lisboa

Fernando Lopes-Graça e Eugénio de Andrade: O Diálogo entre a Música e a Poesia (Correspondênica)
edição e transrição por Tiago Manuel da Hora (Chiado Editora)

>>Mais Informações

Aveiro_Síntese 2018 . Colóquio

24 de Fevereiro de 2018, 10h00-17h00
Teatro Aveirense, Aveiro

Incursão pelos recursos da electroacústica com P. Bento, H. Santana, D. Teruggi, R. Guerreiro e J. Chowning

EVENTOS RELACIONADOS:
Concertos do Aveiro_Síntese 2018
Oficinas do Aveiro_Síntese 2018

>>Mais Informações (Teatro Aveirense)
>>Mais Informações (Arte no Tempo)

Lopes-Graça e a Modernidade Musical . lançamento do livro de Mário Vieira de Carvalho

22 de Fevereiro, 17h00
Salão Nobre da Academia das Ciências de Lisboa

O novo livro de Mário Vieira de Carvalho, professor catedrático jubilado da NOVA FCSH e investigador integrado do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM), revisita o pensamento e a obra de Fernando Lopes-Graça (1906-1994) em quatro ensaios.

Em Lopes-Graça e a Modernidade Musical, editado pela Guerra e Paz, serão postas em evidência as circunstâncias mais agitadas da competição pela modernidade musical em Portugal. De acordo com a editora - "a modernidade de Lopes-Graça – verbalizada como projecto estético ou manifesta na sua música, na sua visão do mundo e na sua acção cultural e política – é um processo emergente a partir da constelação de possibilidades que a ancoragem num certo e determinado aqui e agora lhe podia oferecer".

>>Mais Informações

Tertúlia A Minha Música é... . XII Síntese - Ciclo de Música Contemporânea

2 de Fevereiro de 2018, 23h00
Café Concerto, Teatro Municipal da Guarda

A tertúlia A Minha Música é... contará com a presença dos compositores Cândido Lima, Nuno Côrte-Real e Ângela da Ponte, assim como com os músicos do ensemble Síntese. Tendo como ponto de partida a visão individual acerca das características intrínsecas que definem cada um dos compositores, parte-se para a exploração do que são as estéticas musicais na vanguarda da música portuguesa.

EVENTOS RELACIONADOS: Concertos do XII Síntese - Ciclo de Música Contemporânea

>>Mais informações

La Nuit des idées na Fundação Gulbenkian com músicos/musicólogos portugueses

25 de Janeiro de 2018, 19h00-24h00
Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

Este ano a cidade de Lisboa participará na sua primeira edição da Noite das Idéias - uma iniciativa da Embaixada de França em Portugal e do Instituto Francês de Portugal, organizada em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian. Neste evento dedicado à reflexão sobre várias áreas da actividade humana (política, economia, sociologia, tecnologia, arquitectura, arte...) participarão também, entre muitos outros intervenientes, músicos/compositores/musicólogos portugueses: Jonas Runa, Joana Sá e Rui Vieira Nery.

>>Mais informações

Conferência: Research Hands on PIANO

January 24-27, 2018
University of Aveiro, Portugal

Hands on PIANO is a meeting dedicated to the piano. It is a unique event due to the symbiosis between two types of meetings:
the convention type, of an artistic nature, focusing on a specific musical instrument, and the traditional type of academic research conference, but focusing on a specific instrumental area. Hands on PIANO aims to bridge the gap between artistic production and academic research, creating opportunities to combine artists’ and researchers’ knowledge, for mutual benefit. The first hands on meeting took place in April 2017 at the University of Aveiro, dedicated to the flute (Hands on FLUTE).

COMPLETE PROGRAME

>>More information
>>More information

Simpósio . Fernando Lopes-Graça em Retrospetiva

15 e 16 de Dezembro de 2017
Centro Cultural de Cascais

Académicos e especialistas na obra de Fernando Lopes-Graça vão estar em Cascais para um simpósio que visa revisitar a obra e a vida de um dos nomes maiores da história musical do século XX em Portugal. O evento, que decorre no Centro Cultural de Cascais a 15 e 16 de Dezembro, conta com nomes como Artur Pizarro, Olga Prats, Mário Vieira de Carvalho e Sérgio Azevedo. Entrada gratuita.

>>Mais informações (programa do simpósio)
>>Ciclo-Homenagem a Fernando Lopes-Graça

Colóquio Teatro, Espaço Vazio e Democracia

16 de Dezembro de 2017, 14h30
Sala Estúdio do Teatro da Rainha, Caldas da Rainha

Este encontro de especialistas, de ângulos diferentes - inclusive: António de Sousa Dias e Carlos Alberto Augusto - será constituído por dois momentos: o primeiro um conjunto de comunicações subordinado ao tema no título e um segundo, uma mesa-redonda sobre o projecto de Novo Teatro do Teatro da Rainha, cuja construção se iniciará no segundo semestre de 2017, a partir da sua própria maqueta e do conhecimento real do seu espaço de implantação e suas características.

>>Mais informações

ClarMeet.Porto'17

15-18 de Dezembro de 2017
Conservatório de Música do Porto

Masterclasses, palestras, workshops, exposição de instrumentos, recitais, concertos… o mundo do Clarinete reúne-se de 15 a 18 de Dezembro, no Conservatório de Música do Porto.

>>Mais informações (ClarMeet.Porto'17)
>>Mais informações (Conservatório de Música do Porto)

Contemporaneidades . Ciclo 2017 - 2018

29 de Novembro de 2017, 18h00
Sala Multiusos 1, Edifício I&D, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa

Conferência: Preservation, recovery and digital archiving of historical sound recordings

Federica Bressan . Post-doc - Marie Curie Fellow . Department of Art History, Musicology and Theatre Studies IPEM - Institute for Psychoacoustics and Electronic Music Ghent, Belgium

Organizado por Isabel Pires e o Grupo de Investigação em Música Contemporânea do CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical)

>>More Information

EAW2017 - Synchresis

November 13-17, 2017
DeCA - Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, Portugal

The International Conference Electroacoustic Winds 2017: SYNCHRESIS – Audio Vision Tales is organized by the Center of Electroacoustic Research (CIME), the Institute for Ethnomusicology - Research Center for Music and Dance (INET-MD), Research Institute in Design, Media and Culture (ID+) and DigiMedia - Digital Media and Interaction (CIC.Digital).

This conference seeks to establish bridges between Music Creation, Design & Soundscapes and New Media.

>>More Information

DME#55 - A Paisagem Sonora em que Vivemos

25-29 de Outubro de 2017
Espaço Lisboa Incomum, Lisboa, Portugal

A 55ª edição do Festival DME denomina-se “A Paisagem Sonora em que Vivemos” e consiste num evento internacional dedicado à Paisagem Sonora, Ecologia Acústica e Música Electroacústica.

>>Mais Informações

>>Mais Informações

Musichildren ’17

October 19-21, 2017
Department of Communication and Art, University of Aveiro, Portugal

The University of Aveiro, the Polytechnic Institute, Porto and INET-md (Institute of Ethnomusicology – Centre for Music and Dance Studies) will host the 1st International Conference: “Music for and by Children: Perspectives from Children, Composers, Performers and Educators”, from October 19th to 21st 2017, at the University of Aveiro, Portugal. The keynote-speakers will be Jackie Wiggins (Oakland University) and Dai Fujikura (Royal College
of Music).

The main goal of the musichildren’17 conference is to explore aspects of music for children, and music that is created by children. It aims to stimulate discussion, develop ideas, and disseminate research in the fields of Music Composition, Performance and Music Education. This 3 day event will host paper presentations, performances, workshops and discussions from around the world.

>>More Information

CMMR 2017 . International Symposium on Computer Music Multidisciplinary Research

25-28 de Setembro de 2017
CARA (Centro de Alto Rendimento Artístico), Matosinhos, Porto, Portugal

The 13th International Symposium on Computer Music Multidisciplinary Research (CMMR) will take place in Matosinhos, Porto between 25-28th September 2017. This edition encourages the submission of proposals related to the theme: Music Technology with Swing.

CMMR 2017 is jointly organized by the Sound and Music Computing Group at INESC TEC, together with the Orquestra Jazz de Matosinhos and AMU-CNRS-PRISM (France).

Please note, the registration system is now open!

>>Mais Informações

Lançamento do livro: Filipe Pires . Compositores Portugueses Contemporâneos

7 de Setembro de 2017, 17h45
Feira do Livro do Porto (Palácio de Cristal)

Lançamento:
>> FILIPE PIRES (Textos de: Jorge Lima Barreto, José Bettencourt da Câmara, Teresa de Macedo, Álvaro Salazar, Rosário Santana, Madalena Soveral)
> Colecção Compositores Portugueses Contemporâneos
> Edições do Atelier de Composição

Organização do stand da Matéria Prima

Apresentação de Pedro Junqueira Maia

>>Mais Informações
>>Mais Informações

Conferência . Jaime Reis @ Symposium “Mikrotöne: Small is beautiful” 2017

1 de Julho de 2017, 14h30
Mozarteum University Salzburg, Salzburgo, Áustria

Apresentação de Conferência - Emmanuel Nunes, “counterpoint of parameters” and ideas on “micro”

>>Mais Informações

Conferência . João Pedro Oliveira @ Monaco Electroacoustique 2017

5 de Maio de 2017, 15h30
Salle 39, Académie Rainier III, Mónaco

conferência por
João Pedro Oliveira

>>Mais Informações

Conferência . Jaime Reis @ Paysages Sonores

2 de Maio de 2017,
Cagliari, Itália

conferência por
Jaime Reis

>>Mais Informações

Conferência . Pedro Junqueira Maia @ RMC 2017

30 de Abril de 2017, 18h30
Salão Nobre do Teatro Aveirense, Aveiro

conferência por
Pedro Junqueira Maia

Nesta sessão será abordada a acção da histórica Oficina Musical, associação fundada pelo compositor Álvaro Salazar, em 1978. Com uma actividade regular que soma, até à data, mais de 400 apresentação de autores dos mais variados quadrantes técnicos e estéticos, muitos em estreia absoluta ou em primeira audição em Portugal, dar-se-á aqui a conhecer, a partir dos seus primeiros concertos, algumas dessas linhas programáticas que, desde o seu início, foram características das suas opções.

>>Mais Informações

Conferência . António de Sousa Dias @ RMC 2017

30 de Abril de 2017, 16h00
Salão Nobre do Teatro Aveirense, Aveiro

conferência por
António de Sousa Dias

Nesta conferência, será feita a evocação do grupo ColecViva, fundado por Constança Capdeville em 1985, em torno do conceito de "teatro-musica".
Através da sua apresentação e contextualização, procurar-se-á evidenciar a riqueza do pensamento de Capdeville nas diferentes formas de exploração deste conceito, onde a conjugação e confluência de diferentes meios e expressões artísticas, através daquilo que se poderia de classificar como de contraponto heterogéneo, contribuiu para uma obra singular e sempre actual.

>>Mais Informações

Gerações Em Confronto: Conversa Com Compositores . Cândido Lima, Virgílio Melo e Luís Antunes Pena @ RMC 2017

28 de Abril de 2017, 18h30
Salão Nobre do Teatro Aveirense, Aveiro

Conversa com os compositores Cândido Lima (1939), Virgílio Melo (1961) e Luís Antunes Pena (1973) conduzida por Diana Ferreira (Arte no Tempo) e Pedro Junqueira Maia (Atelier de Composição)
A partir da experiência diversa de cada um dos compositores, de diferentes gerações, pretende-se reflectir sobre o processo criativo individual de cada um.

>>Mais Informações

Conferência . Isabel Pires @ Contemporaneidades (Ciclo 2016-2017)

28 de Abril de 2017, 16h00
FCSH - Universidade Nova de Lisboa, sala 413 da Torre B

“Análise e performance de música electroacústica com instrumentos: problemáticas e estratégias”
Organizado por Isabel Pires e o Grupo de Investigação em Música Contemporânea do CESEM.

>>Mais Informações

Ciclo “Dois acontecidos happenings” & outras performatividades

21 de Abril de 2017, 9h30
Grande Auditório da Escola Superior de Música de Lisboa

Um evento organizado em colaboração entre o CESEM, o IHA da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa , a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, a Universidade de Coritiba (Brasil) e a Galeria Zé dos Bois. Com o apoio da ESML.

• Cláudia Madeira, “Dois acontecidos happenings & outras performatividades”
• Isabel Pires, “A música hoje: entre composição, performance e evento”
• Ernesto de Melo e Castro, “Sobre dois acontecidos happenings”
• Hélia Marçal, “percutir pousado, ou a inquietação: Sobre a documentação de Música Negativa e as possibilidades de reperformance”
• Diogo Alvim, “Trabalho de Mesa”
• António Barros, “Jonh Cage, Música FLUXUS e outros gestos da música aleatória em Jorge Lima Barreto”
• João Onofre, “Tacet”
• Paulo Reis, “Tricyc(l)age”
• Cristiana Tejo, “Paulo Bruscky e a performance multimedia”
• Andreia Nogueira, “Aspectos sobre a preservação de Jogo Projectado I”
• Performance Francisco Monteiro, “Jogo Projectado I” com música de Clotilde Rosa e envolvimento visual de Eduardo Sérgio
• Discussão com Testemunho de Eduardo Sérgio & Clotilde Rosa

>>Mais Informações

Conferência . João Pedro Oliveira @ II Coloquio Pensar/Crear/Investigar en Músicas y Tecnologias

19 de Abril de 2017,
Universidade Diego Portales, Santiago do Chile

Apresentação de uma conferência sobre espacialização sonora.

Conferência . Miguel Azguime @ Noites JOP em Palmela

11 de Abril de 2017, 21h00
Conservatório Regional de Palmela

“O nascimento de uma obra (o processo de criação)”
Comunicação de Miguel Azguime - Mentor JOP 2017.

Conferência . Jaime Reis @ Paysages Sonores - Encontro

10 a 14 de Abril de 2017,
Itália, Florença

Jaime Reis participará num encontro sobre Paisagem Sonora a decorrer em Florença de 10 a 14 de Abril, onde discutirá a sua nova obra electroacústica.

>>Mais Informações

Conferência . Isabel Pires // Rui Pereira Jorge @ Contemporaneidades (Ciclo 2016-2017)

31 de Março de 2017, 16h00
FCSH - Universidade Nova de Lisboa, sala 413 da Torre B

“Minimalismo e análise musical”
Organizado por Isabel Pires e o Grupo de Investigação em Música Contemporânea do CESEM.

>>Mais Informações

Conferência . Nemésio Puy @ Contemporaneidades (Ciclo 2016-2017)

8 de Fevereiro de 2017, 18h00
FCSH - Universidade Nova de Lisboa, sala 413 da Torre B

“MUSICAL MINIMALISM AS A REFLECTION ON TIME”
Apresentação pelo trompista e investigador Nemésio Puy do Departamento de Filosofia: da Universidade de Granada, Espanha.

>>Mais Informações

Conferência . Jaime Reis @ 1º Congresso do Ensino Artístico Especializado

5 de Fevereiro de 2017, 9h30
Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, Portugal

Painel de discussão: Técnicas e linguagens contemporâneas no ensino do instrumento musical (Universidade de Évora- Prof.ª Ana Telles)

>>Mais Informações

Conferência . Jaime Reis @ Círculo Das 5as

26 de Janeiro de 2017, 21h30
Museu Arte Nova (auditório), Aveiro, Portugal

Círculo Das 5as: Compositores Na 1ª Pessoa (III) Jaime Reis

>>Mais Informações

Temporada Fernando Lopes-Graça

22 de Outubro de 2016, 15h00
átrio e auditório do Museu do Neo-Realismo, Rua Alves Redol nº45, 2600-099, Vila Franca de Xira

No âmbito do 9º Aniversário do Museu do Neo-Realismo, e a encerrar a Temporada Fernando Lopes-Graça, decorrerá, no próximo dia 22 de outubro, pelas 15h00, o Colóquio sobre Fernando Lopes-Graça, com as presenças de Ana Paula Mendes, Maestrina do Coro Notas Soltas, e de António Pedro Pita, Diretor Científico do Museu do Neo-Realismo.

Ao Colóquio segue-se um Concerto pelo Coro Notas Soltas.

Entrada gratuita, sujeita à lotação da sala.

>>Mais Informações



Conferência . Pedro Rebelo @ Login Live on 2016

8 de Outubro de 2016, 9h00
Auditório 1 torre B, FCSH/NOVA, Avenida de Berna, 26-C, Lisboa

com Franziska Schroeder "Distributed Listening: Using a mobile app for exploring listening in everyday life"

>>Mais Informações

Conferência . António Pinho Vargas @ Bilateral International Conference Portugal/Italy

5 de Outubro de 2016, 12h00
Sala de ensaios 1, Casa da Música, Porto

Judas (secundam Lucam, Joannem, Mattaeum et Marcum) for Choir and Orchestra (2002): a composition and an interpretation of the text/libretto

Bilateral International Conference Portugal/Italy
Performance Analysis: A Bridge Between Theory And Interpretation

>>Mais Informações

Filipe Lopes, Jaime Reis e Sofia Sousa Rocha @ FIJC

16 e 17 de Setembro de 2016, 18h30
Teatro Municipal de Vila do Conde, Vila do Conde, Portugal

Ensaio público de análise das obras do concerto de dia 17 com a participação dos próprios compositores (Filipe Lopes, Francisco Uberto, Jaime Reis, Sofia Sousa Rocha) e dos músicos do Sond’Ar-te Electric Ensemble.

Encontro com os compositores Filipe Lopes, Francisco Uberto, Jaime Reis e Sofia Sousa Rocha.

>>Mais Informações

Conferência . Jaime Reis @ ICMC

13 de Setembro de 2016, 14h00
TivoliVredenburg Club 9, Utrecht, Holanda

"short overview of parametric loudspeakers array technology and its implications in spatialization in electronic music"

Conferência sobre novas dimensões na espacialização sonora, integrada no ICMC - International Computer Music Conference 2016.

>>Mais Informações

Conferência . António Pinho Vargas

27 de Julho de 2016, 21h30
Conservatório de Música de Coimbra, Coimbra

"Música e Poder: para uma Sociologia da Ausência da Música Portuguesa no Contexto Europeu"

Conferência seguida de tertúlia sobre a temática do seu livro Música e Poder: para uma Sociologia da Ausência da Música Portuguesa no Contexto Europeu, que resulta da sua dissertação de doutoramento em Sociologia da Cultura apresentada na Universidade de Coimbra em 2010. A conferência é destinada aos músicos da Jovem Orquestra Portuguesa.

>>Mais Informações

Conferência de Sara Carvalho e Henrique Portovedo

16 de Julho de 2016, 09h00
Bath Spa University, Bath - Inglaterra

"Imaginary performances: exploring gestural meanings" por Sara Carvalho e Henrique Portovedo

Integrado na conferência Performance Studies Network Conference (PSN2016), de 14 a 17 Julho de 2016, na Bath Spa University.

>>Mais Informações

Encontro Nacional de Composição e Análise Musical: Perspectivas Educacionais

11 e 12 de Julho de 2016
Conservatório de Música de Coimbra, Coimbra

"Encontro Nacional de Composição e Análise Musical: Perspectivas Educacionais"

"O Conservatório de Música de Coimbra (CMC) e o Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), nos dias 11 e 12 de Julho de 2016, organizam em Coimbra um "Encontro Nacional de Composição e Análise Musical: Perspectivas Educacionais” (ENCAPE2016).

 Este encontro tem como objectivo principal reunir diferentes intervenientes (professores, investigadores, e outros interessados) para debater e partilhar ideias relativas ao ensino da música nas áreas da Composição e da Análise Musical. Adicionalmente, pretende-se transversalidade temática e incentivo ao diálogo entre as diferentes áreas do ensino artístico.
 
O programa proposto é constituído por diversas conferências, painéis e debates, que contam com personalidades de relevo no panorama musical em Portugal. Em todos os painéis haverá a possibilidade dos inscritos colocarem questões e intervirem activamente no debate."

>>Mais Informações

Conferência . Ivan Moody

20 de Abril de 2016, 11h00
Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) Lisboa

"Caminhos singulares por modernismos e pós-modernismos"

"Nesta conferência, procurarei explicar e ilustrar com exemplos gravados o meu caminho como compositor, reflectindo sobre as questões estéticas e estilísticas que me têm preocupado ao longo deste percurso, bem como a minha investigação das mesmas como musicólogo, e a interacção entre estas duas actividades."

>>Mais Informações

Contemporaneidades . Barry Truax

5 de Dezembro de 2015, 14h00 e 15h00
Auditório 2, Torre B, CESEM, Universidade de Lisboa

 

 

Encontro com o professor Barry Truax da School of Communication and School for the Contemporary Arts at Simon Fraser University, Canadá.

Precursor e especialista na área de "soudscapes" e "acoustic ecology" contribuiu inequivocamente para o desenvolvimento das referidas àreas desde a década de 70.

Será realizado um concerto monográfico, intitulado FROM THE UNSEEN WORLD: Octophonic Soundscape Works from Vancouver, assim como uma conferência, cujo título é Soundscape Composition as Context-based Creation:From the Real to the Virtual.

O concerto realiza-se às 14 horas e a Conferência às 15.

>>Mais Informações

Quinta Aberta - Agricultura dos Sons com Barry Truax

3 de Dezembro de 2015, 21h30
O'culto da Ajuda, Lisboa

 


Para esta última Quinta Aberta - Agricultura dos Sons em 2015 temos um convidado especial... o compositor canadiano Barry Truax, pioneiro da síntese granular; e que juntamente com R. Murray Schafer concebeu o World Soundscape Project (WSP). Membro-fundador da Canadian Electroacoustic Community (CEC) e do World Forum for Acoustic Ecology (WFAE), as suas obras são regularmente apresentadas nos mais conceituados eventos (festivais e concursos) internacionais da nova música, sendo que em 1991 a sua emblemática Riverrun foi premiada com o Magisterium no Concurso Internacional de Música Electroacústica em Bourges, França. 

Venham participar connosco neste encontro com Barry Truax, personalidade essencial no que à música electroacústica diz respeito!

ENTRADA LIVRE!

>>Mais Informações

Encontro Nacional de Investigação em Música - ENIM 2015

12-14 de Novembro de 2015
Universidade de Évora

 

 

O V Encontro Nacional de Investigação em Música, organizado pela SPIM, Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, em parceria com a Universidade de Évora, decorrerá em Évora entre os dias 12 e 14 de Novembro.

>>Mais Informações

1.º Colóquio Internacional, educação, criação e o digital (éducation, création et numérique)

7-9 de Outubro de 2015
Sochaux, Montbéliard e Belfort, França

Em Outubro Miguel Azguime é um dos intervenientes no 1.º Colóquio Internacional, educação, criação e o digital (éducation, création et numérique), que irá decorrer entre os dias 7 e 9 de Outubro em Sochaux, Montbéliard e Belfort em França. Este evento é organizado pelo Conservatório de Montbéliard em cooperação com outras entidades, sendo uma extensão do projecto Ariane#. O seu programa engloba encontros, apresentações, comunicações, mesas redondas, assim como concertos e espectáculos - todos subordinados ao tema do colóquio dedicado ao digital enquanto a "alavanca" da educação cultural e artística. A apresentação de Miguel Azguime terá lugar no último dia do colóquio, a 9 de Outubro em Montbéliard. 

>>Mais Informações

Conferência APEM CIME/ICEM

2-4 de Outubro de 2015
O'culto da Ajuda, Lisboa

A Miso Music Portugal (Federação Portuguesa da CIME) e a Confederação Internacional de Música Electroacústica organizam a Assembleia Geral da CIME/ICEM e a conferência internacional, Arquivo e Preservação da Música Electroacústica. Durante este evento, no O'culto da Ajuda em Lisboa, serão apresentadas não apenas várias comunicações subordinadas ao tema acima delineado, mas também numerosos projectos de inovação tecnológica na música, assim como decorrerão concertos abertos ao público com a Orquestra de Altifalantes da Miso Music Portugal.

A conferência, realizada em inglês, irá ter lugar nos dias 2, 3 & 4 de Outubro, e contará com a participação de especialistas em música electroacústica (musicólogos, compositores e músicos) do mundo inteiro, nomeadamente, da Bélgica, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Grécia, Hungria, Polónia, Portugal e Suíça. Durante os concertos serão apresentadas obras electroacústicas de várias federações nacionais e membros internacionais da CIME/ICEM, incluindo peças de três compositores portugueses da actualidade: Simão Costa, António Ferreira e Rui Penha. 

>>Mais Informações

Quinta Aberta - Agricultura dos Sons com Vítor Rua

1 de Outubro de 2015, 21h30
O'culto da Ajuda, Lisboa

Durante esta Quinta Aberta estaremos à conversa com Vítor Rua que irá apresentar a sua própria obra e a música de Karlheinz Stockhausen.
Este é um espaço único de encontro, onde nos reunimos para ouvir música e conversar sobre liberdade, criatividade, inovação, resistência e arte. Apareçam! É uma oportunidade única para conhecer o que pensam e como criam os compositores do nosso tempo!

ENTRADA LIVRE!

>>Mais Informações

Electroacoustic Winds 2015

16-20 de Setembro de 2015
Centro Cultural e de Congressos, Aveiro

O 1.º Congresso Internacional de Música Electroacústica de Aveiro . Electroacoustic Winds 2015, organizado pelo Centro de Investigação em Música Electroacústica da Universidade de Aveiro (CIME) através do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), terá lugar entre 16 e 20 de Setembro de 2015, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro. O EAW 2015 conta com a participação especial dos compositores americanos Daria Semegen e John Chowning e do francês Jean-Claude Risset, incluindo ainda um conjunto de acções de formação para músicos e técnicos e, para um público mais abrangente, conferências e concertos. Incluindo uma abordagem historiográfica à investigação na área, o congresso cobre um variado conjunto de temáticas relevantes no panorama da actual investigação em música electroacústica, nomeadamente: sonificação som e imagem composição e ruído composição algorítmica espacialização síntese interpretação / performance preservação em electrónica ao vivo. Oradores convidados: Michael Iber, António Sousa Dias, Luís Antunes Pena, Ludger Brümmer, Flo Menezes, Alexander Mihalič, Miguel Azguime.

>>Mais Informações

Quinta Aberta - Agricultura dos Sons com Sara Carvalho

3 de Setembro de 2015, 21h30
O'culto da Ajuda, Lisboa

Durante esta Quinta Aberta estaremos à conversa com Sara Carvalho que irá apresentar a sua própria obra e a música de Gráinne Mulvey.
Este é um espaço único de encontro, onde nos reunimos para ouvir música e conversar sobre liberdade, criatividade, inovação, resistência e arte. Apareçam! É uma oportunidade única para conhecer o que pensam e como criam os compositores do nosso tempo!

ENTRADA LIVRE!

>>Mais Informações

Conversas com Compositores Portugueses Contemporâneos #12

4 de Julho de 2015, 17h00
Gato Vadio, Porto

Cândido Lima é o autor que se segue neste ciclo de conversas com compositores portugueses de hoje que o Atelier de Composição leva a cabo no Gato Vadio, no Porto. Compositor maior da criação musical contemporânea em Portugal, estará a conversa sobre o seu processo criativo com Ricardo Ribeiro, convidado da última sessão das Conversas.

>>Mais Informações

Conversas com Compositores Portugueses Contemporâneos #11

13 de Junho de 2015, 17h00
Gato Vadio, Porto

Ricardo Ribeiro é o autor que se segue no ciclo de Conversas com Compositores Portugueses Contemporâneos que o Atelier de Composição leva a cabo no Gato Vadio no Porto. No dia 13 de Junho pelas 17h00 à conversa com este compositor eidtado pelo MIC.PT sobre o seu processo composicional estará Diana Ferreira.

>>Mais Informações

A Morte da Música - conferência por Vítor Rua

18 de Maio de 2015, 10h00
Escola Secundária Alcaides de Faria, Barcelos

Falar sobre Música é como dançar sobre Poesia

Falar e escutar Música, não tem de ser "chato".
Vítor Rua, irá abordar uma miríade de estilos musicais e de variegadas Civilizações, de uma forma cativante e acessível a todos.
Rua argumenta que a primeira Música que existiu, não foi "tocada", mas sim "escutada": ouvir o chilrear dos pássaros ou o som sibilante dos ventos, como "música".
Na actualidade, nas sociedades Dromológicas em que vivemos, a Música - como a entendíamos desde os Gregos - está morta.
Mas será que a podemos ressuscitar?
Terá a Música Poder para voltar a viver?
Viver é estarmos num estado permanente de Ruído.
Vivemos numa Sonosfera.
A Música está morta: Viva a Música!

>>Mais Informações

Conversas com Compositores Portugueses Contemporâneos #10

16 de Maio de 2015, 17h00
Gato Vadio, Porto

Clotilde Rosa  é a autora de se segue neste ciclo de Conversas com Compositores Portugueses que o Atelier de Composição leva a cabo na livraria do Gato Vadio (Rua do Rosário, 281, Porto).
Isabel Soveral , convidada da anterior sessão, será agora a intermediária deste encontro com uma das importantes figuras da cultura musical portuguesa contemporânea.  

>>Mais Informações

Ciclo Novas Músicas no âmbito de Música no Museu . Arte no Tempo

14 de Maio de 2015, 21h30
Museu Arte Nova, Aveiro

Ricardo Ribeiro . Da saturação em R. Cendo e F. Bedrossian

>>Mais Informações

Fotografia e multimédia - ciclo de conversas

9 de Maio de 2015, 21h00
O'culto da Ajuda, Lisboa

23 de Maio, 18h00
Galeria Santa Clara, Coimbra

29 de Maio, 21h00
Mira Forum, Porto

A Prinst (Recantos Plurais) e a Húmus organizam em Maio de 2015 (9, 23, 29) um ciclo de 3 conversas com temáticas relacionadas com a Fotografia e Multimédia, em 3 Cidades portuguesas (Lisboa, Coimbra e Porto), ocupando 3 Espaços (O'culto da Ajuda, Galeria Santa Clara, Mira Forum) e convidando 3 Autores para apresentarem as suas criações e exporem uma fotografia da sua autoria durante um dia. Pretende-se a divulgação e partilha com o público, não só de trabalhos realizados por autores portugueses mas também estrangeiros, abarcando não só a fotografia mas também a interacção entre os diversos meios artísticos. Nuno Almeida e Patrícia Infante da Câmara (Lisboa, Portugal), Dorianne Wotton (Coimbra, França), Paulo Pimenta e José António Pinto (Porto, Portugal) serão os autores convidados nesta edição. A descentralização, intercâmbio e partilha são as principais características desta iniciativa, que pretende funcionar como uma 'rede' de conversas que se interligam através de elementos comuns, mas cada uma delas com um cariz particular, salientando-se a importância das parcerias com entidades sensíveis a tais ambições, nomeadamente O'culto da Ajuda (Miso Music Portugal), a Galeria Santa Clara, o projecto Fonlad e Mira Forum.

Programação Patrícia Sucena de Almeida e Diogo Marques de Oliveira

>>Mais Informações

Quinta Aberta - Agricultura dos Sons com Patrícia Sucena de Almeida

7 de Maio de 2015, 21h30
O'culto da Ajuda, Lisboa

Durante esta Quinta Aberta estaremos à conversa com Patrícia Sucena de Almeida... 

Conversa informal incidindo na prática multi artística transversal (transversal multi art) aflorando as suas raízes composicionais (Cage, Kagel e Stockhausen) para além de outras influências e fontes extra-musicais (pintura, desenho, literatura, filme, fotografia, dança), que influenciam o acto criativo (linguagem, processo e prática) e que funcionam não só como fontes de impulso inspirador mas também como meios activos (performance teatral, dança, filme) na criação interactiva.

A selecção dos trabalhos a apresentar baseia-se nas premissas anteriores mencionando-se Mens Sana in Corpore Sano (2003/2005, ensemble e actores), Aranea (2006, ensemble, filme ou performer), Nocturna Itinera (2008, quarteto de cordas e filme), In Occulto (2009, piano e performer), Vacuum Corporis (piano, em criação), com a apresentação simultânea das fontes de impulso inspirador, nomeadamente H.Bosch, A.Dürer (pintura e desenho), V.Hugo, S.Brandt, Thomas De Quincey (literatura), David Lynch, Lee Friedlander (filme e fotografia), Pina Bausch (dança).

Sendo o espaço O'culto da Ajuda um local de encontro, propõe-se finalizar com a discussão, o diálogo e a reflexão sobre a criação artística, o estado da arte e o papel dos criadores na actualidade.

Quintas Abertas - Agricultora dos Sons é um espaço único de encontro, onde nos reunimos para ouvir música e conversar sobre liberdade, criatividade, inovação, resistência e arte. Apareçam! É uma oportunidade única para conhecer o que pensam e como criam os compositores do nosso tempo!

ENTRADA LIVRE!

>>Mais Informações

Quinta Aberta - Agricultura dos Sons com Isabel Soveral

2 de Abril de 2015, 21h30
O'culto da Ajuda, Lisboa

Durante esta Quinta Aberta estaremos à conversa com Isabel Soveral que irá apresentar a sua própria obra e a música de Daria Semegen. 
Este é um espaço único de encontro, onde nos reunimos para ouvir música e conversar sobre liberdade, criatividade, inovação, resistência e arte. Apareçam! É uma oportunidade única para conhecer o que pensam e como criam os compositores do nosso tempo!

>>Mais Informações

Conversas com Compositores Portugueses Contemporâneos #09

14 de Março de 2015, 17h00
Gato Vadio, Porto




Isabel Soveral é o próximo autor à conversa neste ciclo que o Atelier de Composição organiza na Livraria do Gato Vadio, no Porto. Jaime Reis, anterior convidado das sessões, será agora o intermediário a propósito da criação musical daquele compositor.

>>Mais Informações

Quintas Abertas - Agricultura Electroacústica com João Madureira

5 de Março de 2015, 21h30
O'culto da Ajuda, Lisboa


Nesta Quinta Aberta no O'culto da Ajuda estaremos à conversa com João Madureira que irá apresentar a sua própria obra e a música de Luciano Berio

Este é um espaço único de encontro, onde nos reunimos para ouvir música e conversar sobre liberdade, criatividade, inovação, resistência e arte. Apareçam! É uma oportunidade única para conhecer o que pensam e como criam os compositores do nosso tempo!

ENTRADA LIVRE!

>>Mais Informações

Conversas com Compositores Portugueses Contemporâneos #08

21 de Fevereiro de 2015, 17h00
Gato Vadio, Porto


Jaime Reis, à conversa com Virgílio Melo

As Conversas que o Atelier de Composição organiza na Livraria do Gato Vadio/Porto seguem a 21 de Fevereiro de 2015, agora com o compositor Jaime Reis que estará à conversa com Virgílio Melo (o convidado da última sessão).

>>Mais Informações

Filipe Lopes nas Creative Mornings

20 de Fevereiro de 2015, 8h30
Palácio das Artes – Fábrica de Talentos, Porto

 

>>Mais Informações

Quintas Abertas - Agricultura Electroacústica com Miguel Negrão

5 de Fevereiro de 2015, 21h30
O'culto da Ajuda, Lisboa


Nesta Quinta Aberta no O'culto da Ajuda estaremos à conversa com Miguel Negrão que irá apresentar a sua própria obra e a música de Phill Niblock

Este é um espaço único de encontro, onde nos reunimos para ouvir música e conversar sobre liberdade, criatividade, inovação, resistência e arte. Apareçam! É uma oportunidade única para conhecer o que pensam e como criam os compositores do nosso tempo!

ENTRADA LIVRE!

>>Mais Informações

JORGE PEIXINHO (1940-1995) - Comemoração do seu 75º Aniversário

20 de Janeiro de 2015, 18h00
Escola do Conservatório Nacional, Lisboa

O Grupo de Música Contemporânea de Lisboa vai lançar no próximo dia 20 de Janeiro de 2015 a abertura das comemorações do 75º aniversário do nascimento de Jorge Peixinho. Nesta iniciativa colaboram neste dia a Escola de Música do Conservatório Nacional, Festival Dias de Música Electroacústica, Escola de Música Nossa Senhora do Cabo e Conservatório de Música de Seia, através do visionamento de um documentário sobre o compositor (EMCN e Cons. Seia) e palestra e concerto (EMNSC/DME). Ao longo de 2015, o GMCL irá estender esta iniciativa através da colaboração com outras entidades, para a organização de exposições, concertos, conferências e sessões de electroacústica.

>>Mais Informações

Conversas com Compositores Portugueses Contemporâneos #07

10 de Janeiro de 2015, 17h00
Gato Vadio, Porto



Virgílio Melo é o próximo autor à conversa no ciclo – Conversas com Compositores Portugueses Contemporâneos – que o Atelier de Composição organiza no Gato Vadio (Porto). António Chagas Rosa, anterior convidado das sessões, será agora o intermediário a propósito da obra musical daquele compositor.

>>Mais Informações

Conversas com Compositores Portugueses Contemporâneos #06

6 de Dezembro de 2014, 17h00
Gato Vadio, Porto



António Chagas Rosa será o autor que se segue no ciclo – Conversas com Compositores Portugueses Contemporâneos – que o Atalier de Composição organiza no Gato Vadio (Porto). Álvaro Salazar, anterior convidado das sessões, confronta agora António Chagas Rosa com o seu pensamento criativo, composicional e estético.

>>Mais Informações

Encontro Nacional de Investigação em Música - ENIM 2014

20-22 de Novembro de 2014
Fórum Cultural do Seixal



O IV Encontro Nacional de Investigação em Música, organizado pela Sociedade Portuguesa de Investigação em Música em colaboração com o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM), o Instituto de Etnomusicologia – música e dança (INET-MD), a Câmara Municipal do Seixal e a Escola de Artes do IFCT, terá lugar no Seixal entre os dias 20 a 22 de Novembro. Este ano o ENIM 2014 é dedicado às comemorações dos quarenta anos do 25 de Abril, no âmbito do qual a música constitui um vasto campo de investigação, discussão e reflexão crítica. Neste sentido as comunicações apresentadas no âmbito do Encontro abordarão questões ligadas ao processo de alterações sociais, políticas e culturais ocorridas em Portugal durante os últimos 40 anos, assim como experiências análogas noutros países.

>>Mais Informações

Compositores na 1.ª Pessoa (II)

13 de Novembro de 2014, 21h30
Museu Arte Nova, Aveiro



Uma das vozes mais poéticas e imaginativas da sua geração, Carlos Caires é Doutorado pela Universidade de Paris VIII e diplomado pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde foi responsável pelo Departamento de Composição e, actualmente, ensina a mesma disciplina. A sua música tem sido tocada em diversos festivais europeus e asiáticos.
Carlos Caires virá a Aveiro partilhar pela primeira vez algum do seu trabalho composto para instrumentos e electrónica em tempo real.

>>Mais Informações

Quintas Abertas - Agricultura Electroacústica

6 de Novembro de 2014, 21h30
O'culto da Ajuda, Lisboa



Nesta Quinta Aberta, a primeira a decorrer no novo espaço da Miso Music Portugal, O'culto da Ajuda, estaremos à conversa com Filipe Lopes que irá apresentar a sua própria obra e a música de Murray Schafer.
Este é um espaço único de encontro, onde nos reunimos para ouvir música e conversar sobre liberdade, criatividade, inovação, resistência e arte. É uma oportunidade única para conhecer o que pensam e como criam os compositores do nosso tempo.

>>Mais Informações

Compositores na 1.ª Pessoa (II)

30 de Outubro de 2014, 21h30
Museu Arte Nova, Aveiro



Nesta sessão, o compositor Cândido Lima guiar-nos-á pelo seu universo sonoro, oferecendo-nos uma panorâmica centrada em algumas das suas obras mais recentes.

>>Mais Informações

Compositores na 1.ª Pessoa (II)

23 de Outubro de 2014, 21h30
Museu Arte Nova, Aveiro



Conduzida por Diana Ferreira, a compositora Isabel Soveral abordará alguns aspectos característicos de três dos seus ciclos criativos.
Apresentando as duas obras que daí a instantes serão interpretadas por Filipe Quaresma e Gilberto Bernardes (Duplo Retrato) - Anamorphoses IV e Anamorphoses VI- é pelo ciclo 'Morfoses' que se iniciará este breve percurso, seguindo-se uma passagem pelo ciclo 'Le Navigateur du soleil incandescent' (cuja primeira parte tem uma relação directa com o ciclo 'Morfoses'), terminando com uma breve visita ao ciclo 'Shakespeare'.

>>Mais Informações

Conversas com Compositores Portugueses Contemporâneos

27 de Setembro de 2014, 17h00
Gato Vadio, Porto



Álvaro Salazar é o compositor que se segue neste ciclo de Conversas com Compositores Portugueses Contemporâneos que o Atelier de Composição organiza no Gato Vadio (Porto). António de Sousa Dias, anterior convidado das sessões, será agora o intermediário de uma conversa à volta da obra desta histórica figura da composição contemporânea em Portugal.

>>Mais Informações

Joint Conference ICMC | SMC 2014

September 14-20, 2014
Athens

11th Sound and Music Computing Conference (SMC)
40th International Computer Music Conference (ICMC)

The main objective of the ICMC|SMC 2014 Conference is to promote the interdisciplinary cooperation between diverse research activities and areas such as in Computer Music, Interactive Music Systems, Music Technology Education, anthropological approaches to the technology in music, philosophical approaches mainly expressed in the fields of Aesthetics, philosophy of technology and media and finally alternative approaches regarding the creative use of music technology like those applied for the preservation of the world musical heritage.

>>Mais Informações

Conversas com Compositores Portugueses Contemporâneos

12 de Julho de 2014, 17h00
Gato Vadio, Porto



António de Sousa Dias é o compositor que se segue neste ciclo de Conversas com Compositores Portugueses Contemporâneos. Luís Antunes Pena, anterior convidado das sessões, será agora o intermediário de uma conversa à volta da obra do compositor.

>>Mais Informações

Diálogos in Música - Hegemonias nas elites culturais: Fernando Lopes-Graça

5 de Julho de 2014, 18h00
Museu da Música Portuguesa, Monte Estoril

António Pedro Pita, Helena Lopes Braga, João Romão.

A produção e gestão dos discursos relativos aos movimentos antifascistas em Portugal tem-se centrado em determinadas figuras das elites culturais. Referindo-nos ao meio artístico, é comum salientar-se o nome de Lopes-Graça, associado tanto ao meio musical, como ao literário, por meio dos círculos em que se movia (João José Cochofel, José Gomes Ferreira, Mário Dionísio, João Gaspar Simões, entre outros).

Nesta sessão questionaremos o processo de canonização de algumas destas figuras, ao mesmo tempo que exploraremos a ausência de outras, nomeadamente mulheres.

>>Mais Informações

Conversas com compositores portugueses contemporâneos

31 de Maio de 2014, 17h00
Gato Vadio, Porto

Luís Antunes Pena [n. 1973], é o compositor que se mostra na 3.ª sessão das Conversas com Compositores Portugueses Contemporâneos. Miguel Azguime, o convidado da anterior apresentação, será o intermediário de uma conversa à volta da obra do compositor.

>>Mais Informações

Conversas com compositores portugueses contemporâneos

3 de Maio de 2014, 17h00
Gato Vadio, Porto

Miguel Azguime [n. 1960], é o autor que se mostra na 2.ª sessão das Conversas com Compositores Portugueses Contemporâneos. Rui Penha, o convidado da anterior apresentação, será o intermediário de uma conversa à volta da obra do compositor.

>>Mais Informações

Conversas com compositores portugueses contemporâneos

29 de Março de 2014, 17h00
Gato Vadio, Porto

Rui Penha [n. 1981] Encontro/conversa com um dos significativos compositores da sua geração. A concluir a sessão, será interpretada ao vivo, pelo conceituado biselista António Carrilho, a obra "In many many ears" (2011), para flauta de bisel amplificada.

>>Mais Informações

Música e Literatura, à conversa com Virgílio Melo e Mário Claudio

31 de Maio de 2013, 21h30
Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian

Irá decorrer na próxima sexta-feira, dia 31 de Maio, às 21:30, no Salão Polivalente do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, a quinta tertúlia do ciclo "Artes em Diálogo", desta vez dedicada ao tema "Música e Literatura, à conversa com o compositor Virgílio Melo e escritor Mário Cláudio", moderada pelo musicólogo, e professor do conservatório, José António Abreu.
Concretizando este diálogo no plano da criação artística no início da tertúlia será interpretada pela flautista Monika Streitová a obra "Nó", para Flauta Baixo solo (1985) de Virgílio Melo e serão lidos alguns excertos da obra literária de Mário Cláudio.

Colóquio Internacional 'O gosto pela música', homenagem a João de Freitas Branco no 90º aniversário do seu nascimento

19 e 20 de Outubro de 2012
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa

O Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), convida a submissão de propostas de comunicação para o Colóquio Internacional 'O Gosto pela Música', homenagem a João de Freitas Branco, no 90º aniversário do seu nascimento, que terá lugar a 19 e 20 de Outubro de 2012, na Universidade Nova de Lisboa.
O presente colóquio pretende incidir nas diversas áreas em que João de Freitas Branco (Lisboa, 10 de Janeiro de 1922 – Caxias, 17 de Novembro de 1989) desenvolveu a sua atividade, abordando aspectos da sua ação na cultura e na sociedade portuguesas, bem como aspectos do desempenho de outros intelectuais, musicólogos e artistas que com ele se relacionaram, e sobre as próprios círculos de sociabilidade, instituições e lugares de cruzamento e circulação de ideias, e de promoção, debate e divulgação musical e cultural.
Pretende-se ainda promover um debate mais amplo sobre filosofia e sociologia do gosto, formação do gosto a valoração estética e a criação de modos de fruição artística, na imprensa, nos mass media e nas novas redes de sociabilidade digitais, crítica musical, divulgação e programação musicais, estatuto do “amador de música”, a questão de formação dos cânones e as relações centro-periferia.
Convidam-se todos os interessados a enviar propostas de comunicações orais, de duração de 20 minutos, no domínio em epígrafe. A proposta deverá conter um título e um resumo (até 300 palavras) e cinco palavras-chave. Solicita-se ainda o envio de breves notas biográficas (até 150 palavras), a afiliação institucional, o contacto telefónico e um endereço electrónico. As propostas devem ser remetidas até ao dia 30 de Junho de 2012, para o endereço: coloquioogostopelamusica2012@gmail.com. A aceitação da proposta será comunicada durante o mês de Julho.

MÚSICAS MISTAS 2 - Extensão intermédia e perenidade no âmbito das músicas mistas: imagem, improvisação, preservação e “recasting”

21 de Abril de 2012
Universidade Católica Portuguesa, Porto

No âmbito das músicas mistas, surgem extensões procedentes do cruzamento entre as práticas tradicionais e a tecnologia digital. Se, por um lado, assistimos ao alargamento das formas de expressão que cruzam diferentes medias, nomeadamente a imagem e o som, por outro lado, a formação de conjuntos híbridos (laptop e instrumentos tradicionais) dirigidos para a prática da improvisação conduz-nos a situações onde as fronteiras entre composição, improvisação, instrumento e tecnologia se tornam incertas. Estes aspectos ligam-se com problemáticas em torno da preservação ou particularmente no “recasting” de obras de música mista (em especial no caso do “electrónica ao vivo”).
Tomando como ponto de partida os três eixos adoptados para a primeira jornada de estudos em Março de 2011 em Paris, este encontro permitirá fazer:
- um ponto de situação sobre as investigações neste domínio, em Portugal e no estrangeiro, e
- a promoção das trocas sistemáticas entre os investigadores do projecto e os investigadores, de compositores e intérpretes portugueses que trabalham neste domínio.

V Jornadas de Jóvenes Musicólogos y Estudiantes de Musicología (UAM)

13 a 16 de Março de 2012
Madrid, Espanha

Desafíos de la investigación musical del siglo XXI
La Universidad Autónoma de Madrid, junto con la Jove Associació de Musicologia, acoge las V Jornadas de Jóvenes Musicólogos y Estudiantes de Musicología. Estas Jornadas cuentan con el apoyo del Departamento Interfacultativo de Música (UAM) y tendrán lugar entre el 13 y el 16 de marzo de 2012 en la Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad Autónoma de Madrid.
Este encuentro pretende crear espacios de debate y discusión destinados a estudiantes de licenciatura y grado, estudiantes de posgrado y doctores titulados después de 2008. Dichos espacios se llevarán a cabo a través de mesas de comunicaciones, mesas redondas, pósteres, talleres y paneles temáticos relacionados con un objetivo principal: afrontar los desafíos de la investigación musicológica en la actualidad. Con este objetivo se pretende abarcar estudios tanto de historiografía tradicional como de nuevas corrientes musicológicas desde distintos ámbitos del conocimiento.
      Los ejes temáticos planteados son bloques flexibles de carácter transdisciplinar que ofrecen la posibilidad de albergar las diversas propuestas del ámbito investigador.
1. Transculturalidad y creación de nuevas identidades: re/des-contextualización de las músicas populares, el papel de los colectivos en la música, música y política.
2. Música, nuevos medios y nuevas tecnologías: su papel en los lenguajes audiovisuales, estudios sobre las audiencias y el consumo, medios de difusión y soportes, acústica.
3. Musicología histórica: nuevos aportes a la disciplina desde diversos ámbitos: sociológico, literario, documental, crítico, analítico e iconográfico.
4. Recuperación y difusión de patrimonio: estudios sobre recepción, pedagogía, interpretación, crítica y gestión.

Congresso Internacional “A Língua Portuguesa em Música”

9 a 11 de Fevereiro de 2012
Lisboa

O Caravelas realizará o Congresso Internacional “A Língua Portuguesa em Música”entre 9 e 11 de Fevereiro de 2012, quando terão continuidade aos debates iniciados no Simpósio “A Pronúncia do Português Europeu Cantado” realizado em Julho de 2009. Neste novo evento, a língua portuguesa permanece como tema principal, mas alargamos transversalmente o debate a todas as áreas da investigação em música e, portanto, serão bem-vindas reflexões que tenham como ponto de vista a performance, o património, a etno e a musicologia, a estética, a sociologia, os estudos literários, ou qualquer outra área da investigação que se debruce sobre a língua portuguesa e sua relação com a música.
O congresso também pretende dar sua contribuição para a produção artística e promoverá um Concurso de Composições em Português – em parceria da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) – além de três concertos com repertório exclusivamente em Português. O último concerto será dedicado à música contemporânea e apresentará em estreia absoluta a obra vencedora de nosso concurso de composição.

I Encontro Nacional de Investigação em Música

25 a 27 de Novembro de 2011
Casa da Música, Porto

O I Encontro Nacional de Investigação em Música (ENIM 2011) terá lugar no Porto (Portugal), em colaboração com a Casa da Música, de Sexta-feira, 25 a Domingo, 27 de Novembro de 2011.
Na tarde do dia 27 de Novembro, todos os participantes são convidados a participar numa mesa- redonda/debate sobre a situação actual da investigação em música em Portugal. Investigadores de todo o mundo são convidados a submeter propostas de comunicação em português, espanhol ou inglês. É também promovida a apresentação de painéis reunindo 3/4 oradores em torno de um mesmo tema. Todos os temas relevantes no âmbito da investigação em música serão contemplados.
Além de um resumo (ca. 300 palavras), solicita-se o envio de uma breve nota biográfica (ca. 150 palavras) e a indicação do equipamento audiovisual pretendido. No caso dos painéis, solicita-se a indicação do respectivo título e do nome do organizador, além de um resumo relativo ao painel no seu todo (ca. 300 palavras), seguido dos resumos das comunicações individuais. As comunicações individuais não deverão exceder 20 minutos, seguidos de 10 minutos para discussão. Não será admitida mais de uma comunicação por participante. As propostas de comunicação deverão ser enviadas para o seguinte endereço de email: enim2011apcm@gmail.com

O prazo para a recepção de propostas é 30 de Junho de 2011.
Por favor, indique o seu nome completo, afiliação institucional, endereço postal, número de telefone e endereço de email.
A aceitação das propostas será comunicada individualmente por email até ao final de Julho de 2011.
Para mais informações, contactar:
enim2011apcm@gmail.com

International Symposium "Time, Space, Intentionality: On Emmanuel Nunes's 70th Anniversary

5, 6 November 2011
Culturgest, Lisbon

To celebrate the 70th birthday of Emmanuel Nunes (born 1941), the Research Centre for Aesthetics and Sociology of Music of the Faculty of Social and Human Sciences at the Universidade Nova in Lisbon [CESEM], in collaboration with Culturgest, is organizing an international symposium dedicated to his work and musical thought.

After studies with Fernando Lopes-Graça, Francine Benoit and Louis Saguer in Portugal (1941-1964), Emmanuel Nunes attended the Darmstadt Summer Courses in 1963, 1964 and 1965, where he made the acquaintance of the teaching of Pierre Boulez, Henri Pousseur and György Ligeti. Particularly interested in the ‘perception’ of the effective and concrete unfolding of music, rather than in any ‘mechanism’ of writing, Emmanuel Nunes studied with Stockhausen in Cologne, and in the second half of the 1960s his characteristic musical language reached maturity. On the basis of studying Pierre Boulez's Penser la musique aujourd’hui, initial readings of the philosopher Edmund Husserl, classes with Stockhausen and the latter's course in Momente (1965-66), Emmanuel Nunes worked out his own, unmistakeable language – a synthesis of construction and expressivity based on the ‘here and now’ of composition and listening. Throughout his oeuvre (today some seventy works), three elements take on a particular relevance:

i. The reflection on time and its perception;
ii. The attention paid to space and to different dimensions of ‘spatiality’;
iii. The idea of the intentionality of the sound process

Co-org: Research Centre for Aesthetics and Sociology of Music — CESEM (Faculty of Human and Social Sciences, Universidade Nova de Lisboa), and Culturgest

Encontro Nacional APEM - Improvisação e Composição em Educação Musical

29 de Outubro de 2011
Fundação Calouste Gulbenkian

O Encontro da APEM 2011 sobre o tema ‘Improvisação e composição em educação musical”, terá lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, no dia 29 de Outubro de 2011, entre as 09.00 e as 18.00 h.
O objectivo deste Encontro é proporcionar aos participantes perspectivas teóricas e práticas sobre processos de improvisação e composição musical na escola, articuladas com propostas metodológicas de ensino desta actividade a crianças e jovens.
O Programa inclui uma conferência, uma mesa redonda, nove workshops e um concerto. Como orador, temos a honra e o prazer de contar com o Professor Doutor David Hargreaves, da Universidade de Roehampton, especialista internacional na área da psicologia do desenvolvimento. A mesa redonda, moderada pela Profª Drª Elisa Lessa, será sobre o tema da composição para crianças e jovens e terá a participação de vários compositores nomeadamente, Sérgio Azevedo, Nuno Corte-Real, Paulo Bastos e também com a participação da escritora Margarida Fonseca Santos. Os nove workshops dedicados à improvisação e composição com crianças e jovens ficam a cargo dos professores e compositores Carlos Azevedo, Francisco Cardoso, Graça Boal Palheiros, Graça Mota, Helena Caspurro, Peter Moser, Rui Penha e Vanda Ribeiro da Silva. O concerto contará com a participação de todos os participantes do Encontro e será dirigido pelo Maestro Henrique Piloto.

2º Fórum Itinerários Musicais: Música e Gesto

28 e 29 de Outubro de 2011
CESEM, Universidade Nova de Lisboa

O Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), inicia o call for papers para o 2º Fórum Itinerários Musicais - Música e Gesto que vai realizar-se nos dias 28 e 29 de Outubro de 2011, em Lisboa.
Este Fórum, subordinado ao tema ‘música e gesto’, pretende incidir no estudo de relações entre som, música, gesto, artes performativas e tecnologias. Transversal ao conjunto de temas a abranger neste contexto, está a reflexão sobre o modo como os discursos da identidade, da cultura, do poder, do conhecimento, se codificam nos gestos do corpo que se envolve numa expressão artística ou que com ela convive. O teatro, a dança, o audiovisual, as novas tecnologias, e os seus cruzamentos com as expressões sonoras e musicais serão áreas nas quais se irão desenvolver reflexões e debates, designadamente no que concerne às dramaturgias e representações do gesto.
Submissão de propostas: até 16 de Março.

Mesa Redonda – Compositores à conversa

24 de Setembro de 2011
Museu da Música Portuguesa, Monte Estoril

O que ocupa o pensamento do compositor hoje em dia na sua vida criativa?

Esta é a pergunta que faremos a Robert Saxton, Sérgio Azevedo, Christopher Bochmann e Carlos Marecos, numa mesa redonda no Museu da Música Portuguesa, no próximo dia 24 de Setembro, às 17h00. Estes compositores de diferentes gerações, com experiências e percursos próprios, todos eles em actividade em 2011, irão conversar entre si e esclarecer-nos sobre o que pensam e quais são as suas inquietações quando compõem uma obra.
Este encontro surge no âmbito da sua participação nos Júris dos Prémios Internacionais de Composição Fernando Lopes-Graça e Machado e Cerveira.
Venha assistir e participar também nesta conversa de compositores.

Ciclo de Conferências Composição/Investigação

14 de Junho de 2011
Escola Superior de Música de Lisboa

Terá lugar no dia 14 de Junho de 2011 na Escola Superior de Música de Lisboa um conjunto de conferências, em torno da temática geral Composição / Investigação, organizado pelo departamento de composição da Escola e com a participação dos professores Carlos Caires, Carlos Marecos, António Pinho Vargas, Roberto Perez, Sérgio Azevedo e João Madureira.
Trata-se de apresentar vários tipos de reflexões ligadas, no caso do primeiro painel, às investigações em curso por parte de alguns professores e, no caso do segundo painel, a obras ou a problemáticas específicas dos professores/compositores.
Esta acção visa enriquecer a reflexão colectiva no interior da escola, aumentar o conhecimento mútuo das várias actividades dos professores e aprofundar a ligação com os alunos de composição e da escola em geral, tendo em conta que a actividade lectiva regular não esgota essa ligação nem permite, por vezes, revelar a gama variada das acções do corpo docente – obras, teses, investigações em curso – no exterior da escola, noutras instituições e na vida musical em geral.

contactos: jlferreira@esml.ipl.pt

Performa' 11 - Encontros de Investigação em Performance

19 a 21 de Maio de 2011
Universidade de Aveiro

Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-MD), organiza, entre 19 e 21 de Maio de 2011, uma conferência internacional sobre temas de investigação em interpretação e artes performativas que será acolhido pelo Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. O PERFORMA’11 define-se como um espaço multidisciplinar de debate sobre o universo da interpretação musical. Esta edição privilegiará apresentações ligadas às seguintes temáticas:
Performance e memória
Performance e género
Performance e corpo

Serão também incluídos temas livres de proveniências disciplinares diversas, com alargamento às áreas da psicologia da música, musicologia, etnomusicologia, pedagogia, práticas interpretativas, análise performativa e reflexão filosófica sobre interpretação. Os oradores principais serão o Prof. Doutor Richard Taruskin, da Universidade da Califórnia (Berkeley) e o Prof. Doutor Thomas Turino, da Universidade de Illinois.

I Colóquio Internacional de Improvisação

5 e 6 de Abril de 2011
Universidade do Minho

Colóquio Internacional de Improvisação organizado pelo Departamento de Música do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho propõe-se criar um espaço regular de reflexão e amplo debate sobre Improvisação Musical nos seus múltiplos aspectos.
O relevo do campo da improvisação e a sua transversalidade, bem como a existência desta área no ensino superior europeu, serão objecto de estudo e reflexão neste colóquio. O colóquio conta com a presença de especialistas europeus em improvisação e ainda professores e investigadores que estudam este fenómeno do ponto de vista performativo, histórico – musicológico e filosófico.
Neste sentido, os diferentes conceitos e perfis de improvisação serão apresentados em múltiplos eventos, designadamente, conferências, mesas redondas, workshops, performances e concertos.
Pretende-se com o debate proporcionado contribuir para sistematização de algumas questões sobre o tema e ainda o desenvolvimento de um método analítico de improvisação, com vista à sua aplicação no ensino desta área de conhecimento.
O colóquio terá também espaços de debate sobre as questões da improvisação na formação de jovens músicos e ainda sobre as práticas criativas no ensino enquanto promotoras de desenvolvimento pessoal e social, nomeadamente a formação da identidade, a imaginação e a reflexão crítica.

Concertos & Espectáculos

Cursos

Concursos & Calls